terça-feira, 29 de junho de 2010

29 DE JUNHO, DIA DO TELEFONISTA

29 de junho de 1956 foi a primeira vez em que se comemorou o Dia da Telefonista. A partir daí, essa data foi escolhida para lembrar, homenagear e agradecer aos telefonistas. O HJ NOTÍCIAS parabeniza esses profissionais que facilitam o nosso dia-a-dia, tornando a comunicação instituição/comunidade mais eficiente.

Confira a entrevista com os telefonistas Lucinha e Leonardo:

video

segunda-feira, 28 de junho de 2010

RAUL SEIXAS FARIA 64 ANOS HOJE (28 DE JUNHO)

O maluco beleza, Raul Santos Seixas, faria 64 anos hoje (28 de junho).
Se estivesse vivo, Raul Seixas, o eterno e imortal maluco beleza, completaria hoje 64 anos. Pois é, Rauzito nasceu em 28 de junho de 1945, em Salvador, Bahia, e partiu a 21 de agosto de 1989, aos 44 anos. Quando morreu, Raul morava em São Paulo, em um kitnet no centro da cidade e gravou seu último CD, Panela do Diabo, em parceria com Marcelo Nova...

Confira a música MALUCO BELEZA, com Raul:
video

domingo, 27 de junho de 2010

(CAMPEONATO DO HJ) - TOCANTINS PERDE NA PRELIMINAR E O TITULAR EMPATA

Nesse domingo, assim como na África do Sul, no campo do Tocantins teve rodada dupla valendo pelo Campeonato da Liga do Henrique Jorge. Na preliminar o time Azul e Branco perdeu por 3 x 2 para boa equipe do Boa Vista, que teve Leo (irmão de Amaral), como grande destaque. Na partida principal o Tocantins arrancou um empate nos últimos minutos contra o time do Goiânia, que é o lanterna.
Confira a classificação:
CHAVE A: 1º - Colorado (9 pontos); 2º - Rio Branco (8 pontos); 3º - Tocantins (8 pontos); 4º - Barcelona (7 pontos); 5º - Metralhas (7 pontos); 6º - Beira Rio (6 pontos); 7º - Fat Mulando (4 pontos); 8º - Goiânia C (1 ponto).
CHAVE B: 1º - Boa Vista (9 pontos); 2º - Flamenguinho (9 pontos); 3º - TAC (9 pontos); 4º - Esporte Cristal (6 pontos); 5º - Racheiros Tricolores; 6º - Goiânia (4 pontos); 7º - Galpão (3 pontos); 8º - Arrudão (0 ponto)
Um ponto que o HJ NOTÍCIAS faz questão de ressaltar, é o belíssimo trabalho do prof. Dagmar, presidente da Liga do Henrique Jorge. Parabéns!

Confira alguns momentos da partida:

Francisco, atacante do Boa Vista:
video

Alex, belas defesas, mas não evitou a derrota do TAC:
video

Prof. Dagmar, conversou com o HJ NOTÍCIAS, antes da partida:
video

Linda defesa do goleiro Alex, do TAC:
video

COPA 2010 (DOMINGO MARCADO POR ERROS DA ARBITRAGEM)

Nesse domingo (27 de junho) os árbitros não foram felizes na Copa do Mundo da África do Sul. Nos dois jogos que definiram uma das partidas das quartas-de-final os assistentes erraram feio. No primeiro jogo entre Alemanha e Inglaterra, quando o placar estava 2 x 1 para os alemães, o meia Lampard, da Inglaterra acertou um belo chute, a bola bateu no travessão e caiu dentro do gol (33cm) segundo os "tira-teimas" das várias emissoras de televisão.
Na partida entre Argentina e México, quando o placar estava 0 x 0 e a Seleção Mexicana estava melhor no jogo, o assistente não viu o impedimento claríssimo de Carlitos Tevez, que marcou 1 x 0 e desestabilizou a equipe mexicana, que minutos depois a zaga praticamente "entregou" o segundo gol. O placar dos dois jogos foram: Alemanha 4 x 1 Inglaterra e Argentina 3 x 1 México. Foi lamentável, mas como diz um conhecido comentarista de arbitragem: "A regra é clara", só que as vezes não e cumprida.

Confira o lance de Lampard, da Inglaterra:
video

ARRAIÁ NO HENRIQUE JORGE

Nesse sábado (26 de junho) o bairro Henrique Jorge era alegria total. A alegria, entre outros motivos, foi o Arraiá das Escolas do HJ. Praticamente, todas as escolas do bairro realizaram suas quadrilhas juninas, isso sem contar com algumas realizadas nas ruas.
O HJ NOTÍCIAS percorreu todo o bairro e pode constatar a organização e a garra das pessoas envolvidas, além claro, dos dançarinos. Quem não participava da quadrilha dançavam do lado de fora, mas o importante era festejar o mês junino.
A festança corria solta na APROFS (Associação dos Professores do Colégio Felipe dos Santos), no Brasileirinho, no Espaço e Vivência, no Unamuno; e, várias outras escolas do bairro Henrique Jorge.

Confira um pequeno momento na APROFS:
video

sábado, 26 de junho de 2010

JOGO FRACO, MAS TORCIDA FORTE

O jogo entre Brasil e Portugal, pela primeira fase da Copa do Mundo, foi fraquíssimo em termos de emoção, mas a torcida da Seleção Canarinha em todo o país é muito forte. O brasileiros se reuniram em restaurantes, na praia, alguns no próprio local de trabalho e em residências.
O HJ NOTÍCIAS acompanhou o jogo na residência dos professores Adelmir e Ana Jucá e pode constatar a força da galera. A festa foi antes, durante e depois do jogo, regada com muito churrasco, cerveja e refrigerante.
Por lá estavam Fabrício, Jaqueline,l Eduarda, Aninha, Paulo André, Priscila, André, Rodolfo e esposa, Alex, Eliana, Mauri, Renata, Gilson Aragão, Nelson, Aluisio, Chicão e, é claro, o casal anfitrião Adelmir e Ana Jucá.
HJ TAMBÉM NO MONTE CASTELO
O HJ NOTÍCIAS também foi conferir a empolgação da torcida no bairro Monte Castelo. No Bar da Dona Dejanira, conversamos com vários torcedores.
Confira vários momentos da Festa da casa de Ana e Adelmir e também no bairro Monte Castelo:
video video video video

quinta-feira, 24 de junho de 2010

24 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO DISCO VOADOR

Hoje, 24 de junho, comemora-se o Dia de São João, mas também o Dia Mundial do Disco Voador.
O que pensar sobre os discos voadores? Eles existem? Se existem, o que são? De onde vêm? Por que vêm à Terra? E por que não se mostram abertamente a todos nós? Essas são apenas algumas das indagações mais comuns que vemos em nossas vidas de ufólogos, pessoas obstinadas que, pelas mais variadas razões, não descansam enquanto não esclarecerem o mistério do Fenômeno UFO.
Tais perguntas nos são feitas pela sociedade, pela população, que quer respostas e esclarecimentos. Mas onde estão tais respostas? Elas existem? São conclusivas? Hoje, 58 anos após a observação de Kenneth Arnold, nos EUA, que deflagrou a chamada Era Moderna da Ufologia, ainda não temos todas as respostas que gostaríamos, mas temos várias que podemos, certamente, apresentar à população de maneira inequívoca
De fato, algumas certezas já temos até de sobra, que nos permitem fazer afirmações ousadas e impactantes. Uma delas, claro, é a de que os discos voadores de fato existem. Quanto a isso não há mais dúvidas, e os que duvidam apenas não conhecem as informações existentes. Há literalmente milhões de registros dessas naves nos arquivos das forças armadas de quase duas centenas de países, até mesmo no Brasil. Nossa Aeronáutica, de maneira absolutamente inédita e surpreendente, admitiu aos ufólogos da Revista UFO, em seu histórico encontro de 20 de maio passado, que desde 1954 registra sistematicamente objetos voadores não identificados em nosso espaço aéreo, mantendo tais casos em arquivos específicos e confidenciais, que os ufólogos agora tentam abrir para a população através de sua campanha UFOs: Liberdade de Informação Já.

Confira uma entrevista com o prof. Thiago, professor de Ciências, sobre o assunto, com uma visão científica:

video

quarta-feira, 23 de junho de 2010

MOTORISTAS DE ÔNIBUS PARALISAM A CIDADE

Mesmo com a determinação da justiça de que a Greve dos Motoristas dos Ônibus é abusiva, o Sindicato dos Motoristas (segundo alguns motoristas), orientam para que os profissionais deixem os ônibus parados em terminais e em ruas de grande movimentação, como é o caso do Centro de Fortaleza.
O HJ NOTÍCIAS esteve no cruzamento entre as Avenidas Imperador e Rua Antônio Pompeu e pode constatar que o problema é muito grande para a população. Confira a matéria:

video

terça-feira, 22 de junho de 2010

22 DE JUNHO (DIA MUNDIAL DO FUSCA)



Nesta terça-feira (22) é comemorado o Dia Mundial do Fusca. Foi em 22 de junho de 1934 que o engenheiro Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã assinaram o contrato para o desenvolvimento do projeto de fabricação do "Volkswagen", apelidado no Brasil de Fusca, que viria a ser o carro mais vendido da história. Em homenagem à data, o G1 mostra a trajetória de um modelo de 1965, que saiu das linhas de montagem na Alemanha com o passaporte carimbado para as colônias inglesas na África e desembarcou no Brasil por acaso.

Quem ainda tem um Fusca sinta-se homenageado!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

40 ANOS DO TRI

Exatamente há 40 anos o Brasil conquistava o tricampeonato mundial. De forma inédita, até então, a Seleção Brasileira venceu todas as 6 partidas disputadas na Copa de 1970.
Era a conquista, quase, definitiva da Taça Jules Rimet.
Para muitos, aquele selecionado foi a melhor equipe de todos os tempos.
Foi a consagração definitiva do maior jogador da história…
Um selecionado que contou com alguns dos maiores jogadores de todos os tempos, dentre eles: Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gérson, Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivellino.
Inicialmente uma goleada frente a Tchecoslováquia….
3 de junho de 1970: Brasil 4 x 1. Em seguida uma vitória sobre os atuais campeões mundiais, os ingleses. 7 de junho de 1970: Brasil 1 x 0 Inglaterra. Na última partida da primeira fase, nova vitória frente a Seleção da Romênia. 10 de junho de 1970: Brasil 3 x 2 Romênia. Nas Quartas de Finais, uma magistral vitória frente a surpreendente Seleção Peruana. 14 de junho de 1970: Brasil 4 x 2 Peru. Nas Semifinais, uma vitória de “virada” sobre os uruguaios…na “vingança de 50”. 17 de junho de 1970: Brasil 3 x 1 Uruguai. Já na Final foi uma goleada sobre os italianos. Brasil 4 x 1 Itália, no dia 21 de junho de 1970 - há exatos 40 anos. Gols: Pelé aos 17’, Bonisegna aos 37’, Gérson aos 65’, Jairzinho aos 71’e Carlos Alberto Torres aos 88’
Brasil: Félix, Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino. Técnico: Zagallo.

Reveja a festa do Brasil no México:

video

domingo, 20 de junho de 2010

BRASIL VENCE E CONVENCE

Dessa vez a Seleção Brasileira jogou bem melhor do que a partida contra a Coréia do Norte, ao vencer a Costa do Marfim por 3 x 1. O time de Dunga começou um pouco tímido, mas com o passar do tempo foi tomando conta da partida, principalmente depois do primeiro gol de Luis Fabiano, numa linda triangulação com Robinho e Kaká.
GOL "BOLA CHEIA"
O segundo gol do Brasil e o segundo de Luis Fabiano é digno de "Bola Cheia", o Fabuloso deu chapéu em toda a zaga da Costa do Marfim e depois bateu de perna esquerda. Helano mais uma vez marcou como se fosse um atacante, descontou Drogbar para o adversário. Parabéns a Seleção Brasileira!
Festa na África do Sul, em todo Brasil e é claro, no bairro Henrique Jorge. Confira um pequeno momento da festa no HJ:

video

sábado, 19 de junho de 2010

OBRAS AINDA INCOMODAM NO HENRIQUE JORGE

Apesar da maioria das obras de saneamento já ter sido concluída, ainda incomoda bastante as pessoas que trafegam pelas ruas do bairro Henrique Jorge e adjacências. O HJ NOTÍCIAS precisou apenas de alguns minutos trafegando pelas ruas do HJ para concluir que, mesmo após as obras ter sido concluídas, colocado o asfalto, os buracos voltam muito rápidos.
Os prejuízos são enormes para a população: carros são danificados, o risco de acidente é grande, pois o condutor tem que desviar dos buracos constantemente.
As pessoas competentes no assunto, precisam ver com bons olhos esses serviços, que não estão sendo executados de maneira eficientes, pelo menos no diz que respeito ao acabamento final.
Confira a matéria que o HJ NOTÍCIAS fez apenas na rua Porto Alegre, pois o bairro está praticamente em sua totalidade com problemas de buracos ou asfaltos defeituosos:

video

sexta-feira, 18 de junho de 2010

18 DE JUNHO (DIA DO QUÍMICO)


Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades, a química faz parte da nossa vida há milhões de anos.

Provavelmente, um dos primeiros fenômenos, relacionado à química e observado por nossos antepassados, foi a produção do fogo. Seu domínio veio logo a seguir, no período paleolítico, há 400 mil anos.
E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.

O QUE FAZ?
O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que conjugue capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática.
O químico industrial, por exemplo, trabalha no controle de qualidade da produção, análise de materiais e dos produtos fabricados e pode pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos.
Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes.
E em instituições de ensino e pesquisa, pode lecionar ou desenvolver pesquisas que investigam processos e propriedades da química.
CONFIRA NA TV HJ UMA ENTREVISTA COM O PROF. DE QUÍMICA, RANALDO CÉZAR SOBRE A QUÍMICA.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

TERMINA A 1ª FASE DOS JOGOS INTER ESCOLARES DO HENRIQUE JORGE


Sucesso total na primeira fase dos Jogos Inter Escolares, promovidos pela Liga Desportiva do Bairro Henrique Jorge, que tem a frente o prof. Dagmar. Confira os primeiros colocados em cada modalidade:
Futsal 2001: Colégio Ângulo
Futsal 1999 - Chave A: Ângulo News
Futsal 1999 - Chave B: Aprofs
Futsal 1997 - Chave A: NGS
Futsal 1997 - Chave B: Cora Coralina
Futsal 1997 - Chave C: Guadalarara
Futsal 1995 - Chave A: Guadalarara
Futsal 1995 - Chave B: ABC
Futsal 1995 - Chave C: Aprofs
Futsal 1992 - Chave A: Aprofs
Futsal 1992 - Chave B: Mariano Martins
Futsal 1992 - Chave C: Ayrton Senna
Futsal Feminino: Cora Coralina
A segunda fase começa nesse sábado (19 de junho) com vários jogos no Colégio Felipe dos Santos, a partir das 8 horas. Vale a pena conferir!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

THEATRO JOSÉ DE ALENCAR FAZ CEM ANOS

Nessa quinta-feira (17 de junho) o Teatro José de Alencar faz cem anos.

O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num verdadeiro milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro - jardim. Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Theatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde. Foi demolido em 1973.

Durante o mês de junho, o Theatro estará aberto todos os dias, com uma programação bastante variada. Mas confira a programação do dia 17:

7h na calçada: Alvorada - Abertura das Portas do TJA - Solo de José Rocha, da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho
8h na Praça José de Alencar: Banda de Música do Corpo de Bombeiros - Regência: Marcos Mendonça
8h no pátio nobre: Saudação ao público de alunos das atividades de formação do TJA -Residências artísticas dos professores Brino Correia e Cláudio Ivo e do Curso Princípios Básicos de Teatro, turmas professores João Andrade Joca, Juliana Veras e Silvero Pereira
8h às 17h Série Camarins Abertos
8h às 18h na Praça José de Alencar: Festas, folguedos e brincadeiras - Teatro, dança, música e circo
9h no palco principal: Grupo Syntagma
10h no jardim: Bolo dos 100 Anos - Cai Cai Balão – Quadrilha junina infantil
10h às 17h no saguão e jardim: Caixinha de Teatro – Cia. Epidemia de Teatro
12h no saguão: Ritimistas da Escola de Samba Unidos do Pajeú Campeã do carnaval de Fortaleza 2010 com samba-enredo sobre os 100 anos do TJA
12h30 no palco principal: As Vizinhas Cia. Cearense de Molecagem - Direção: Carri Costa
15h no palco principal: Viva o Circo! Números circenses Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará
17h no pátio nobre: Teatro de rua: Quem matou Zefinha? Trupe ‘Caba de Chegar'
17h na Praça José de Alencar Maracatu Rei de Paus – 50 Anos em 2010
18h na Praça José de Alencar: O Arquivo Nirez Vai à Praça - Exibição de documentário sobre Fortaleza
18h na calçada e pátio nobre: Camerata Eleazar de Carvalho
Chuva de Pétalas de Flores com alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro
Hora do Ângelus: Franklin Dantas canta Ave Maria de Macagni - Aparecida Silvino canta Ave Maria de Gounod
18h às 21h no pátio nobre: Um teatro, uma cidade, tantos mundos - Projeção de imagens do TJA, de Fortaleza, do Ceará
18h30 no palco principal: O Cantil – Grupo Teatro Máquina - Direção: Fran Teixeira
20h no palco principal: A divina comédia de Dante e Moacir Solo de teatro de Ricardo Guilherme a partir de “Iracema”, de José de Alencar, e “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.
21h Festa no Jardim

Cenas curtas
A partir dos livros de José de Alencar, com ex-alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro – CPBT Senhora: 12h e 17h na Biblioteca Carlos Câmara - Cinco Minutos: 10h e 16h no foyer
Os Operários: 8h30 e 17h30 na calçada e pátio nobre
O ato da inauguração Por Neidinha Castelo Branco e Carri Costa em vários espaços e horários.



O HJ NOTÍCIAS esteve no Theatro entrevistou os alunos Jordânia, Tiago e Helena, e, também o professor de Arte, Jefferson, do Colégio Flávio Gomes Granjeiro, de Paraipaba.



NA TV HJ ACOMPANHE UMA ENTREVISTA COM A DIRETORA ADMINISTRATIVA DO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR, SILEDA FRANKLIN.



Entrevista com os alunos Jordânia, Tiago e Helena e, também com o professor Jefferson, do Colégio Flávio Gomes Granfeiro, de Paraipaba:

video

terça-feira, 15 de junho de 2010

BRASIL VENCE, MAS NÃO CONVENCE

A Seleção Brasileira estreiou com vitória na África do Sul. O time de Dunga venceu a fraquíssima Coréia do Norte, por 2 x 1 nessa terça-feira (15 de junho). A Canarinha não tinha objetividade, apenas com passes para os lados. Mesmo assim conseguiu o primeiro gol com Maicon, em uma jogada pela linha de funda, que ele tentou cruzar e a bola entrou. Depois a Seleção melhorou um pouco e conseguiu um gol de Helano, depois de um belo lançamento de Robinho, mas no final o Brasil levou um pequeno sufoco depois que a Coréia diminuiu com Yun Nam.
O HJ NOTÍCIAS esteve na Churrascaria Expresso Grill antes do jogo, depois do término da partida o Blog do Henrique Jorge conversou com as pessoas na rua Teresina. Confira:

Expresso Grill (Parte I)
video

Expresso Grill (parte II)
video

Alegria na rua Teresina:
video

15 DE JUNHO - DIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O dia do professor de educação física é, originalmente, celebrado no dia 15 de junho. Porém, com a regulamentação da profissão no dia 1º de setembro de 1998, criou-se uma polêmica. Aqueles que são a favor da regulamentação – ou seja, que o Conselho Federal de Educação Física zele pela qualidade do serviço do profissional de educação física – querem que o dia seja mudado para 1º de setembro. Mas nada ainda está resolvido. O importante é que a maioria dos profissionais nem sabe que existe um dia dedicado a eles.
O HJ NOTÍCIAS entrevistou o prof. Edson Ribeiro que falou sobre o assunto. Confira:

video

sábado, 12 de junho de 2010

CEARÁ É BI-CAMPEÃO CEARENSE SUB-15

A equipe do Ceará Sporting Club, sagrou-se bi-campeã cearense na categoria Sub-15 nesse sábado (12 de maio) ao vencer na final a equipe do Calouros do Ar por 4 x 0, no Estádio Vovozão.
O placar da primeira etapa, ficou em 1 x 0, mas no segundo tempo o Alvinegro usando de um melhor preparo físico conseguiu ampliar o marcador.
Os treinadores com estilos bem diferentes foram uma atração a parte: Petróleo, usava muito de sua experiência, orientando taticamente seus comandados, enquanto Poronga cobrava mais raça dos seus atletas.
O público foi excelente, para uma partida Sub-15. A sua maioria era de familiares dos atletas. Parabéns ao Ceará pela conquista, mas a equipe do Calouros do Ar também está de parabéns, pois apesar de todas as dificuldades financeiras conseguiu chegar ao vice-campeonato, superando equipes tradicionais.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 4 x 0 CALOUROS DO AR
LOCAL: Estádio Vovozão
Horário: 15h
CEARÁ: Claudeci, Juan, Jardel, José Marques (Bruno), Marcos Vinícius, Antonio Jernandes, Mateus (Cainan) e Sanchez, Renan (Yuri), Thiago (Alisson) e Epitácio (Thiago de Jesus). Técnico: Peróleo.
CALOUROS DO AR: Carlos Henrique, Emerson (Paulo Henrique), Gabriel, Alisson, Manoel Lucas, Jonathan (Keiverson); Carlos Eduardo, Daniel, Edcarlos, Karleone (Alysson Lucas) e Leonardo. Técnico: Poronga
GOLS: Bruno, Thiago (2) e Yuri
Árbitro: Raimundo Silva
Assistentes: Mário Sirzina e Leandro Martins
Mesário: Gildenor Soares
Árbitro Reserva: Rogério Menezes
O HJ NOTÍCIAS fez a cobertura completa. Confiram alguns momentos da decisão:

Petróleo, técnico do Ceará:
video

Tony Pereira, marcou presença:
video

Poronga, técnico do Calouros do Ar, fala depois da partida:
video

Thiago, grande destaque do Ceará:
video

Dudu, do Calouros do Ar que foi negociado com o Ceará:
video

Segundo gol do Ceará, Tiago:
video

sexta-feira, 11 de junho de 2010

COMEÇOU A COPA DO MUNDO

Começou a Copa do Mundo na África do Sul. Conheça um pouco da história do país anfitrião:
A África do Sul é um país extenso, com grande diversidade de habitates e povos que, ao longo dos séculos, foram deixando as suas marcas. Por essa razão a história da África do Sul - que, de acordo com o conhecimento mais recente, pode bem ser o “berço da humanidade” – está relativamente bem documentada e plena de acontecimentos com importância para todo o mundo:
vários sítios que foram considerados
Património Mundial, entre os quais vários sítios com importância histórica, e foi contemplada com 5 Prémios Nobel, principalmente nos anos que antecederam ou vieram imediatamente a seguir à queda do apartheid, sendo 3 Nobel da Paz:
o bispo
anglicano Desmond Tutu, em 1984, pelos seus esforços pacíficos contra o regime do apartheid[1]; o último presidente do apartheid, Frederik de Klerk, em 1993[2], que o recebeu em conjunto com Nelson Mandela, que foi o primeiro presidente do pós-apartheid e dois Prémios Nobel de Literatura, o primeiro, em 1991, Nadine Gordimer e, em 2003, John Maxwell Coetzee.
O HJ NOTÍCIAS conversou com o Eciliano, professor de História do Colégio 7 Setembro, sobre a Copa na África do Sul. Confira:

video

quinta-feira, 10 de junho de 2010

10 DE JUNHO - DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Hoje, 10 de junho, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa.
Hoje cerca de 250 milhões de pessoas falam Português no mundo. No Brasil estão 80% desses falantes.
O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. É a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Por toda essa importância, seu ensino é obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU).
O fato de a língua portuguesa estar assim espalhada pelos continentes deve-se à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que levou para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificada em vários dialetos. São chamados de crioulos os dialetos das colônias européias de além-mar.
A língua portuguesa tem origem no latim vulgar, oral, que os romanos introduziram na Lusitânia, região situada ao norte da Península Ibérica, a partir de 218 a.C..
Com a invasão romana da Península Ibérica, em 218 a.C., todos aqueles povos, exceção dos bascos, passaram a conviver com o latim, dando início ao processo de formação do espanhol, português e galego. Esse movimento de homogeneização cultural, lingüística e política é denominado romanização. Até o século IX, a língua falada era o romance, um estágio intermediário entre o latim vulgar e as modernas línguas latinas, como o português, o espanhol e o francês. Essa fase é considerada a pré-história da língua.
Do século IX ao XII, já se encontram registros de alguns termos portugueses em escritos, mas o português era basicamente uma língua falada. Do século XII ao XVI foi a fase arcaica e do século XVI até hoje, a moderna. O fim do período arcaico é marcado pela publicação do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, em 1516. O português em Os Lusíadas, de Luís de Camões (1572), tanto na estrutura da frase quanto na morfologia (o aspecto formal das palavras), é muito próximo do atual. Fonte: UFGNet
O HJ NOTÍCIAS entrevistou o Prof. Messias, coordenador do 7Vest do Colégio 7 de Setembro. Confira:


video

quarta-feira, 9 de junho de 2010

HJ NOTÍCIAS ENTREVISTA O PRESIDENTE DO CEARÁ, EVANDRO LEITÃO

O HJ NOTÍCIAS esteve nessa quarta-feira (09 de junho) nos estúdios da FAC (Faculdades Cearenses). Na ocasião o presidente do Ceará, Evandro Leitão participou de um debate para o TV Artilheiro Debate, do site www.artilheiro.com.br, comandado por Danilo Queiroz. Participaram do debate Ronaldo Déber e Adriano Júnior. Antes de começar o programa, Evandro Leitão cedeu, gentilmente uma rápida entrevista para o HJ NOTÍCIAS. Confira:

video

segunda-feira, 7 de junho de 2010

HJ NOTÍCIAS VISITA DIÁRIO DO NORDESTE NO DIA NACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Hoje (07 de junho) comemora-se o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa.

Anos de truculência, silêncio e repressão. A imprensa enfrentou-os com bravura, mesmo tendo que afrontar todo um sistema pré-estabelecido de poder. Os anos da ditadura militar na América Latina serviram para fortalecer o ideal de liberdade e democracia pregado pela grande máquina da informação.
Os governantes sabem que conhecimento é poder. Isso justifica as ressalvas em relação à imprensa: ela representa a busca pela verdade e fornece à opinião pública os subterfúgios necessários para que esta possa se defender e exigir seus direitos junto àqueles que elegeu.
No Brasil, cientes do "perigo" que uma informação-chave representa ao ser divulgada, os legisladores estabeleceram a censura prévia. Todo e qualquer tipo de notícia deveria passar pelo crivo de censores, sendo barrada quando detectada alguma hostilidade ao governo. Durante os "anos de chumbo", chegou-se a criar um Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para executar essa tarefa.
Atualmente, é importante que este dia nos lembre que, apesar dos pesares, os meios de comunicação têm o direito e o dever de manter-nos informados. A custo da vida de muitos "desertores", podemos ter a certeza de que uma imprensa séria e investigativa depende dos próprios veículos de informação, já que, ao menos na teoria, a lei os ampara incondicionalmente.

O HJ NOTÍCIAS esteve no Diário do Nordeste, um dos maiores jornais do Brasil e conversou com os editores Wilson Kinjo e Anderson Sandes.

Confira um pouco da entrevista de Wilson Kinjo, que nos presenteou com uma verdadeira aula no assunto:

video

Anderson Sandes, editor do Caderno 3 do DN:

video

domingo, 6 de junho de 2010

CT RIBAMAR BEZERRA (SEIS SETORES FORAM INAUGURADOS

Seis setores do Centro de Treinamento Ribamar Bezerra foram inaugurados nesse domingo (06 de junho). A cerimônia aconteceeu às 8 horas da manhã.
Em processo avançado de conclusão, a obra teve finalizado mais seis setores que estavam previstos no projeto inicial. Foram inaugurados o Centro Administrativo, Centro Médico, Centro de Fisioterapia, salão de jogos, mais um alojamento e o refeitório.
O Movimento Independente da Torcida Tricolor – MITT – organizou uma feijoada na ocasião. A renda arrecadada com as vendas no local será revertida para a equipe Sub-17 do Fortaleza participar da Copa 2 de Julho, que será realizada em Salvador, na Bahia, entre os dias 14 e 25 de julho.
O Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, mesmo não estando totalmente concluído, já vem sendo utilizado pelo Fortaleza Esporte Clube, tanto pelos atletas das Categorias de Base, como pelo elenco profissional. A previsão de conclusão total da obra é para o final de 2010.
O HJ NOTÍCIAS foi conferir a festa de inauguração e constatou a grande estrutura do CT. Confira alguns momentos da festa:

Presidente do CT, ex-presidente do Fortaleza, Ribamar Bezerra:
video

O atleta Willer e o vice-presidente do MITT, Ademar, falou da iniciativa de Ribamar Bezerra:
video

Casal tricolor Azauri e Milena que está gráfica de Felipe Augusto, que já é Fortaleza:
video

Rita Torres era alegria só por conta das excelentes vendas de produtos do Fortaleza:
video

Tricolores Luizinho e Bruno fala sobre o CT:
video

Garotinho Ian Pessoa:
video

Visão geral do CT:
video

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)