segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nas madrugadas da Fumaça


O Reisado do Escuta em 02 de janeiro de 2010 inicia com uma grande confraternização de gerações ao longo dos seus 20 anos.
Mulheres, homens, jovens e adolescentes que em 1990 saiam pelas ruas cantarolando melodias nas madrugadas da Fumaça, dessa fez repetiram com grandes lembranças e entusiasmo.
Algumas das famílias que abriam as portas também eram as mesmas e admiravam ao ver em sua casa as tantas gerações do percurso das duas décadas se encontrando.
Os jovens e adolescentes da primeira década, estavam com suas esposas, e estas passaram a conhecer o Reisado do Escuta que tanto ouviam falar em família, e desta vez veio o encanto de fazer-se presente como casal, pelas ruas com os mesmos figurinos de 20 anos atrás e novos instrumentos musicais.
O Reisado do Escuta se caracteriza pela manifestação da cultura popular com base na Folia de Reis, que é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do cultuo católico do Natal, trazido para o Brasil nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas nas diversas regiões do país.
Na tradição católica, a passagem bíblica em que o menino Jesus foi visitado pelos reis magos, converte-se na tradicional visitação feita pelos três Reis Magos: Melchior, Baltazar e Gaspar que passaram a serem referenciados como santos a partir do século VIII.
Na cultura tradicional brasileira os festejos são feitos por grupos que visitam as casas tocando músicas alegres em louvor aos Santos Reis e ao nascimento de Cristo.
Os festejos se dão no período da Epifania, festa religiosa cristã que se celebra dia 6 de janeiro, por ser a manifestação divina e sobrenatural de Deus a humanidade, com sentimentos privilegiados da revelação do amor que dar-se a conhecer ao mundo por meio do seu filho Jesus.
Assim, a Festa de Santos Reis do Espaço Cultural Frei Tito de Alencar - ESCUTA segue nas ruas do Pici sob o luar e às luzes incandescestes que iluminam caminhos em busca da manjedoura e o cortejo vai encontrando diversas personagens que simbolizam a vida real de um povo alegre e sofrido deserdado do consumismo econômico capitalista e expurgado dos presépios dos Shops.
Paramos quando a chuva veio, fez o orvalho nas folhas, refrescou o ar e fertilizou terra.

Leonardo Sampaio
Produtor cultural e educador popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)