sábado, 18 de setembro de 2010

18 DE SETEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

18 DE SETEMBRO - DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS
Todas as comunidades possuem símbolos que as representam e não poderia ser diferente no Brasil. No dia 18 de setembro, comemoramos o Dia dos Símbolos Nacionais. Mas quais seriam exatamente esses símbolos? A resposta é simples: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional, que são regulamentados pela LEI No 5.700, de 1 de Setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências.

Bandeira Nacional:
Nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da proclamação da República. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com o círculo azul com a frase positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial.
Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.
A única alteração na Bandeira Nacional desde então foi em 1992, quando a
Lei No 8.421, de 11 de Maio de 1992, fez com que todos todos os novos estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, sejam representados pelas estrelas, bem como estados extintos sejam suprimidos de sua representação.

Armas Nacionais:
As Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional. O uso das armas é obrigatório nos edifícios-sede dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dos governos federal, estaduais e municipais, além dos quartéis militares e policiais e em todos os papéis oficiais de nível federal (publicações, convites etc.).
As armas são formadas por um escudo redondo sobre uma estrela de cinco pontas e uma espada. Também há, no centro, o Cruzeiro do Sul. Há um ramo de café à esquerda e um de fumo à direita. A data que aparece nas armas, como você deve saber, é a proclamação da República.

Selo Nacional:
A finalidade do Selo Nacional é a autenticação dos documentos oficiais. Seu uso é obrigatório em qualquer ato do governo e em diplomas e certificados escolares.
Ele reproduz a esfera que existe na Bandeira Nacional. (L.L.)

Hino Nacional:
O Hino Nacional do Brasil tem letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e música de Francisco Manuel da Silva (1795 - 1865). Foi oficializado pela Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) em de 2 de setembro de 1971.

“ HINO NACIONAL BRASILEIRO ou HINO NACIONAL DO BRASIL ”
Parte I
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / De um povo heróico o brado retumbante, / E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, / Brilhou no céu da Pátria nesse instante. / Se o penhor dessa igualdade / Conseguimos conquistar com o braço forte, / Em teu seio, ó liberdade, / Desafia o nosso peito a própria morte! / Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido / De amor e de esperança à terra desce, / Se em teu formoso céu, risonho e límpido, / A imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza, / És belo, és forte, impávido colosso. / E o teu futuro espelha essa grandeza
Terra adorada,Entre outras mil, / És tu Brasil, Ó Pátria amada! / Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!
Parte II
Deitado eternamente em berço esplêndido, / Ao som do mar e à luz do céu profundo, / Fulguras, ó Brasil, florão da América,Iluminado ao sol do Novo Mundo! / Do que a terra, mais garrida, Teus risonhos lindos campos têm mais flores; / Nossos bosques têm mais vida, / Nossa vida no teu seio mais amores.
Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo / O lábaro que ostentas estrelado, / E diga o verde-louro desta flâmula- Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte, / Verás que um filho teu não foge à luta, / Nem teme, quem te adora, a própria morte. / Terra adorada, / Entre outras mil, / És tu Brasil, / Ó Pátria amada! / Dos filhos deste solo és mãe gentil, / Pátria amada,Brasil! ”
autor da letra: Joaquim Osório Duque Estrada - autor da música: Francisco Manuel da Silva


1759 - Soldados em Quebeque renderam-se completamente aos ingleses (v. A Queda da Nova França).
1793 - George Washington assenta a pedra fundamental do Capitólio.
1814 - Elisa Baciocchi, irmã de Napoleão, é afastada do Grão-Ducado da Região da Toscana.
1818 - Independência do Chile.
1822 - Dia da Instituição da Bandeira do Brasil.
1851 - Fundação do The New York Times.
1860 - Vítor Emanuel II derrota o exército papal em Castelfidardo (v. Unificação Italiana).
1865 - Rendição do Paraguai.
1904 - Fundação do América Football Club no Rio de Janeiro
1927 - A rede de rádio CBS faz a sua primeira trasmissão.
1946 - Sancionada uma nova Constituição Brasileira
1946 - Recriação dos territórios brasileiros do Iguaçu e de Ponta Porã.
1947 - A Força Aérea dos Estados Unidos da América é instituída como órgão independente.
1947 - Fundação da CIA (Central Intelegency Agency).
1950 - Inauguração da TV Tupi em São Paulo. Foi a primeira emissora de televisão do Brasil.
1959 - Lançamento do satélite Vanguard III.
1962 - Burundi, Jamaica, Ruanda e Trinidad e Tobago são admitidos como Estados-Membro da ONU.
1967 - É fundado o Esporte Clube Santo André.
1968 - A nave Zond 5 deu uma volta ao redor da Lua.
1969 - Ministros da civis e militares mandam aprovar nova Lei de Segurança Nacional, que institucionalizou a pena de morte e a prisão perpétua em território brasileiro (v. Anos de Chumbo)
1970 - Fundação do MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), embrião do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP).
1970 - Morre, aos 27 anos de idade, o guitarrista, cantor, compositor e produtor norte-americano Jimi Hendrix.
1973 - Alemanha e Bahamas são admitidas como Estados-Membro da ONU.
1979 - Santa Lúcia é admitida como Estado-Membro da ONU.
1980 - O vôo Soyuz 38 é lançado.
1990 - Liechtenstein é admitido como Estado-Membro da ONU.
1999 - Percy Spencer tem seu nome incluído no National Inventors Hall of Fame pela invenção do forno de microondas.
2000 - Xia Yang quebra recorde olímpico de halterofilismo para mulheres no estilo Galo (até 53kg).
2004 - Chegou às bancas notícia sobre suspeita de compra votos de partidos aliados ao governo brasileiro (v. Mensalão).
2004 - Furacão Jeanne chega ao Haiti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)