segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DIA MUNDIAL DO MÁGICO

No dia 31 de janeiro é comemorado o dia mundial dos mágicos em homenagem ao santo João Bosco, que foi canonizado em 1934 pelo papa Pio XI.
Quando jovem, o rapaz ajudava nas finanças da família tirando uma pequena renda através da apresentação de malabarismos, mágicas e acrobacias.
Na história de vida do rapaz, o mesmo era possuidor de grande fé, sendo que após as suas apresentações, pregava a palavra do evangelho que havia escutado pela manhã na igreja em que frequentava, fazendo a reza do terço.
As mágicas são encantamentos onde se realizam efeitos visuais ilusionistas, surpreendentes e de aparência sobrenatural. Para isso são utilizadas técnicas especiais, que dão um ar de influência escondida.
Os truques de magia surpreendem muito as pessoas, pois vários deles dão a impressão de que uma pessoa foi cortada ao meio, que um coelho saiu de dentro de uma cartola vazia, ou que uma pomba branca surgiu de um nó em um lenço.
Podemos encontrar mágicas em vários estilos diferentes, através de cartas de baralho, flores, animais, objetos escondidos, moedas, levitação, lenços, trocas de roupa, dados, etc.
Algumas mágicas são bem fáceis de serem aplicadas e podemos encontrar um material bem diversificado em lojas especiais, sendo que as técnicas são ensinadas através de vídeos e DVDs.
Um dos mágicos mais famosos do mundo é David Copperfield, que foi o primeiro mágico a se apresentar na Broadway. David Blane é um mágico mais novo, da atualidade, que apresenta uma performance andando pelas ruas das cidades, tendo se tornado especialista na levitação. Programas televisivos passaram as apresentações de Mister M, causando grande polêmica por apresentar ao público os truques das mesmas.
Mesmo não sendo possível assistir a shows desses mágicos famosos, encontramos mágicos nos circos ou em algumas lojas que vendem esses artigos, o que também proporciona grande diversão.
Muitas vezes as pessoas confundem mágicas com magia, mas uma não tem nada a ver com a outra, pois a magia é uma cultura religiosa e espiritual, voltada para as cerimônias que idealizam relações escondidas com o universo.

domingo, 30 de janeiro de 2011

CEARÁ VENCE FORTALEZA

O mestre venceu o discípulo no Clássico-Rei.
Neste domingo, no Castelão, o alvinegro fez 2 a 1 no Fortaleza com todos os gols da partida marcados no segundo tempo por Iarley, Geraldo e Tatu. Com o resultado, o Ceará agora soma 16 pontos e lidera o primeiro turno ainda sem derrotas. O Fortaleza caiu para a quarta colocação, com 11 pontos, ultrapassado por Tiradentes e Guarany de Sobral.
Depois de um primeiro tempo truncado e com poucas chances reais de gols, o Ceará foi superior ao Fortaleza na segunda etapa. Sérgio Mota, que havia entrado no segundo tempo, achou Iarley livre na área e o atacante, aos 25 minutos, dominou e venceu o goleiro Fabiano com um chute cruzado. Sete minutos depois, Vicente cruzou e Geraldo concluiu, fazendo 2 x 0. Aos 44 minutos o Fortaleza diminuiu com Tatu. O atacante fez jogada individual e com uma bela finalização marcou o gol da reação do tricolor.
Vamos ver agora como se comporta a torcida do Fortaleza em relação a Flávio Araújo. Vamos esperar para ver.



sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CEARÁ E FORTALEZA (QUEM SERÁ O VENCEDOR?!)

Discípulo Flávio Araújo. 

Mestre Dimas Filgueiras.

Quem será o vencedor do clássico desse domingo (30 de janeiro), no Castelão?
Será o time treinado pelo mestre Dimas Filgueiras, ou será a equipe treinada pelo discípulo Flávio Araújo?
Pois é, Flávio não tem mesmo sorte de treinar o Leão. Ele vai para um clássico onde o Ceará está com uma equipe bem superior a do Leão. Será que a torcida tricolor terá paciência com Flávio mesmo sendo derrotado para o rival?
No jogo de domingo das duas uma: ou Flávio se consagra de vez, vencendo o Ceará, apenas com uma equipe razoável, implantando um sistema tático, onde neutralizaria as principais estrelas alvinegras, ou sairá desgastado e seu tempo no Pici, será mais uma vez passageiro.
Portanto, domingo, todos ao Castelão para conferir mais esse Clássico-Rei. Bom jogo a todos!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FORTALEZA EMPATA COM GUARANI

Torcida Tricolor 

Torcedores do Guarani

Ontem, no estádio Alcides Santos, o Fortaleza não conseguiu vencer a excelente equipe do Guarani de Juazeiro. O placar ficou em 2 x 2, com gols do rápido atacante Niel para o Guarani e Leo Andrade para o Tricolor de Aço.
No duelo dos irmãos, Flávio quase saia perdedor, com um erro "de principiante". Ele simplesmente tirou o Gilmak do meio e voltou para a zaga. Ora, este era o único que ainda marcava forte, pois Marcos Paulo não tem mais condições físicas de marcar o jogo inteiro. O Tricolor só conseguiu empatar em uma bobeira do defensor do time de Juazeiro, onde Bismark, roubou a bola e tocou para Leo Andrade dar números finais.
Logo depois, acredito, que alguém alertou o técnico do Leão do Pici, e ele colocou o volante Régis no lugar de Clayton.
Acredito ainda que o técnico não deveria está no gramado, e sim em lugar onde visse melhor o jogo, deixando um auxiliar em comunicação direta. Mas, em fim, Júlio Araújo, armou bem a equipe do Guarani e por pouco não saiu com a vitória.
FERROVIÁRIO PERDE MAIS UMA
O Tubarão da Barra perdeu nesta quarta-feira, para o Itapipoca por 3 x 2, na cidade dos Três Climas. Vamos se recuperar Ferrão!
CEARÁ PEGA CRATO
A equipe do Ceará joga hoje em Crato, com as estrelas principais em campo. Vamos conferir!
TIGRE COM GARRAS AFIADAS
O Tiradentes, já está preparado para enfrentar o time do Guarany de Sobral. Com certeza vai ser um excelente jogo, pois o Tigre da Polícia Militar está com uma excelente equipe.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SÃO PAULO COMEMORA 457 ANOS

A cidade de São Paulo completa 457 anos nesta terça-feira (25 de janeiro).
Em São Paulo é tudo exagerado. Uma cidade gigantesca com números que impressionam.
Japonês com sotaque que adora feijoada e se considera paulistano. “Já estou há 50 anos aqui no Brasil, direto pra São Paulo, nunca morei em outra cidade”, diz Nikeda Katsumi, feirante.
Portuguesa sem sotaque de lá, apaixonada pelas terras de cá. Uma terra de gigantes, com uma população maior do que a de Portugal. Doze mil e quinhentos restaurantes. Tantos que se alguém quiser conhecer um por dia, a partir de hoje vai levar 34 anos e só termina em 2045. Um milhão de pizzas por mês, 720 por minuto.
Quinze milhões de pãezinhos por dia em quatro mil padarias. Se fossem enfileirados seriam 1.500 quilômetros, mais ou menos a distância entre Belo Horizonte e Aracaju. Só numa delas são vendidos 600 cafezinhos, mais de 150 litros de café.
Oitenta shoppings e quase 300 mil lojas e centros de compras. Tem a Ceagesp, o entreposto, que só perde em tamanho para Nova York e Paris.
O maior prédio tem 51 andares. Uma cidade e gastos tão altos quanto ele. Só a conta de luz do edifício Mirante do Vale, no centro da cidade, fica em 28 mil reais por mês. Salário dos funcionários: 90 mil reais.
Mesmo olhando de cima, lá do alto, não se enxerga os limites da cidade. Essa também é a impressão de quem chega a São Paulo de avião, por exemplo.
Não são só prédios e feiras que fazem de São Paulo a sexta maior metrópole do mundo. São Paulo é feita da história de cada pessoa que nasceu nela ou trouxe a família de fora.
Em São Paulo, muitos cearenses fizeram história e muitos farão. Parabéns São Paulo.
Confira uma entrevista com o paulistano Adilson Ferreira, que reside em Fortaleza:


video

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CHUVAS CAUSAM TRANSTORNOS EM FORTALEZA

Neste segunda-feira o fortalezense deparou-se com nuvens carregadas e muita chuva, causando muitos transtornos. Hoje também, muitas escolas começaram seu ano letivo, o que prejudicou muitos o deslocamento dos alunos.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva de 55,8 milímetros em Fortaleza nesta manhã. A temperatura deve ficar entre 24 ºC (mínima) 29º C (máxima).
Com certeza, as autoridades públicas e algumas pessoas, agravam os problemas por conta da chuva. Confira:


video

CAMPEONATO CEARENSE (FORTALEZA EMPATA COM LIMOEIRO E CEARÁ VENCE QUIXADÁ)

A equipe do Fortaleza deixou escapar a liderança isolada do Campeonato Cearense ao empatar com o Limoeiro em 2 a 2. A partida aconteceu neste domingo (23/01), e foi válido pela 4ª rodada da Competição Regional.
Com o resultado, o Tricolor de Aço passa a liderar o Estadual juntamente com o Ceará, que venceu o Quixadá por 1 a 0, no Castelão. Ambos tem 10 pontos ganhos. Já o Limoeiro passou a ocupar a 8ª colocação, com 4 pontos.
O gols foram de Menezes e Guto, para o Fortaleza. Marcaram para o Limoeiro, Paloma e João Paulo.
TIRADENTES FAZ BONITO COM SHOW DE KAKÁ
O Tiradentes venceu a equipe do Ferroviário, por 4 x 1, no último sábado, com um show do garoto Kaká, no Castelão. Inclusive o HJ NOTÍCIAS já havia feito uma entrevista com o atleta, afirmando que esse seria uma grande revelação do futebol canarinho. Pelo visto o HJ NOTÍCIAS tem olhos de águia. Com certeza durante o Campeonato Kaká vai dar o que falar. O Tiradentes esse está formando uma bela equipe, com treinador competente, e é um grande candidato à vaga da Série D, do Campeonato Cearense.
É só conferir.

sábado, 22 de janeiro de 2011

5º FESTIVAL ROCK CORDEL (MODUS VIVENDI AGITA A GALERA)

A Banda Modus Vivendi, liderada por Carlos Brandão fez a galera pular com muito rock, neste sábado (22 de janeiro) no Centro Cultural do BNB. O show fez parte do 5º Festival Rock Cordel, que tem a Coordenação Geral de André Marinho.
Apesar de ter sido o último show da noite e, já tendo sido adiado de sexta para sábado e também mudado de local, pois era para ter acontecido no Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará, quem esperou pode conferir um show eletrizante de muito rock, com ritmo e letra em perfeita sintonia.
A Banda Modus Vivendi tem integrantes novos: Júnior Lima - guitarra, Gladson Maranhão - baixo e Diego substituindo Nathan Silva - bateria. O líder e vocalista Carlos Brandão, falou que apesar da mudança de componentes, a banda manteve a mesma batida, ou seja, a essência do rock continua.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza o BNB pela iniciativa e a Banda Modus Vivendi pela qualidade do seu rock. Confira vários momentos:

video
Um pouco do show

video
André Marinho, coordenador geral do Festival

video
Carlos Brandão e Banda Modus Vivendi

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

LEÃO VENCE E ASSUME A LIDERANÇA

A equipe do Fortaleza venceu ontem (20 de janeiro) a equipe do Itapipoca e assumiu a liderança isolada do Campeonato Cearense. O jogo, que aconteceu no Estádio Alcides Santos, às 20h15min, foi bastante disputado. O Tricolor saiu na frente com Gilmak, em uma bela jogada, mas logo em seguida o Itapipoca empatou com Neto Moura e depois virou o placar para 2 x 1 com um lindo chute de Kiko. O Fortaleza que já havia perdido um pênalti, que o atacente Leo Andrade cobrou na trave, empatou ainda no primeiro tempo bom um chute forte do meia Clayton, que mais uma vez não esteve bem no jogo.
No segundo tempo o Tricolor foi só pressão, com um condicionamento bem melhor do que o Itapipoca, virou o placar para 3 x 2 em um contra-ataque rápido, puxado pelo lateral Guto, que a cada jogo melhora. Bismark foi o autor, tendo que chutar duas vezes para a bola poder entrar e dar números finais a partida.

Confira o gol da vitória tricolor:


video

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

BANDA MODUS VIVENDI NO ROCK CORDEL

A Banda de Rock Modus Vivendi, liderada por Carlos Brandão, se apresentará no Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará, nesta sexta-feira (21 de janeiro), às 20h30min. O show faz parte do festival Rock Cordel, que é o maior festival de música independente de Fortaleza.
NOVIDADE
A programação do Rock Cordel 2011 tem várias novidades. A maior delas fica por conta da descentralização dos shows, agora não ocorrerão apenas no já consagrado CCBN – Centro Cultural Banco do Nordeste, no Centro da cidade, mas também no CCBJ – Centro Cultural Bom Jardim, Cuca Che Guevara, na Barra do Ceará e até no Anfiteatro do Dragão do Mar.
A programação na sexta-feira no Cuca Che Guevara é a seguinte:
18:00 – Felipe Rima & Banda

18:50 – Mary Virgen
19:40 – RDF Relatos de Fortaleza
20:30 – Modus Vivendi
21:20 – Os Maletas (PE)
22:00 – Barra Dolls
Confira um pouco da Banda Modus Vivendi:

HOJE TEM LEÃO EM CAMPO

Hoje, a partir de 20h15min, a bola vai rolar no Estádio Alcides Santos. O Fortaleza entra em campo para enfrentar o bom time do Itapipoca. Com certeza vai ser casa cheia de novo.
PRAÇA NEY REBOUÇAS
Hoje também acontecerá a reinauguração da Praça Ney Rebouças (Praça do Leão) no dia a partir das 19:00 antes do jogo Fortaleza x Itapipoca pelo Campeonato Cearense. O evento tem a frente o vereador Leonelzinho.

CEARÁ EMPATA COM GUARANI

O Ceará empatou em 1 a 1 com o Guarani de Juazeiro, na noite desta quarta-feira, no Castelão, e não tem mais os 100% de aproveitamento na terceira rodada do Campeonato Cearense 2011.
Com o resultado, o Alvinegro manteve a invencibilidade na competição e chega aos sete pontos, ficando, temporariamente, na primeira posição. Já o Guarani é o sexto colocado, com quatro pontos.
O gol do Guarani foi de Jerson, numa linda jogada: ele foi levando a bola em direção ao ataque e chutou forte para o gol, sem chances para o goleiro Adílson.
Depois que levou o gol, o Ceará melhorou um pouco, e empatou a partida, com Washington, aos 41 minutos. Murilo cruzou na área e o atacante, de cabeça, deixou tudo igual no Castelão.

20 DE JANEIRO (FATOS HISTÓRICOS)

20 de Janeiro - DIA DO FARMACEUTICO
O farmacêutico estuda os remédios, cosméticos e alimentos industrializados de modo a garantir sua eficácia e segurança na produção e utilização pelo consumidor. Pode atuar na pesquisa, produção e distribuição dos mesmos, sendo obrigatório o registro no Conselho Regional de Farmácia.
No Brasil, a atividade profissional está sob a jurisdição do Conselho Federal de Farmácia, que regulamenta seu exercício, com base na Lei 3.820, assinada em 11 de novembro de 1960, pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

O que faz
O profissional de farmácia deve testar as substâncias, sejam as utilizadas em remédios, alimentos ou em artigos de perfumaria, para saber de que modo reagem no organismo humano. A ele cabe também registrar as novas drogas e verificar se, porventura, os produtos chegam contaminados, alterados ou fora dos padrões ao consumidor final. No setor farmacêutico, pode atuar na indústria ou no comércio. Na primeira, pesquisa e testa princípios ativos (que serão usados em medicamentos) e a aplicação de novas drogas. Na segunda, controla a venda de remédios nas farmácias, drogarias, hospitais e postos de saúde.
Há ainda a farmácia de manipulação, onde administra a preparação de remédios e fórmulas individualizadas, conforme prescrição médica.
Em cosmetologia, formula cosméticos e produtos higiênicos, além de controlar sua qualidade.
E no setor alimentício, pode implantar novos métodos de processamento de alimentos em indústrias, bem como fiscalizar com que rigor são produzidos.

Onde estudar?
Química orgânica e inorgânica, toxicologia, microbiologia, anatomia, parasitologia e controle de qualidade são algumas das disciplinas do curso de nível superior em Farmácia. Com duração média de cinco anos, o curso tem também aulas práticas que ocupam grande parte da carga horária.

Um pouco de história
As primeiras boticas ou apotecas surgiram no século X e são consideradas as precursoras das farmácias modernas.
A figura do apotecário ou boticário aparece nos conventos da França e Espanha, desempenhando o papel de médico e farmacêutico. Para exercer as profissões, deveria pertencer a uma família honrada, com boa situação econômica, conhecer o latim, ter boa redação e apresentar certidão de cristianismo e moralidade. Tinha ainda que cultivar as plantas utilizadas na preparação dos medicamentos e trabalhar sob a vista do público.
No entanto, há milênios, a atividade do farmacêutico já era exercida e de grande importância para a saúde.
Há mais de 2.600 anos, os chineses, por exemplo, já desenvolviam seus remédios, extraindo drogas de milhares de plantas para curar doenças. Os egípcios também preparavam seus medicamentos a partir de vegetais, sais de chumbos, cobre e ungüentos de banha de leão, hipopótamo, crocodilo e cobra há mais de 1.500 anos.
Na Índia, os brâmanes desenvolveram remédios a partir de 600 tipos diferentes de plantas medicinais. E na Grécia, os processos de cura aconteciam no interior dos templos, onde eram pendurados os ex-votos dos doentes quando alcançavam a cura. Eram utilizadas para a cura as chamadas fórmulas mágicas e conjuros, procedimentos que hoje não fazem parte da rotina do farmacêutico.
O grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, também marcou uma nova era para a cura, quando sistematiza os grupos de medicamentos, dividindo-os em narcóticos, febrífugos e purgantes.
E a evolução e o desenvolvimento da farmácia, como atividade diferenciada, só aconteceria na Alexandria, após um período de instabilidade marcado por guerras, epidemias e envenenamentos. A farmacologia ganhou grande impulso, principalmente no tratamento de soldados abatidos nos campos de batalha.
Os farmacopistas, no início do século II, incrementaram as diversas fórmulas existentes para melhor atender às necessidades da época. E em Bagdá, Arábia Saudita, os árabes fundaram a primeira escola de farmácia.

Cuidado com os remédios falsificados
Na hora de comprar remédios, muito cuidado para não adquirir medicamentos similares aos que foram pedidos, de eficácia duvidosa ou ainda falsificados. Não aceite outro no lugar do que está na receita. A não ser que seja um genérico, que é um remédio seguro.
As quadrilhas de falsificadores agem em todo o país, mesmo diante das denúncias publicadas na imprensa e da fiscalização do Ministério da Saúde, e colocam em risco a saúde da população.
Para se prevenir das falsificações, tome certos cuidados ao comprar remédios como exigir sempre a nota fiscal da farmácia. Nela, deve constar o nome do medicamento e o número do lote. Além de observar a bula que não pode ser uma cópia xerox. Se não for original, não compre o remédio.
Confira também se na embalagem do remédio constam a data de validade do produto, se ele está bem impresso e pode ser lido facilmente, se há rasuras ou informação rasgada ou apagada.
Nos remédios líquidos, é obrigatório constar o nome do farmacêutico responsável pela fabricação e o número de sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia logo no rótulo. E no caso de soros e xaropes, devem vir, obrigatoriamente, com lacre.
Ao adquirir uma nova caixa de um produto que você está acostumado a usar, preste atenção na cor, forma, tamanho e gosto. Se estiverem alterados, não compre. Recorra ao farmacêutico responsável, em caso de dúvida.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística



1265 – Em Westminster, o primeiro parlamento inglês realiza sua primeira reunião.
1356 – Edward Balliol entrega o seu país e o título de Rei da Escócia ao rei Eduardo III de Inglaterra.
1458 – Matias I é eleito rei da Hungria.
1479 – Fernando II torna-se rei de Aragão e passa a reinar em conjunto com a sua mulher Isabel I de Castela a maior parte da Península Ibérica.
1486 – Cristóvão Colombo se apresenta em Córdoba – (Espanha) aos Reis Católicos, oferecendo seus serviços científicos e pesquisadores, como a nova rota às Índias.
1567 – Os portugueses, chefiados por Estácio de Sá, conseguem vencer a resistência dos franceses e Tamoios, no Rio de Janeiro (v. França Antártica).
1576 – Nascimento da cidade de León em Guanajuato, México, por ordem de Martín Enríquez de Almanza.
1768 – É criada pela primeira vez na Inglaterra uma Secretaria de Estado para as Colónias.
1783 – Representantes da França, Inglaterra e novos Estados da União firmam em Paris um Tratado de Paz que põe fim à Guerra de Independência dos Estados Unidos.
1821 – Fundação do Condado de Greene.
1827 – Fundação do Condado de Jefferson.
1841 – Fundação dos condados de Henderson, Mason e Piatt.
1841 – A ilha de Hong Kong é cedida pela China à Grã-Bretanha. Mas o acordo entre os dois países estabeleceu que Hong Kong voltaria ao controle chinês em julho de 1997.
1868 – O Papa Pio IX concede a Rosa de Ouro à Rainha da Espanha, Isabel II.
1887 – O Senado dos Estados Unidos autoriza a Marinha a alugar o porto de Pearl Harbor como base naval.
1890 – O Hino Nacional do Brasil, composto por Francisco Manuel da Silva, é oficializado.
1891 – O então Ministro da Guerra Floriano Peixoto demite-se, juntamente com todo o ministério do presidente Deodoro da Fonseca.
1892 – Disputada a primeira partida de basquetebol.
1920 – Termina a Conferência de Paz de Paris.
1921 – É proclamada a República da Turquia.
1925 – Por meio do Tratado de Pequim, o Japão reconhece a União Soviética (URSS) e lhe entrega a metade norte da ilha de Sacalina.
1929 – Trotski é expulso da URSS e deportado para a Turquia.
1936 – Eduardo VIII é coroado rei do Reino Unido.
1941 – Criação do Ministério da Aeronáutica do Brasil.
1941 – Adolf Hitler ordena o envio de tropas motorizadas de elite, o Afrika Korps, para o norte de África, em auxílio aos italianos.
1942 – Na Conferência de Wannsee, os Nazis planejam o Holocausto (v. Operação Reinhard e Solução final).
1949 – Fundação do município brasileiro de Coronel Fabriciano, no estado de Minas Gerais.
1951 – É inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro – Brasil.
1952 – As tropas britânicas ocupam a cidade egípcia de Ismália, fora da zona que está reservada no Canal de Suez.
1960 – Conferência de Bruxelas sobre o Congo Belga em que se decide dar a este a independência em Junho.
1961 – John Fitzgerald Kennedy toma posse como o 35º presidente dos Estados Unidos da América.
1969 – Richard Nixon toma posse como 37º presidente dos Estados Unidos da América.
1969 – O salário do Presidente dos Estados Unidos da América é reajustado para US$ 200.000 anuais.
1971 – Prisão e desaparecimento do ex-deputado brasileiro Rubens Paiva.
1972 – A TV Difusora de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, faz a primeira transmissão experimental em cores da televisão brasileira.
1977 – É inaugurado o novo terminal de passageiros (Terminal 1) do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão.
1980 – Os Estados Unidos anunciam o boicote às Olimpíadas de Moscou em virtude de conflitos políticos entre os dois países.
1981 – Ronald Reagan jura seu cargo como 40º presidente dos Estados Unidos.
1981 – O Irã liberta 52 norte-americanos mantidos como reféns no país durante 444 dias, minutos após Ronald Reagan assumir a presidência dos Estados Unidos.
1985 – É inaugurado o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
1985 – Ronald Reagan toma posse de seu segundo mandato como Presidente dos Estados Unidos.
1986 – Anunciada a proposta ganhadora para a construção do Eurotúnel.
1987 – O presidente José Sarney decreta a moratória do pagamento de juros da dívida externa do Brasil.
1991 – Segundo dia de apresentações do Rock in Rio II. Shows de Faith no More, Titãs e Guns N' Roses.
1993 – William J. Clinton toma posse como 42º presidente dos Estados Unidos da América.
1996 – Yasser Arafat ganha por grande maioria as eleições a presidente do Conselho Autónomo para Cisjordânia e Gaza, convertendo-se no primeiro líder eleito democraticamente na Palestina.
1996 – Data em que supostamente teria acontecido um acidente envolvendo um OVNI na cidade de Varginha, Minas Gerais, tendo sido morto e capturado seres extraterrestres, no caso do ET de Varginha.
1997 – O Governo do Zaire declara guerra aos rebeldes tutsis, que controlam militarmente o leste do país apoiados pelo Ruanda e Burundi.
1999 – Ocorre na Argentina a prisão do último presidente da época da ditadura militar entre 1976 a 1983, general Reynaldo Bignone, por sua suposta participação no rapto de crianças nascidas em cativeiro.
2002 – O corpo do prefeito Celso Daniel, da cidade de Santo André, São Paulo, é encontrado com 11 tiros.
2009 – Barack Hussein Obama II toma posse como 44º presidente dos Estados Unidos

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

(CAMPEONATO CEARENSE) CEARÁ PEGA GUARANI

A equipe do Ceará Sporting Club joga logo mais, às 20h15min no Castelão, contra o Guarani de Juazeiro. Os alvinegros estão invictos, e apesar da chuva que cai sobre Fortaleza, o jogo promete grandes emoções.
Dimas já avisou que vai repetir o time que venceu o Horizonte. Já os “medalhões” farão amistoso contra o Maranguape, amanhã à tarde. No gol, Adílson ainda é dúvida pelo corte que levou no supercílio, o que o tirou do jogo passado. Apesar disso, treinou normalmente ontem. Dionantan entrou bem, agradou e pode aparecer no gol.







19 DE JANEIRO (FATOS HISTÓRICOS)

379 - Teodósio I torna-se o imperador do Império Bizantino.

973 - É eleito o Papa Bento VI
1794 - Tabela cronológica da Revolução Francesa: Os ingleses desembarcam na Córsega.
1795 - Começa a funcionar a Escola Normal de Maestros, na França.
1803 - Editado decreto que autoriza a povoação da região de Cubatão.
1829 - Fundação do Condado de Macon.
1839 - Fundação do Condado de Marshall.
1861 - A Geórgia torna-se o quinto estado norte-americano.
1809 - O exército francês de Soult vence na Corunha os ingleses de Wellesley, que se vêem obrigados a recuar.
1880 - O Congresso espanhol vota a abolição da escravidão em Cuba.
1899 - Chegam a Sevilha os supostos restos mortais de Cristóvão Colombo, transportados pelo trem Giralda.
1910 - Um incêndio destrói o palácio de Cheregan, em Constantinopla, sede do Parlamento turco.
1920 - Inicia-se a publicação de A União, jornal do Centro Católico Português.
1927 - O Reino Unido envia tropas à China.
1937 - Inauguração, em Salamanca, da Rádio Nacional da Espanha.
1941 - Após expulsão dos italianos, tropas britânica ocupam a Etiópia e a Eritréia, na África.
1941 - É anunciado no Japão a "Nova Ordem na Ásia Oriental".
1944 - Durante a Segunda Guerra Mundial, a força aérea britânica lança 2,3 mil toneladas de bombas sobre a capital alemã, Berlim.
1949 - O salário do Presidente dos Estados Unidos da América é reajustado em cem mil dólares anuais
1951 - Inauguração da Rodovia Presidente Dutra
1964 - Realização do plebiscito que culminou com a emancipação do município de Praia Grande
1966 - Indira Gandhi é eleita primeira-ministra da Índia, primeira mulher que ocupa o cargo.
1967 - Criado, oficialmente, por lei que referendou resultado de plebiscito ocorrido exatamente três anos antes, o município de Praia Grande
1981 - Os Estados Unidos e o Irã assinam um acordo que resulta na libertação de 52 norte-americanos mantidos como reféns por mais de 14 meses.
1983 - A África do Sul volta a governar a Namíbia após cinco anos de governo semi-autônomo no país.
1983 - Lançado o computador pessoal (PC) Apple Lisa.
1985 - Queda de um avião em Cuba, na cidade de San José de Lajas, mata 40 pessoas.
1986 - Babrak Karmal é reeleito presidente do Conselho Revolucionário do Afeganistão.
1991 - Inicia-se a segunda edição do mega show Rock in Rio, realizado no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Contava comgrandes atrações como Billy Idol e Engenheiros do Hawaii.
1992 - Zhelyu Zhelev chefe de Estado da Bulgária desde 1990, é ratificado em seu cargo nas urnas e se converte no primeiro presidente do país eleito democraticamente.
1993 - A Eslováquia e a República Tcheca tornam-se Estados-Membros da ONU.
2004 - É lançado o orkut.
2006 - É lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, a sonda espacial New Horizons, com a finalidade de explorar o planeta Plutão e seus satélites

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FORTALEZA VENCE CLÁSSICO E É LIDER

Neste domingo (16 de janeiro) no Castelão a equipe do Fortaleza venceu o Ferroviário por 2 x 1 e agora é líder do campeonato com 100% de aproveitamento no Campeonato Cearense.
Ontem também, o Ceará venceu o Horizonte fora de casa, por 2 x 1, com direito a golaço de Clodoaldo. Itapipoca empatou em 1 x 1 com o Quixadá, o Icasa se recuperou vencendo o Guarany de Sobral, por 1 x 0, em Sobral e o Guarani de Juazeiro venceu o Limoeiro por 2 x 0.
No Castelão o nome do jogo foi Leo Andrade, que fez o dois gols do Tricolor de Aço e Leandro, fez o gol do Tricolor da Barra. Outro grande destaque da partida foi o volante do Fortaleza, Ricardo Baiano. No Ferroviário, alguns jogadores não renderam o esperado, como foi o caso de Rômulo, mas Glaydstone, foi quem se saiu melhor.
VIOLÊNCIA
Como sempre, uma minoria tentou atrapalhar o espetáculo, com cenas de violência, mas a Polícia agiu com maestria.
STELAS E SEREIAS CORAIS
Outra atração no clássico foram as Stelas e a estreantes Sereias Corais, que fizeram uma linda apresentação no intervalo da partida. Durante o jogo, ficaram um pouco a desejar. Mas com certeza vão melhorar muito. Parabéns!

O HJ NOTÍCIAS foi conferir o Clássico das Cores no Castelão, confira alguns momentos:

video
Torcedores do Ferrão falam antes do jogo


video
Torcedores do Leão


video
Torcedores do Fortaleza, que residem em Belém


video
Lance incrível! Meneses quase faz um golaço contra.

 
video
A festa da entrada em campo das equipes

video
Sereias Corais e Stelas: linda apresentação.

sábado, 15 de janeiro de 2011

RACHA DA AMIZADE (BRANDÃO MARCA MAIS TRÊS)

Sábado (15 de janeiro), no campo do Tiradentes era só alegria. A equipe do Tigre da Polícia venceu o Crato por 3 x 2, com dois de Cleiton e Adílio, no Estádio Alcides Santos.
Já no Racha da Amizade, novamente o artilheiro Brandão (foto, sendo entrevistado) mostrou sua marca, ou melhor, suas três marcas, pois marcou os 3 gols da vitória de 3 x 1 dos Blacks sobre os Yellows, descontando Glayson para os Amarelos.
Na partida tiveram vários destaques. Começamos com o goleiro Márcio, que fechou o gol do time Preto; o zagueiro Souza, esteve impecável, Ivanzinho também foi outro que esteve muito bem, e é claro o artilheiro Brandão, que no próximo sábado terá direito a pedir mais uma música, que será cantada ao vivo pelo Brega Star Rosalvo.
RAFAEL FAZ SUA MELHOR PARTIDA NO RA
O lateral Rafael fez sua melhor partida, desde que chegou no Racha da Amizade. Principalmente no segundo tempo, o lateral apoiou, marcou, fez lançamentos precisos. Parabéns ao Rafael!
HJ NOTÍCIAS IRÁ CONFERIR O PEDIDO DA MÚSICA DE BRANDÃO
No próximo sábado a equipe do HJ NOTÍCIAS irá acompanhar o pedido musical do artilheiro Brandão e a excelente performance artística de Rosalvo.
NOVAS REGRAS
A cada racha, a organização melhora ainda mais. A partir do próximo sábado, o atleta que acumular 3 cartões amarelos, irá ficar fora de um racha. Excelente iniciativa. Parabéns ao Dudé, Júnior e todos que organizam o racha!

domingo, 9 de janeiro de 2011

KAKÁ, DESTAQUE DO TIRADENTES

Nesta quarta-feira, começa o Campeonato Cearense de 2011. No Estádio Alcides Santos, acontece o jogo entre Fortaleza e Tiradentes, às 20h15min. Será uma batalha de "feras", pois estarão em campo, nada menos que Leão x Tigre. Do lado do Leão, o grande destaque, está fora de campo, ou seja, o treinador Flávio Araújo, que assume o Fortaleza, pela segunda vez em sua carreira.
Do lado do Tigre, a grande estrela é o jovem meia Kaká, que se destacou na belíssima campanha da Associação Esportiva Tiradentes, de 2010, quando o Time da Polícia Militar subiu para 1ª Divisão do Campeonato Cearense.
Kaká conversou com nossa reportagem, no sábado. Confira:

video

RACHA DA AMIZADE VOLTA AS ATIVIDADES EM 2011

O Racha da Amizade, tradicional racha que já tem 26 anos de sucesso, voltou nesse sábado (08 de janeiro), as atividades em grande estilo.
FICHA TÉCNICA:
BLACKS 7 X 6 YELLOWS
Gols:
Blacks: Brandão (4), Irapuan, Ítalo e Paulinho.
Yellows: Ivanhoé(2), Felipe, Jonilson, Valteci e Marquinhos.
O RA fechou por mais 6 meses a parceria com a Associação Esportiva Tiradentes, o que alegra a todos os integrantes pelo o bom acesso e a qualidade do gramado, apesar da grama está alta, mas com certeza no próximo sábado esse problema será sanado.
BRANDÃO ASSUME A ARTILHARIA EM 2011
O atacante Brandão Jr. fez 4 gols no primeiro racha de 2011, assumindo a artilharia isolada.
O artilheiro por ter feito 3 gols no último racha de 2010 teve direito a pedir uma música, cantada ao vivo pelo Brega Star Rosalvo, que está voltando a boa forma como volante do RA. A música pedida foi Calcinha de Renda, muito bem executada por Rosalvo, no intervalo do jogo. Como Brandão, fez mais 4 gols, no próximo racha terá direito a pedir mais uma música. Se ele continuar marcado gols, Rosalvo vai ter que urgentemente gravar um novo CD, o que, com certeza, não será problema, pois o Brega Star, vem também numa crescente, na carreira de cantor.

Confira a entrevista com Brandão e Rosalvo cantando:

video

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

05 DE JANEIRO (FATOS HISTÓRICOS)

05 DE JANEIRO - CRIAÇÃO DA PRIMEIRA TIPOGRAFIA DO BRASIL

Com a vinda de D. João VI e a família Real Portuguesa, houve grande mobilização na colônia para abrigar a corte portuguesa. O Rio de Janeiro, àquela época com um pouco mais de 50 mil habitantes, precisava abrigar os 15 mil que se transferiam e acabou sofrendo uma espécie de "europeização" para tornar-se a capital do império. Uma espécie de revolução cultural aconteceu.É de 1808 o alvará que pôs em funcionamento o Banco do Brasil - é que a monarquia ia precisar movimentar recursos para se manter. Os portos brasileiros foram abertos, surgiu a Biblioteca Real (futura Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro), foram criadas a Escola de Ciências Artes e Ofícios (futura Escola Nacional de Belas Artes) e a Academia Militar, entre outras novidades.Até 1808, fábricas eram proibidas na colônia. D. João assinou o alvará permitindo que fábricas pudessem funcionar. Foi então fundada, no Rio de Janeiro, a "Imprensa Régia". Nesse momento a informação começaria a circular, a princípio nas mãos da corte. Logo viria o primeiro jornal, "A Gazeta do Rio de Janeiro", divulgando toda a informação oficial. Oficialmente, essa é a data da instalação da primeira tipografia no Brasil.
No início, a clandestinidade
O registro do aparecimento da tipografia no Brasil é pouco preciso, talvez por causa da proibição que vigorava. A proibição dessa atividade estava ligada à própria repressão da manifestação livre do pensamento, reinante naquela época. Imprimir qualquer texto constituía-se num delito grave.
O primeiro produto gráfico a circular no Brasil, o Correio Braziliense, era impresso em Londres e entrava clandestinamente no Brasil. Ele circularia até 1822, completando 175 edições.
Registros históricos falam de um opúsculo (uma pequena obra, quase um folheto), intitulado Brasilche Gelt-Sack, que teria sido impresso em Recife, em 1634. E também de alguém de nome Antonio Isidoro da Fonseca, que, em 1746, teria inaugurado uma tipografia no Rio de Janeiro, depois fechada pela Carta Régia que proibiu a impressão de livros ou de papéis avulsos na colônia. Ele teria voltado para Portugal juntamente com todo o seu material apreendido, e, posteriormente, em 1750, tentou voltar a abrir a sua tipografia, no Rio de Janeiro.
O que é Tipografia
Duas novidades de origem chinesa revolucionaram a história da impressão: o papel e a xilogravura (e também xilografia), a fase de impressão anterior à tipografia que consiste em imprimir imagens e textos por meio de pranchas de madeira gravadas em relevo. Seu emprego na Europa começou no século XV, com a ilustração de cartas de baralho e manuscritos de origem religiosa.
A tipografia veio logo a seguir, também usando o mesmo método de impressão em relevo. Enquanto na xilotipia, os caracteres ficam presos ao bloco de madeira (como num carimbo fixo), na tipografia as letras são soltas, podem ser trocadas e reutilizadas à vontade.
A tipografia foi rapidamente difundida, pois trouxe mais velocidade na reprodução. Ao acabarem com a fase de impressão de manuscritos, esses primeiros tipógrafos foram também os primeiros editores, pois encontraram elementos e soluções para facilitar a leitura como tamanhos de linhas, letras, paginação, que vieram a ser padronizados posteriormente.
Primeira gráfica oficial era estatal
Vários autores registram que, mesmo existindo os equipamentos, depois da criação da Imprensa Régia, em 1808, somente o governo tinha autorização para imprimir.
A Imprensa Régia começou a funcionar utilizando dois prelos (as prensas, a parte que faz pressão para imprimir) e 28 caixotes de tipos, apenas para imprimir as publicações reais.
A primeira publicação oficial impressa, a Gazeta do Rio de Janeiro, falava sobre a vida administrativa e sobre a movimentação do Reino. Era submetida à censura do palácio e dirigida por um funcionário do Ministério das Relações Exteriores, Frei Tibúrcio da Rocha.
Somente bem mais tarde, particulares obtiveram licença para que suas oficinas gráficas começassem a funcionar, com a criação da Régia Oficina Tipográfica, em 1821.
A primeira publicação produzida pela iniciativa privada de circulação no país de que se tem notícia foi A Idade d'Ouro do Brasil, publicada em 1821 pela tipografia de Manuel Antonio da Silva Serva, na Bahia.
Quando D. João VI deixou o Brasil, em 1821, começou a ser elaborado o documento que traria a liberdade de imprensa, quando um decreto seu acabava com a censura sobre textos originais, mas ela ainda continuava a existir sobre as provas impressas.
Foi D. Pedro I quem introduziu no Brasil a liberdade de imprensa, a partir da primeira lei de imprensa portuguesa. Em 28 de agosto de 1821 expressou num aviso: "que não embarace por pretexto algum a impressão que se quiser fazer de qualquer texto escrito".

Hoje, temos vários tipos de impressão: copiadora, duplicador e off-set. Temos Gráficas centenárias em Fortaleza, como a Minerva, e outras bem antigas, mas muito atualizadas tecnicamente, como a Tiprogresso e alguns relativamente novas, mas com um grande potencial, como a Tecnograf.


1298 - Ouguela tem foral concedido por D. Dinis.
1477 - Luís XI derrota e mata o Duque de Borgonha Carlos, o Temerário em Nancy, Lorena, e anexa definitivamente aquela região ao domínio francês.
1785 - Dona Maria I de Portugal promulga alvará que coíbe a proliferação de indústrias no Brasil. 1808 - Criação da Primeira Tipografia no Brasil.
1825 - Alexandre Dumas pai, aos 23 anos, participou de seu primeiro duelo. O autor de Os Três Mosqueteiros encheu suas obras com estas lutas. Dumas não se machucou seriamente, mas suas calças caíram durante o duelo.
1867 - Foi inaugurada a "Maxabomba" do Recife, primeiro trem urbano da América Latina.
1895 - Caso Dreyfus: os galões de oficial de Alfred Dreyfus são retirados numa cerimónia humilhante e este é condenado à prisão perpétua na Ilha do Diabo.
1896 - Um periódico austríaco informa que Röntgen tinha descoberto um novo tipo de radiação (Raio-X).
1911 - Alberto I concede a Mónaco a sua primeira Constituição.
1919 - Fundação do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, cujo militante número 7 foi Adolf Hitler.
1933 - A construção da Ponte Golden Gate é iniciada.
1983 - Barão de Tefé, navio oceanográfico brasileiro, desembarca na Antártida.
Marcelo Rubens Paiva lançou Feliz Ano Velho, livro que conta a história da época em que o autor ficou paraplégico. A obra teve 700 mil exemplares vendidos.
1984 - Comício pelas Diretas Já em São Paulo.
1988 - O dono do maior bigode do mundo, com 2 metros e 35 centímetros, foi assassinado e decapitado no estado do Rajastão, na Índia, onde ocorre uma acirrada disputa pelo posto.
1998 - João Acácio Pereira da Costa, o célebre "Bandido da Luz Vermelha", é assassinado pelo pescador Nelson Pinseghuer

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

04 DE JANEIRO (FATOS HISTÓRICOS)

4 de janeiro de 1875 - O Jornal Estado de S. Paulo é fundado
O Estado de S. Paulo é um jornal brasileiro. Foi fundado, com base nos ideais de um grupo de republicanos, em 4 de janeiro de 1875. Nessa época, o jornal se chamava A Província de São Paulo e foi o pioneiro em venda avulsa no país, fato pelo qual foi ridicularizado pela concorrência (Correio Paulistano, O Ipiranga e Diário de S. Paulo). A venda avulsa foi impulsionada pelo imigrante francês Bernard Gregoire, que saía às ruas montado num cavalo e tocando uma corneta para chamar a atenção do público — e que, décadas depois, viraria o próprio símbolo do jornal — aumentou a tiragem do jornal. Ao lado da Folha de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense, o Estado é um dos jornais mais influentes do Brasil.


275 - É eleito o Papa Eutiquiano
1558 - Chegada de Mem de Sá no Brasil.
1642 - Guerra civil inglesa: tentativa de aprisionar 5 membros do Parlamento por traição falha.
1721 - Editado decreto que confirma os estatutos da Academia Real de História Portuguesa.
1798 - A pequena república de Mulhouse anexa-se à França.
1808 - Criação da primeira tipografia no Brasil.
1817 - Fundação do Condado de Bond (estado de Illinois, EUA).

2010 - Burj Dubai, o edifício mais alto feito pelo homem, é inaugurado.

1875 - Fundação do jornal O Estado de S. Paulo (brasileiro).
1895 - O capitão francês Albert Dreyfus, judeu, foi condenado por passar segredos militares aos alemães e perdeu sua patente em uma humilhante cerimônia em Paris. O caso virou exemplo do anti-semitismo que reinava na Europa.
1896 - Utah torna-se o 45º estado estadunidense.
1900 - Esta data é tida como referência à medida do segundo (1/31.556.925,9747 do tempo que levou a Terra a girar em torno do Sol a partir das 12 horas).
1918 - A Finlândia é reconhecida independente pela Rússia.
1922 - Depois de organizar um greve contra o aumento de impostos, Mahatma Gandhi foi preso na Índia. Declarando-se culpado, foi condenado a seis anos de prisão, mas foi solto em 1924.
1936 - A revista Billboard publicou pela primeira vez sua parada de sucessos. O líder da primeira lista foi a canção Stop! Look! Listen!, do violinista de jazz Joe Venuti.

1936 - A Billboard publica seu primeiro ranking musical.

1947 - É distribuída a primeira edição do jornal Der Spiegel (alemão).
1948 - Independência de Myanmar, antiga Birmânia.
1950 - A RCA Victor declarou que começaria a produzir discos de longa duração, os LPs de vinil, atualmente conhecidos como "bolachões".
1951 - Seul é capturada por forças chinesas e norte-coreanas.
1954 - Com a intenção de dar um presente à sua mãe, Elvis Presley pagou 4 dólares para gravar seu primeiro disco. O produtor musical e dono do estúdio, Sam Phillips, gostou do que ouviu e um ano depois fizeram juntos algumas gravações comerciais.
1956 - O pintor Cândido Portinari entregou os painéis de Guerra e paz para a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York.
1958 - Edmund Hillary atinge o Pólo Sul.
1960 - Assinado o tratado que cria a Associação Europeia de Livre Comércio.
1966 - O Jornal da Tarde, do grupo O Estado de S.Paulo, foi lançado.
1974 - Na Espanha, presta juramento o novo primeiro-ministro Arias Navarro.
1988 - O cartunista Henfil faleceu vítima de aids. Hemofílico, ele foi contaminado numa transfusão de sangue.
1994 - A Lituânia torna-se o primeiro estado báltico a pedir a entrada na NATO.
2006 - Ariel Sharon sofre um acidente vascular cerebral e se afasta das funções de primeiro-ministro de Israel.

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)