sexta-feira, 24 de abril de 2009

O ESPORTE EDUCA


Prof. Jurandir, Mestre em Educação Esportiva, fala sobre educação e esporte. "Jura", que também é jogueiro usa bem as palavras para falar desse tema, pois é um grande estudioso do assunto, confira abaixo:


Desde a Antiguidade o movimento evoluiu juntamente com o homem, pois está dentro do conteúdo de todos os momentos de sua vida, seja no meio da religião, da dança, do esporte, do prazer pessoal, da vida social ou de ações naturais.
Como todo esporte exige movimento, foi se integrando na vida do homem de tal maneira que passou a ser uma atividade muito além do ganhar ou perder, e sim uma lição de vida, já que através desta prática esportiva o homem adquire uma infinidade de experiências.
Desta forma podemos afirmar que o Esporte é um meio de educação, pois é através dele que o homem sente a tristeza da derrota, mas aprende com ela, e se satisfaz com os benefícios da vitória sem humilhar seus adversários. Com isso aprende-se a respeitar seus semelhantes, a construir seu caráter e personalidade e a usar o movimento como meio de obter sua saúde.
É através do esporte que o homem aprende a lutar pelos seus ideais e enfrentar os problemas da vida cotidiana, já que o esporte exige esta dedicação por parte dos seus praticantes quando há um desejo de se chegar à vitória, desta maneira observamos que o esporte está na vida do homem não só para que ele realize movimento, mas para educá-lo em vários aspectos.
Assim o esporte se prolifera por todas as idades e em todas as classes sociais ajudando o homem a se desenvolver, a se socializar, a respeitar, a aprender e a competir para que através de todas estas experiências motoras, sociais e pessoais obtenha uma boa educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)