terça-feira, 30 de novembro de 2010

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.
O HJ NOTÍCIAS apoia toda e qualquer luta para combater a AIDS.

domingo, 28 de novembro de 2010

FESTA DE ENCERRAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO 7

Na última sexta-feira (26 de novembro), aconteceu a Festa de Encerramento da Educação Infantil do Colégio 7 de Setembro. Parabéns aos professores e alunos pela belíssima festa.
No Colégio 7 de Setembro, vários alunos são moradores do bairro Henrique Jorge. O tema geral foi Contando Histórias, Cantando Valores! O grande destaque foi o Infantil 3 que apresentou Chapeuzinho Vermelho. Os pequenos artistas Ian, Natan, Gabriel Aragão, Gabriel Barros, Guilherme, Maria Dália, Isabel, Yohana, Lívia, a professora Teresa e a auxiliar Elisângela deram um show de interpretação, assim como todos, sem exceção, do Núcleo Infantil.
Confira o final da festa no C7S:
video

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

24 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

1967 - O Marechal Castello Branco outorga nova Constituição legitimando o governo militar no Brasil.


A necessidade da elaboração de nova constituição com todos os atos institucionais e complementares incorporados, foi para que houvesse a reforma administrativa brasileira e a formalização legislativa, pois a Constituição de 18 de Setembro de 1946 estava conflituando desde 1964 com os atos e a normatividade constitucional, denominada institucional.
A Constituição de 1967 foi a sexta do Brasil e a quinta da República. Buscou institucionalizar e legalizar o regime militar, aumentando a influência do Poder Executivo sobre o Legislativo e Judiciário e criando desta forma, uma hierarquia constitucional centralizadora. As emendas constitucionais que eram atribuições do Poder Legislativo, com o aval do Poder Executivo e Judiciário, passaram a ser iniciativas únicas e exclusivas dos que exerciam o Poder Executivo, ficando os demais relevados à meros espectadores das aprovações dos pacotes, como seriam posteriormente nominadas as emendas e legislações baixadas pelo Presidente da República.

496 - Eleição do Papa Anastácio II.
642 - Eleição do Papa Teodoro I
1631 - A cidade de Olinda é incendiada pelos holandeses
1642 - O explorador neerlandês Abel Tasman avista a ilha que anos mais tarde adotaria nome em sua homenagem (Tasmânia)
1822 - Chegada de João José da Cunha Fidié à Campo Maior, depois de onze dias de marcha acelerada. partiu de Oeiras, capital imperial do Piauí, com destino a Parnaíba.
1848 - Risorgimento: Papa Pio IX, disfarçado, fugiu para Gaeta, fortaleza localizada no Reino das Duas Sicílias
1859 - Publicado pela primeira vez o livro A Origem das Espécies, do naturalista britânico Charles Darwin.
1927 - Eclipse solar total é visto no norte da Inglaterra e em Gales.
1953 - Almino Afonso - Rio Grande do Norte é elevada à categoria de município.
1967 - O Marechal Castello Branco outorga nova Constituição legitimando o governo militar no Brasil.
1980 - Proclamado o Parque Nacional do Lago Malawi.
1992 - A Bandeira do Tadjiquistão é adotada.
2001 - Incêndio no Canecão Mineiro, em Belo Horizonte.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

23 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

23 DE NOVEMBRO (FIUK)


1863 - Guerra Civil Americana: tropas nortistas comandadas por General Grant enfrentam as tropas de Bragg na Batalha de Chattanooga
1891 - Primeira Revolta da Armada: o almirante Custódio de Melo ameaça bombardear o Rio de Janeiro, forçando a renúncia do presidente Deodoro da Fonseca
1908 - Inauguração da Linha do Vouga
1913 - É fundada a primeira universidade tecnológica do Brasil, sendo a décima escola de engenharia do país, a Universidade Federal de Itajubá
1925 - Os negócios do falsário Alves dos Reis começam a despertar a atenção do jornal O Século
1937 - Albert D. Schroeder é designado por Joseph Franklin Rutherford como Superintendente de Filial da Grã-Bretanha das Testemunhas de Jeová
1942 - O marechal Zhukov realiza o cerco aos alemães na cidade de Stalingrado
1944 - Primeiro doutoramento de uma mulher na Universidade do Porto: Leopoldina Ferreira Paulo doutora-se em Ciências Biológicas com a tese Alguns caracteres morfológicos das mãos dos portugueses
1961 - Um jato Comet 4 de prefixo LV-AHR das Aerolineas Argentinas cai logo após decolar do Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas, provocando a morte de 52 pessoas
1971 - A República Popular da China ganha a vaga da República da China no Conselho de Segurança da ONU
1991 - Em uma declaração gravada em seu leito de morte, Freddie Mercury finalmente divulgou que tinha AIDS.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

22 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

22 DE NOVEMBRO (DIA DO MÚSICO)
Adota-se o termo músico quando nos referimos a qualquer pessoa ligada diretamente à música, em caráter profissional ou amador, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantando, escrevendo arranjos, compondo, regendo, ou dirigindo um grupo coral ou algum grupo de músicos, como orquestras, bandas, big band de Jazz, ou ainda lecionando, trabalhando no campo de educação, em terapia musical. Um músico brasileiro pode ter ou não, uma carteira de alguma instituição que o reconheça, como a Ordem dos Músicos do Brasil. Um músico também pode ou não ter a formação acadêmico-técnica (através de escolas de música, conservatórios, faculdades ou universidades). Quando ele não tem formação alguma, costuma-se dizer que é um músico popular, ou ainda que aquele músico produz música de ouvido.

UM POUCO DA HISTÓRIA

No início, a música era apenas rítmo marcado por primitivos com instrumentos de percussão, pois como os povos da antiguidade ignoravam os princípios da harmonia, só com o tempo foram acrescentando a ela fragmentos melódicos. Na pré-história o homem descobriu os sons do ambiente que o cercava e aprendeu suas diferentes sonoridades: o rumor das ondas quebrando na praia, o ruído da tempestade se aproximando, a melodia do canto animais, e também se encantou com o seu próprio canto, percebendo assim o instrumento musical que é a voz. Mas a música pré-histórica não é considerada como arte, e sim uma expansão impulsiva e instintiva do movimento sonoro, apenas um veículo expressivo de comunicação, sempre ligada às palavras, aos ritos e à dança. Os primeiros dados documentados sobre composições musicais referem-se a dois hinos gregos dedicados ao deus Apolo, gravados trezentos anos antes de Cristo nas paredes da Casa do Tesouro de Delfos, além de alguns trechos musicais também gregos, gravados em mármore, e mais outros tantos egípcios, anotados em papiros. Nessa época, a música dos gregos baseava-se em leis da acústica e já possuía um sistema de notações e regras de estética.
Por outro lado, a história de
Santa Cecília, narrada no Breviarium Romanum, a apresenta como uma jovem de família nobre que viveu em Roma no século III, nos princípios do cristianismo, decidida a viver como monja desde a infância. Mas apesar dos pais a terem dado em casamento a um homem chamado Valeriano, a jovem convenceu o noivo a respeitar-lhe os votos e acabou convertendo-o à sua fé, passando os dois a participar diariamente da missa celebrada nas catacumbas da via Ápia. Em seguida, Valeriano fez o mesmo com o irmão Tibúrcio, e com Máximo, seu colega íntimo, e por isso os três foram martirizados pouco tempo depois, enquanto Cecília, prevendo o que lhe aconteceria, distribuiu aos pobres tudo o que possuía. Presa e condenada a morrer queimada, ela foi exposta ao fogo durante um dia e uma noite, mas como depois disso ainda se encontrava sem ferimentos, um carrasco recebeu ordem para decapitá-la. Mas, seu primeiro golpe também falhou. Isso aconteceu durante o ano 230, no reinado de Alexandre Severo, época em que Urbano I ocupava o papado. Anos depois uma igreja foi erigida pelo papa no local em que a jovem mártir residira, tornando-se a Igreja de Santa Cecília uma das mais notáveis de Roma.
Muito embora o Breviarium Romanum não faça menção alguma às prendas musicais de Cecília, ela se tornou, por tradição, a padroeira dos músicos, da música e do canto, cuja data de comemoração é
22 de novembro, o mesmo dia dedicado à santa. A tradição conta que Santa Cecília cantava com tal doçura, que um anjo desceu do céu para ouvi-la


498 - Eleição do Papa Símaco.
1546 - Calvino edita um decreto que regulamenta os nomes que devem ser dados e os que são proibidos aos recém-nascidos em Genebra.
1573 - Fundação da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, pelo cacique temiminó Arariboia.
1718 - Na costa do estado americano da Virgínia, o pirata inglês Edward Teach (mais conhecido como "Barba-Negra") é morto em batalha.
1766 - Fundação da cidade de Lages.
1842 - Inaugurada, no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro, a primeira Agência dos Correios do Brasil, adotando o sistema de entrega em domicílio.
1910 - Tem início a Revolta da Chibata, liderada por João Cândido.
1922 - Toma posse o primeiro prefeito da recém-criada Nova Iguaçu, Manoel Francisco Salles Teixeira.
1932 - Orestes Barbosa funda o matutino Jornada, precursor da luta pela autonomia da cidade do Rio de Janeiro.
1943 - O Líbano torna-se independente da França.
1963 - John F. Kennedy é assassinado em Dallas, num atentado que deixou o governador do Texas seriamente ferido; Lyndon B. Johnson, vice-presidente, é declarado o 36º presidente dos Estados Unidos.
1963 - Os Beatles lançam seu segundo álbum, With the Beatles.
1966 - Tem fim, no Brasil, o recesso parlamentar instituído pelo AC 23.
1968 - Anos de chumbo: criado o Conselho Superior de Censura, baseado no modelo estadunidense de 1939.
1968 - Lançamento do Álbum Branco, dos Beatles.
1968 - Primeiro jogo, em Belo Horizonte, do time de futebol da Caldense.
1975 - Juan Carlos assume o trono da Espanha.
1979 - Brasil: restabelecido o pluripartidarismo, com extinção do MDB e da ARENA.
1990 - Fim do mandato da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher.
2003 - Inaugurado o complexo que abriga o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
2003 - A Seleção Inglesa de Rugby consagra-se campeã mundial.
2004 - Aprovado e publicado o nome do planetóide que acompanha a órbita de Plutão: Orco.
2004 - o governador de Nova Iorque, George Pataki, nomeia os ex-presidentes Gerald Ford, Jimmy Carter, George Bush "pai" e Bill Clinton) membros honorários do quadro responsável pela reconstrução do World Trade Center.
2006 - Encontrada numa pedreira em Kisnana, na Hungria, uma opala gigante com 300 kg e 15 milhões de anos, batendo o recorde do país. A pedra foi transladada para o Museu de Ciências Naturais.
2006 - Lançado o album A Matter of Life and Death da banda de heavy metal Iron Maiden, considerado pelos criticos uns dos melhores da carreira da banda.
2008 - Fortes chuvas causam uma das maiores tragédias climaticas de Santa Catarina.

sábado, 20 de novembro de 2010

SEMANA DA MÚSICA

De 16 a 22 de novembro é comemorado a Semana da Música e no dia 22 comemora-se o Dia do Músico.
O HJ NOTÍCIAS conversou com o músico Carlos Brandão, vocalista e líder das Bandas Modus Vivendi e Baile do Forró. Carlos falou de estilo, de pessoas influentes, da história da música e muito mais. Confira em dois vídeos a entrevista, muito legal, com Carlos Brandão:
video

video

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

20 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de
Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o
Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia
13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.


1459 - Guerra das Rosas: o parlamento de Inglaterra declara Ricardo de York traidor, assim como todos os seus apoiantes.
1512 - Naufrágio da nau Frol de la mar navegando de Malaca em direcção a Goa, onde seguia Afonso de Albuquerque com o valioso espólio da conquista de Malaca.
1695 - Zumbi é morto no Quilombo dos Palmares pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.
1807 - Guerra Peninsular: tropas de Junot alcançam a fronteira portuguesa.
1819 - O navio baleeiro Essex afunda depois do ataque de um cachalote.
1849 - Devido ao difícil relacionamento com da Câmara dos Deputados, o rei Vítor Emanuel II decide por sua dissolvição.
1910 - Eclode a Revolução Mexicana.
1910 - Fundação do
Vitória Futebol Clube.
1917 - Fundação do clube Portuguesa Santista.
1920 - Álvaro de Castro substitui António Joaquim Granjo como primeiro-ministro de Portugal.
1947 - A Rainha Isabel II do Reino Unido casa com Filipe Mountbatten, Príncipe da Grécia e Dinamarca.
1954 - Sagamihara recebe estatuto de cidade.
1959
Publicada pela
ONU a Declaração dos Direitos da Criança.
Inauguração da
Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição.
1962 - Fim da Crise dos Mísseis: Kennedy levanta a quarentena em Cuba.
1965 - Golpe militar de 1964: Instituição do AC 4 que criou o bipartidarismo no Brasil.
1971 - Parte do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, desaba matando 48 pessoas.
1975 - A morte de Francisco Franco marca o fim da ditadura na Espanha.
1985 - Lançamento da primeira versão do sistema operacional Windows.
1992 - Um incêndio destroi parte do Palácio de Windsor.
1994 - O governo angolano e os rebeldes da UNITA assinam o Protocolo de Lusaka.
1998 - Enviado ao espaço o primeiro módulo da Estação Espacial Internacional: o Zarya.
2009
Lançamento de
The Sims 3: Volta ao Mundo.
Estreia do filme Lua Nova (New Moon) baseado no best-seller de
Stephenie Meyer.
2010 - Realização do Consistório Ordinário Público de 2010 presidido pelo Papa Bento XVI para a criação de novos cardeais.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

17 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

DIA 17 DE NOVEMBRO (DIA DA CRIATIVIDADE)
Mas todo dia é dia da criatividade. Dia de brincar e se divertir criando coisas. Aposto que você adora brincar e também aposto que você cria um montão de coisas quando está brincando não cria? A criatividade é muito importante, produz coisas geniais, inovadoras e mágicas. É bom tê-la sempre por perto, ela pode ser uma grande aliada quando você tiver que resolver algum problema, pensar em alguma coisa original, legal, diferente...

1558 - Elizabete I da Inglaterra torna-se rainha e é a última representante da dinastia Tudor a ocupar o trono.
1717 - Início da construção do Convento de Mafra.
1851 - Fundação do município cearense de Maranguape.
1855 - O explorador escocês David Livingstone é o primeiro ocidental a chegar às Cataratas Vitória.
1869 - Inauguração oficial do Canal de Suez.
1875 - Fundação oficial da Sociedade Teosófica.
1889 - Proclamação da República: a família real brasileira parte para o exílio em Paris.
1895 - Fundação oficial do Clube de Regatas do Flamengo.
1903 - Assinatura do Tratado de Petrópolis: o Acre é incorporado ao Brasil.
1905 - A Coréia é declarada um protetorado japonês.
1913 - O Canal do Panamá, na América Central, é aberto para ligar os oceanos Atlântico e Pacífico.
1922 - Queda do Império Otomano
1960 - Butiá é elevada a vila.
1982 - É lançada a primeira edição do Memorial do Convento, de José Saramago.
2006 - A Sony lança seu videogame nos EUA, o Playstation 3.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

16 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

16 A 22 DE NOVEMBRO (SEMANA DA MÚSICA)
Hoje se inicia a Semana da Música, que termina no dia 22, data que se comemora o Dia Internacional do Músico. Uma semana para lembrar todos aqueles que nos fazem ouvir suas artes musicais, sejam elas através de uma linda voz ou tocada em um instrumento musical. Todos esses artistas merecem serem lembrados por fazerem soar um som muito agradável aos nossos ouvidos, que nos faz sonhar...Dificilmente pode existir alguém que não goste da música, pois ao ouvi-la conseguimos nos recordar de muitas coisas, como um grande amor, viajar na imaginação quando a letra é boa e também ela é capaz de trazer a saudade de alguém muito especial.
Na semana da música, em algumas cidades são realizados alguns eventos voltados à arte musical, alguns trazem a arte barroca e trazem as manifestações artísticas deste período.
No Brasil, o nome de maior destaque continua sendo o de Heitor Villa Lobos que, no entanto, embora cultivasse a música de câmara, não chegou propriamente a participar dessa corrente mais avançada e representativa do século XX.


1532 - Francisco Pizarro captura o imperador inca Atahualpa.
1676 - Elevação da Diocese de São Salvador da Bahia à categoria de arquidiocese e da Prelazia de São Sebastião do Rio de Janeiro à categoria de diocese, pelo Papa Inocêncio XI.
1889 - Proclamação da República: Pedro II é informado de que não é mais imperador. À tarde, tropas cercam a Quinta da Boa Vista para negociar as condições de retirada da família real do país.
1907 - Oklahoma torna-se o 46º estado norte-americano.
1908 - Inicia-se o Culto de Umbanda, o médium Zélio Fernandino de Moraes incorpora o Caboclo das 7 Encruzilhadas.
1940 - Os nazistas fecham acesso ao Gueto de Varsóvia, construindo um muro ao redor.
1945 - Fundação da UNESCO.
1955 - É realizada a primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre.
1972 - Realizada Convenção sobre a Protecção do Património Cultural e Natural (v. Património Mundial).
1980 - O filósofo francês Louis Althusser estrangula sua esposa, num surto psicótico.
2003 - É inaugurado o Estádio do Dragão, casa do Futebol Clube do Porto.
2004 - É adotada a Bandeira de Saint Eustatius.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

12 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

DIA DO DIRETOR DE ESCOLA
Um diretor de escola é, antes de tudo, um educador. As normas da vida escolar repercutem de forma profunda e nem sempre aparente, na formação dos alunos. Melhor seria se a influência da escola na personalidade dos alunos se desse apenas através da atuação dos professores, mas não é assim, pois numa escola com direção ditatorial, os alunos tenderão à ser mais submissos, discordando dos objetivos da educação democrática.
A administração da escola não é um processo destacado da atividade educacional, ao contrário, está envolvido nela de tal forma que o diretor precisa estar sempre atento às conseqüências educativas de suas decisões e atos. No desempenho da sua função, o diretor é um educador preocupado com o bem-estar dos alunos, e não apenas um administrador em busca de eficiência.
O diretor tem em suas mãos uma grande soma de responsabilidades. Na verdade, ele é responsável por tudo o que se passa na escola. Em ocasiões especiais, o diretor representa a própria escola, por exemplo, quando comparece a uma solenidade como convidado por sua função de diretor, quando preside uma reunião na própria escola, quando confere certificados e diplomas, quando se dirige a outras entidades para tratar de assuntos de interesse da escola.
Assim sendo, diretor de escola é uma função bastante complexa com três aspectos relevantes: autoridade escolar; educador e administrador. Os que convivem com um diretor competente costumam admirá-lo como pessoa, apreciam seu discernimento, reconhecem sua personalidade positiva, mas quanto as tarefas, não as conhecem claramente.
Acreditam que a sua principal função seja comandar, isto é, fazer com que todos trabalhem, enquanto ele mesmo apenas observa, achando a direção supérflua. A boa direção se integra tanto com a atividade da escola que quase não é percebida. Aparentemente, o diretor nada tem a fazer numa escola em que todos cumprem suas obrigações e executam suas funções.
Mas se uma pessoa incompetente assume esse papel, em pouco tempo as dificuldades serão tantas que cairá a estrutura cuidadosamente montada pelo diretor competente. Então, é pelo contraste que aparece o real mérito do diretor. Portanto, o diretor é a peça básica para o bom funcionamento da escola.


1532 — Termina prazo para os moradores de Genebra declararem sua religião. Quem não tiver respondido, deverá abandonar a cidade (veja mais em João Calvino)
1548Gonçalo de Sousa é autorizado a mandar para ilha do Corvo escravos de sua confiança como agricultores e criadores de gado
1772 — Criada a vila que dará origem ao município de Alcobaça
1823Pedro I manda o exército invadir o Plenário da Assembleia Constituinte de 1824, prendendo e exilando diversos deputados
1864Guerra do Paraguai: o vapor paraguaio Tacuari apresou o navio brasileiro Marquês de Olinda, que subia o rio Paraguai rumo à então Província de Mato Grosso.
190614-Bis volta a voar, desta vez percorrendo uma distância de 220 metros em 21,5 segundos.
1911 — Inaugurada e solenemente consagrada a Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz/Santa Catarina.
1927 — O Holland Tunnel abre como primeira via para automóveis cruzando o Rio Hudson entre Nova Jersey e Nova Iorque.
1927Trotski é expulso do Partido Comunista Soviético.
1930 — Fundação do Clube Desportivo das Aves.
1956Marrocos, Sudão e Tunísia são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1976 — São realizadas as primeiras eleições autárquicas de Portugal (veja também I Governo Constitucional de Portugal).
1979 — A sonda Voyager 1 passa a 7.000 quilômetros do satélite Titã.
1982Yuri Andropov é eleito Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética.
1991Timor-Leste: o exército indonésio disparou sobre manifestantes que homenageavam um estudante morto pela repressão no cemitério de Santa Cruz, em Díli.
1993 — Última unidade do Chevette sai da linha de montagem
2001 — Um avião da American Airlines caiu no bairro do Queens, em Nova Iorque, matando todos seus 260 passageiros e tripulantes, bem como outras 5 pessoas em solo.
2002BM&F passa a centralizar atividades de registro, compensação e liquidação de operações com títulos públicos e privados de renda fixa antes realizadas pela FEBRABAN e Centralclearing de Compensação e Liquidação S/A.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

11 DE NOVEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO
Dia 11 de novembro é o dia do Soldado Desconhecido. Aquele soldado que deu a vida pelo seu país, mas não teve o corpo encontrado e identificado. Ninguém sabe as circunstâncias da sua morte na guerra. Não pôde receber o devido reconhecimento da própria pátria. Soldados assim recebem homenagens nesse dia. Nesse tempo em que se deseja, precisa-se, exige-se reconhecimento pelos mínimos esforços e pelas mínimas virtudes, temos o testemunho do Soldado desconhecido.

Morreu no cumprimento do dever e somente Deus sabe quem ele é, considerando o fato de que nem todas as ações humanas ou divinas são conhecidas, certo povo, ansiando não esquecer-se de homenagear alguma divindade, resolveu construir um altar ao deus desconhecido.
O apóstolo Paulo, homem com zelo e amor de Deus, utilizou aquele monumento para explicar aos sábios daqueles dias como o Criador do universo, completamente desconhecido pela criatura, revelou-se ao ser humano. Você não tem como reconhecer a identidade do Soldado Desconhecido, mas pode conhecer e relacionar-se não mais comDeus como se fosse um desconhecido; ao contrário: um Deus bem familiar.
É assim que sua vida com Deus se torna real, viva e significativa não só para você, mas para todos à sua volta. Se Deus é ainda desconhecido para você, então volte-se para Cristo Jesus, descrito nas Escrituras e conhecerá a revelação do Criador para você.



308 - Congresso de Carnuntum: com o intuito de pacificar o Império Romano, os líderes da tetrarquia declaram Maxêncio como Augusto e, Constantino I, seu rival, como César (imperador menor da Bretanha e da Gália).
1417 - O Concílio de Constança elege Martinho V como Papa pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente.
1528 - Frei Bartolomeu dos Mártires entra para a Ordem Dominicana.
1630 - Journée des dupes (Dia dos Logrados).
1799 - Alexander von Humboldt observa uma extraordinária chuva de meteoros (as Leônidas), que constitui o ponto inicial da percepção da periodicidade do fenômeno.
1889 - Washington torna-se o 42º estado norte-americano.
1897 - Caso Dreyfus: Mathieu Dreyfus, o irmão de Alfred, descobre que Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy foi o verdadeiro culpado (um senhor Castro reconheceu no bordereau a assinatura de um seu cliente).
1918
Assinado o
armistício de Compiègne que dá fim à Primeira Guerra Mundial.
Independência da
Polônia.
1940
Segunda Guerra Mundial: na Batalha de Taranto, aviões decolam de um porta-aviões britânico para atacar a frota Italiana no porto de Taranto.
Inicia-se a produção do
Jeep pela Willys-Overland Company.
1941 - Conferência do Potengi celebrada na estação de passageiros Rampa, na presença dos presidentes Roosevelt e Vargas.
1942
Segunda Guerra Mundial: As forças alemães ocupam o Sul de França (Vichy).
É fundado o
Colégio Afonso Pena em Santos (litoral paulista/brasileiro).
1951 - Juan Perón é reeleito presidente da Argentina.
1955 - Raízes do Golpe de 1964: golpe para evitar a posse do presidente Juscelino Kubitschek. O cruzador Tamandaré tenta partir do Rio de Janeiro para Santos a fim de se integrar ao grupo de conspiradores. General Lott consegue neutralizar o ato de insubordinação.
1958 - Adoção da bandeira atual da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, idealizada por Isac Correia do Amaral.
1966 - Lançamento da última missão do Projeto Gemini: a Gemini XII.
1975 - Independência de Angola.
1976 - O grupo Kiss lança o álbum Rock´n´Roll Over.
1977 - É fundado o Nilópolis Futebol Clube.
1981 - Antígua e Barbuda são admitidas como Estado-Membro da ONU.
1994 - O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) obtém seu registro definitivo.

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)