segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

RACHA DA AMIZADE (YELOWS GOLEIA POR 5 X 0)

No racha de sábado, a equipe dos Yellows goleou os Blacks por 5 x 0. Apesar do placar favorável ao time de coletes amarelos. o racha foi muito disputado.
DESTAQUE
Nos últimos rachas o atleta Júnior (Prego) vem crescendo de rendimento, principalmente fisicamente. Algumas fontes afirmam que o atleta está seguindo as orientações do seu irmão Pedro Henrique, que é preparador fisico do Fortaleza Esporte Clube.
FOLGA
Os atletas do Racha da Amizade foram liberados pela Comissão para brincar o carnaval. O racha só retorna no dia 11 de março. A dica é não exagerar!

FICHA TÉCNICA:
YELLOWS 5 X 0 BLACKS
AMARELO: Valtecir, Rafael, Neto (Branco,) Leimar, Alexandre, Prego, Jean, Tarcísio (Humberto), Joilson, (Igor), Kadin (Anchieta) e Anchieta (Marquinhos)
Gols: Marquinhos (2), Alexandre (2), Prego (1)
PRETO: Rafael, Igor (Felipe), Gleidson, Souza, Abner, Ivanzinho (Bibi), Dudé (Marcelo), Wellington, Fernando, Paulinho e Jorge.
Cartão Amarelo: Humberto, Joilson e Jorge

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CEARÁ VENCE E FAZ A FINAL COM O FORTALEZA

Iarley fez o segundo gol
A equipe do Ceará Sporting Club venceu fácil o Horizonte, hoje no Castelão por 4 x 0 e fará a final do primeiro turno do Campeonato Cearense com o Fortaleza, que venceu o Guarani, no sábado por 2 x 0. A equipe horizontina não ofereceu a mínima resistência, principalmente no segundo tempo, quando o treinador colocou atletas veteranos no lugar dos jovens. Dimas fez exatamente o contrário, e conseguiu vencer com tranquilidade. Os gols foram de Júnior, Iarley, Michel e Marcelo Nicácio.
Na quarta-feira será a grande final. Com certeza o Castelão terá "casa cheia", pois as duas equipes estão afinadas, e os treinadores poderão contar com a força máxima.

DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Hoje, 27 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional do Livro Didático.
Livro didático é um livro de caráter pedagógico. Surgiu como complemento aos livros clássicos, utilizados na escola, inicialmente buscando ajudar na alfabetização e na divulgação das ciências, história e filosofia.
Inicialmente publicado por iniciativa individual de alguns autores-educadores, como Hilário Ribeiro, Eudoro Berlink e Wilhelm Rotermund (este com obras para colonos alemães). Foi encampado como iniciativa do Estado, durante o governo Getúlio Vargas, em cuja gestão do Ministro da Educação Gustavo Capanema, em 1938, institui a Comissão Nacional do Livro Didático.

O HJ NOTÍCIAS conversou com Wagner Castro, professor, cantor, compositor e autor da Editora Smile:
video

sábado, 26 de fevereiro de 2011

3º BENFOLIA

O HJ NOTÍCIAS esteve na última sexta-feira, no Shopping Benfica e acompanhou o 3º Benfolia. A disputa foi pela melhor fantasia.
A fantasia “Guerreiro Zumbi”, de Raimundo Pacheco foi a grande vencedora, "arrancando" aplausos das pessoas presentes no shopping.

Veja um pouco do 3º Benfolia:

video

FORTALEZA VENCE GUARANI E ESTÁ NA FINAL

Diego e Ribinha, era só alegria
O Fortaleza está na final do primeiro turno do Campeonato Cearense. Neste sábado, no Castelão,  o time venceu o Guarani de Juazeiro por 2 a 0, com gols de Léo Andrade e Cleiton e pênalti, e agora espera o vencedor da partida entre Ceará e Horizonte, neste domingo, para conhecer seu adversário da próxima quarta.
No primeiro tempo, apesar da vulnerabilidade do setor defensivo o Fortaleza se impôs no ataque, chegando a colocar uma bola no travessão, com o meia Luciano Henrique.
LANCE INUSITADO
O atacante Léo Andrade, protagonizou um lance inusitado, verdadeiro "bola murcha". Depois do rebote do goleiro do Guarani, o atleta leonino jogou a bola por cima da trave.
Na segunda etapa, com crédito do técnico e da torcida que o apoiou, Léo marcou o primeiro e depois de penalidade, Clayton deu números finais a partida.

Momentos antes de Clayton bater o pênalty



LIVRARIA SMILE NO BENFICA

SMILE inaugura mais uma livraria. Desta vez a livraria que traz o sorriso na frente, já funciona no Shopping Benfica, no bairro do mesmo nome.
A livraria Smile que tem um acervo, como poucas no país, funciona no Colégio 7 de Setembro (Centro e Aldeota), Colégio Batista, no bairro Edson Queiroz, na Rua Coronel Linhares, na Faculdade 7 de Setembro (FA7) e agora também no Shopping Benfica.
A festa de inauguração da Smile Benfica aconteceu na última quinta-feira, com um público recorde e a presença de muitos autores da Editora Smile, do mesmo grupo.

O HJ NOTÍCIAS conversou com o Diretor Comercial da Livraria, Adilson Ferreira. Confira:
video

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

HÁ 44 ANOS ERA CRIADO O MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

Em 25 de fevereiro de 1967, foi criado no Brasil o Ministério das Comunicações. Este órgão do poder executivo federal é encarregado da elaboração e do cumprimento das políticas públicas do setor de comunicações. Suas atividades abrangem três áreas fundamentais: a radiodifusão, os serviços postais e as telecomunicações.
Na área de radiodifusão, o ministério administra as concessões de emissoras de rádio e televisão aberta, desde o processo de licitação até o seu funcionamento, de acordo com a legislação específica do setor.
Os serviços postais também são competência do Ministério das Comunicações, que precisa formular e propor políticas e novos serviços para o setor, cuidar da normatização técnica e tarifária e do controle e fiscalização dos serviços postais existentes, além de monitorar o desempenho da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
No campo das telecomunicações, o rompimento com o modelo monopolista, em 1995, abriu o mercado para os serviços de telefonia móvel da banda B, serviços via satélite, redes corporativas, etc. Em 16 de julho de 1997 foi aprovada a LGT, Lei Geral de Telecomunicações, que definiu as linhas gerais de um novo modelo institucional e criou um órgão regulador independente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O patrono das Comunicações no Brasil é o Marechal Rondon, segundo escolha do próprio Ministério, em 1971. Sua data de nascimento – 5 de maio – é dedicada às Comunicações

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

FORTALEZA VENCE NA RAÇA E AVANÇA NA COPA DO BRASIL

O Fortaleza conseguiu os três gols de vantagem que precisava sobre o Fast Clube para seguir em frente na Copa do Brasil.  O Leão marcou 4 a 1 sobre os amazonenses, que tinham vencido o primeiro jogo em Manaus por 2 a 0. Na raça o Tricolor de Aço venceu e agora pegará o Flamengo. Os gols do time do Pici, foram de Reginaldo Júnior (2), Gilmak e Guto, enquanto Pedro Henrique descontou para o Fast.
Sábado, o Fortaleza terá uma partida muito difícil contra o bom time do Guarani de Juazeiro, pelas semifinais do Campeonato Cearense.
CEARÁ VENCE E TAMBÉM AVANÇA
A equipe do Ceará, venceu o time do Cuiabá por 2 x 0 e também avançou para a próxima fase da Copa do Brasil. Os gols foram de Iarley e Eusébio.
Parabéns a duas equipes do nosso Estado!

CURIOSIDADE (Por que os mosquitos zumbem nas nossas orelhas?)

Nada mais chato do que um mosquito zumbindo no nosso ouvido quando estamos tentando dormir. Como se não bastasse o inseto sugar o nosso sangue para se alimentar, ele ainda fica sobrevoando a nossa cabeça antes do ataque, como para checar se não estamos mesmo acordados. Parece até provocação. Mas por que eles fazem isso?
O biólogo e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, Milton Strieder, afirma que não há explicação científica para o inseto atacar a região do corpo onde fica a orelha. "O que sabemos é que o mosquito é atraído pelo gás carbônico liberado pelo homem por meio do nariz", explica o especialista.
Para ele, o local da picada está diretamente ligado à nossa respiração, por isso, ele pode rondar as nossas orelhas. Strieder disse ainda que uma pele mais escura pode ser um fator de atratividade maior do que uma pele mais clara, assim como vestir uma roupa menos colorida. "O pernilongo gosta de locais mais escuros para se alimentar e também para se esconder", contou.
O biólogo explicou que o inseto é capaz de encontrar uma pessoa em qualquer área de um quarto escuro por causa dessa capacidade de percepção química, seja qual for a estação climática. "Existem mais de três mil espécies de mosquitos no mundo e cada uma se adapta a determinados ambientes, como florestas e cidades. A alimentação também varia, podendo atacar seres humanos, mamíferos e até aves", completou.
O mosquito, ou pernilongo, integra a subordem Nematocera e faz parte da família dos culicidae. Possui um par de asas e um par de halteres (modificações das asas posteriores) utilizados como órgãos de equilíbrio. O canal de entrada do alimento, chamado de probóscide, é adptado para a sucção de líquidos, como néctar, seiva ou sangue.

Promulgação da Primeira Constituição Republicana faz 120 anos

A 1ª Constituição Republicana foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Estabelecia um mandato de quatro anos para o presidente da República, que seria escolhido por eleições diretas; manteve três poderes de governo (Executivo, Legislativo e Judiciário), anulando o Poder Moderador; deu autonomia às antigas províncias, agora denominados estados; adotou o voto universal masculino, excluindo os analfabetos. Naquele período, a grande maioria da população era analfabeta.
O primeiro presidente foi escolhido, excepcionalmente, pela Assembléia Constituinte. Como candidatos apresentaram-se o marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Morais. O militar saiu vitorioso e foi empossado como presidente constitucional em 25 de fevereiro de 1891.
As Constituições da República
Após a primeira Constituição da República, em 1891, tivemos outras:
» 1934: votada pelo Congresso sob a presidência de Getúlio Vargas.» 1937: outorgada durante o período do Estado Novo por Getúlio Vargas, conhecida como Constituição Polaca, por copiar a Constituição fascista da Polônia.» 1946: votada pela Assembléia Constituinte no governo de Eurico Gaspar Dutra.» 1967: sem a participação do Congresso, após o golpe militar de 1964 e sob o governo do presidente Castelo Branco, foi elaborada uma nova Constituição que garantiu a continuidade da ditadura militar. Essa constituição incorporou os atos institucionais editados pelo regime autoritário instalado no país em 1° de abril de 1964.» 1988: a Assembléia Nacional Constituinte, eleita em 1986, promulga a nova Carta Magna, conhecida como Constituição Cidadã, que garantiu a volta do regime democrático, ampliando os direitos e garantias sociais dos brasileiros. É a Constituição em vigor atualmente.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

DIA DO ROTARYANO

Hoje 23 de fevereiro é de acordo com a lei n° 6.843 de 3 de novembro de 1.980 sancionado pelo então Presidente da República João Batista Figueiredo, comemora-se o Dia do Rotariano, dia em que o Rotary International completa 103 anos de fundação. A missão dos rotarianos é fomentar a paz no mundo e trabalhar pela igualdade dos seres humanos na terra.
Hoje conta com aproximadamente um milhão e trezentos mil rotarianos no mundo distribuídos por 530 Distritos Rotários em quase 33 mil clubes, no Brasil têm 2.306 clubes em 38 Distritos e somando mais de cinqüenta mil rotarianos e na região Norte o Distrito 4720 que abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima é considerado o maior do mundo em extensão territorial existem mais 61 clubes e um pouco mais de um mil rotarianos.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza cada rotariano e cada rotariana pela comemoração do seu dia, por esse trabalho tão bonito e tão digno que é, o de servir ao próximo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

BURACOS NO HJ

Em toda a cidade de Fortaleza existem vários buracos que causam transtornos a nossa população. A crise dos buracos é tamanha que seus danos extrapolaram os limites das molas e dos amortecedores e chegaram aos gabinetes políticos. A prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB), antigos aliados, hoje passam por momentos de atrito que podem culminar no rompimento do contrato da Prefeitura com a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará), órgão do governo do Estado. O acordo está em vigor há 40 anos.

Em especial no bairro Henrique Jorge, verdadeiras crateras incomodam quem trafega pelas principais ruas do bairro. A reportagem do HJ NOTÍCIAS não precisou andar muito no bairro para encontrar várias depressões que causam prejuízos às pessoas. Confira:
video

A CONQUISTA DE MONTE CASTELO FAZ 66 ANOS

Em 21 de fevereiro de 1945, a FEB (Força Expedicionária Brasileira) realizou a sua mais importante conquista nos campos de batalha europeus: a tomada do Monte Castelo. Formada durante o governo Getúlio Vargas, a FEB era constituída de oficiais e voluntários que se alistaram com o intuito de poder ajudar as forças aliadas no combate ao nazi-fasciscimo na Europa. Os brasileiros, em sua maoiria, estavam despreperados para os conflitos e as forças nacionais receberam treinamento e mantimentos dos quartéis norte americanos. Foram enviados desde armamentos até uniformes, afinal, os brasileiros estavam acostumados a um clima tropical e suas vestimentas não eram adequadas para o rigoroso inverno europeu.
A FEB estava subordinada ao 4º Corpo do 5º Exército americano e foi enviada para os campos de batalha na Itália para ajudar a conter o avanço das forças alemãs em direção à França. Antes da vitória final, em 21 de fevereiro, ocorreram outras três tentativas. O comando americano definiu que no dia 19 de fevereiro teria início a nova ofensiva que ficou conhecida como Operação Encore. Nesta, a missão da força brasileira era tirar Monte Castelo do controle dos alemães, pois ele representava uma posição estratégica, já que se encontrava no caminho para Bolonha, cidade que representaria uma importante conquista para as forças aliadas. No dia 21, a FEB derrubou os alemães. A tomada do Monte Castelo ficou conhecida como a sua mais importante conquista.
Alguns meses depois, em 8 de maio de 1945, a Alemanha se rendeu e, pelo menos em território europeu, a guerra chegou ao fim. Os pracinhas da FEB retornaram ao Brasil e aqui foram recebidos com muita festa. A segunda guerra só acabaria, no entanto, 4 meses mais tarde pois os japoneses ainda não haviam desistido e continuavam a jogar seus kamikazes contra os alvos inimigos. A crueldade do bombardeio atômico a Hiroshima e Nagasaki mostrou ao mundo o poder de fogo norte americano e os ataques desnecessários levaram à capitulação dos japoneses em 2 de setembro de 1945.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

CAPELA DE SANTA LUZIA REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO

A Capela de Santa Luzia, no bairro Henrique Jorge, realizou a Confraternização com as Pastorais. A festa aconteceu neste domingo, no Restaurante Expresso Grill, iniciando às 11h30min e encerrando as 13h30min com um PAI NOSSO e UMA AVE MARIA agradecendo a refeição.
A confraternização foi por conta da festa da Capela ocorrida de 04 a 12 de dezembro de 2010. Muitas pessoas ajudaram na realização da linda festa, que tem como pároco, o padre Severino Guedes.
Confira a relação das pessoas envolvidas:
Coordenação da capela: Antonio Pinto - Coordenador
Cirene - Vice coordenador
Aline - 1ª secretaria
Eduarda - 2ª Secretaria
Edson Amaro - Tesoureiro
Raimundo Abreu - Coordenador da Festa e Vice Tesoureiro.
Representantes dos grupos:
Deus conosco - Carlinhos e esposa
Renascer do Espirito - Nita
Terço do Homens e Mensageiros - Germano e Francisco Amaro
Legião de Maria - Graça e Socorro
Sagrada Familia - Luiza
Batismo - Placiano
Operador do som - Rodrigo e seu auxiliar
Filmagem da festa - Edvan e esposa
Devotos de Santa Luzia - Maria do Dada
Partido Vermelho - Ivan e Esposa e suas duas rainhas
Partido Azul - Germano e as Rainhas: Rebeca - Shelre - Elizabeth
Pessoas convidadas: Sr. Dada e sua filha Irlanda, D. Irismar e sua irmã, Fernando - Marcela - Jackson - As netas do Placiano, Joaquim e esposa e filho, Isabele - filha da d. Graça
Raimundo Edson Amaro:  Coordenador do Grupo Mensageiros de Cristo
(85) 88214309

Confira uma entrevista com o Sr. Raimundo Abreu:
video
 
As rainhas, dos partidos Azul e Vermelho:
video

RACHA DA AMIZADE (BLACKS VENCEM YELLOWS)

No Racha da Amizade deste sábado (19 de fevereiro), a equipe dos Blacks desta vez levou a melhor e venceu os Yellows, por 5 x 3.
Na primeira etapa os Amarelos tiveram mais volume de jogo, mas o placar ficou em 2 x 2. O meia Jorge, que estava fazendo uma boa partida, perdeu uma penalidade para os Yellows.
Na segundo tempo, os Yellows aumentaram ainda mais a pressão e fizeram logo no início o terceiro gol, com o atacante Anchieta, em uma bela triangulação, com Marquinhos e Irapuan. Mas com as substituições de ambos os lados e algumas contusões do time Amarelo, os Blacks conseguiram fazer 5 x 3 no final.
Os racheiros mostraram muita disposição, como sempre. No dia do esportista não podia ser diferente. Confira a Ficha Técnica:
AMARELO: Márcio, Renê (Branco), Souza, Gleidson, Abner, Ivanzinho (Bibi), Marquinhos, Jorge (Joilson), Dudé (Irapuan) (Ivanzinho), Aymoré (Ivanildo) e Anchieta.
Gols: Aymoré (1), Anchieta (1) e Marquinhos (1)
PRETO: Valtecir, Rafael (Márcio Torres/Jackson), Rosalvo, Diego (Renê), Tarcísio (Neto), Prego (Leimar), Douglas, Wellington, Fernando (Aymoré), Paulinho e Kadin (Felipe).
Gols: Aymoré (1), Paulinho (2), Prego (1) e Felipe (1)
Cartão Amarelo: Valtecir, Ivanzinho e Rosalvo

Veja dois momentos do meia Jorge:
video

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DIA DO ESPORTISTA

Hoje, 19 de fevereiro, comemora-se o Dia do Esportista.
O esporte visa trabalhar tanto o corpo quanto a mente, por isso, deve ser feito com acompanhamento médico e de um profissional de educação física. Seja o esporte coletivo ou individual, profissional ou amador, o esporte não é uma atividade recente.
Os primeiros a sistematizarem o esporte como competição foram os gregos e foi deles que veio a idéia do que hoje conhecemos como Olimpíadas. As Olimpíadas ganharam esse nome porque eram realizadas num vilarejo grego chamado Olímpia.
Era uma espécie de comemoração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo. Hoje em dia, o esporte está integrado a interesses e rende milhões e milhões de dólares por ano.
O mundo do esporte está se separando da simples atividade física.
O esporte está ligado a empresas, a clubes e à mídia gerando uma grande receita de dinheiro.
Além do dinheiro gerado pelo esporte profissional, há também o gerado pelo apelo midiático de estética, o que envolve academias, modalidades esportivas da moda e até mesmo a indústria de roupas para ginástica. Mas mesmo assim, o esporte continua sendo um dos melhores meios para garantir um envelhecimento saudável e uma boa qualidade de vida. Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br
O HJ NOTÍCIAS esteve no Racha da Amizade, no campo do Tiradentes, onde todos os sábados, entram em campo para "bater" aquele racha, vários esportista. Conversamos com o assistente de arbitragem da CBF, Carlos Feitosa, que é educador físico e, também faz parte do Racha da Amizade. Confira:




video

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

HJ NOTÍCIAS NO DETRAN

O atendimento no Detran melhorou, mas, ainda precisar melhorar muito para que as pessoas se sintam satisfeitas.
O HJ NOTÍCIAS esteve nesta quinta-feira (17 de fevereiro) no Detran da Maraponga e pode constatar que o usuário ainda está muito insatisfeito com o atendimento. Conversamos com alguns funcionários e, muitos deles se queixam do novo sistema que não funciona com rapidez.
O assessor de imprensa do Detran, Paulo Ernesto, conversou gentilmente, com nossa reportagem e enfatizou as várias benfeitorias que o Detran vem passando nos últimos anos. Já o usuário Ângelo tem várias reclamações e sugestões.
Para obter informações sobre o Detran-Ce é só acessar: http://portal.detran.ce.gov.br/.

Confira a matéria em 3 vídeos:
video

video
video

VAMOS RIR UM POUCO

Quatro lombrigas são colocadas em quatro tubos de ensaio separados:

• A primeira lombriga em álcool;
• A segunda lombriga em fumo de cigarro;
• A terceira em esperma;
• A quarta em terra natural.

No dia seguinte o professor mostra aos alunos o resultado:
• A primeira lombriga, em álcool, está morta;
• A segunda, no fumo do cigarro, está morta;
• A terceira, em esperma, está morta;
• A quarta, em terra natural, é a única viva e saudável.

O professor comenta que é bastante nítido o que é prejudicial e pergunta à classe:
- O que podemos aprender desta experiência ?
E, "de pronto", responde o Joãozinho:
"Quem Bebe, Fuma e Faz Sexo não tem Lombriga !!!"

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DIA DO REPÓRTER

Em 16 de fevereiro é comemorado o dia do repórter, profissional caçador de notícias, que nos informa a cada dia todos os fatos ocorridos no mundo.
Ser repórter é colher informações verdadeiras e prepará-las para a divulgação, que pode ser feita através da televisão, dos jornais impressos ou de revistas, pelo rádio e, atualmente, pela internet.
Repórter Jorge Telmo
Mas preparar uma notícia não é coisa fácil. Exige conhecimentos e técnicas específicas da área jornalística, além de envolver a pesquisa e a confecção da notícia.
O primeiro modelo de reportagem surgiu com a invenção da tipografia, em meados de 1440, criada por Johan Gutemberg, onde o sistema de impressão era feito com tipos de metal e com as letras em alto relevo.
Após o período da revolução industrial, as técnicas de impressão ganharam mais rapidez e qualidade, aumentando as publicações.
Os noticiários em rádio chegaram ao Brasil através de Edgard Roquete Pinto, considerado “o pai do rádio”, onde o mesmo previu que o objeto se tornaria um transmissor da cultura popular. Em 1922 foi realizada a primeira transmissão, expondo o discurso do presidente Epitácio Pessoa sobre os cem anos da Independência.
A primeira rádio emissora foi fundada por Oscar Moreira Pinto, em 1919, a Rádio Clube de Pernambuco, sendo seguida pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923.
Em abril de 1950, tivemos o primeiro canal televisivo do país, mas as transmissões com maior qualidade só foram possíveis com a inauguração da TV Tupi. O primeiro telejornal foi apresentado em 19 de setembro, com o nome de “Imagens do Dia”, apresentado por Ribeiro Filho.
Com a evolução dos meios de comunicação, chegamos à era da informatização, onde as notícias correm de forma bem mais rápida. A globalização e o acesso à internet possibilitam que, em tempo real, acompanhemos um fato acontecido do outro lado do mundo.
Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma. É ético também apresentar uma linguagem objetiva e clara, desvinculando o jornalismo da literatura.
Com isso, consegue atingir todas as classes de leitores, levando para os mesmos os fatos ocorridos, as notícias, que são consideradas direitos de todos e, portanto, vistas como bens públicos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

NASCE GALILEU GALILEI HÁ 447 ANOS

Galileu Galilei nasceu na cidade de Pisa, na Itália, em 15 de fevereiro de 1564. Ele foi um dos primeiros a defender a teoria heliocêntrica de Copérnico, no qual a Terra giraria ao redor do sol, que estaria no centro do universo. Contrariou as ideias de uma época em que se acreditava na Terra como centro. Foi pioneiro em contestar teorias de Aristóteles, que foram as bases da Física até século XVII. Por isso, as contribuições de Galileu Galilei mudaram a ciência e influenciam a Física, a Matemática e Astronomia até hoje.
A vontade de sua família era que seguisse a carreira de religioso ou comerciante, mas acabou cursando Medicina na Universidade de Pisa. As aulas de Física na instituição o fascinaram, com isso decidiu abandonar a universidade em 1585 para estudar matemática.
Galileu foi criador do método experimental e dinâmico. Entre suas contribuições para a ciência está a lei do isocronismo do pêndulo que mais tarde contribuiu para invenção do relógio. Ele também provou que o peso não influencia na velocidade de corpos em queda, relação que era defendida por Aristóteles. Outro feito foi o aperfeiçoamento da luneta astronômica, que lhe permitiu observar com mais detalhes o espaço e fazer descobertas como os satélites de Júpiter, as fases de Vênus, os mares da lua e as manchas do sol.
Com isso, criticou a teoria geocêntrica de Ptolomeu e foi repreendido formalmente pelo Tribunal da Santa Inquisição. Mesmo assim, publicou o “Diálogo sobre os dois maiores sistemas do mundo” que rendeu ordens para se apresentar em Roma, já que foi acusado de heresia. Em 1633, foi obrigado pela Igreja a negar suas ideias, teve sua obra proibida, assim como foi condenado à prisão domiciliar perpétua. Galileu morreu em 8 de janeiro de 1642, condenado pela igreja. Por 350 anos seu processo permaneceu arquivado, até que em 1983 o Papa João Paulo II reconheceu os erros da Igreja e absolveu o cientista.




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DIA DA AMIZADE

14 de fevereiro - Dia da Amizade

Amizade
Tanto quanto no amor, há na amizade um mistério que a transcende.
Como descrever a sensação de ser aconchegado pelo outro? Como definir um sentimento que se anuncia em afinidade e aceitação espontânea?
A amizade conjuga-se na adivinhação natural do outro, mesmo se não existem palavras explícitas ou gestos reveladores. Ser amigo é um exercício que supõe cumplicidade e independência, porque é a convivência, fruto da vontade do estar próximo, ainda que o estar presente, signifique algumas vezes, respeito à solidão do outro.
Ser amigo é acompanhar a composição do álbum da vida do outro, quando nos fotografamos e somos fotografados em momentos coloridos e em preto e branco. É fazer parte da lente do outro, sem ofuscar o foco de si mesmo e daquele, a quem chamamos de amigo. É, se preciso for, sinalizar os melhores ângulos da vida, quando o outro já não se permite fotografar em novos cenários.
Quando há amizade, não existem medidas cronológicas que denunciem separações e nem tampouco os ponteiros da distância a marcarem ausências. Há encontro sempre, ainda que apenas no horizonte do pensamento, na linguagem afetiva do lembrar ou nos códigos amorosos do silêncio consentido e conhecido entre ambos.
Fernanda Guimarães
Publicado no Recanto das Letras em 14/02/2008
Código do texto: T859147

domingo, 13 de fevereiro de 2011

RACHA DA AMIZADE (YELLOWS VENCE BLACKS POR 8 X 5)

Os Amarelos venceram por 8 x 5 o time de coletes Pretos, no último sábado (12/02) pelo Racha da Amizade.
FICHA TÉCNICA
AMARELO: Wesley, Gleidson, Ivanzinho, Tarcísio (Felipe), Mateus, Marcelo (Prego), Rosalvo, Jean, Dudé (Paulinho), Marquinhos e Anchieta:
Gols: Jean (1), Dudé (1), Gleidson (2), Ivanzinho (1), Anchieta (1) e Marquinhos (2)
PRETO: Branco (Moreno), Márcio Torres, Wellington, Igor, Aníbal (Branco), Fernando, Bibi, Ítalo, Jorge, Aymoré e Brandão.
Gols: Aymoré (1), Brandão (2), Ítalo (1) e Igor (1)
Cartão Amarelo: Wellington

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

MENDONÇA EMBARCA DE VOLTA À NATAL

Chico Mendonça, esteve nos últimos dias de férias em Fortaleza. O craque que já jogou pelo Penharol, Tocantins, Palmeiras e vários clubes da nossa cidade, "matou" a saudade dos amigos. Mendonça, é um exemplo de filho, pai e marido. Radicada há vários anos na cidade Potiguar, sempre que pode, vem ao bairro Henrique Jorge, onde nasceu para rever os companheiros.
O HJ NOTÍCIAS esteve no embarque e conversou com Mendonça, confira:

video

DIA DA CRIAÇÃO DA CASA DA MOEDA

11 de fevereiro - DIA DA CRIAÇÃO DA CASA DA MOEDA

A casa da moeda foi fundada pelos portugueses em 1964 para fabricar moedas de ouro. Ouro este que era extraído das nossas valiosas e ricas minas. O estado de Minas Gerais, por exemplo, ganhou este nome devido à quantidade de ouro, prata e pedras preciosas que a região possuía.
As primeiras moedas genuinamente brasileiras foram cunhadas apenas em 1695 na cidade de Salvador, onde ficava a primeira sede da CMB.

DIA DO ENFERMO

O Dia Mundial do Enfermo foi instituído a 11 de Fevereiro 1992 pelo Papa João Paulo II e é, anualmente, celebrado para apelar à humanidade para que seja promovido um serviço de maior atenção à pessoa doente.
A efeméride, memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes/França, é celebrada pela Igreja Católica e, segundo João Paulo II, “a pessoa doente, além de cuidados terapêuticos, deve receber também cuidados humanos que rompem a solidão e oferecem ao enfermo a força anímica ao viver uma situação de grande dificuldade".
Por ocasião da data, o Papa Bento XVI, numa mensagem divulgada no dia 8, propôs que as acções promovidas nas diversas dioceses por ocasião deste Dia, “sirvam de estímulo para tornar cada vez mais eficaz o cuidado para com os sofredores”.
Exorta também aos Governos a investirem cada vez mais em estruturas médicas, que sirvam de ajuda e apoio aos sofredores, sobretudo aos mais pobres e necessitados.
Segundo o Santo Padre, “se todos os homens são nossos irmãos, aquele que é débil, sofredor ou necessitado de cuidado deve estar mais no centro da nossa atenção, para que nenhum deles se sinta esquecido ou marginalizado; com efeito a grandeza da humanidade determina-se essencialmente na relação com o sofrimento e com quem sofre”.
”O Filho de Deus sofreu, morreu, mas ressuscitou, e exactamente por isso aquelas chagas tornam-se o sinal da nossa redenção, do perdão e da reconciliação com o Pai, tornam-se, contudo, também um banco de prova para a fé dos discípulos e para a nossa fé: todas as vezes que o Senhor fala da sua paixão e morte, eles não compreendem, rejeitam, opõem-se”, lê-se ma mensagem.
“Na conclusão desta minha Mensagem para o Dia Mundial do Doente, desejo exprimir o meu afecto a todos e a cada um, sentindo-me participe dos sofrimentos e das esperanças que viveis quotidianamente em união com Cristo”, disse o sumo pontífice.
“A todos vós jovens, doentes e sadios, repito o convite a criar pontes de amor e solidariedade, para que ninguém se sinta sozinho, mas próximo de Deus e parte da grande família dos seus filhos”, concluiu o Papa Bento XVI.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL

Hoje, 10 de fevereiro, comemora-se o Dia do Atleta Profissional.
A figura do atleta surgiu já com as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia. Existem fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas atléticas que remontam a 3.000 a.C.
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade iniciaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Os competidores eram atletas profissionais que chegavam a Olímpia um mês antes do início oficial dos Jogos para se submeter a um treinamento moral, físico e espiritual, sob a supervisão dos juízes.
A premiação era somente uma coroa de ramos de oliveira. Mas era comum os campeões terem regalias, como lugares nas primeiras filas dos teatros ou sua alimentação paga por toda vida. Além de tudo, eram considerados heróis. Muitos inclusive foram soldados que inspiraram a mitologia grega.
Em 1896, por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, a Olimpíada voltou a ser realizada. O primeiro país a sediar os Jogos Olímpicos da Era Moderna foi a Grécia, numa justa homenagem aos grandes criadores do espírito olímpico. Novamente, os atletas foram as grandes estrelas do evento.
Desde então, seja em olimpíadas, maratonas, torneios, copas e todo o tipo de competições, os atletas são a grande atração. Se tornam ídolos, modelos, exemplos a serem seguidos. Pelos seus ideais de superação, garra e talento, inspiram pessoas em toda parte a ter uma vida saudável e praticar exercícios. Ganham, perdem, empatam, não importa. O importante mesmo é competir.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

DIA DO ZELADOR

Hoje, 09 de fevereiro, comemora-se o Dia do Zelador.
O zelador tem uma grande importância na segurança das pessoas, principalmente nos dias atuais. São eles que zelam das pessoas e do patrimônio de edifícios, sejam comerciais, de apartamentos ou de estabelecimentos como igrejas. Além de manter a ordem e garantir a segurança, o zelador é, por natureza, um acumulador de funções, uma espécie de “faz de tudo”. Comumente, é sua responsabilidade tratar da limpeza de seu ambiente de trabalho e entregar correspondências e objetos deixados com ele. São tantos os afazeres de um zelador que, caso trabalhe em um prédio, é sua obrigação acender e apagar lâmpadas; verificar o fechamento de portas e janelas; controlar circulação de pessoas e veículos; relatar as condições das instalações; prevenir incêndios; solicitar reparos; comunicar aos proprietários irregularidades nos apartamentos; cuidar das plantas; limpar piscinas... etc. Parabéns a todos os zeladores!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

RACHA DA AMIZADE (YELLOWS VENCE BLACKS)

A equipe dos Yellows venceu os Blacks, no último Racha da Amizade (que acontece no Campo do Tiradentes), pelo placar de 7 x 4. O grande destaque da partida foi sem dúvida o meia Jean, com 4 gols. Os Yellows chegaram a fazer 5 x 1 na primeira etapa. Com as modificações feitas pela organização do racha, o time de coletes preto melhorou um pouco, mas não foi suficiente para reverter o placar. Parabéns aos Yellows. Sábado tem mais!
FICHA TÉCNICA
YELLOWS 7 X 4 BLACKS
Yellows: Márcio, Renê, Ivanzinho, Souza (Márcio Torres) Alexandre, Prego, Douglas, Jorge (Tarcísio), Dudé (Igor), Ivanildo (Aymoré) e Jean
Blacks: Valtecir, Rafael (Diego), Gleidson, Rosalvo, Abner (Marquinhos), Fernando, Irapuan (Branco), Ítalo, Wellington, Anchieta e Kadin (Felipe)

Gols: Jean (4), Douglas (3), para os Yellows. Anchieta (1), Gleidson (2) e Marquinhos (1), para os blacks.
Cartões:

Azul: Renê
Amarelo: Anchieta, Fernando, Igor e Ivanzinho
Árbitro: Dodô

DIA DO GRÁFICO

Hoje, 7 de fevereiro, comemora-se o Dia do Gráfico.
O dia 07 de fevereiro foi a data escolhida para homenagear o gráfico em razão de uma greve realizada por esses profissionais no ano de 1923, em São Paulo, onde reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos. O movimento obteve sucesso e marcou a base sindical do país, tendo sido liderado por João da Costa Pimenta.
O trabalho do profissional gráfico é de imprimir panfletos de propagandas, cartões de visita, convites, notas fiscais, livros, revistas e jornais, além de etiquetas, embalagens e banners. Também são responsáveis por produção de artigos de papelaria e cartonagem.
Os primeiros serviços impressos foram criados por Johan Gutemberg (1400-1468), através de um código de impressão feito por letras em alto relevo e metálicas, a que chamaram de tipos, próprias para fixar a tinta. Foi ele o responsável pelo aperfeiçoamento das técnicas de impressão, sendo o primeiro a publicar a bíblia sagrada, através da impressão de trezentas páginas por dia.
Com a evolução, as formas de impressão se tornaram mais modernas e mais ágeis, tornando a profissão de gráfico importante ferramenta para as comunicações, para o jornalismo, para divulgar ideias.
Mas em virtude da modernidade e da informatização, os trabalhos gráficos não ficaram somente em torno das impressões das letras. As artes gráficas vieram com força total, possibilitando impressão de imagens em altas resoluções, dando maior qualidade aos produtos.
Para se chegar ao produto final, o gráfico deve executar suas atividades em três níveis distintos: a pré-impressão ou etapa do projeto; a impressão, através de uma matriz de impressão, através da rotogravura, flexografia ou off-set; além da etapa de acabamento, onde utiliza-se de colagens, grampeamentos, dobraduras e cortes, fazendo a organização final do produto.
Dados apontam que no Brasil, nos dias de hoje, cerca de duzentos mil gráficos atuam no mercado, estando mais concentrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, segundo informações da Associação Brasileira de Indústrias Gráficas. Parabéns a todos os gráficos do Brasil.
O HJ NOTÍCIAS esteve na TIPROGRESSO, tradicional gráfica de Fortaleza, localizada na Rua Senador Pompeu, no Centro da cidade. Entrevistamos o diretor Fernando Esteves e também Charles, chefe da Pré-Impressão da Gráfica. Confira também imagens de vários setor que compõe o parque gráfico da Tiprogresso:
video

domingo, 6 de fevereiro de 2011

HJ NO MUSEU DA CACHAÇA

O HJ NOTÍCIAS esteve neste domingo (06 de fevereiro) em Maranguape, mais precisamente no MUSEU DA CACHAÇA. Um lugar exuberante, onde as pessoas preservam a natureza, produzem derivados da cana-de-açúcar e promovem lazer para os visitantes.
O HJ pode conferir com um passeio pela história dos 160 anos da Ypióca e conhecemos o maior tonel de madeira do mundo, com capacidade para 374 mil litros de aguardente.
Conferimos também o Campo de Aventura, onde se encontra maior tirolesa do Nordeste, com 260 metros de extensão.
Durante a visita não pudemos filmar dentro do museu propriamente dito, por determinação do guia, mas com certeza vocês poderão conferir em 4 vídeos, muita coisa bela no Museu da Cachaça, em Maranguape, no lindo Estado do Ceará.
Entrevistamos dois torcedores: um do Fortaleza e outro do Ceará. Tivemos a participação do repórter infantil, Ian Pessoa. Confira a matéria e desfrute de belas imagens:
video

video

video

video

sábado, 5 de fevereiro de 2011

CEARÁ E FERRÃO NO CASTELÃO

Neste domingo, 6 de fevereiro, Ceará e Ferroviário jogam no Castelão.
A equipe alvinegra quer manter a boa fase, enquanto que o time coral precisa melhorar, e muito, sua situação dentro do Campeonato Cearense.
O técnico Dimas Filgueiras preferiu não divulgar o time do Ceará que vai entrar em campo contra o Ferroviário, no domingo. E já adiantou que não aceita o favoritismo diante do adversário.
No Ferroviário, Mirandinha também não adiantou o time, apenas disse que vai fazer modificações. O zagueiro Leandro Silva e o volante Diego Ricardo devem atuar pela primeira vez. Mirandinha também afirmou que o Ceará é favorito, mas lembrou que, como em todo clássico, tudo pode ocorrer.
LEÃO VENCE GUARANY
Neste sábado o time do Fortaleza venceu o Guarany de Sobral, pelo placar de 2 x 1. Os gols da partida foi marcado por Luciano Henrique e Bismark, para o Tricolor, enquanto Wanderley, descontou para o time de Sobral.
TIRADENTES X GUARANI
Nesse domingo, no Moirasão, em Maranguape, jogam Tiradentes, do meia Kaká (foto), e Guarani de Juazeiro. Vale a pena conferir esse jogo, pois se o Tigre da Polícia Militar vencer, reassume a vice-liderança do Campeonato Cearense. Também jogam, nesse domingo, pelo Campenato Cearense, Icasa x Horizonte e Quixadá x Limoeiro.

DIA DO DATILOSCOPISTA

Hoje, 5 de fevereiro, comemora-se o Dia do Datiloscopista.
Desde tempos imemoriais, o ser humano se preocupa em marcar seus pertences. A datiloscopia é o mais prático e econômico método de identificação humana. Trata-se do registro das impressões digitais e dos métodos para determinar a identidade das pessoas. Apesar do advento da identificação por meio do DNA, a datiloscopia ainda é o método mais viável, por ser mais barato, simples e seguro.
A Bíblia comenta sobre a identificação humana por meio das impressões digitais "Ele assinala a mão de todos os mortais para que reconheçam, cada um, suas obras" (Jó,37,7).
A palavra "datiloscopia" deriva de dois termos greco-latinos: dáktylos (dedos) e skopeîn (examinar). Esse termo foi criado na Argentina, para designar o estudo da identificação humana mediante impressões digitais.
O inventor do sistema datiloscópico foi Juan Vucetich Kovacevich. Antes dele, muitos cientistas fizeram várias tentativas para utilizar a impressão digital como meio seguro de identificação.
O início da evolução dos processos de identificação digital, ou seja, a datiloscopia e as técnicas de identificação utilizadas, começaram no século VII, na China, onde o Código de Yng-Hwui estabelecia que as mulheres divorciadas deviam portar um papel autenticado com a impressão digital do ex-marido. Só a partir de 1300 as impressões passaram a ser usadas mundialmente nos casos de crime.
A datiloscopia é um excelente método para identificação de criminosos, quer para reconhecer os reincidentes, quer para descobrir o autor de um delito, por meio do datilograma - nome técnico do documento que reproduz a impressão digital. Esse método tem quatro princípios fundamentais. O primeiro é o da perenidade, pois as impressões digitais começam a existir a partir do sexto mês de vida fetal e perduram até a decomposição do corpo após a morte.
O segundo é o da imutabilidade, porque a forma original das impressões digitais nunca se modifica. O terceiro é o da classificabilidade, já que as impressões digitais podem ser classificadas para arquivamento e pesquisa. O quarto e último princípio é o da variabilidade, pois as impressões digitais variam de dedo para dedo e de pessoa para pessoa.
A datiloscopia, portanto, é o método que se utiliza desse grande segredo da biologia. Uma foto mostra quem é determinada pessoa, mas se ela mudar a aparência ou tiver uma sósia, poderá haver engano. Entretanto, por meio do datilograma, pode-se afirmar a identidade da pessoa, sem erro.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE

O GRUPO MENSAGEIROS DE CRISTO promoverá neste mês de fevereiro uma manhã de ação social para a comunidade do bairro Dom Lustosa.
Local do evento: Quadra esportiva do Colégio Airton Senna, situada na Rua Manaus, s/n - Bairro Dom Lustosa.
Data do evento: 27/02/2011 - a partir das 7h.
Público alvo: Toda a comunidade e adjacências.
O evento oferecerá à comunidade: café da manhã, a partir das 7h, com lazer (campeonato de futsal, pula-pula, vídeo-game, pipocas - picolé e outros). Na área de sáúde, será oferecido medição de pressão arterial, informativo sobre acidentes domésticos e com os idosos. Também será ofertado corte de cabelo e manicure. Compareça! Vai ser divertido!
Telefones contato: Edson (85) 8821.4309 - ou Germano (85) 8648.2956.

DIA DO AGENTE FISCAL

Hoje, 02 de fevereiro, comemora-se o Dia do Agente Fiscal.
O agente fiscal tem atribuições de fiscalização em diversos segmentos e setores da economia e da sociedade. Inspecionando as atividades da indústria, do comércio, da administração ou da saúde, ele zela pelo cumprimento das determinações legais, advertindo e aplicando multas em caso de infrações.





A contribuição do agente fiscal,

Faz parte não só do estatuto, mas do cidadão sem igual,
Agente fiscal que tem atribuições,
Que fiscaliza em diversos estados e posições,
Que fiscaliza a economia do Brasil entre nações,
Agente fiscal da receita federal,
Fiquem de olhos abertos no nosso tesouro nacional,
Agente fiscal que trabalha para o governo brasileiro,
Pois nem sempre agrada a todos nesse mundo derradeiro,
Pagar tributo é um dever fundamental do cidadão,
Visto ser o investimento do povo a nação,
O tributo é, portanto o preço da cidadania,
Um conceito que desempenha o seu papel de democracia,
Agente fiscal é um ser social que cobra impostos fenomenal,
Sua função e fiscalizar o pagamento coibindo a sonegação,
Porque não fazem isso com os políticos que roubam a nação,
Um trabalho que puni infratores, mas nunca os seus autores,
É preciso ter consciência sem preconceito de sua existência,
Na sociedade uma figura tão normal um coletor de impostos afinal,
A bíblia relata Mateus o publicano fiscal do imperador,
Esse perfil foi mudado pela democracia do Brasil popular do governador.

Publicado no Recanto das Letras em 02/02/2010
Código do texto: T2065547

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)