sábado, 31 de julho de 2010

31 DE JULHO (FATOS HISTÓRICOS)

Coritiba, campeão brasileiro de 1985.


432 - É eleito o Papa Sisto III, 44º papa, que sucedeu o Papa Celestino I.
1769 - Alvará que cria em Lisboa uma fábrica de cartas de jogar, pertença do monarca.
1903 - É fundada a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
1907 - É fundada a cidade goiana de Anápolis.
1919 - A Assembléia Nacional alemã aprova a Constituição de Weimar, a entrar em vigor em 14 de Agosto.
1985 - O Coritiba Foot Ball Club é o primeiro clube paranaense a se sagrar campeão brasileiro de futebol, em um jogo contra o Bangu, no estádio Maracanã, diante de mais de 90 mil torcedores.
1987 - Um tornado F4 atinge a cidade de Edmonton, Alberta, Canadá.
2007 - Fidel Castro licencia-se do cargo de Presidente de Cuba.
2008 - Comprovada existência de água em Marte.

FESTA DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE ROBERTO CLÁUDIO

O HJ NOTÍCIAS esteve, neste sábado (31 de julho) na festa de lançamento da campanha do deputado Roberto Cláudio à reeleição. A belíssima festa, que foi regada a uma gostosa feijoada e muita bebida gelada, aconteceu no Curral do Boi, localizada na Av. Pontes Vieira.



A festa também foi o lançamento da candidatura de Paulo Henrique Lustosa a deputado federal. Muitas lideranças de todo o Estado do Ceará estavam presentes.







Confira vários momentos da festa:







Deputado Roberto Cláudio.


sexta-feira, 30 de julho de 2010

(FUTSAL) FORTALEZA CONTRATA O GOLEIRO ILBÉRIO E O ALA EDJAN

O Fortaleza Esporte Clube contrata um dos melhores goleiros de futsal do Brasil. Ilbério estava há mais de cinco anos jogando no Sul do País, onde por diversas vezes foi considerado o melhor atleta das competições que participou. Juntamente com Ilbério o Fortaleza (Futsal), que tem o vereador Leonelzinho como dirigente principal, trouxe também o ala Edjan, que tem um excelente currículo e veio muito bem recomendado. Parabéns ao Leonelzinho e ao Fortaleza pelo esforço que tem sido feito para melhorar, ainda mais, o elenco de Futsal, que só faz engrandecer a competição.
O HJ NOTÍCIAS, conversou com Ilbério e Edjan, com exclusividade. Confira:

video

quinta-feira, 29 de julho de 2010

HJ NOTÍCIAS IMPRESSO

No dia 8 de agosto (domingo), o HJ NOTÍCIAS irá circular o jornal impresso. O jornal irá mostrar as coisas boas do nosso bairro, nossas necessidades e é claro, como estamos em tempos de eleição, também um pouco de política.
O esporte, como sempre acontece no HJ NOTÍCIAS será um assunto bem explorado. O jornal também irá mostrar nossos comércios. O jornal impresso será distribuído, gratuitamente, em todo o Grande Henrique Jorge. Não deixe de conferir e boa leitura.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

47ª FESTA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA (PADROEIRA DO HENRIQUE JORGE)


Começa nesta quinta-feira (29 de julho) a Festa da Padroeira do Henrique Jorge e vai até o dia 7 de agosto. Sob a coordenação do Rvmo. Pe. Severino Guedes, Srs. e Sras. Abreu, Valdimar, Vagner, Vitorino, Dilton, Cícero, Dasdores, Célia e Fátima Melo, a Festa vai atrair muitas pessoas. O tema para reflexão é: "MARIA GUARDAVA A PALAVRA NO SEU CORAÇÃO". (LC 2,19). O Patrono é o Ilmo Sr. Dr. João Batista e Paraninfo é a Ilma. Sra. Eliane Gomes. O Pe. Guedes convida todos a celebrar este grande momento de fé e de graças.

O HJ NOTÍCIAS todos os dias irá colocar a programação do dia:

Amanhã (29\07) acontecerá a Alvorada com a Banda de Música, às 6h e logo em seguida, o café da manhã. Às 18h30min haverá Novena e Bênção do Santíssimo. Às 19h, Celebração Eucarística: Presidente da Celebração, Pe. Guedes. Canto e Liturgia: MATRIZ - Grupo do Wagner e Cia. Acolhimento, Terços do Homens - Matriz. Sub-Tema: MARIA, MÃE QUE TROUXE A RESSURREIÇÃO E DA VIDA.

terça-feira, 27 de julho de 2010

COPA POPULAR DE FUTEBOL AMADOR (FESTA DE LANÇAMENTO)

Aconteceu nessa segunda-feira (26 de julho), no Marina Park Hotel, a Festa de Lançamento da Copa Popular de Futedol Amador (Suburbão).
A Federação Cearense de Futebol Amador, que tem o jornalista Tony Pereira como Presidente, recebeu várias desportistas no Salão Iracema, do hotel. Também foi o lançamento dos Campeonatos Cearenses Amador, categorias Sub-13 e Sub-17.
O deputado estadual Gomes Farias esteve presente, compondo a Mesa, juntamente com o prof. Fernando Marques, representando a Secretaria Estadual de Esportes, Ulisses Bessa, Régis Melo, José Brasilino, o empresário Paulo Magazine e o anfitrião Tony Pereira.
As cometições estão previstas para começar em agosto e terminar em novembro. Com certeza será tão, ou mais, empolgante do que as dos profissionais.

Confira alguns momentos da festa:

Prof. Fernando Marques.

video

Deputado Gomes Farias.

video

Um pouco da fala de Tony Pereira.

video

Marquinhos, do Fortaleza Esporte Clube.

video

Zé Luis, supervisor das categorias de base do Ceará Sporting Club.

video

Repórter Jones Cavalcante.

video

Vicente, do Instituto Vida Videira.

video

Dudu, preparador de goleiros do Fortaleza.

video

domingo, 25 de julho de 2010

PARACURU EM FESTA

A cidade que pleiteia hospedar a Seleção Espanhola na Copa de 2014 está em festa. Neste domingo (25 de julho), aconteceu a X Corrida de Jumentos e a XXVI Regata de Jangadas de Paracuru.
Foi uma alegria só, a Corrida de Jumentos. O povo, os participantes e as autoridades presentes riram bastante com o evento que todos os anos chama a atenção da cidade e muitas cidades vizinhas.
Sob o comando do secretário de Cultura e Turismo, David Nunes, a cidade de Paracuru, cresce no aspecto cultural e a cidade fica praticamente lotada de turista com as belas apresentações.
A Regata de Jangadas que já está na 26ª edição é uma belíssima imagem para as pessoas que circulam nas belas praias da cidade.
O evento contou com várias autoridades, entre elas: a prefeita Erica de Figueiredo, o ex-prefeito Ribeiro, além de empresários que sempre estão juntos com a Prefeitura nos eventos e também os repórteres Marcos Valle, da TV Diário e Dionísio, da TV Cidade.
1º PARABREGA
No sábado aconteceu o I Parabrega, com a presença dos cantores Odair José, Genival Santos e Cláudia Barroso e Banda. Foi um sucesso!

O HJ NOTÍCIAS foi conferir a belíssima festa em Paracuru:

Prefeita Erica de Figueiredo

video

Marcos Valle, apresentador do Diário Turismo, da TV Diário:

video

Divino, o organizador da Corrida de Jumentos.

video

Priscila e Alisson, moradores do Henrique Jorge prestigiando a Corrida de Jumentos.

video

O apresentador, radialista Jair Rocha.

video

Marismar e Estrela os grandes campeões da X Corrida de Jumentos.

video

O artista plástico Eduardo, que confeccionou os troféus para a festa.

video

Casal Rogério e Simone, prestigiando a festa em Paracuru.

video

Pessoal da Hidracor (um dos patrocinadores), Paula e Marcos.

video

Dionísio, repórter da TV Cidade.

video

Início da Regata.

video

Jangada desclassificada. O participante teve problemas técnicos.

video

Encerramento dos trabalhos do HJ NOTÍCIAS, na bela cidade de Paracuru.

video

sábado, 24 de julho de 2010

PARACURU PLEITEIA HOSPEDAR ESPANHA NA COPA 2014

A cidade de Paracuru está em festa, hoje (24 de julho), acontecerá o show de brega, com Odair José, amanhã (25), a cidade irá acompanhar a XXVI Regata Paracuru e a sensacional Corrida de Jumentos, que está em sua 10ª edição.

CAMPEÃ MUNDIAL EM PARACURU

Outro assunto que vem chamando muita atenção na mídia, é o desejo da cidade hospedar a Seleção Espanhola, atual campeã mundial. A Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo já estão trabalhando nesse sentindo, em parceria com um grupo espanhol Inversiones Teneria que pretende erguer nove resorts de luxo à beira-mar de Paracuru, inclusive com campos de golfe e shopping center agregados ao empreendimento.



O HJ NOTÍCIAS conversou com o Secretário de Cultura e Turismo, Davi Nunes, que nos recebeu gentilmente na Secretaria, acompanhe em três momentos:

video
video
video

sexta-feira, 23 de julho de 2010

HOJE (23 DE JULHO), FAZ 17 ANOS DA CHACHINA DA CANDELÁRIA

Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro

A chacina da Candelária, como ficou registrada pela mídia, ocorreu na madrugada do dia 23 de julho de 1993 próximo às dependências da Igreja de mesmo nome localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Nesta chacina, seis menores e dois maiores sem-tetos foram assassinados por policiais militares.


ORIGEM DA CHACINA


Muito se especulou sobre os reais motivos da chacina, mas até hoje não se sabe por certo o que levou à realização da mesma. Duas das hipóteses mais aceitas afirmam que a chacina foi realizada por vingança. Uma dessas teses afirma que o motivo de vingança dos policiais seria o fato de que na manhã do dia 22 de julho de 1993 um grupo de menores de rua estaria atirando pedras em viaturas da polícia militar. A outra hipótese diz que o motivo da vingança seria o fato de uma das crianças ter assaltado a mãe de um policial. A hipótese mais aceita afirma que os policiais fariam parte de um grupo de extermínio e que foram contratados para realizar a "limpeza" do centro histórico do Rio de Janeiro.


A CHACINA


Na madrugada do dia 23 de julho de 1993, aproximadamente à meia-noite, vários carros pararam em frente à Igreja da Candelária. Logo após, os policiais abriram fogo contra mais de setenta crianças e adolescentes que estavam dormindo nas proximidades da Igreja. Como resultado da chacina, seis menores e dois maiores morreram e várias crianças e adolescentes ficaram feridos. Um dos sobreviventes da chacina, Sandro Barbosa do Nascimento, mais tarde voltou aos noticiários quando se tornou o responsável pelo sequestro do ônibus 174.


INVESTIGAÇÃO E CONDENADOS


A investigação pelos culpados, levou até Wagner dos Santos um dos adolescentes feridos na chacina. Santos sofreria um segundo atentado em 12 de setembro de 1994 na Estação Central do Brasil, o que lhe colocou no Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas. Seu testemunho foi fundamental no reconhecimento dos envolvidos. Inicialmente foram indiciadas quatro pessoas pela chacina: o ex-Policial Militar Marcus Vinícios Emmanuel, os Policiais Militares Cláudio dos Santos e Marcelo Cortes e o serralheiro Jurandir Gomes França. Os condenados foram:
Marcus Vinícios Emmanuel, ex-Policial Militar – foi condenado a 309 anos de prisão em primeira instância. Recorreu a sentença e, num segundo julgamento, foi condenado a 89 anos. Insatisfeito com o resultado, o
Ministério Público pediu um novo julgamento e, em fevereiro de 2003, Emmanuel foi condenado a 300 anos de prisão.
Nélson Oliveira dos Santos – foi condenado a 243 anos de prisão pelas mortes da chacina e a 18 anos por tentativa de assassinato de Santos. Recorreu a sentença, sendo absolvido pelas mortes em um segundo julgamento, mesmo após ter confessado o crime. O Ministério Público recorreu e, no ano de 2000, Nélson foi condenando a 27 anos de prisão pelas mortes e foi mantida a condenação por tentativa de assassinato, somando uma pena de 45 anos.
Marco Aurélio Alcântara Dias – foi condenado a 204 anos de prisão, além de matar as crianças estuprou um adolescente.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

AMISTOSO (FORTALEZA X CALOUROS) SUB-12

No último sábado (17 de julho) o Fortaleza Esporte Clube realizou amistosos contra a excelente equipe do Calouros do Ar, que treina no Campo do Tocantins, no bairro Henrique Jorge.
Foram realizados dois jogos: categorias Sub-12 e Sub-13. Os técnicos Marquinhos (Fortaleza) e Poronga (Calouros) fizeram várias experiências, colocando um grande número de atletas em campo.
Os resultados foram: Sub-12 (Fortaleza 3 x 1 Calouros) e Sub-13 (Fortaleza 6 x 3 Calouros). Os destaques na categoria sub-12 foram os atletas Baiano, pelo Fortaleza e Cachorrão, pelo Calouros do Ar. Já na categoria Sub-13, os destaques foram Emerson, pelo Calouros do Ar e Egídio, meia do Fortaleza.
TRABALHO SOCIAL
Aliado ao trabalho técnico e tático com os pequenos atletas, os técnicos enfatizam o grande trabalho social que vem sendo realizado em ambas as equipes. "Pois enquanto eles estão jogando futebol, estão longe dos problemas que aflingem as famílias hoje no Brasil, que são as drogas", conclui o técnico Marquinhos.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza o trabalho dos dois treinadores.

Confira vários momentos do amistoso:

Lance do Sub-12
video

Técnico Marquinhos, Baiano e Júnior:

video

Gol de Emerson, do Calouros do Ar.

video

Gol de Rafael, para o Fortaleza:

video

Egídio (Fortaleza) e o com zagueiro Caraolho (Calouros):

video

Excelente zagueiro Cachorrão, do Calouros:

video

terça-feira, 20 de julho de 2010

DIA MUNDIAL DO AMIGO



O Dia Internacional do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino
Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas, para instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis". Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.

No Brasil, apesar de não ser criada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios. O HJ NOTÍCIAS parabeniza todos os amigos do Mundo!

domingo, 18 de julho de 2010

9ª COPA BRASIL SUB15

Depois de duas rodadas a 9ª Copa do Brasil Sub-15 que acontece em Londrina-PR e, que tem um representante do nosso Estado, o Ceará Sporting Club, dois times terminaram com 100% de aproveitamento. O São Paulo lidera a Chave D, de Tamarana, com seis pontos e saldo de seis gols, após duas vitórias por 3 a 0: sobre o Cruzeiro, neste domingo, e o Goiás, no sábado. Como o Goiás superou o Botafogo (RJ) por 2 a 1, na partida de domingo, aparece na segunda colocação com três pontos.
Já o Vasco é o líder da Chave C, de Bela Vista do Paraíso, também com seis pontos e quatro gols, após ter vencido Atlético Goianiense por 3 a 0, neste domingo, e Coritiba por 1 a 0, no sábado. Neste mesmo grupo, o Palmeiras tem quatro pontos: empatou em 0 a 0 neste domingo com o Grêmio (RS) e tinha ganhado por 1 a 0 do Atlético (GO) no sábado.
Na Chave A, Atlético Mineiro e Corinthians venceram neste domingo e agora somam quatro pontos cada um, porque haviam empatado entre si no sábado, em 1 a 1. O Timão ganhou por 2 a 1 do Internacional e o Galo fez 2 a 0 no Flamengo, nos jogos disputados no Estádio do Café, em Londrina.A Chave B, sediada em Cambé, por enquanto é a mais embolada da 9ª Copa Brasil Sub 15. Santos, Fluminense, Vitória (BA) e Atlético Paranaense estão com três pontos cada, após duas rodadas. Os times da Bahia e do Paraná têm vantagem por terem jogado apenas uma vez até agora. Já Santos e Fluminense venceram uma e também perderam uma.
CLASSIFICAÇÃO POR CHAVE APÓS DUAS RODADAS
CHAVE A
Atlético Mineiro: 4 pontos - 1 vitória, 1 empate e dois gols de saldo
Corinthians: 4 pontos – 1 vitória, 1 empate e um gol de saldo
PSTC: 1 ponto – 1 empate
Flamengo: 1 ponto – 1 empate, 1 derrota e dois gols negativos
Internacional: 1 derrota – 0 ponto e um gol negativo
CHAVE B
Vitória (BA): 3 pontos - 1 vitória e dois gols de saldo
Atlético (PR): 3 pontos -1 vitória e um gol de saldo
Fluminense: 3 pontos – 1 vitória, 1 derrota e três gols de saldo
Santos: 3 pontos – 1 vitória, 1 derrota e um gol negativo
Ceará: 0 ponto – duas derrotas e cinco gols negativos
CHAVE C
Vasco: 6 pontos – duas vitórias e quatro gols de saldo
Palmeiras: 4 pontos – uma vitória, um empate e um gol de saldo
Grêmio (RS): 1 ponto – um empate
Coritiba: 0 ponto – 1 derrota e um gol negativo
Atlético (GO): 0 ponto – duas derrotas e quatro gols negativos
CHAVE D
São Paulo: 6 pontos – duas vitórias e seis gols de saldo
Goiás: 3 pontos – uma vitória, uma derrota e dois gols negativos
Guarani: 1 ponto – um empate
Botafogo (RJ): 1 ponto – um empate, uma derrota um gol negativo
Cruzeiro: 0 ponto – uma derrota e três gols negativos

sábado, 17 de julho de 2010

Ceará joga melhor mas perde por 1 a 0 na Copa Brasil Sub-15

Lance do jogo entre Ceará e Santos


O Santos Futebol Clube venceu o Ceará por 1 a 0, ontem à tarde, na cidade de Cambé, na abertura da chave C da Copa Brasil Sub15. O gol santista foi marcado pelo meia Jean Chera, aos 33 minutos do segundo tempo. O mesmo Jean chutou para fora um pênalti sofrido por Caio, aos 25 minutos do segundo tempo.

O jogo foi bastante movimentado, com uma excelente marcação da equipe cearense, que teve maior posse de bola e chegou envolver o elenco santista. Vamos lá Vovô, vencer a próxima! Com certeza o Alvinegro tem potencial.

FICHA TÉCNICA:

Ceará: Wallace; Víctor, Jardel, Neto (Mateus) e Edu (Marcos Vinícius); Jernandes, Iury, Júnior (Mateus) e Sanchez (Cainan); Epitácio (Tiago) e Micael. Técnico: Petróleo.
Santos: Gustavo; Ivan (Willians), Diogo, Yan e Vitinho (Fernando); Gugu, Luiz Henrique (Toró), Andrade (Caio) e Jean Chera; Vitão e Léo (Gabriel). Técnico: Ricardo Severo.

Gol: Jean Chera aos 33 minutos do 1º.
Cartões amarelos: Jean Chera e Gabriel, do Santos.
Árbitro: Gustavo Rossetin.
Auxiliares: Jonathan Andrade e Murilo Klein.
Local: Estádio Municipal José Garbelini, em Bela Vista do Paraíso.

Confira outros resultados:

Corinthians 1 x 1 Atlético (MG)

PSTC 1 x 1 Flamengo

Palmeiras 1 x 0 Atlético (GO)

Vasco 1 x 0 Coritiba

Atlético (PR) 1 x 1 Fluminense


17 DE JULHO: DIA DE PROTEÇÃO AS FLORESTAS



Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.
Florestas têm sido ameaçadas em todo o mundo, pela degradação incontrolada. Isto acontece por terem seu uso desviado para necessidades crescentes do próprio homem e pela falta de um gerenciamento ambiental adequado. As florestas são o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais. A sua destruição causa erosão dos solos, degradação das áreas de bacias hidrográficas, perdas na vida animal (quando o seu o habitat é destruído, os animais morrem) e perda de biodiversidade.
Agora podemos perceber como o dia 17 de julho - Dia de Proteção às Florestas - é fundamental para que possamos lembrar da importância de conservarmos nossas florestas: aumentar a proteção, manter os múltiplos papéis e funções de todos os tipos de florestas, reabilitar o que está degradado. Isto é, preservar a vida no planeta. O HJ NOTÍCIAS apoia totalmente essa preservação!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

60 ANOS DA DERROTA PARA O URUGUAI NA FINAL DA COPA

O dia era o 16 de julho. O local, o Maracanã, estádio construído especialmente para a disputa da Copa do Mundo. A previsão, uma festa para comemorar o primeiro título do Brasil em um Mundial. A realidade, a maior tragédia já registrada na história do futebol.A derrota para o Uruguai na final da Copa de 50 está gravada para sempre na memória dos brasileiros. Até quem não era vivo na época sabe o que representou aquele jogo.Por causa da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo deixou de ser disputada entre 1938 e 1950. Em 1946, um ano depois de a Guerra acabar, a Fifa decidiu realizar a próxima Copa no Brasil, escolhido por querer sediar o evento e por não ter sofrido abalos com a Guerra.Mais do que um campeonato de futebol, a Copa de 1950 foi um marco. O mundo se recuperava do colapso da Guerra. As pessoas procuravam encontrar um caminho após a destruição, e o futebol serviu como prova de que as coisas poderiam voltar ao normal.O Maracanã foi construído especialmente para a realização da Copa. Na abertura, mais de 80 mil pessoas pagaram para ver o Brasil golear o México por 4 a 0, com dois gols de Ademir Menezes, um de Jair Rosa Pinto e outro de Baltazar.Era o começo de uma campanha brilhante no Brasil. Até chegar a Final, a Seleção ainda goleou a Suécia por 7 a 1 e a Espanha por 6x1.A última partida não foi exatamente uma final, já que o regulamento previa um quadrangular decisivo. Mas, por coincidência, Uruguai e Brasil se enfrentaram na última rodada, e só os dois tinham condições de lutar pelo título. O Brasil jogava pelo empate.Nos dias que antecederam o jogo, já se festejava a conquista. Os próprios jogadores se deixaram levar pelo clima de "já ganhou" de dirigentes e torcedores. Um jornal carioca chegou a publicar, na véspera do jogo, a manchete "Estes são os campeões do Mundo', com a foto do escrete brasileiro.Melhor para o Uruguai. O capitão Obdulio Varela comprou vários exemplares deste jornal e forrou o vestiário do time. Incentivou os jogadores a não aceitarem serem meros coadjuvantes.Mais de 170 mil pessoas presenciaram o jogo no Maracanã (fontes não oficiais afirmam ter sido mais de 200 mil). Em campo, o Brasil saiu na frente, gol do são-paulino Friaça no comecinho do segundo tempo. Calmamente, Varela pegou a bola no fundo das redes e caminhou lentamente até o meio campo, incentivando os companheiros, enquanto a arquibancada comemorava.Aos 21 minutos, Schiafino empatou. O resultado ainda dava o título ao Brasil, mas o Maracanã se calou. Faltando dez minutos para o jogo acabar, Gighia recebeu uma bola nas costas de Bigode e, da entrada da área, ameaçou cruzar. Mas chutou direto, entre a trave e o goleiro Barbosa, que teria falhado e por isso foi eternamente crucificado.Ao fim do jogo, os jogadores brasileiros se dirigiram chorando aos vesiários. Os torcedores continuaram sentados, sem saber o que fazer. Jules Rimet entregou a taça que leva seu nome ao capitão Varela, deu um aperto de mão e um "Parabéns"sem graça e saiu. Os uruguaios nem deram a volta olímpica. Se abraçaram e saíram. Não havia menor clima para festa. O Maracanã parecia um velório gigante. Em 2014, mais uma vez a Copa será no Brasil, mas dessa vez, vai ser diferente. Pelos menos é o que todos nós brasileiros achamos.

DIA DO COMERCIANTE

Hoje, 16 de julho, comemora-se em todo o Brasil o Dia do Comerciante. Apesar de esquecida por alguns, e desconhecida por muitos, trata-se de uma das datas mais importantes do nosso calendário, pois o comércio é vital para a economia de uma Nação. Afinal, é por meio do comércio que são escoadas todas as produções, desde os produtos hortifrutigranjeiros, até os mais sofisticados equipamentos industriais.
As nossas enciclopédias classificam o comerciante como aquela pessoa que exerce o comércio, isto é, permutação de produtos, troca de valores, relação de sociedade ou negócio. “Se cada pessoa produzisse tudo de que necessita para viver, não haveria comércio, que é a troca de bens – mercadorias - e serviços por dinheiro ou, em alguns casos, por outras mercadorias.
O desenvolvimento do comércio está intimamente ligado com a atuação do comerciante, administrando os estabelecimentos, e os comerciários, que são o elo direto com o consumidor final.
A DATA
O Dia do Comerciante foi instituída pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953. Uma homenagem ao comércio, comemorada no dia em que nasceu o Visconde de Cayru - José da Silva Lisboa. Figura histórica e político baiano, exerceu grande influência junto ao príncipe regente português D. João VI para que fossem abertos os portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, em 1808.

Confira uma rápida entrevista com Hélis Segundo, um dos jovens comerciantes do bairro Henrique Jorge:
video

quinta-feira, 15 de julho de 2010

DIA DO HOMEM



Pois é! Existe o Dia do Homem.
Neste dia 15 de julho, comemora-se o Dia do Homem no Brasil. Um dos principais objetivos da data é melhorar a saúde masculina. Diferentemente das mulheres que se preocupam com a saúde e sempre procuram o médico, os homens não costumam frequentar os consultórios e uma das principais barreiras é cultural, relacionada com o conceito de masculinidade vigente em nossa sociedade.
Um dos maiores tabus relacionados à saúde masculina é a prevenção do câncer de próstata que, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. A pesquisa “Saúde masculina: o homem e o câncer de próstata” encomendada ao Datafolha pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o apoio da AstraZeneca, revelou que apenas 18% dos homens entrevistados fizeram o exame para detectar o câncer de próstata por prevenção e 66% respondeu que a esposa, a companheira ou a namorada, é a pessoa que mais influência na procura por um médico para prevenir e tratar a doença.
A mesma pesquisa mostrou que o preconceito ainda é o maior vilão na luta contra o câncer de próstata. Entre os entrevistados, 77% concordam totalmente que “os homens não fazem exame de toque retal por preconceito”.
“Habitualmente, o homem procura o médico após apresentar algum sintoma que o preocupe. O grande problema é que nas fases iniciais o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma, e é neste momento que ele é potencialmente curável. Em contrapartida, quando o tumor torna-se sintomático, na maioria das vezes, já está em estágio mais avançado e as chances de cura são improváveis”, explica o dr. Marcos Dall’Oglio, chefe do departamento de Uro Oncologia da SBU.
Dados do Inca apontam que até o final de 2010 sejam 52.350 novos casos de câncer de próstata no Brasil, e em valores absolutos, é o câncer mais prevalente entre homens no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres.
Vamos mudar esse quadro rapazeada!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

EQUIPES DE BASE DO FORTALEZA E CEARÁ DISPUTAM TORNEIOS FORA DO ESTADO

As categorias de base dos nossos principais clubes: Fortaleza e Ceará disputam, em julho, competições foram do nosso Estado. O Tricolor de Aço Sub-17 está disputando a Copa 2 de Julho, na Bahia. A competição já começou, e o Fortaleza estreou com vitória, 2 x 1 em cim do Fluminense-BA. A garotada é comandada pelo técnico Jorge Veras.
Já o Vovô, categoria Sub-15, comandado por Petróleo, já está em Londrina, onde disputará a Copa Brasil da categoria. O Ceará está na chave B, que teve mudança de local. Antes os alvinegros ficariam em Rolândia, mas agora os jogos serã em Cambé, que fica na região metropolitana de Londrina.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza o trabalho feito pelas duas equipes e é claro, está torcendo por nossos representantes cearenses, nas devidas competições.

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)