segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bairro Rachel de Queiroz



O Jockey Club acabou, esta lá agora o Hospital da Mulher. Por que não, acabar também com o Bairro Jóquei Clube e dá outro nome de: BAIRRO RACHEL DE QUEIROZ?
Justifico! Se não me engano 2010 é o ano do centenário da escritora Rachel de Queiroz e foi no Sítio Pici que ela morou e escreveu seu primeiro livro o Quinze e este Sítio, conheci em 1966 quando vim morar no bairro Jóquei Clube em Fortaleza, vindo lá do Cariri. Nessa época o Sítio fazia parte do bairro. Na esquina da Rua Pe. Sá Leitão com Mons. Hipólito Brasil ficava a cancela de entrada com um arco em cima, com o nome SÍTIO PICI. Entre uma bela paisagem verde e um açude havia um Casarão muito bonito e era ali onde a escritora deleitava seus inscritos e às tardinhas passeava de Charrete pelas ruas e estradas que davam acesso aos imensos Sítios de amigos que ali moravam.
Essa história que estou contando, escutei de moradores que freqüentavam a Casa na época em que a Rachel aqui morou. Por isso a razão maior de homenageá-la dando o nome do Bairro de RACHEL DE QUEIROZ.

Essa proposta foi apresentada em uma das reuniões do Movimento Pro - Parque Rachel de Queiroz e surgiu diante da informação de que na Câmara de Vereadores foi lançada a idéia de homenagear a Rachel com o nome de um bairro. Vamos ao debate.

Aproveito a oportunidade também para provocar os historiadores e as academias desta cidade, para pesquisarem mais sobre a origem do nome do Bairro Pici. Pelos meus trabalhos de pesquisa, a origem não está na pronuncia “PC de Posto de Comando” da época da Base dos Americanos. A origem do nome vem anterior aos Americanos quando o dono deste Sítio que era amigo de José de Alencar e gostava dos personagens Percy e Ceci de um livro de José de Alencar e deu no nome ao Sítio de Percy, o que depois virou Pici.
Algumas vezes que sou procurado pelos meios de comunicação para falar sobre essa historia, dou dicas de que é preciso pesquisar um pouco mais sobre essas origens e o Jornal O Povo e a TV Verdes Mares fizeram excelentes trabalhos trazendo estes dados históricos sobre o Pici, tanto sobre o Bairro Pici, quanto sobre o Sítio e a Escritora.

Leonardo Sampaio
Pesquisador Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)