sábado, 30 de abril de 2011

MUITOS GOLS NO RACHA DA AMIZADE

Paulinho, depois de trocar
a chuteira conseguiu marcar.
Neste sábado (30 de abril), depois de um fim de semana sem jogo, os atletas do Racha da Amizade voltaram com a ponta da chuteira afiada. O placar final ficou em Yellows 7 x 8 Blacks.
No primeiro tempo os Blacks abriram logo 2 x 0, mas em seguida os Yellows empataram. Mas com um melhor posicionamento em campo, os Blacks fizeram 7 x 2. Depois de uma recuperação incrível os Yellows quase empataram o jogo.

FICHA TÉCNICA
YELLOWS 7 X 8 BLACKS
YELLOWS: Márcio, Felipe, Souza, Leimar, Tarcísio, Ivanzinho, Marcelo, Dudé (Marquinhos), Jean, Aymoré e Anchieta.
Gols: Marquinhos (1), Felipe (1), Ivanzinho (2), Jean (2). Marcelo (1)
BLACKS: Romário, Igor, Neto, Gleidson, Alexandre, Prego, Irapuan (Abner), Wellington, Douglas(Lombrado), Jorge e Paulinho.
Gols: Jorge (2), Paulinho (1), Gleidson (1), Douglas (1), Alexandre (1), Neto (1), Lombrado (1)
Cartão Amarelo: Gleidson e Jorge
Cartão Azul: Gleidson e Jorge

GUARANI GOLEIA HORIZONTE E É FINALISTA

O Guarani se classificou para final do segundo turno do Campeonato Cearense ao golear o Horizonte por 4 a 0, na tarde deste sábado, no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. De quebra, ainda garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.
Jérson, duas vezes, Jéferson e Netinho marcaram os gols da goleada do time do Cariri.
Agora, o Guarani espera o vencedor da partida entre Ceará e Guarany de Sobral, neste domingo, às 16 horas.
O Horizonte começou um pouco melhor no jogo. A equipe chegava ao ataque com mais frequência, mas não chances de gol.
Aos 19, o Guarani roubou a bola do ataque horizontino. Em contra-golpe rápido, Niel finalizou com força, Alex defendeu parcialmente e Jerson abriu o placar.
Após o gol, o Guarani cresceu em campo e dominou o restante do primeiro tempo. Foram pelo menos 3 chances claras ampliar o marcador antes do intervalo.
O Horizonte voltou para a segunda etapa com mais vontade, buscando pressionar o time da casa.
Mas foi o Guarani quem marcou novamente. Robeto Baiano avançou pela direita e cruzou para Netinho empurrar para as redes, fazendo 2 x 0.
O jogo ficou aberto e as duas equipes passaram a criar boas chances. O Horizonte pressionava, mas o Guarani levava muito perigos nos contra-ataques.
Niel ainda acertou a trave, antes do Leão do Mercado ampliar. Márcio Tarrafas cruzou da direita e Jeferson fez o 3º, aos 38 minutos.
O 4º gol é só questão de tempo. Novamente em velocidade, Jerson ampliou a goleada, marcando seu 2º gol na partida, 4 a 0, fazendo a alegria dos torcedores do rubronegro caririense.
Confira os gols:

DIA DO FERROVIÁRIO

O ferroviário contribui para o funcionamento do complexo sistema de transportes que é a rede de trens. O mais famoso cargo, e o que mais rapidamente nos vem à cabeça, é o de maquinista - o "motorista", que comanda o trem. Mas ainda há muitas pessoas importantes envolvidas, e todas elas merecem nossa comemoração no dia de hoje.
Para começar, é preciso lembrar que o ferroviário pode atuar em vários tipos de trens: urbanos, turísticos, de carga.
Como sistema de transporte de pessoas ou carga, os trens representam uma opção mais barata, porém insuficientemente explorada no nosso país. Seu custo é bem menor do que o rodoviário, pois os trens são movidos a diesel ou a eletricidade.
Segundo a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em apenas cinco anos houve um investimento de mais de 1 bilhão de reais no aumento da produção. Além disto, foi reduzido em 50% o índice de acidentes e foram gerados 15 mil novos empregos na indústria ferroviária.
HISTÓRIAS DO TREM NO BRASIL
A primeira estrada de ferro do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, inaugurada em 30 de abril de 1854. Era conhecida também como Estrada de Ferro Mauá, já que foi construída graças ao patrocínio do Barão de Mauá na empreitada: ligar a Praia da Estrela, na Baía da Guanabara, à raiz da Serra de Petrópolis. Já a locomotiva, trazida da Inglaterra, era homenagem à esposa do Barão de Mauá. Chamava-se "Baroneza" (com 'z' mesmo, por causa da grafia antiga).
Foi criada ainda no mesmo século outra estrada de ferro, no Rio de Janeiro, tendo em vista o desenvolvimento da região. Chamava-se Estrada de Ferro D. Pedro II, mas mudou o nome para Estrada de Ferro Central do Brasil após a Proclamação da República, em 1889. Sua principal função era integrar as áreas urbanas que não paravam de crescer, devido à chegada de imigrantes, libertação dos escravos e crise da lavoura canavieira. A Central do Brasil foi se estendendo e, com o tempo, serviu também para ligar o subúrbio ao centro da cidade do Rio de Janeiro.
A Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada em 1884, é mais um exemplo de investimento no transporte da moda do século XIX. Esta via tão antiga tem história: durante quatro anos consecutivos, transportou as peças do Cristo Redentor; recebeu passageiros ilustres como Dom Pedro II (que inaugurou a Estrada de Ferro), o secretário de Estado do Vaticano, Eugênio Pacelli (que veio a ser o Papa Pio XVII), os ex-presidentes Getúlio Vargas e Epitácio Pessoa, o Papa João Paulo II, o cientista Albert Einstein e a princesa Diana. Foi conduzido até por Santos Dumont, freqüentador assíduo que sempre dava generosas gorjetas.
TURISMOS SOBRE TRILHOS
Além de um meio de transporte que facilita muito a vida de quem precisa ir para o trabalho ou viajar, os trens também servem para algo muito divertido: passeios turísticos!
As opções geralmente estão associadas a lugares históricos, já que os trens têm um quê de nostalgia que dão ao passeio um gostinho de saudade.
É dentro desta visão que existem os passeios que transpõem antigas rotas de mineração, ou os trilhos que atravessam antigas fazendas de café ou engenhos já extintos.
O turismo ferroviário também inclui passeios ecológicos - as pessoas contemplam a natureza de dentro do vagão, e o ponto de chegada pode ser, por exemplo, um mirante com uma vista espetacular. Se você é preguiçoso, ou tem algum outro motivo para evitar uma caminhada, os trenzinhos podem ajudar.
Alguns exemplos de onde você encontra estes passeios são: Tiradentes ou São João del Rei (existe um circuito que interliga estas cidades), em Minas Gerais; Serra da Graciosa, no Paraná; São João da Barra, no norte do estado do Rio de Janeiro; e o trem do Corcovado, imperdível para quem quer conhecer a Cidade Maravilhosa.
CURIOSIDADES
A primeira locomotiva foi apresentada em público em 1814, graças a George Stephenson (1781-1848). As tentativas anteriores foram algo parecido, mas nada práticas. Richard Trevithick, por exemplo, construiu um veículo em 1803, pesando 5 toneladas e que podia desenvolver a velocidade de... 5 quilômetros por hora!
Um pouco mais de velocidade foi alcançado por Stephenson, com a locomotiva "Rocket": 47 quilômetros por hora! Ganhou até prêmio. Mas a novidade da "Rocket" foi mesmo a utilização, pela primeira vez, da caldeira tubular e do escapamento do vapor pela chaminé. Bom, o que importa entender disto tudo é que o resultado foi o equilíbrio entre o consumo e a produção de vapor. Muito melhor!
Nos Estados Unidos, o primeiro trem para passageiros circulou no dia 25 de dezembro de 1839, na Carolina do Sul.
A primeira vez que uma locomotiva elétrica circulou foi na Exposição Industrial de Berlim, em 1879.
A primeira ferrovia da América do Sul foi construída no Peru, em 1849.
É também no Peru que fica a linha Lima-Oroya, a mais alta do mundo: está a 4.816 metros de altitude!
E uma ferrovia transcontinental? Nos Estados Unidos, em 1869, a cidade de Nova York, no Atlântico, foi conectada a São Francisco, no Pacífico. O percurso totalizava 5.300 km.
No Brasil, a primeira ponte ferroviária foi construída em 1858, na região de Afogados, cidade do Recife.
A combustão interna conhecida como diesel foi patenteada pelo engenheiro Rudolf Diesel. A invenção contribuiu em grande parte para a evolução das estradas de ferro, que passaram a utilizar a tração diesel. O motor diesel também foi aproveitado nas indústrias nascentes como gerador de energia e, mais tarde, nos barcos, navios, locomotivas e caminhões.
A ligação por trem das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foi um grande acontecimento. As duas mais importantes cidades do País foram unidas no dia 8 de julho de 1877.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

sexta-feira, 29 de abril de 2011

CASAMENTO REAL (COBERTURA EXAGERADA)

Parabéns aos noivos!
Enquanto pessoas passam por diversas necessidades do mundo (guerra, fome, epidemias, terremotos etc), noticiam para todo o planeta, um casamento, cheio de gastos desnecessários, de uma cultura que só existe na Grâ-Bretanha e a uma minoria de países.
Esse episódio é de grande importância para eles, mas para a grande maioria mundial não tem nenhuma influência e por que toda essa mídia?!. A notícia deve ser dada de uma maneira jornalística "normal" e não "enchendo ainda mais a bola" da Europa.
Vamos respeitar a cultura deles, ou de qualquer outra nação, mas o que está sendo feito, até por países extremamente pobres, inclusive essa pobreza vem de exploração de países europeus, é totalmente sem sentido.
O HJ NOTÍCIAS deseja que o casal William e Kate Middleton seja feliz! E só!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

DIA DA EDUCAÇÃO

"...a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida".

Educação - É o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para a transmissão do saber e dos valores essenciais à sociedade.
Ao professor cabe transmitir conhecimentos e estimular o raciocínio lógico e a visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.
Atua em todos os níveis da educação, do ensino infantil ao superior. Pode lecionar disciplinas específicas nos cursos profissionalizantes, nas classes de alfabetização, de educação especial (para portadores de deficiência) ou para jovens e adultos (antigo supletivo). Pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996, todos os professores, de qualquer nível de ensino, devem ter formação superior a partir de 2007. Para lecionar em faculdade, é preciso, ainda, ter pós-graduação.
Hoje em dia é grande a importância dada à educação. O número de analfabetos no país vem caindo a cada ano e praticamente todas as crianças com idade entre 7 e 14 anos estão matriculadas na escola. E também há um esforço para colocar na pré-escola as crianças com menos de seis anos de idade.
Outra preocupação atual é com a repetência. Professores e o Ministério da Educação buscam formas de evitar a repetência dos alunos para que eles não desanimem e acabem abandonando a escola. Mesmo assim, muitas crianças e jovens têm que deixar de estudar porque precisam trabalhar.
A qualidade do ensino também é um ponto importante para se pensar. Pouco adianta completar séries e ganhar um diploma se não aprendermos de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que aprendemos é uma boa forma de comemorar o Dia da Educação.

Como anda a educação no Brasil?
O IBGE realiza várias pesquisas que levantam dados sobre a educação no Brasil, sendo a maior delas o Censo Demográfico. O último censo foi em 2000 e trouxe informações sobre analfabetismo, anos de estudo, freqüência escolar e redes de ensino, com distribuição de acordo com idade, estados, regiões do Brasil e sexo, entre outros dados.
Outra pesquisa importante, realizada com amostras da população brasileira, é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, que apresentou seus mais recentes resultados em 2003. Vamos aproveitar o Dia da Educação para sabermos mais sobre o assunto no Brasil?

Mais brasileiros sabendo ler e escrever
O mundo moderno exige das pessoas uma preparação cada vez melhor para o exercício de suas tarefas. Ler e escrever, além de serem formas de se comunicar com o mundo, são atividades básicas para o desempenho de muitas outras funções.
Sob esse aspecto, a população brasileira vem conseguindo alguns avanços. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2004, que traz os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2003 (PNAD), do IBGE, o crescimento contínuo da taxa de escolarização vem reduzindo o analfabetismo, elevando o nível de instrução da população em todo o país e diminuindo, gradativamente, as grandes diferenças entre as regiões.
A taxa de escolarização dos jovens de 15 a 17 anos, por exemplo, aumentou cerca de 33% nos últimos 10 anos e atingiu, em 2003, 82,4% desses jovens. Não houve grandes variações entre as taxas regionais e a taxa média nacional.

Sobe o nível de instrução da população, cai o analfabetismo
A crescente escolarização vem impulsionando a elevação do nível de instrução da população. Entre 1993 e 2003, o analfabetismo declinou em quase 30% no Brasil. Esse declínio foi mais intenso nas regiões Sul (34,7%), Centro-Oeste (32,1%) e Sudeste (31,3%), principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina (com reduções de 37,6% e 36,7%, (respectivamente), o Distrito Federal (-45,7%) e o Rio de Janeiro (-41%). O Nordeste apresentou um declínio de 27%.
São considerados analfabetos todos aqueles que possuem mais de 15 anos de idade e não sabem ler nem escrever. A diminuição das taxas de analfabetismo no Brasil deve-se ao maior acesso da população carente ao ensino fundamental e aos programas de alfabetização de adultos, como, por exemplo, o Alfabetização Solidária, onde o governo federal atua em parceria com universidades, empresas privadas, prefeituras e comunidades, e o Movimento de Educação de Base, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

Meninos e meninas: quem estuda mais?
Segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2004, o analfabetismo apresentou maior declínio entre as mulheres (31,7%) do que entre os homens (26,9%).
No grupo das pessoas com mais de 10 anos de idade, ocupadas, as mulheres têm em média um ano de estudo a mais do que os homens (média de anos de estudo iguais a 7,7 e 6,7, respectivamente).

Educação, formando o ser humano
Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, educação é: "processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social". O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.
Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução da criança, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, entre outras.
Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.
E lembre-se: a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

Quem está na escola vai à escola?
Agora vamos estudar mais detalhadamente a situação desses jovens que estão na escola. Há inúmeras razões que determinam o grau de freqüência à escola. A Pesquisa de Padrão de Vida (PPV), realizada pelo IBGE, entre março de 1996 e março de 1997, nas regiões metropolitanas do Nordeste e do Sudeste, onde estão concentrados 70% da população, teve como um dos temas apurados a Educação, com destaque para o estudo da freqüência à escola.

Veja alguns dos resultados da pesquisa:
8% das crianças entre 7 e 14 anos, residentes nos domicílios pesquisados, não freqüentam a escola e grande parte alega como causas dessa situação dificuldades financeiras e desinteresse.
Entre as crianças de 7 a 9 anos, a renda aparece como o principal motivo (28%) pela não freqüência, seguida por razões ligadas ao sistema educacional (26%, sendo 11% a falta de vagas e 15% a ausência de escola próxima do domicílio) e por desinteresse (9%).
Já para a faixa de 10 a 14 anos, o desinteresse é o principal motivo (31%), seguido pela renda (25%). Os problemas relacionados ao sistema educacional respondem por 22%.
Na medida em que aumenta a renda familiar, cresce também a taxa de escolarização entre os membros da família.
O atual sistema educacional brasileiro tem a seguinte estrutura:
- Educação Básica - compreende a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.
- Educação Superior - compreende o ensino superior e pós-graduação. Há também a educação profissional nos níveis básico, técnico de nível médio e tecnológico e a educação especial, para estudantes portadores de deficiência física ou mental.
Quanto maior o nível de instrução, maiores são as chances de encontrar trabalho. A conclusão é da Pesquisa de Padrão de Vida (PPV), realizada pelo IBGE, entre março de 1996 e março de 1997, nas regiões metropolitanas do Nordeste e do Sudeste, onde estão concentradas 70% da população.
Os resultados da PPV mostraram que a taxa de ocupação para quem estuda durante 12 anos ou mais é de 77,62%, contra 44,5%, para os que têm de 1 a 3 anos de estudo.
O Brasil gasta, em média, 5,5% do Produto Interno Bruto - PIB em programas de educação, incluindo os gastos públicos e os investimentos privados. Esse valor é alto. Só para se ter idéia, os Estados Unidos destinam 5,3% de seu PIB com educação e a Inglaterra, 5,5%. O problema que o Brasil enfrenta é a distribuição desigual dos recursos nos diferentes níveis de ensino. Aos alunos de nível superior é destinada uma quantidade muito maior de recursos do que para os do ensino fundamental.
Fontes: IBGE e diversos Sites

DIA DA SOGRA

A imagem da sogra de "bruxa malvada", "cobra venenosa" e outros adjetivos nada elogios, é a que perpassa o imaginário popular há tempos.
Mas ninguém nunca pensa no outro lado; o lado da mãe que pensa correr o risco de perder o filhinho amado para uma jararaca sem coração, ou melhor, a nora!
Claro, não é sempre assim: existem noras que possuem um relacionamento muito melhor com a sogra do que com a própria mãe.
Mas o retrato eternizado dessa parenta para a toda vida (sim, porque segundo a Legislação, a sogra é o único parente que se continua tendo mesmo após a separação!)
É o da mulher que tem por rival a companheira que o próprio filho escolheu, não raro infernizando e botando tudo quanto é defeito no que a norinha faz.
Sogra que se sente traída geralmente não esconde a animosidade contra a companheira do filho, então, qual o segredo?
Mostrar a elas que não competem com ninguém, porque o amor do querido rebento é para sempre.
Deixando de lado todos esses preconceitos, a nora poderá conquistar na sogra uma poderosa aliada, e até descobrir nela uma mulher.
Experiente e com qualidades que as rivalidades não deixavam transparecer!
O Dia da Sogra é comemorado no dia 28 de Abril. Ela é vítima de piadas e brincadeiras, vista como vilã e grande rival dos cônjuges. Mesmo assim, merece um dia especial, dedicado a ela. Afinal, nem todas as sogras são “malvadas”, muitas são grandes aliadas e só visam defender a família.
Origem da palavra
Do latim vulgar socra, que substituiu o latim clássico socrus, significa mãe do marido, em relação à mulher; ou mãe da mulher, em relação ao marido.
Você sabia?
A palavra ganhou a sua versão masculina posteriormente. Primeiro foi originada a palavra sogra no feminino, pois as noras e as sogras passavam muito tempo juntas, devido à realização das atividades domésticas. Por isso, eram gerados conflitos e desavenças.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ATENÇÃO TORCIDA DO CEARÁ

Durante a narração, pela EsporteTV, do jogo Horizonte e Flamengo, pela Copa do Brasil. O narrador falou da grandiosidade da torcida alvinegra, que será diferente do jogo contra o Horizonte. Mas o comentarista discordou, dizendo que a torcida do Flamengo tomará os espaços da torcida do Ceará. Será?!
Será que a enorme torcida alvinegra vai permitir? Acredito que esse comentarista está totalmente equivocado.
Confira:

O SONHO ACABOU

Acabou o sonho do Horizonte, em permanecer na Copa do Brasil. Depois de uma excelente partida feita no Rio de Janeiro, no estádio Engenhão, quando empatou em 1 x 1 com o Flamengo. O time horizontino não conseguiu repetir a atuação e foi derrotado pelo Flamengo, em pleno Domingão, pelo placar de 3 x 0. Os gols da partida foram de Galhardo, Devid e William.
Agora a equipe do Horizonte, vai se preparar para a semifinal do Campeonato Cearense. O Galo do Tabuleiro jogará domingo, com o Guarani, em Juazeiro.
Apesar da derrota, parabéns ao Horizonte pela campanha na Copa do Brasil, que além de ser uma equipe jovem, também é estreante em Copa do Brasil.

Confira o Gol de Galhardo: uma infelicidade do goleiro Flávio, pois a bola ia para fora.

QUANDO A FASE É BOA... (II)

Quando a fase é boa, tudo acontece a favor. Nesta quarta-feira a equipe do Ceará Sporting Club, venceu o Grêmio Prudente por 2 x 1, com gols de Iarley e João Marcos. O primeiro tento alvinegro foi  um relâmpago marcado antes do primeiro minuto de jogo, numa falha incrível do goleiro do Grêmio. A partida foi o jogo de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil, já que o Ceará havia repetido o mesmo placar jogando em Horizonte. O alvinegro carimbou vaga para as quartas-de-final da competição, enfrentará o Flamengo ou Horizonte, que jogam logo mais na cidade de Horizonte, região metropolitana de Fortaleza.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza o Ceará pela excelente campanha.


Confira os gols do Ceará. Imagens da SportTV:


DIA DO SACERDOTE E DA EMPREGADA DOMÉSTICA

Adicionar legenda
Dia do Sacerdote
Um sacerdote é alguém que faz os sacrifícios, realiza os rituais e age como um mediador entre Deus e o homem. Isto significa que ele é responsável por oferecer aquilo para o qual foi divinamente designado por Deus, para executar os diferentes ritos e cerimônias referentes à adoração a Deus, e ser um mediador entre Deus e homem.
Os seus deveres estavam divididos em funções. (Serviço, Ensino, e Oração)
1) o primeiro era ministrar no santuário, que nesta época era o tabernáculo, mas quando Israel se tornou uma nação povoada foi o templo.
2) Em segundo, os sacerdotes eram responsáveis para ensinar ao povo a lei de Deus.
3) Por fim, quando a nação buscava a Deus, eram os sacerdotes que oravam para pedindo direção.
Algo da importância do sacerdote na adoração do Antigo Testamento pode ser visto do fato de que no hebraico a palavra para sacerdote 'kohen' ocorre quase 800 vezes. É interessante que o verbo kahan (da mesma raiz de kohen) é usado no Antigo Testamento para descrever o noivo que se enfeita com ornamentos.

Dia da Empregada Doméstica
Embora muita gente não saiba, no dia 27 de abril se comemora o dia da empregada doméstica, data dedicada a Santa Zita de Lucca.
Santa Zita era uma empregada doméstica e uma santa milagrosa. Nascida em Monte Sagrati, Itália em 1218, com a idade de 12 anos começou a trabalhar para a família dos Fratinelle, comerciante de lã e outros tecidos em Lucca.
Logo outros serventes não gostaram dela porque ela trabalhava muito e era muito boa para os outros. Além disso ela dava comida e roupa para os pobres. Mais tarde, ela conseguiu o respeito dos membros da família. De acordo com a tradição, os outros serventes finalmente ficaram convencidos que ela era uma santa, porque um dia encontraram um anjo fazendo os pães e outro lavando a roupa, no lugar de Santa Zita, que atendia a um pobre doente a porta da casa.
Durante toda a sua vida ela trabalhou a favor dos pobres, doentes e outros sofredores e lastimava que criminosos ficassem na prisão sem fazer nada. Ela foi uma das que defendia a causa que os criminosos prisioneiros deveriam ter que ajudar aos pobres e doentes. A ela foi creditado uma serie de milagres Foi canonizada em 1696 e é a padroeira das empregados domésticas e na arte litúrgica da Igreja é mostrada com um saco, pedaços de pão e um rosário ou ainda atendendo a um pedinte a porta de casa. Ela é responsável por vários milagres, canonizada em 1696 e tida como padroeira dos empregados domésticos,e sua imagem nas igrejas, é mostrada com um saco, pedaços de pão e um rosário ou atendendo há um pedinte.
Foi reconhecida como santa ainda viva,confirmada como grande feitora de milagres.
Oração a Santa Zita
Ó Santa Zita, que no humilde trabalho doméstico soube ser solícita como foi Marta quando servis Jesus em Betânia, e piedosa como Maria Madalena, aos pés do mesmo Jesus, ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios que impõem meus trabalhos domésticos: ajudai me a tratar as pessoas da família que sirvo como se fossem meus irmãos.
Ò Deus recebei o meu trabalho, o meu cansaço e minhas tribulações, e pela intercessão de Santa Zita, daí forças para cumprir sempre meus deveres, para merecer o reconhecimento dos que sirvo e a recompensa eterna no céu.
Santa Zita ajudai-me,
Amém
Fontes:
http://www.cademeusanto.com.br/santa_zita.htm
http://mirelejornalista.blogspot.com/2008/04/27-de-abril-dia-das-empregadas.html
http://www.jesusnet.org.br/tabernaculo/ssacerdote.htm

terça-feira, 26 de abril de 2011

(FUTSAL) AFAGU/RUSSAS SAI NA FRENTE

A equipe do Afagu/Russas saiu na frente, ontem, no Ginásio Paulo Sarasate, na largada do Campeonato Cearense de Futebol de Salão, edição 2011. A equipe desbancou o favorito Horizonte, por 5x2. 
O Afagu/Russas iniciou a partida marcando. Aos 49 segundos, Fred abriu o placar. Aos seis minutos, Vevé ampliou. O jogo parecia fácil para a equipe de Russas, mas foi aí que o técnico Aires resolveu, agir e empurrar sua equipe. Aos 10 minutos, Sérgio Edson descontou. Aos 11 minutos Butina fez o 3º do Afagu. Aos 17 minutos, Fábio assinala o 2º do Horizonte. Na comemoração ele discutiu com o técnico Deivid, do adversário, e ambos foram expulsos. Aos 19 minutos, Reginaldo fez o 4º do Afagu, fechando o placar da etapa inicial.
Na 2ª etapa, as equipes pareciam cautelosas, procurando jogar nas falhas adversárias. Aos 3 minutos, Butina, explorou bem erro de marcação do Horizonte para assinalar o 5º gol dos russanos. As equipes ainda tentaram marcar, em lances individuais, mas o placar ficou mesmo na goleada por 5x2 para o Afagu.

O restante da primeira rodada da competição será realizada no dia 14 de maio. Para a edição 2011 da competição tivemos algumas alterações na forma de disputa do certame em relação as edições anteriores. Na primeira fase da competição foram formados 2 (dois) grupos compostos de 8 (oito) equipes cada que jogam entre si, dentro de seus respectivos grupos, em jogos de ida e volta. Seis clubes de cada grupo passam a fase seguinte da competição. Na segunda fase serão formados mais 2 (dois) grupos, cada um com 6 (seis) clubes, que se enfrentam entre si em jogos de ida e volta. Passam a fase seguinte da competição os quatro melhores clubes de cada grupo. A terceira fase da competição será no sistema de “mata-mata” sendo realizada em dois jogo, passando para a fase semifinal os vencedores desses confrontos.

Grupo A – Horizonte Futsal, Afagu Russas, Santa Cruz, Sumov A.C, Fibra E.C/Morrinhos, Camocim, Alto Santo Esporte Clube e Limoeiro do Norte.
Grupo B – Quixeramobim, Antônio Bezerra/Uneuva, Meruoca, Ferroviário A.C, Espaço Jovem, São Gonçalo do Amarante, Nordeste Futsal e Fortaleza E.C.

DIA DO GOLEIRO

Jefferson, um exemplo de
profissional.
País comemora dia 26 de abril, o Dia do Goleiro, criado há 30 anos para homenagear aqueles que desafiam a lógica dos gramados
Eles passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de ‘frangueiros’, ‘braço curto’, ‘mão de pau’ e outras atribuições depreciativas. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros? Idolatrados a cada defesa e execrados a cada falha, os donos da camisa 1 – considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedir o torcedor de ver o que mais gosta, o gol – vão poder, pelo menos por um dia, ser tratados como reis. É que na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, o Brasil comemora o Dia do Goleiro.
“A idéia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70”, relata o jornalista Paulo Guilherme, autor do livro Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1, novo lançamento da editora Alameda Casa Editorial. Carlesso foi um dos precursores do trabalho de preparação de goleiros no Brasil. O tema entrou na pauta da Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1970, quando o preparador físico Admildo Chirol levou para a concentração fotos e filmes de treinamentos de goleiros da Alemanha e da Iugoslávia.
Nos anos seguintes, Carlesso desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de diversos arqueiros brasileiros e foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974. “Diante do sucesso do método e da evolução dos goleiros no Brasil decidimos criar o Dia do Goleiro para homenagear todos os atletas dessa posição”, conta Bielinski, que desenvolveu vários estudos com Carlesso – este morreu em um acidente de carro no final dos anos 80.
Uma festa reunindo goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol, no Rio, celebrou o primeiro Dia do Goleiro, em 14 de abril de 1975. Mas, a partir de 1976, definiu-se como o dia “oficial” a data de 26 de abril, em uma homenagem ao goleiro Manga, que na época era o campeão brasileiro pelo Internacional.
“Nos anos 70, o goleiro brasileiro era pouco respeitado tanto lá fora quanto aqui mesmo no Brasil”, afirma Paulo Guilherme. “Hoje, três décadas depois, os goleiros celebram uma nova era, conquistando espaço em grandes clubes da Europa, arrastando milhares de fãs para os estádios e lançando moda nos uniformes".

domingo, 24 de abril de 2011

FERIADÃO DE PÁSCOA (BUSCA POR TRANQUILIDADE FRUSTRADA)

Algumas pessoas buscam tranquilidade quando viajam para o interior do Estado. Mas o que está acontecendo é exatamente o contrário nos feriados prolongados. Alguns jovens com seus "paredões" estão levando, principalmente para o litoral, muita alegria, mas também, muito barulho, estragando a tranquilidade de quem busca sair um pouco do stress da semana de trabalho.
Acredito que essa tranquilidade que as pessoas buscam está agora em Fortaleza nos "feriadões". Confira a matéria:

JOGOS DAS SEMIFINAIS DEFINIDOS DO CAMPEONATO CEARENSE

Nesse domingo (24 de abril), foi definidos as partidas semifinais do Campeonato Cearense para a decisão do 2º turno.
Ceará x Guarany, no domingo que vem, em Fortaleza (Domingão ou PV) e Guarani x Horizonte, no sábado, no Romeirão. São esses os jogos semifinais do returno do Campeonato Cearense.
Precisando de uma vitória simples para garantir o terceiro lugar, o Horizonte venceu o já eliminado Ferroviário por 3 a 1, no Domingão. Isac, duas vezes e Siloé fizeram os gols do Galo do Tabuleiro. Juranílson diminuiu para o Ferrão.
Também dependendo apenas de suas forças, o Guarany bateu o Ceará por 3 a 2, de virada. Jogando com o time reserva, o alvinegro saiu na frente com Geovane. O time de Sobral empatou com Dudu, ainda na primeira etapa, mas Murilo colocou novamente o Ceará em vantagem. No segundo tempo, Junior Alves e Fábio Recife marcaram e deram a vitória ao Bugre.
Em Juazeiro, precisando vencer e de uma combinação de outros três resultados, o Fortaleza foi derrotado pelo Icasa por 3 a 2. Marciano marcou duas vezes para o Verdão, enquanto Guto também fez duas vezes para o Tricolor. O gol da vitória do time da casa foi marcado por Fábio Lopes.
Itapipoca e Tiradentes também lutavam na rodada por classificação ao G4, mas não conseguiram. O Itapipoca fez 2 a 0 no já classificado Guarani, gols de Pantera e Kiko. Já o Tiradentes abriu 3 a 0 contra o Limoeiro (gols de Pedro Bambu, Derlei e Ribinha), mas deixou a equipe já rebaixada empatar, tentos marcados por Paloma e Fabinho (duas vezes).
Na briga para evitar o rebaixamento, o Crato precisava da vitória sobre o Quixadá para não ser rebaixado. E conseguiu, gols marcados por Marquinhos Portugal, Carlos Alberto e Djalma. Para o Quixadá, Lopes diminuiu.

NUNCA DUVIDEM!



Quando se tratar do Fortaleza Esporte Clube, é bom não duvidar. Muitas brincadeiras relacionam o Tricolor do Pici a sua desclassificação do quadrangular final do segundo turno do Campeonato Cearense:
- É duas vezes mais fácil uma pessoa escapar do ataque de um leão (40%), que o Fortaleza conseguir vaga para a próxima fase do segundo turno. Exceto se o ataque ocorrer em Tsavo, na África Oriental, onde a probabilidade de sobrevivência cai para 38%.
- Se o Ceará “abrir” o jogo para o Guarany, é mais fácil um motorista se acidentar no trânsito, por falar ao celular (13%), que o time tricolor se classificar.
As pessoas que brincam com o Leão, é bom não esquecer que o Tricolor de Aço já virou várias situações adversas. É claro que a equipe tem que ter os "pés no chão", mas jamais esquecer de lutar.
Quantos aos brincalhões, principalmente da imprensa, mais uma vez fica o recado do HJ NOTÍCIAS: vão com calma!!!!



PÁSCOA

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
Entre os seus símbolos encontram-se:
O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".



sexta-feira, 22 de abril de 2011

QUANDO A FASE É BOA...

Washington marcou o gol da vitória
Quando a fase é boa, as coisas sempre dão certo. Nesta quinta-feira o Ceará conseguiu uma importante vitória pela Copa do Brasil.
O Vovô venceu o Grêmio por 2 a 1 nesta quinta-feira, jogo que finalizou a rodada de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A partida foi disputada no estádio Domingão, em Horizonte, e agora o alvinegro joga por qualquer empate ou vitória no Prudentão, quarta-feira que vem (19:30h). Em caso de vitória do Prudente por 1 a 0, o time do interior de São Paulo se classifica.
O JOGO
No segundo tempo, aos 11 minutos, Nicácio foi derrubado por Tesser. Geraldo bateu o pênalti com categoria e colocou o Ceará em vantagem. Após o gol, o Prudente passou a ocupar mais o campo defensivo do alvinegro. Aos 19 minutos, Thiago Tremonti acertou lindo chute na trave do gol defendido por Fernando Henrique. O empate do Prudente ocorreu aos 38 minutos, depois que Alceu desviou de leve para marcar. No lance, havia impedimento do ataque paulista.
Já com Osvaldo e Washington em campo, o Ceará conseguiu a vitória aos 45 minutos (aos 39, o zagueiro Fabrício havia perdido gol feito). Jogada rápida pela direita de Osvaldo, cruzamento e cabeçada firme de Washington.

DIA DA TERRA

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril.
Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.
O evento foi a culminação de uma série de tendências que começaram nos anos 50 em que os cientistas começaram notar como a industrialização impactava o ecossistema da Terra. Então, em 1962, o livro inovador de Rachel Carson “Silent Spring”, que documentou os efeitos dos inseticidas no ambiente, causou uma sensação internacional e conduziu-a eventualmente à proibição do DDT nos Estados Unidos.
Em 1970, a preocupação com o crescimento populacional, a fome em massa, a poluição do ar e da água o grupo se uniu num movimento para apoiar um ambiente mais limpo e saudável.
Tudo isto e mais está no filme “Earth Days”, que foi mostrado em PBS’American Experience em 19 de Abril dirigido por Robert Stone o filme mostra não somente como o movimento verde começou, mas os sucessos e falhas desde o dia seminal em 1970.
Ainda hoje, muitas pessoas, empresas etc, direta ou indiretamente, prejudicam nosso planeta. O HJ NOTÍCIAS compartilha com qualquer movimento que venha combater quem faz mal a nossa "nave-mãe".

DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Hoje, 22 de abril, comemora-se o Dia do Descobrimento do Brasil. Mas Cabral não foi o primeiro a chegar ao Brasil.
Em dezembro de 1498, uma frota de oito navios, sob o comando de Duarte Pacheco Pereira, atingiu o litoral brasileiro e chegou a explorá-lo, à altura dos atuais Estados do Pará e do Maranhão. Essa primeira chegada dos portugueses ao continente sul-americano foi mantida em rigoroso segredo. Estadistas hábeis, os dois últimos reis de Portugal entre os séculos 15 e 16 - D. João II e D. Manuel I - procuravam impedir que os espanhóis tivessem conhecimento de seus projetos.
Pouco depois do retorno de Vasco da Gama a Lisboa, em agosto de 1499, D. Manuel I, em parceria com investidores particulares, organizava uma nova expedição para Calicute. Decidido a impressionar o monarca local, ou a convencê-lo pelas armas, o rei enviava agora uma expedição ostensivamente rica e poderosa, composta de 13 navios com uma tripulação estimada entre 1.200 e 1.500 homens.
Seu comando foi confiado a um fidalgo de 33 anos, chamado Pedro Álvares Cabral. A bordo, estavam presentes alguns dos mais experientes navegadores portugueses, como Bartolomeu Dias, o mesmo que dobrou o cabo da Boa Esperança, atingindo pela primeira vez o oceano Índico.
A partida da armada de Cabral foi programada para 8 de março de 1500, embora tenha sido adiada para o dia seguinte, devido ao mau tempo. Uma cerimônia espetacular foi organizada na ocasião pelo rei de Portugal. Toda a população de Lisboa - cerca de 60 mil pessoas - foi convocada para assistir a ela, o que era uma forma de oficializar o pioneirismo português no caminho da Índia, assegurando para o reino luso os direitos do comércio com o Oriente.
Cabral chega ao Brasil
Rumo ao Ocidente, a frota chegou às ilhas Canárias cinco dias depois da partida e dirigiu-se para o arquipélago de Cabo Verde, onde uma nau desapareceu no mar. Após tentar em vão encontrá-la, o comandante decidiu seguir a viagem. Cruzou a linha do Equador a 9 de abril, seguindo uma rota para o sudoeste que avançava nessa direção, comparativamente ao caminho seguido por Vasco da Gama.
No entardecer do dia 22 de abril, ancorou em frente a um monte, batizado de Pascoal, no magnífico cenário do litoral Sul do atual estado de Bahia. Antes de continuar a viagem para a Índia, os navegantes permaneceriam ali até o dia 2 de maio, tomando posse da terra, "em nome de d. Manuel I e de Jesus Cristo".
Assim, a chegada de Cabral ao Brasil é dois anos posterior à de Duarte Pacheco. Além disso, o atual território brasileiro já era habitado desde tempos pré-históricos. Cinco milhões de índios espalhavam-se particularmente ao longo do litoral, em 1500.
Por isso é preciso relativizar a idéia de que ocorreu um descobrimento a 22 de abril. Na verdade, a data marca a tomada de posse das terras brasileiras pelo reino de Portugal, o que significa a integração do país no contexto da história européia e global.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AH! PENSAVAM QUE ERA "MOLEZA"

Siloé, vem se destacando.
A grande maioria da imprensa, inclusive a cearense, pensava que seria moleza para o Flamengo, o jogo pela Copa Brasil, contra o Horizonte, do nosso Estado. Pois é, o Galo do Tabuleiro, mostrou que aqui também tem craque, inclusive Siloé, foi um terror para a defesa do Flamengo.
O placar foi 1 x 1 em pleno Rio de Janeiro. Agora basta um empate sem gols no Domingão, na cidade do Horizonte para passar para a próxima fase da Copa do Brasil. Os gols da partida foram marcados por Wanderley, para o Flamengo, enquanto que Elanardo empatou de pênalti para o Horizonte, depois de uma linda jogada de Siloé.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza o time do Horizonte, e manda um recado para a imprensa cearense: mais calma pessoal quando for criticar nosso futebol. Vamos valorizar nossos atletas, e não "endeusar" atletas normais.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

FORTALEZA É CAMPEÃO DA XX COPA METROPOLITANA DE FUTSAL

Nesta segunda-feira (18 de abril, no Ginásio Paulo Sarasate, a equipe do Fortaleza venceu o time do Sumov, por 2 x 0 e conquistou a XX Copa Metropolitana de Futsal. A partida foi bastante disputada com uma marcação muito intensa de ambas as equipes. Ainda na primeira etapa, Rafinha e João César fizeram os gols que deram a vitória ao Tricolor. O Sumov não se entregou, partiu para cima do Fortaleza, mas não conseguiu furar o bloqueio do adversário. Perto do final da partida o técnico Elivésio, ainda colocou o "goleiro-linha" Diego, mas não foi suficiente. Desta vez o técnico Ratinho do Fortaleza foi mais feliz e conquistou o título:
FICHA TÉCNICA:
FORTALEZA 2 X 0 SUMOV
FORTALEZA: Mateus, Elton, João Paulo, Fernandinho, Viola, João César, Elison, Pretinho, Pedro Canindé, Rafinha, Pedrinho e Wendel.
Técnico: Regys Freitas (Ratinho)
Auxiliares Técnicos: Pedro Ernesto e Carlinhos
Preparador Físico: Rafael
Coordenador: Branquinho
Diretor: Betinho
SUMOV: Samuel, Fagner, Robério, Michael, Carlos Eduardo, Joney, Thiago, Ramon, David, Raydan, Luciano e Diego César.
Técnico: Elivésio Fernandes
Preparador Físico: Júlio César
Fisioterapeuta: Mário Muniz
Atendente: José Félix
Supervisor: Francisco Costa

O HJ NOTÍCIAS acompanhou a decisão no Paulo Sarasate. Confira vários momentos:


Rafinha, do Fortaleza

Ramon, do Sumov

Fernandinho, do Fortaleza

Kadu, do Sumov:

1º gol da partida: Rafinha

Técnico do Fortaleza, Regys Freitas (Ratinho)

João César, autor do segunto gol tricolor:

Entrega dos troféus e festa tricolor:

RACHA DA AMIZADE (YELLOW VENCE BLACK)

Fernando marcou na vitória dos Yellows
No último sábado (16 de abril) a equipe dos Yellows venceu por 3 x 2 os Blacks.
Os Yellows, com o meio de campo bem mais jovem (Wellington, Jean e Marcelo) que os do blacks (Dudé, Kadim e Prego, foram bem superiores e venceram por 3 x 2, embora tenha havido uma reação no 2º tempo por parte dos blacks que quase chegaram ao empate.
FOLGA AOS ATLETAS
A diretoria do RA cedeu folga aos atletas no próximo sábado (23/04) por conta do feriadão de Semana Santa. Com certeza no dia 30, todos estarão de volta, fazendo o sábado mais alegre no campo do Tiradentes.
FICHA TÉCNICA
YELLOWS 3 X 2 BLACKS
AMARELO: Valtecir, Igor, Neto (Rafael), Mateus, Marcelo, Rosalvo, Fernando, Wellington, Jean,
Paulinho e Brandão.
Gols: Brandão (1), Fernando (1), Marcelo (1)
PRETO: Márcio, Rafael (Felipe), Souza, Leimar, Abner, Prego, Dudé, Bibi (Romário), Kadim, Aymoré e Anchieta.
Gols: Aymoré (1), Romário (1)
Cartão Amarelo: Mateus

quinta-feira, 14 de abril de 2011

VIII SEMINÁRIO NACIONAL DE EDITORAÇÃO, DESIGN E ARTES GRÁFICAS

Acontece nos dias 13 e 14 de abril, no auditório da FIEC, o VIII Seminário Nacional de Editoração, Design e Artes Gráficas. A palestra é voltada para as pessoas que trabalham na área gráfica, promovida pelo Sistema UNIGRAFICA. O palestrante Felipe Santos é Designer e Produtor Gráfica com mais de 20 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens.

O HJ NOTÍCIAS acompanhou toda a palestra. Confira uma entrevista com o palestrante Felipe, que gentilmente conversou com nossa reportagem:

Momento da palestra:

DIA PAN-AMERICANO

Simon Bolivar
Hoje, 14 de abril, além de ser o aniversário da minha filha Érika, é o Dia Pan-Americano. Você sabe o que é o movimento do Pan-Americanismo?
Pan-Americanismo é o ideal de integração e solidariedade entre os países do continente americano, defendido inicialmente pelo revolucionário venezuelano Simon Bolívar (1783-1830).
Um dos resultados desse movimento foi a instituição do Dia Pan-Americano, em 14 de abril de 1890, derivado da Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, realizada naquele ano, em Washington, Estados Unidos. O termo “pan-americanismo” surgiu associado, de um lado, à Doutrina Monroe — ao incorporar o velho argumento da “América para os americanos” a fim de afastar a Europa das relações comerciais com a América Latina e, consequentemente, garantir a exclusividade dos mercados latinos para os produtos da indústria americana — e, de outro lado, à ideologia do Destino Manifesto — ao pressupor o “direito natural” dos Estados Unidos de exercer, de forma hegemônica, o domínio econômico e político sobre o continente.
Érika Maria
Ah! PARABÉNS ÉRIKA!
Fontes: Portal MultiRio e www.vermelho.org.br

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Alunos do Colégio 7 de Setembro
O Grupo Vemart apresenta até o dia 24 a peça Infantil "Menina bonita do laço de fita" no Teatro Dragão do Mar.
Texto: Ana Maria Machado – Adaptação e direção: Cláudia Valéria
Uma menina linda com pele era escura e lustrosa, que nem pêlo da pantera quando pula na chuva. Do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa, mas linda que ela já vira na vida.
A ESCOLA VAI AO TEATRO
O Grupo Vemart há 10 anos tem montado seus espetáculos em cima de obras da literatura infantil brasileira, já tendo levado em cena autores como Ziraldo, Jorge Amado, Ruth Rocha, Tatiana Belinky e Chico Buarque de Holanda, entre outros. Para saber mais sobre o VEMART é só acessar: http://www.grupovemart.com.br/.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

SUMOV E AFAGU RUSSAS AVANÇAM NA COPA METROPOLITANA DE FUTSAL

A equipes de Afagu Russas e Sumov venceram seus jogos ontem no Ginásio Paulo Sarasate, pela Copa Metropolitana de Futsal.
A equipe de Russas goleou o time de Auto Santos por 8 x 1. O destaque da partida foi o atleta Butina, que fez dois gols; um deles foi um golaço. A partida começou com o time de Auto Santos dominando a partida, mas aos poucos o time de Russas conseguiu construir a vitória.
Na partida principal o Sumov venceu o bom time do Espaço Jovem, por 3 x 1, na prorrogação. No tempo normal, o placar foi 1 x 1, com gols de Samuel para o Sumov e Rogério para o Espaço Jovem, que foi melhor jogador do time do Bairro João XXIII. Pelo Sumov, o destaque foi o ala Ramon, que marcou muito bem e fez belas jogadas também de ataque.
Quem ficou no ginásio até mais tarde, não se arrependeu, pois viram um excelente jogo, onde a decisão aconteceu em detalhes no final da prorrogação.
PRÓXIMO CONFRONTO
A próxima partida, valendo pela Copa Metropolitana de Fortaleza, será Afagu Russas e Sumov. Com certeza será uma grande partida. Parabéns as equipes e toda as pessoas que organizam a competição!

Confira alguns momentos dos jogos:

 Gol de Butina

Butina e Vevé, de Russas.

Lance do jogo Sumov e Espaço Jovem.

Elivésio, técnico do Sumov

Terceiro gol do Sumov

Ramon, do Sumov.

terça-feira, 12 de abril de 2011

ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA - NÃO VAMOS DAR APENAS "PÃO E CIRCO"

Fortaleza completa 285 anos nesta quarta-feira (13 de abril). Confira a programação que a Prefeitura fez para comemorar a data:
Terminais de ônibus: Alvoradas nos terminais Antônio Bezerra, Papicu, Messejana, Conjunto Ceará, Siqueira, Lagoa e Parangaba.
6h30 às 8h30: apresentação de clowns (palhaços) e duplas de repentistas.
17h30 às 19h30: apresentação de clowns (palhaços) e grupos de coral.
Parque da Liberdade (Rua Pedro I,S/N – Centro).
8h às 12h – As 4 Estações da Criança - Programação cultural para crianças e adolescentes com oficinas, brinquedos educativos, gincanas, shows musicais, espetáculo de teatro e circo etc.
Praça do Ferreira - Centro
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”
17h – Show musical com David Valente
17h30 – Show musical Parahyba e Cia. Bate Palmas
18h30 – Show musical com Chico Pessoa
CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará)
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”.
18h – Esquetes teatrais LGBTT
19h – Banda de reggae Faculdade Mental
20h – Show com o rapper GOG e banda.
Aterrinho da Praia de Iracema (próximo à Caixa D´água dos Peixinhos)
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”
20h – Show coletivo, com novos e consagrados intérpretes da música cearense, cantando músicas de compositores locais Lia Veras, Lorena Nunes, Glairton Santiago, Marcos Lessa, Aparecida Silvino, Lúcio Ricardo
Humberto Pinho e Teti.
22h – Show com Daniela Mercury
Na periferia da cidade Fortaleza, onde o Grande Henrique Jorge está incluído, quadras esportivas estão totalmente deterioradas, ruas totalmente esburacadas e sem saneamento básico, rio e lagoas poluídas etc. Nada contra as comemorações, mas não vamos dar só "pão e circo" às pessoas, vamos proporcionar melhorias, pois as eleições se aproximam e o povo está ficando um pouco mais atento.

Confira um pouco dos problemas da periferia do Grande Henrique Jorge:

segunda-feira, 11 de abril de 2011

RACHA DA AMIZADE (YELLOWS GOLEIAM BLACKS)

Jean "gastou" todos os chutes antes da partida.
A equipe dos Yellows goleou o time dos Blacks por 10 x 6 no último sábado, pelo Racha da Amizade.
Como acontece todos os sábados o racha acontece no Campo da Associação Esportiva Tiradentes.
O time de amarelo se aproveitou no primeiro tempo, pois o time de coletes pretos, perderam vários gols, em virtude do lado direito das "cabines de rádio" está totalmente cheio de lama, o que dificultou muito o ataque dos Blacks que chegavam toda hora na cara do gol.
Os Yellows foram mais determinados e construiram o placar: 10 x 6.
CURIOSIDADES:
1. O árbitro Dodô jogou no meio campo.
2. Valteci (goleiro) jogou na linha e muito bem.
3. Jean "gastou" todos seus potentes chutes, antes da partida: derrubou várias vezes os cones, mas no jogo não acertou nenhum chute potente como é de costume.
4. O único atacante de origem dos Yellows, Anchieta, não fez nenhum gol, apesar do time dele ter feito 10.
FICHA TÉCNICA
YELLOWS 10 X 6 BLACKS
AMARELO: Menino, Ivanzinho, Gleidson, Souza, Prego, Rosalvo, Jorge, Dudé (Neto), Valtecir e Anchieta.
Gols: Dudé (2), Gleidson (2), Jorge (2), Neto (1), Valtecir (1), Ivanzinho (1), Prego (1)
PRETO:  Gaguinho, Igor, Neto (Alexandre,) Diego, Abner, Tarcísio, Irapuan, Jean, Dodô e Felipe.
Gols: Felipe (1), Igor (2), Irapuan (2), Jean(1)

domingo, 10 de abril de 2011

FORTALEZA SE COMPLICA

Wanderlei, marcou e é artilheiro
Com a derrota para o Guarany, em Sobral por 3 x 1, o Fortaleza se complica de vez para tentar o Pentacampeonato.
Na estreia do técnico Ferdinando Teixeira o Fortaleza não resistiu ao futebol praticado pelo Guarany. Neste domingo, em Sobral, o time da casa fez 3 a 1, chegou aos 15 pontos e agora está no G4 do returno do Campeonato Cearense. Já o Fortaleza, com 12 pontos, caiu para a sétima colocação.
FERRÃO VOLTOU AO NORMAL
O Ferroviário voltou a normalidade depois de um começo de returno empolgante. Ou seja, derrota em cima de derrota. Desta vez foi goleado pelo Ceará por 5 x 0.
Jogando em Horizonte, o Ceará goleou o Ferroviário por 5 a 0, no fim da tarde deste domingo, no estádio Domingão, em partida válida pela oitava rodada do returno do Campeonato Cearense. Com o resultado, o Vovô chegou aos 18 pontos e segue na ponta da tabela. Já o Ferrão é apenas o oitavo colocado, com dez pontos.

sábado, 9 de abril de 2011

PRESENTE DE GREGO

Cleiton, reassume a artilharia
Amanhã (10 de abril), o Guarani de Juazeiro aniversaria. O Leão do Mercado, completa 70 anos de existência.
O Tigre da Polícia Militar hoje, em pleno Romeirão, deu um "presente de grego" ao rubro negro caririense, aplicando uma sonora goleada de 5 x 0, com gols de Cleiton (2), Ribinha (2) e Djailson. Com a vitória, o Tiradentes chegou aos 13 pontos e entrou no G4, ocupando o quarto lugar. O Guarani continua no G4, mas perdeu a vice-liderança para o Horizonte, que no outro jogo do dia empatou em 2 a 2 com o Icasa. Zezé e Isac marcaram para o Horizonte, enquanto Almir e Panda anotaram para o Icasa.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

8 DE ABRIL - DIA DA NATAÇÃO

O ato de nadar pode ser considerado uma das qualidade físicas que podem ter ajudado o homem na sua luta evolutiva, como uma forte capacidade adptativa o homem pode ter aprendido através de observação de outra espécie ou por dificuldades expostas pelo fenômenos naturais, mas ação de autopropulsão e auto-sustentação na água é uma das atividade mais inata do homem, e como exercício é um dos mais completos da atualidade, a ponto de exercer o simples divertimento ou a prática desportiva, pode ser utilizada como finalidade terapêutica na recuperação de atrofias musculares devido a ausência das forças gravitacionais diretas.
A natação é popular desde a Grécia e Roma antigas, onde fazia parte do treinamento dos soldados do império. Platão (428-7 a.C. a 348-7 a.C.) afirmava que quem não sabia nadar não era educado. Durante muitos séculos, entretanto, a natação teve o seu desenvolvimento prejudicado pela idéia de que ajudava a disseminar epidemias.
Dos Primeiros estilos até os dias de hoje somente na primeira metade do século XIX, foi que começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837, onde existiam seis piscinas competitivas no mundo. Várias competições foram organizadas nos subsequentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. Até então, o estilo empregado era de uma braçada de peito, executado de lado. Mais tarde, para diminuir a resistência da água, passou-se a levar um dos braços à frente na superfície, num estilo que recebeu o nome de Single overarm stroke, que na época despertou o espírito de evolução das características de estilo. Nova modificação deu lugar ao Double overarm, em que os braços eram elevados para frente alternadamente que foi o primeiro passa para o que conhecemos hoje com Crawl. Este estilo foi aperfeiçoado em 1893 por um inglês chamado J. Arthur Trudgen, ao aplicar observações que tinha colhido de nativos que habitavam a América do Sul, com isso surgia o estilo denominado Trudgen.
O movimento das pernas, porém, continuava a ser um golpe em forma de tesoura na água, foi quando outro inglês chamado Frederick Cavill, emigrando para a Austrália, observou que os indígenas nadavam com as pernas agitadas no plano vertical à superfície de água. Adotou o movimento da pernada dos nativos da Austrália com tudo o que já existia e ai nascia o estilo Crawl australiano, com o qual o seu filho Richard, em 1900, bateu o recorde mundial das 100 jardas (91.4 m). Mais tarde outro inglês, chamado Sidnei Cavill (também filho de Frererick Cavill) levou o crawl para o Estados Unidos, onde aperfeiçoado por Daniele um americana e ai surgiu o nada Crawl americano. A natação competitiva contemporânea é praticada em quatro estilos: crawl (comumente chamado de nado livre devido a possibilidade do competidor nadar qualquer um dos quatro estilos existente em toda a extensão da provas), costas, peito e borboleta ou golfinho.
O nado crawl é o mais rápido. Esse estilo foi consagrado pelas vitórias dos japoneses nos Jogos Olímpicos de 1932 em Los Angeles. No nado Crawl, o nadador se movimenta com o abdômen voltado para baixo; a ação dos membros inferiores se faz em golpes curtos e alternados e a dos membros superiores é também alternada, com a recuperação dos braços fora d'água. No nado Costas, o nadador se conserva em todo o percurso em decúbito dorsal (com o abdomem para cima) e a ação dos membros inferiores e superiores é idêntica a o do crawl, só no sentido inverso, em virtude da situação ao do corpo em relação a água, inicialmente a movimenta de perna também era com golpe de tesoura. Mas, em Estocolmo 1912, o norte-americano Harry Habner venceu sem dificuldades os 100 metros costas nos Jogos Olímpicos com a "batida de pés crawlada", que é executada no nado até hoje.
No nado de Peito, os movimentos dos braços para frente e para trás são realizadas dentro d'água. O corpo repousa sobre o peito e os ombros se mantém horizontalmente sobre a água. Os pés são trazidos juntos ao corpo, com os joelhos dobrados e abertos, continuando o movimento por uma extensão lateral e ação giratória das pernas. O nado de Borboleta foi separado do nado peito em pela federação Internacional de Natação Amadora (FINA), em 1952, que determinou provas isoladas para cada estilo.
Até aquele ano, constituía uma variação do estilo clássico (foi a ramificação do nado de peito, borboleta e golfinho), com a diferença de que os braços eram levados à frente fora ou dentro da água (Borboleta), foi idealizado em 1935, pelo norte-americano Henry Myers. No congresso paralelo aos Jogos Olímpicos de 1952 (Helsink), a FINA permitiu um movimento simultâneo e sincronizado dos pés no plano vertical, dando origem ao que chamamos hoje de "Golfinho", isto tudo para atender às exigências do esporte, por isso que a natação competitiva contemporânea fixou os quatro estilos, criou regras para cada um, organizou-se campeonatos e torneios, sendo o mais importante os Jogos Olímpicos de quatro em quatro anos, visando com isso testar a capacidade adptativa do homem e a sua superação.

A História da Natação Contemporânea
No âmbito mundial a natação é contralada pela FINA (Federação Internacional Natação Amadora), fundada em 1908, que dirige também o pólo aquático, os saltos ornamental e o nado sincronizado. Os I Jogos Olímpicos de Era Moderna (1896) em Atenas, apresentaram uma prova de natação, a dos 100 metros nado livre, que o húngaro Alfred Hajos venceu com o tempo de 1'02"2. Em 1900 foi introduzida a prova de 400 metros nado livre, acrescentando-se em 1908 as de 1500m e revezamento 4 x 100m, ambas em estilo livre, a de 100m nado de costas e a de 200m nado de peito. Com esse programa, os Jogos foram disputados até 1952; em 1956 porém, apareceu a prova de 200m, nado de borboleta e, em 1960, o revezamento 4 x 100m, nos quatro estilos. A competição feminima nas Olimpíadas data de 1912 (100m nado livre e revezamento 4 x 100m livres), aumentando o programa feminino em 1924 (400m livre, 100m de costas, e 200m de peito), 1956 (100m borboleta) e 1960 (revezamento 4 x 100m, nos quatro estilos).

Os Grandes Nomes da Natação
Entre os grandes nomes da natação em todos os tempos, é possível destacar: Duke Kahanamoku (Estados Unidos), vencedor dos 100m nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; Jonhny Weissmuller (Estados Unidos), campeão olimpíco dos 100m e 400m nado livre em 1924, e campeão olimpíco dos 100m livre em 1928; Adolf Kiefer (Estados Unidos) campeão dos 100m costas, em 1936; Arne Borg (Suécia), vencedor dos 1500m, nado livre em 1928; os japoneses vencedor de "todas" as provas dos Jogos Olimpícos de 1932 em Los Angeles (exceto dos 400m nado livre), e mais tarde, os australianos que dominaram os Jogos de 1956 em Melbourme, e os nortes americanos que reconquistaram a supremacia em 1960 (Roma). Nos Jogos Olimpícos de Tóquio em 1964, todos os recordes olímpicos, masculino e feminino, foram superados, vários deles constituindo, também recordes mundiais. Fora da piscina, a prova de natação mais importante é travessia do canal da mancha (devido as dificuldade climática e termicas), realizanda pela primeira vez em 1875, pelo ingles Matthew Webb (que foi o mais feito da época em natação, e teve repercurssão mundial e foi o início das provas de endurância). Os recordes em 1961 eram de 10h 23min, no sentido da inglaterra para a França, obtido pelo canadense Helge Jensen, e de 10h 50min, no sentido inverso, assinalado pelo egípcio Assan Rebin. O brasileiro Abílio do Couto, de São Paulo, efetuou a travessia nos dois sentidos, sendo que o seu tempo de 12h 49min, no sentido Inglaterra para a França, foi recorde mundial em 1959.

A Natação no Brasil
A natação foi introduzida oficialmente no Brasil a 31 de julho de 1897, quando os clubes Botofogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram, no Rio, a União de Regatas Fluminense, mais tarde chamada Conselho Superior de Regatas e Federação Brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, o clube de Natação e Regatas promoveu o I Campeonato Brasileiro, na distância aproximada de 1.500m, entre a Fortaleza de Villegaignon e a Praia de Santa Luzia. Essa prova repetiu-se até 1912. No ano seguinte, já na enseada de Botafogo, a FBSR (Federação Brasileira das Sociedade de Remo) promoveu a primeira competição; Abraão Saliture foi o campeão nos 1.500m nado livre, tendo sido disputadas também as provas de 100m para estreantes, 600m seniores e 200m para juniores.
Em 1915, a prova de 600m passou a constituir o Campeonato Carioca. O Campeonato Brasileiro foi patrocinado pela CBD a partir de 1916, mas somente em 1928 ele se realizou com seis provas olimpícas da época, sangrando-se campeões os cariocas. A primeira piscina de competição do Brasil inaugurada no Fluminense, em 1919 dava início a uma nova era da prática da natação, pois quatro anos mais o A.A São Paulo e o C.A Paulistano construiram suas piscinas (todas elas olimpícas), antes disso, os cariocas nadavam na enseada de Botofogo e os paulistas no rio Tiête. Desde 1908, quando Abraão Saliture ganhou em Montevidéu as provas de 100m e 500m, o Brasil ocupa lugar de relevo na América do Sul, mantendo a hegemonia até agora.
Durante o primeiro Campeonato Sul-Americano (Rio de Janeiro, 1919), os nadadores brasileiros triunfaram nas quatro provas. Ao regularizar-se a disputa desse certame, o que se verificou em 1929, o Brasil foi campeão Sul Americano masculino em 1941 (Vinã del Mar), 1952 (Lima), empatado com a Argentina, em 1954 (São Paulo), 1958 (Montevidéu) e 1960 (Cali), e Campeão feminino em 1935 (Rio), 1941, 1946 (Rio), 1947 (Buenos Aires), 1954, 1958 e 1960, nos campeonatos disputados paralelamente aos masculinos. Nos Jogos Olimpícos, o Brasil já teve os seguinte finalistas; 1932 - equipe dos revezamento 4 x 200m (Isaac Morais, Manuel Vilar, Benevenuto Nunes e Manuel Silva) em 7º lugar; 1936 - Piedade Coutinho, 6º lugar; 1952 - Tetsuo Okamoto 3º lugar nos 1.500m nado livre e 1960 - Manuel Santos 3º lugar nos 100m nado livre. Este último nadador aliás, em 1961 foi campeão do Japão, superando os maiores velocistas do mundo em Tóquio; pouco depois, em Osaka, percorreu a distância em 55 Seg., o melhor tempo jamais obtido nos 100 metros, em competições até aquela época.
A 20 de setembro de 1961, na piscina do Clube de Regatas Guanabara, no Rio, Manoel dos Santos nadou 100 metros em 53,6 segundos, estabelecendo o novo recorde mundial. Esse tempo do nadador brasileiro permaneceu como recorde mundial cerca de três anos, até que em 1964 o francês A. Gottvales nadou a distância em 52, 9 segundos. Em 19 de Fevereiro de 1968, no Rio de Janeiro, o nadador José Sylvio Violo estabeleceu o novo recorde mundial de 100 metros nado peito, com o tempo de 1'06" 4. O Brasil se projetou ainda internacionalmente por intermédio da nadadora Maria Lenk, recordista mundial nas provas de 400m e 200m, ambas em nado de peito em 1939.
Fonte: www.mergulhe.com.br

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)