terça-feira, 16 de novembro de 2010

16 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

16 A 22 DE NOVEMBRO (SEMANA DA MÚSICA)
Hoje se inicia a Semana da Música, que termina no dia 22, data que se comemora o Dia Internacional do Músico. Uma semana para lembrar todos aqueles que nos fazem ouvir suas artes musicais, sejam elas através de uma linda voz ou tocada em um instrumento musical. Todos esses artistas merecem serem lembrados por fazerem soar um som muito agradável aos nossos ouvidos, que nos faz sonhar...Dificilmente pode existir alguém que não goste da música, pois ao ouvi-la conseguimos nos recordar de muitas coisas, como um grande amor, viajar na imaginação quando a letra é boa e também ela é capaz de trazer a saudade de alguém muito especial.
Na semana da música, em algumas cidades são realizados alguns eventos voltados à arte musical, alguns trazem a arte barroca e trazem as manifestações artísticas deste período.
No Brasil, o nome de maior destaque continua sendo o de Heitor Villa Lobos que, no entanto, embora cultivasse a música de câmara, não chegou propriamente a participar dessa corrente mais avançada e representativa do século XX.


1532 - Francisco Pizarro captura o imperador inca Atahualpa.
1676 - Elevação da Diocese de São Salvador da Bahia à categoria de arquidiocese e da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro à categoria de diocese, pelo Papa Inocêncio XI.
1889 - Proclamação da República: Pedro II é informado de que não é mais imperador. À tarde, tropas cercam a Quinta da Boa Vista para negociar as condições de retirada da família real do país.
1907 - Oklahoma torna-se o 46º estado norte-americano.
1908 - Inicia-se o Culto de Umbanda, o médium Zélio Fernandino de Moraes incorpora o Caboclo das 7 Encruzilhadas.
1940 - Os nazistas fecham acesso ao Gueto de Varsóvia, construindo um muro ao redor.
1945 - Fundação da UNESCO.
1955 - É realizada a primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre.
1972 - Realizada Convenção sobre a Protecção do Património Cultural e Natural (v. Património Mundial).
1980 - O filósofo francês Louis Althusser estrangula sua esposa, num surto psicótico.
2003 - É inaugurado o Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto.
2004 - É adotada a Bandeira de Saint Eustatius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)