quarta-feira, 10 de novembro de 2010

10 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)


10 DE NOVEMBRO - DIA DO TRIGO

O trigo é originário da antiga Mesopotâmia. Os antigos arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Há cerca de 8.000 anos, uma mutação ou hibridização ocorreu, resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, porém, poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o ancestral do trigo moderno.As decisões quanto ao manejo da cultura necessitam de conhecimento do estágio de desenvolvimento da plantação. Em especial, as aplicações de fertilizantes, fungicidas e reguladores de crescimento são feitas em estágios específicos de crescimento da planta.Por exemplo, as recomendações (americanas) atuais geralmente indicam que a segunda aplicação de nitrogênio deve ser feita quando a panícula (não visível nesta época) está com aproximadamente 1cm de tamanho (Z31 na escala Zadok). O conhecimento dos estágios também é utilizado para identificar os períodos de maior risco para a planta quanto ao clima. Por exemplo, o estágio de meiose é extremamente sucetível a baixas temperaturas (abaixo de 4ºC) ou altas temperaturas (acima de 25ºC). Os produtores ainda se beneficiam sabendo que quando a folha bandeira (última folha) aparece ela representa cerca de 75% das reações de fotossíntese durante o período de enchimento dos grãos e, por isso, ela deve ser mantida livre de doenças ou ataque de insetos para garantir uma boa colheita.Existem muitos sistemas para identificar os estágios da planta, sendo as escalas Feekes e Zadoks as mais utilizadas nos Estados Unidos. Cada escala é um sistema padrão que descreve estágios sucessivos atingidos pela planta durante a época de cultivo.


1549 - Convocado o conclave para escolher o sucessor do Papa Júlio III
1619 - René Descartes teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico
1848 - 1ª Batalha da Revolução Praieira, em Abreu e Lima (Povoado de Maricota)
1859 - Segunda Guerra de Independência Italiana: acordo de paz pelo Tratado de Zurique: a França recebia a Lombardia, entregue depois ao Piemonte-Sardenha, e a Áustria conservava Veneza (veja também Risorgimento)
1871 - Henry Stanley encontra-se com o Dr David Livingstone em Ujiji, na atual Tanzânia.
1884 - Giuseppe Melchiorre Sarto, futuro Papa Pio X, é elevado a Bispo de Mântua
1896 - O jornal "Le Matin" publica o bordereau - memorando que supostamente incriminaria o oficial francês Alfred Dreyfus por alta-traição (veja também Caso Dreyfus)
1896 - O Presidente brasileiro Prudente José de Morais e Barros afasta-se do poder, por motivos de saúde, deixando o governo entregue ao seu vice-presidente, Manuel Vitorino Pereira.
1928 - Começa a ser publicada a revista O Cruzeiro
1937 - Instaurado o Estado Novo no Brasil
1938 - Mustafa Abdülhalik Renda torna-se interinamente presidente da Turquia devido à morte de Atatürk.
1945 - Fundação do Partido Libertador.
1955 - Carnaval - Fundação da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel.
1969 - Sesame Street (Rua Sésamo) lançado nos Estados Unidos.
1971 - Criado o grupo musical Secos & Molhados, do qual o cantor Ney Matogrosso fazia parte.
1975 - Resolução 3379 da Assembleia Geral das Nações Unidas é aprovada.
1982 - Yuri Andropov é indicado a Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética.
1989 - Petur Mladenov torna-se o último secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro, substituindo Todor Jivkov.
1994 - Estudo conclui que o compartilhamento de agulhas era a principal forma de disseminação da AIDS na Casa de Detenção de São Paulo.
2001 - Maradona participa de uma partida em sua homenagem com os jogadores oficiais do time de futebol argentino.
2006 - O Sport Lisboa e Benfica entrou para o livro do Guiness por ser o clube com mais sócios no mundo (160.398 sócios).
2006 - Homem armado seqüestra ônibus em Nova Iguaçu-RJ, mantendo ex-esposa e passeiros como reféns; a ação durou cerca de 10 horas, configurando-se o mais longo sequestro da história do país, quando então se entregou à polícia; não houve vítimas.
2009 -
150 anos da 1ª Batalha da
Revolução Praieira, em Abreu e Lima (Povoado de Maricota);
Blecaute atinge 18 Estados brasileiros devido a uma falha na Usina de Itaipu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)