segunda-feira, 7 de junho de 2010

HJ NOTÍCIAS VISITA DIÁRIO DO NORDESTE NO DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Hoje (07 de junho) comemora-se o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

Anos de truculência, silêncio e repressão. A imprensa enfrentou-os com bravura, mesmo tendo que afrontar todo um sistema pré-estabelecido de poder. Os anos da ditadura militar na América Latina serviram para fortalecer o ideal de liberdade e democracia pregado pela grande máquina da informação.
Os governantes sabem que conhecimento é poder. Isso justifica as ressalvas em relação à imprensa: ela representa a busca pela verdade e fornece à opinião pública os subterfúgios necessários para que esta possa se defender e exigir seus direitos junto àqueles que elegeu.
No Brasil, cientes do "perigo" que uma informação-chave representa ao ser divulgada, os legisladores estabeleceram a censura prévia. Todo e qualquer tipo de notícia deveria passar pelo crivo de censores, sendo barrada quando detectada alguma hostilidade ao governo. Durante os "anos de chumbo", chegou-se a criar um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para executar essa tarefa.
Atualmente, é importante que este dia nos lembre que, apesar dos pesares, os meios de comunicação têm o direito e o dever de manter-nos informados. A custo da vida de muitos "desertores", podemos ter a certeza de que uma imprensa séria e investigativa depende dos próprios veículos de informação, já que, ao menos na teoria, a lei os ampara incondicionalmente.

O HJ NOTÍCIAS esteve no Diário do Nordeste, um dos maiores jornais do Brasil e conversou com os editores Wilson Kinjo e Anderson Sandes.

Confira um pouco da entrevista de Wilson Kinjo, que nos presenteou com uma verdadeira aula no assunto:

Anderson Sandes, editor do Caderno 3 do DN:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)