terça-feira, 2 de novembro de 2010

02 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

02 DE NOVEMBRO - DIA DE FINADOS
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação



676 - É eleito o Papa Dono
1830 - Chopin deixa sua cidadezinha em direção à Varsóvia
1889 - O território de Dakota é dividido em "do Norte" e "do Sul". Dakota do Norte torna-se o 39º estado norte-americano e Dakota do Sul torna-se o 40º estado norte-americano.
1895 - Primeira corrida de automóveis na América.
1920 - O republicano Warren Harding é eleito presidente dos Estados Unidos da América.
1930 - Haile Selassie (nascido Tafari Makonnen ou Ras Tafari) torna-se o 111º imperador da Etiópia
1945 - Costa Rica e Libéria são admitidas como Estados-Membros da ONU
1988 - Primeira propagação de um worm na Internet
2004 - Nos Estados Unidos da América, o presidente George W. Bush vence as eleições contra John Kerry, sendo reeleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)