sexta-feira, 5 de novembro de 2010

05 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

Comemora-se hoje (05 de novembro) o Dia da Ciência e Cultura, Dia do Cinema Brasileiro, Dia do Radioamador ; Técnico Eletrônica e Dia Nacional do Designer.
DIA NACIONAL DO DESIGNER

No dia 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Design, que começou a vigorar a partir da data de sua publicação no Diário Oficial, o dia 20 de outubro do mesmo ano.
Esta data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro
Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927.
Sendo um dos designers mais importantes de sua época, Aloísio desenvolveu projetos conhecidos nacional e internacionalmente, como a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro.
Participou do grupo de vanguarda “O Gráfico Amador” em Recife, na década de 60. Na mesma época, ganhou os principais concursos brasileiros de desenho de símbolos. Em 1962, participou da criação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) e, em 1980, assumiu a Secretaria de Cultura do MEC.
Alóisio Magalhães sempre defendeu conceitos como a “brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira e foi sem dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design brasileiro.
Entre seus trabalhos, o design das notas do cruzeiro novo é um dos mais conhecidos. Aloísio acabou com o conceito de “pé” e “cabeça” do dinheiro, criando uma moeda individualizada e reconhecida como inovadora mundialmente e influenciando todo modo de produção monetário no Brasil desde então.
O design brasileiro e a indústria nacional têm muito a agradecer ao empenho de Aloísio Magalhães, pois foi por esforço dele que hoje podemos identificar um avanço no entendimento do significado do design pelo empresariado. Este entendimento vem se reafirmando pelos resultados vivos obtidos pela indústria nacional através da efetiva inserção do design nos processos produtivos como ferramenta fundamental no desenvolvimento de seus produtos e, pela sensível percepção dos resultados traduzidos na rentabilidade da produção, na racionalização de processos, na melhor adequadação de materiais e na preocupação com o impacto dos produtos no meio ambiente.A mistura de todos estes fatores remete a uma produção caracterizada pelos diferenciais necessários para o aprimoramento do padrão de qualidade do produto nacional e para o bom desempenho na sua comercialização nos mercados interno e externo.
A busca pela “brasilidade” nos produtos como identidade começou com a visão futurista do designer Aloísio Magalhães e vem se reafirmando a cada dia através do esforço dos profissionais de design e do bom entendimento da indústria.
Confira, abaixo, o decreto que instituiu o Dia Nacional do Design:
DECRETO DE 19 DE OUTUBRO DE 1998
Institui o “Dia Nacional do Design”, e dá outras providências.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso II, da Constituição, DECRETA:Art 1º Fica instituído o “Dia Nacional do Design “, que será comemorado no dia cinco de novembro de cada ano.Art 2º Caberá ao Comitê Executivo do Programa Brasileiro do Design - PBD a coordenação das atividades relacionadas à comemoração do “Dia Nacional do Design”.Art 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

fonte: realdesignez.alojagratis.org


1538 - Termina o 1º cerco de Diu
1605 - Atentado da Pólvora, planeado por Guy Fawkes para explodir as Casas do Parlamento em Londres, mas falhado
1688 - Revolução Gloriosa: Guilherme e Maria desembarcam em Devon com um grande exército holandês para depor o rei Jaime
1770 - Itapetininga é elevada à categoria de vila
1838 - Início do esfacelamento dos Estados Unidos da América Central: Honduras deixam a federação
1877 - Emancipação do município de Manhuaçu (Minas Gerais, Brasil)
1897 - Presidente Prudente de Morais sofre atentado
1912 - Fundado o Clube Esportivo Rio Branco
1937 - Adolf Hitler preside um encontro secreto onde discutiu seus planos para adquirir o "espaço vital" ao povo alemão
1945 - Colômbia é admitida como Estado-Membro da ONU
1955 - Inventada a viagem no tempo pelo Dr Emmet Brown
1962 - Fundação do primeiro Interact Club do mundo
1965 - Editada a lei que oficializa o nome da Universidade Federal Fluminense
1966 - Inauguração do Estádio Lomanto Júnior em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil
1982 - Inauguração da Usina hidrelétrica de Itaipu na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a maior do mundo na época
1994 - É publicada uma carta do ex-presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, anunciando que ele sofre de Alzheimer
1996 - Benazir Bhutto é destituída do cargo de primeira-ministra do Paquistão
2003 - Estreia do filme norte-americano Matrix Revolutions
2004 - Estréia, nos Estados Unidos, da animação Os Incríveis
2006
O atleta brasileiro
Marílson dos Santos vence a Maratona de Nova York.
Saddam Hussein é condenado à morte na forca.
2008 - Barack Obama é eleito Presidente dos Estados Unidos.
2009 - Show solo da cantora Anahí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)