quinta-feira, 14 de abril de 2011

DIA PAN-AMERICANO

Simon Bolivar
Hoje, 14 de abril, além de ser o aniversário da minha filha Érika, é o Dia Pan-Americano. Você sabe o que é o movimento do Pan-Americanismo?
Pan-Americanismo é o ideal de integração e solidariedade entre os países do continente americano, defendido inicialmente pelo revolucionário venezuelano Simon Bolívar (1783-1830).
Um dos resultados desse movimento foi a instituição do Dia Pan-Americano, em 14 de abril de 1890, derivado da Primeira Conferência Internacional dos Estados Americanos, realizada naquele ano, em Washington, Estados Unidos. O termo “pan-americanismo” surgiu associado, de um lado, à Doutrina Monroe — ao incorporar o velho argumento da “América para os americanos” a fim de afastar a Europa das relações comerciais com a América Latina e, consequentemente, garantir a exclusividade dos mercados latinos para os produtos da indústria americana — e, de outro lado, à ideologia do Destino Manifesto — ao pressupor o “direito natural” dos Estados Unidos de exercer, de forma hegemônica, o domínio econômico e político sobre o continente.
Érika Maria
Ah! PARABÉNS ÉRIKA!
Fontes: Portal MultiRio e www.vermelho.org.br

Um comentário:

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)