terça-feira, 29 de setembro de 2009

DR.JÕÃO BATISTA DAR O PONTAPÉ INICIAL NO FERAS RACHA

O HJ NOTÍCIAS vem noticiando a falta de um representante do nosso bairro na Câmara dos Vereadores. Semana passada tivemos uma grata notícia ao saber que o Dr. João Batista, que é vereador de nossa cidade, vem trabalhando em prol do Henrique Jorge. Agora como conhecemos nosso representante, podemos centralizar algumas sugestões.
Como médico João Batista vem fazendo um trabalho junto à Pastoral do Henrique Jorge. Como desportista, vem apoiando vários projetos ligados a todos os esportes.
Sábado fomos acompanhar a visita do vereador ao Feras Racha, que já foi Bola Cheia do Fantástico. Na ocasião ele deu o pontapé inicial e cedeu uma entrevista ao HJ NOTÍCIAS. Confira:
video

sábado, 26 de setembro de 2009

PAPO COM O CRAQUE (PROF. VIANA)

O craque dessa semana no quadro PAPO COM O CRAQUE é o prof. Viana. Ele já foi atleta, zagueiro, jogou por vários clubes do nosso bairro; foi treinador e dirigente do Arco Verde. Trabalha com educação a vários anos, foi diretor, eleito por dois mandatos, do Colégio Mariano Martins e hoje ainda leciona. Viana falou da alegria de morar no bairro Henrique Jorge, associando esporte e educação e, muito mais. Vale a pena conferir a entrevista:
video

NOSSAS PRAÇAS ESPORTIVAS PRECISAM MELHORAR

Ainda temos alguns locais que nossa comunidade pode praticar esportes. Dentre esses locais estão as quadras esportivas, mas todas, sem exceção, estão em péssimas condições de uso. O HJ NOTÍCIAS esteve na quadra D. Bosco, localizada na Av. Porto Velho. Por lá encontramos uma das pessoas ligadas a projetos esportivos e educacionais, o Vieira, que conversou com nossas reportagem, falando dos problemas e claro de coisas importante como os projetos para a comunidade. Confira:

video

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Bairro Rachel de Queiroz



O Jockey Club acabou, esta lá agora o Hospital da Mulher. Por que não, acabar também com o Bairro Jóquei Clube e dá outro nome de: BAIRRO RACHEL DE QUEIROZ?
Justifico! Se não me engano 2010 é o ano do centenário da escritora Rachel de Queiroz e foi no Sítio Pici que ela morou e escreveu seu primeiro livro o Quinze e este Sítio, conheci em 1966 quando vim morar no bairro Jóquei Clube em Fortaleza, vindo lá do Cariri. Nessa época o Sítio fazia parte do bairro. Na esquina da Rua Pe. Sá Leitão com Mons. Hipólito Brasil ficava a cancela de entrada com um arco em cima, com o nome SÍTIO PICI. Entre uma bela paisagem verde e um açude havia um Casarão muito bonito e era ali onde a escritora deleitava seus inscritos e às tardinhas passeava de Charrete pelas ruas e estradas que davam acesso aos imensos Sítios de amigos que ali moravam.
Essa história que estou contando, escutei de moradores que freqüentavam a Casa na época em que a Rachel aqui morou. Por isso a razão maior de homenageá-la dando o nome do Bairro de RACHEL DE QUEIROZ.

Essa proposta foi apresentada em uma das reuniões do Movimento Pro - Parque Rachel de Queiroz e surgiu diante da informação de que na Câmara de Vereadores foi lançada a idéia de homenagear a Rachel com o nome de um bairro. Vamos ao debate.

Aproveito a oportunidade também para provocar os historiadores e as academias desta cidade, para pesquisarem mais sobre a origem do nome do Bairro Pici. Pelos meus trabalhos de pesquisa, a origem não está na pronuncia “PC de Posto de Comando” da época da Base dos Americanos. A origem do nome vem anterior aos Americanos quando o dono deste Sítio que era amigo de José de Alencar e gostava dos personagens Percy e Ceci de um livro de José de Alencar e deu no nome ao Sítio de Percy, o que depois virou Pici.
Algumas vezes que sou procurado pelos meios de comunicação para falar sobre essa historia, dou dicas de que é preciso pesquisar um pouco mais sobre essas origens e o Jornal O Povo e a TV Verdes Mares fizeram excelentes trabalhos trazendo estes dados históricos sobre o Pici, tanto sobre o Bairro Pici, quanto sobre o Sítio e a Escritora.

Leonardo Sampaio
Pesquisador Popular

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO




A 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será lançada nessa sexta-feira


No sábado, crianças de até cinco anos serão imunizadas e adolescentes serão vacinados contra hepatite B.
O lançamento em Fortaleza da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será nessa sexta-feira (18), às 9 horas, no Centro de Saúde da Família César Cals, no bairro Pici. Na ocasião, os profissionais de saúde bucal da unidade apresentarão teatro de fantoches, crianças da comunidade farão uma demonstração de reisado e haverá o tradicional passeio de trenzinho com o Zé Gotinha. O lançamento terá a presença do secretário municipal de Saúde, Alex Mont’Alverne, e do secretário estadual, João Ananias.O sábado será o Dia D para que todas as crianças com menos de cinco anos de idade sejam vacinadas contra a doença que causa a paralisia infantil. A cidade terá 230 postos fixos e 486 minipostos à disposição da população, das 8 às 17 horas. Nos 93 Centros de Saúde da Família, além das duas gotinhas para a criançada, será oferecida aos adolescentes, de 11 a 19 anos, a vacina contra a hepatite B.




ATENÇÃO OS PAIS, MÃES, RESPONSÁVEIS!!!! NÃO ESQUEÇAM, VAMOS VACINAR TODAS AS CRIANCINHAS!!!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

JATOBÁ ESPORTE CLUBE ANIVERSARIA

Nesse domingo passado (13 de setembro) o JATOBÁ ESPORTE CLUBE completou 9 anos de existência. O Projeto ÁRVORE DA VIDA é comandado por Vinícius e também conta com a colaboração da comunidade. Para comemorar o aniversário foi realizado um torneio disputado por garotos do bairro.
O local do projeto que também foi palco das partidas fica na Vila Arco Verde no bairro do Henrique Jorge. Domingo também foi aniversário da Vinícius. Todos cantaram parabéns e Vinícius recebeu do coordenador Cláudio um lindo troféu por suas realizações dentro e fora de campo, já que Vinícius também é goleiro.
Confira um resumo do que aconteceu no domingo nesse lindo projeto que tem tudo para crescer, é claro que o JATOBÁ precisa de apoio das autoridades públicas e também de empresários da comunidade:
video

sábado, 12 de setembro de 2009

MINHA RUA

No quadro MINHA RUA dessa semana é a Rua Porto Alegre. Nela existem vários comércios de diferentes áreas. Pela Porto Alegre circula o ônibus Henrique Jorge. Em anos anteriores, circulava também uma linha de Transporte Alternativo, hoje só a linha de ônibus funciona. Os moradores têm várias reivindicações. Eles são unânimes em dizer que a ausência de um representante na Câmara dos Vereadores dificulta muito o acontecimento de benfeitorias para a rua e para o Grande Henrique Jorge. Confira as imagens e entrevistas com Antônio Neres e Alcântara, comerciantes da Rua:
video

terça-feira, 8 de setembro de 2009

ANDERSON E FABIANO FALAM À TV HJ

Depois da conquista do Torneio da Independência pelo Barcelona, os atletas Anderson, do Barcelona, autor do gol da vitória na final e também Fabiano, atleta do Goiânia falaram com nossa reportagem. Vale a pena conferir a entrevistas dos atletas, que mesmo estando ainda no clima do jogo falaram muito bem, confira:
video

II TORNEIO 7 DE SETEMBRO

Nesse 7 de setembro aconteceu o II Torneio da Independência, organizado pelo prof. Dagmar, Presidente da Liga do Henrique Jorge, no campo do Tocantins. Contando sempre com a ajuda de Bedeu e Damião, Dagmar afirma "que foi novamente um sucesso o torneio".
BARCELONA, CAMPEÃO
Novamente o Barcelona, o time da Dona Berenice, levantou a taça de campeão, vencendo o bom time do Goiânia, na final com um gol de falta, marcado por Anderson. Confira o gol:
video

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)