quarta-feira, 29 de junho de 2011

CRECHE TIA LILI, UM EXEMPLO DE EDUCAÇÃO EM CAUCAIA

O HJ NOTÍCIAS esteve nesta quarta-feira (29 de junho) na Creche Tia Lili, localizada no Centro da cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Tia Lili, que é anexo do Colégio Nair Guerra, tem como Coordenadora a professora Mariza Vieira e funciona a 29 anos, levando uma boa educação para as crianças da cidade.
Na Creche Tia Lili o HJ pôde constatar a preocupação das professoras não só com a educação regular, mas também em estimular um ensinamento cultural aos discentes.
Conversamos com as professores Mariza (coordenadora), Mairla, Thaís, Ana Maria, Ádila e Rosalice. O HJ NOTÍCIAS mostra o trabalho do Infantil 3 enfocando Tarsila do Amaral, Infantil 4 mostra Portinari e Infantil 5 trabalha Romero de Brito. Confira a matéria:

video

segunda-feira, 27 de junho de 2011

RACHA DA AMIZADE (VINHO VENCE BRANCO)

Racha da Amizade agora com cores Vinho e Branca
No Racha da Amizade (agora com nova cores) de sábado, a equipe de coletes cor de vinho venceu o time de coletes brancos por 4 x 2. O racha dessa vez foi bastante equilibrado individualmente, fazendo com que o jogo fosse bastante disputado.
O time Vinho, dominou as ações na primeira etapa durante um bom tempo, mas Glaydson que atuava na zaga do time Branco, estava em uma tarde inspirada e marcou dois belos gols, com Paulinho descontando para o time Vinho.
Na segunda etapa, Tarcisio, assumiu mais uma vez o papel de treinador e ele mostrou está no patamar de Luxemburgo, Felipe Scolare, Mano Menezes etc. Posicionou a equipe de maneira correta, orientou em alguns momentos individualmente e o resultado foi a vitória do time de Vinho 4 x 2.

FICHA TÉCNICA
BRANCO 2 X 4 VINHO
BRANCO: Marcio, Yvanzinho, Gleidson, Neto (Matheus), Alexandre, Rosalvo, Wellington, Dudé, (Aníbal), Fernando (Bibi), Brandão (Kadim) e Douglas.
Gols: Gleidson (2),
VINHO: Valtecir, Igor (Abner), Souza, Tarcísio (Bruno), Lucas (Bruno), Prego (Leimar), Jean, Ítalo, Irapuan (Igor), Paulinho e Marquinhos.
Gols: Paulinho (2), Jean (2),
Cartão Amarelo: Bibi

domingo, 26 de junho de 2011

FUTEBOL PELO MUNDO (CEARÁ VENCE, CORINTHIANS GOLEIA E RIVER CAI)

CEARÁ VENCE PALMEIRAS E SAI DA ZONA DE REBAIXAMENTO
O Ceará Sporting Club conseguiu uma bela vitória hoje no Estádio Presidente Vargas diante do Palmeiras, por 2 x 0, com gols de Washington e Thiago Humberto. Agora o Alvinegro tem 7 pontos e subiu na classificação do Brasileirão, ficando na 13ª colocação.

Confira o gol de Washington, o primeiro da vitória do Vozão:

video

CORINTHIANS GOLEIA SÃO PAULO
O Corinthians goleiou o São Paulo, primeiro colocado do Brasileirão, por 5 x 0. Com muitos desfalques – Rodrigo Souto e Juan estavam suspensos, Casemiro, Rhodolfo e Miranda, machucados, e Lucas defende a Seleção Brasileira – o São Paulo jogou com dez jogadores desde o fim do primeiro tempo após expulsão de Carlinhos Paraíba e assistiu passivo ao passeio corintiano na etapa final. Os gols foram de Danilo, Liedson (3) e Jorge Henrique depois de um frangaço de Rogério Ceni.

Veja os gols da goleada corinthiana:
video


RIVER PLATE CAI PARA A SEGUNDONA ARGENTINA PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIAO River Plate, um dos times mais populares da Argentina, empatou neste domingo por 1 a 1 contra o Belgrano de Córdoba e foi rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez na sua história centenária.
Ao empatar neste domingo em Buenos Aires, o Belgrano levou a melhor na repescagem por ter vencido por 2 a 0 a partida de ida em Córdoba, voltando a Primeira Divisão Argentina.
O River precisava vencer por dois gols de diferença para se livrar do rebaixamento. Antes mesmo do apito final do juiz, os torcedores começaram a invadir o campo. Os jogadores do River Plate permaneceram abraçados por muitos minutos antes de deixar o campo. Os jogadores do Belgrano tiveram que sair sob escolta policial enquanto eram alvos de objetos arremessados desde as arquibancadas. Fora do estádio, centenas de torcedores do River começaram a jogar pedras contra as autoridades que tentaram contê-los com jatos d´água e intervenções da Polícia montada.
Cerca de 2200 policiais foram mobilizados para a prevenção de incidentes nessa partida que levou mais de 50.000 torcedores ao estádio.
Fundado em 1901, o River Plate tem uma história repleta de glórias, com 33 títulos nacionais, duas Copas Libertadores e um título mundial.

Confira como foi a queda do River:
video

(SUB 14) FORTALEZA E FERROVIÁRIO FARÃO A FINAL

A equipe do Fortaleza venceu na manhã deste domingo (26 de junho), a equipe do Centro de Desenvolvimento de Atletas (CDA), por 1 x 0 e está na final do Campeonato Cearense (Copa Tony Pereira), categoria Sub-14. O gol foi marcado pelo meia Egídio, logo no início da partida. O jogo foi realizado no Estádio Elzir Cabral e os atletas tricolores mostraram muita garra para vencer o excelente time do CDA. Os comandados do técnico Marquinhos, souberam sustentar o placar, principalmente com bom toque de bola de Leo no meio-campo e a raça do zagueiro-capitão Yago. A equipe do CDA também está de parabéns, pois fez uma bela campanha durante todo o campeonato.

FERROVIÁRIO VENCE ADCAMEL POR 3 X 0
Como uma atuação determinante do atacante Herison, o Ferroviário venceu o Adcamel por 3 x 0 na preliminar do jogo entre Fortaleza e CDA. Herison entrou na segunda etapa e levou o Tubarão da Barra à vitória. O atacante coral sofreu o pênalti, e depois fez dois gols, garantindo o Ferrão na final contra o Fortaleza.
LOCAL E DATA DA FINAL AINDA INDEFINIDOS
Os representantes das equipes e da organização do Campeonato estão negociando o local e data para a final do Campeonato Cearense Sub-14 (Copa Tony Pereira). O mais provável é que seja na preliminar do jogo do Fortaleza na quinta-feira.

Confira alguns momentos da semi-final:

Momento do final da partida:
video

Egidio, autor do gol tricolor:
video


Marquinho, técnico tricolor:
video

Clayton, da Comissão Técnica do CDA:
video

Yago, capitão do Fortaleza:
video

Leo, meia do Fortaleza:
video


Herison, artilheiro coral:
video

Roberto Cearense, técnico do Ferrovíário:
video


Gol de Herison, para o Ferroviário:
video

DIA DO METROLOGISTA

O dia 26 de junho é uma referência ao dia 26 de junho de 1862, quando o então imperador Dom Pedro II introduziu no Brasil, através da Lei número 1.175, o Sistema Métrico Decimal, a partir do Sistema Métrico Francês. Todas as atividades relacionadas à adoção desse sistema, precursor do atual Sistema Internacional de Unidades, levaram à criação, em 1961, do Instituto Nacional de Pesos e Medidas e, em 1973, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro.
O Profissional
O metrologista é um profissional que pode atuar tanto na área da indústria e da pesquisa quanto na do Sistema Metrológico Nacional ou mesmo em empresas.
No âmbito da pesquisa, a metrologia é de extrema importância para se obter informações confiáveis nas investigações científicas. Não podemos esquecer que a maioria das descobertas científicas foram e sempre são fundamentadas em observações de experimentos: parte-se de uma meticulosa medição de grandezas e pequenos efeitos para se chegar a novos princípios, prontamente equacionados.
Na indústria, a metrologia se aplica de maneira mais ampla, uma vez que se mostra essencial para manter sob controle processos produtivos de toda ordem. Ou seja, tem uma forte influência sobre a qualidade final do produto. Também é importante para desenvolver, aperfeiçoar e testar novos produtos. O profissional dessa área pode criar sistemas e processos de medição para serem aplicados no setor e ainda calibrar instrumentos e padrões próprios, visando à excelência na produção.
Já os inúmeros laboratórios que prestam serviços de calibração de instrumentos e fazem testes em produtos e em equipamentos, cada vez mais solicitados - por conta das normas da série ISO - vêm se apresentando como um mercado de trabalho que se expande cada vez mais.
Internacional Organization for Standardization (ISO)
Série ISO trata-se de uma certificação que padroniza os negócios internacionalmente. O ISO 14000, por exemplo, confere normas dentro da área ambiental.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DIA DE SÃO JOÃO

Adicionar legenda
Noite de São João, celebrada em 23 de junho, véspera da data de nascimento de São João que, em vida, foi um pregador austero e de moral rigorosa. No entanto, é honrado em festas alegres e dionisíacas, com muita comida, dança e bebida. A data coincide com o solstício de verão no hemisfério norte. Desde tempos remotos, camponeses de toda Europa comemoravam, acendendo fogueiras. A tradição estendeu-se ao Brasil e outros países latino-americanos, coincidindo, neste caso, com o solstício de inverno.
A fogueira, o banho de cheiro, a poesia simples das cantigas do povo, o gosto bom da canjica, o perfume apetitoso das rosquinhas e dos bolos, as sortes, todo um mundo de esperanças, era assim que se festejava São João, sem dúvida a mais antiga e a mais brasileira das festas.
São João é o mais comemorado entre todos, especialmente, na zona rural, quando em sua honra as festas contam com comidas especiais à base de milho como canjica e pamonha, por exemplo. A música geralmente utilizando a sanfona é própria para a ocasião, são queimadas fogueiras e usadas roupas típicas para a dança da quadrilha. Entre as brincadeiras destacam-se a pescaria, leitura da sorte, rifas e leilões.
" São João, o santinho distraído, que estava dormindo e não sabia que aquele era seu dia, recebia do povo as rosas e os cravos, as graças e as ternuras das mãos inspiradas das sinhazinhas doceiras que criavam em sua homenagem os melhores doces brasileiros."

Filho de Isabel, esposa de Zacarias e prima de Maria, mãe de Jesus. Segundo a tradição, por milagre de Deus, Isabel de Zacarias geraram um filho, quando, pela idade, já nem pensavam mais que isto acontecesse. Para a Igreja Católica, a vinda deste filho teve um significado maior, o de preparar a vinda de Cristo. O João, como foi chamado, não só anunciou e preparou a vinda do Messias, mas o batizou nas águas do rio Jordão.


Acorda meu povo!
Vem ver a “acordação”.
Acorda todo povo!
Que é primeiro de São João.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A VOLTA DO LEÃO

O Tricolor de Aço voltou a jogar diante de sua torcida, depois de um longo período sem jogos oficiais. A partida foi contra o Trairiense e o Fortaleza venceu pelo placar de 3 a 2. O amistoso serviu de preparatório para à Série C do Campeonato Brasileiro de 2011. O jogo foi realizado no estádio Presidente Vargas, e marcou o retorno do Leão do Pici no novo PV, após mais de dois anos sem poder atuar no estádio que estava em reformas.
No primeiro tempo, o Fortaleza começou na frente com gol de Wellington Amorim, aos 37 minutos do primeiro tempo, seis minutos depois, Lelê em cobrança de falta empatou pela primeira vez a partida. Já no segundo tempo, Guto também em cobrança de falta, colocou novamente o Fortaleza em vantagem, aos 21 minutos. O Trairiense voltou a empatar a partida com Kiko, aos 31 minutos, mas no final da partida Esley definiu a vitória leonina aos 43 minutos.
Agora o Fortaleza segue em treinamentos visando a estreia da Série C que acontecerá no dia 17 de julho, às 16h, contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Enquanto isso, o Trairiense se despede das disputas neste ano e se preparará para o Campeonato Cearense de 2012, onde pela primeira vez na história disputará à elite cearense.
A renda do jogo foi de R$ 183.295,00, para um público pagante de 12.729 pessoas. O público não pagante foi de 532 pessoas. Com isso, o total de torcedores presentes ao PV foi de 13.261 pessoas.

MUITA GENTE FICOU DE FORA
A torcida do Fortaleza é realmente imensa. Apesar de ser amistoso, a grande massa tricolor esteve presente e muitas pessoas só entraram no estádio depois de meia hora de jogo, e muita gente não conseguiu entrar voltando para suas residências, pois não tinha mais lugar no estádio.

Confira alguns momentos:
 
Entrada em campo:
video
 
Segundo gol do Fortaleza:
video
 
Gol do Trairiense: Lelê, de falta:
video

Momento, em que, infelizmente, vários torcedores ficaram de fora e a Polícia teve que intervir:
video

terça-feira, 21 de junho de 2011

NELSON É NELSON

NELSON GONÇALVES FARIA 92 ANOS HOJE
Nélson Gonçalves (nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, Santana do Livramento, 21 de junho de 1919 — Rio de Janeiro, 18 de abril de 1998) foi um cantor brasileiro. Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de copias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio.
BIOGRAFIA
Nasceu no Rio Grande do Sul, mudou-se com os seus pais portugueses para São Paulo, no bairro do Brás. Quando criança, era levado, para praças e feiras pelo seu pai, que fazendo-se de cego, tocava violino, enquanto ele cantava.
Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Foi também lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo aos dezesseis anos o título de campeão paulista.
Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor. Em uma de suas primeiras bandas, teve como baterista Joaquim Silva Torres. Foi reprovado duas vezes no programa de calouros de Aurélio Campos. Finalmente foi admitido na rádio PRA-5, mas dispensado logo depois.
Nesta época, casou-se com Elvira Molla e com ela teve dois filhos. Sem emprego, trabalhou como garçom, no bar do seu irmão, na avenida São João.
Seguiu para o Rio de Janeiro em 1939, onde trilhou mais uma vez o caminho dos programas de calouros. Foi reprovado novamente na maioria deles, inclusive no de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir. Finalmente, em 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana (do Hotel Copacabana Palace) e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50, da escola dos grandes, discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves.
Alguns de seus grandes sucessos dos anos 40 foram Maria Bethânia (Capiba), Normalista (Benedito Lacerda / Davi Nasser), Caminhemos (Herivelto Martins), Renúncia (Roberto Martins / Mário Rossi) e muitos outros. Maiores ainda foram os êxitos na década de 50, que incluem Última Seresta (Adelino Moreira / Sebastião Santana), Meu Vício É Você e a emblemática A Volta do Boêmio (ambas de Adelino Moreira).
Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall.
Em 1952, casou-se com Lourdinha Bittencourt, substituta de Dalva de Oliveira no Trio de Ouro. O casamento durou até 1959.
Em 1965, casa-se de novo, com Maria Luiza da Silva Ramos, com quem teve dois filhos, Ricardo da Silva Ramos Gonçalves e Maria das Graças da Silva Ramos Gonçalves. A caçula tem seu apelido no refrão da música Até 2001. (É no gogo gugu).
No entanto, o seu envolvimento com a cocaína, em 1958, tendo, inclusive, sido preso em flagrante em 1965 e passado um mês na Casa de Detenção, o que lhe trouxe problemas pessoais e profissionais. Superada a crise, lançou o disco A Volta do Boêmio nº1, um grande sucesso.
Após abandonar o vício com o apoio de sua mulher, retomou uma carreira bem sucedida.
Continuou gravando regularmente nos anos 70, 80 e 90, reafirmado a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos. Além dos eternos antigos sucessos, Nélson Gonçalves sempre se manteve atento a novos compositores, e chegou a gravar canções de Ângela Rô Rô (Simples Carinho), Kid Abelha (Nada por Mim), Legião Urbana (Ainda É Cedo) e Lulu Santos (Como uma Onda).
Ganhador de um prêmio Nipper da RCA, dado aos que permanecem muito tempo na gravadora, sendo somente Elvis Presley o outro agraciado. Durante sua carreira, gravou mais de duas mil canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns, vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.
Morreu em consequência de um infarto agudo do miocárdio no apartamento de sua filha Margareth, no Rio de Janeiro.
Confira a música A Volta do Boêmio:

video


DIA DA MÍDIA

Hoje, 21 de junho, comemora-se o Dia da Mídia.
Mídia, no Brasil, designa quase tudo o que diz respeito à comunicação.

Por isso mesmo, é algo de extrema importância para a sociedade atual, cada vez mais atrelada à mídia para se comunicar.
O mundo passa pela tela da televisão, pelas ondas do rádio, pela rede mundial ou pelo papel-jornal.
O que não existe neles, não existe para a maior parte da sociedade.
A palavra vem do latim "medius", que quer dizer "meio" ou "instrumento mediador".
Em inglês, a palavra foi usada pela primeira vez em 1923 para designar os "mass media", ou "meios de comunicação de massa".
No inglês, media (meios) é o plural de medium (meio).
Mas, no Brasil, a expressão mídia - com pronúncia herdada do inglês e não do latim - é usada indistintamente no singular e no plural.


Confira uma entrevista com Felipe Cunha, aluno de Publicidade e Propaganda da FA7, e Gerente de Marketing, da Editora Smile:
video

segunda-feira, 20 de junho de 2011

RACHA DA AMIZADE (ARRAIÁ DO CUMPADE BIBI)

No último sábado aconteceu, depois do racha, o Arraiá na casa de Carlos Feitosa, que carinhosamente é chamado de Bibi, pelos amigos.
Por lá muita alegria, cerveja gelada, tira-gosto, refrigerante e shows musicais inesquecíveis: Ítalo no violão, Yanne, esposa de Alexandre, Fernando e nossa estrela-maior, o brega-star romântico Rosalvo.
Parabéns a todos que direta, ou indiretamente participaram da organização da festa, muito elogiada por todos que compareceram!

O anfitrião Bibi e sua filhinha Júlia:
video

Um pouco do show de Rosalvo, acompanhado por Ítalo, no violão:
video


O RACHA


MATERIAL NOVO
No racha de sábado, todos os atletas receberam materiais novos (calção e colete), isso graça ao empenho do atleta Jorge, que conseguiu novos patrocinadores para o Racha da Amizade. Agora as cores das equipes serão branca e cor-de-vinho.

JORGE: UM EXEMPLO
O atleta Jorge estava suspenso, pois tinham três cartões amarelos. Mesmo com a punição Jorge, fez questão de prestigiar o racha com sua presença no último sábado.

RACHA POLÊMICO
O primeiro tempo terminou de 4 x 1 para o time de coletes brancos. Na segunda etapa, com as modificações feitas, o time de coletes vinhos viraram o placar para 8 x 4.
Alguns atletas da equipe de coletes brancos, saíram de campo reclamando muito das substituições feitas. Segundo esses atletas as modificações beneficiaram muito a equipe de coletes cor de vinho. O caso será julgado pelo TJRA (Tribunal de Justiça do Racha da Amizade).
Confira a fala de Paulinho, sobre o assunto:


video

Dudé faz a "defesa" da Diretoria sobre as substituições:
video


FICHA TÉCNICA
BRANCOS 4 X 8 VINHOS
BRANCOS: Valtecir, Bibi (Igor), Gleidson, Matheus (Ferreira), Abner, Rosalvo, Irapuan (Marquinhos), Jean, Marquinhos (Ítalo), Paulinho (Matheus) e Anchieta (Brandão).
Gols: Marquinhos (2), Jean (1), Anchieta (1)
VINHOS: Márcio, Yvanzinho, Souza, Tarcísio (Bruno), Alexandre (Kadin), Prego, Wellington, Fernando, Leimar, Brandão (Rafael) e Dudé (Douglas).
Gols: Kadin (1), Brandão (1), Douglas (1), Bruno (1), Rafael (4)
Cartão Amarelo: Bibi.

Gol de Marquinhos:
video

sexta-feira, 17 de junho de 2011

GIBITECA DE FORTALEZA

A Gibiteca de Fortaleza, localiza-se dentro da Biblioteca Dolor Barreira, Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Ela deixa mais perto as histórias em quadrinhos dos leitores cearenses.
A Gibiteca Municipal de Fortaleza terá gestão partilhada entre a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Fórum de Quadrinhos do Ceará. A decisão foi tomada na tarde da quinta-feira passada (9/6) em reunião em que estavam presentes o coordenador de Políticas de Literatura, Livro e Leitura da Secultfor, Urik Paiva, a diretora da Biblioteca Municipal Dolor Barreira, Herbênia Gurgel, e JJ Marreiro, Luís Carlos Souza e Fernando Lima, membros do Fórum.


O HJ NOTÍCIAS conversou com Urik, JJ Marreiro, Luis Carlos e Fernando. O blog do Grande Henrique Jorge foi conferir o lindo espaço da Gibiteca na Biblioteca Dolor Barreira, confira:


video

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ARRAIÁ DO RACHA DA AMIZADE

No próximo sábado (18 de junho) acontecerá o Arraiá do Racha da Amizade. A festança acontecerá na Rua Minervino de Castro, 1651, Parque Araxá.
Claro, antes do arraiá, acontecerá o tradicional racha que acontece há mais de 26 anos.
TROCA DE UNIFORMES
A diretoria do racha avisa que os racheiros irão receber novos uniformes, com novo patrocínio. Os atuais uniformes serão doados a uma comunidade carente. Parabéns a diretoria e ao novo patrocinador pela iniciativa!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

IMPLOSÃO DA "GAIOLA" DO CASTELÃO

A implosão de parte do estádio Castelão na manhã deste domingo, em Fortaleza, durou poucos segundos mas o suficiente para significar mais um passo para que a cidade seja sede da Copa das Confederações, em 2013, e das semifinais da Copa 2014. O Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, teve 130 metros de suas arquibancadas implodidos com 500kg de dinamite. Centenas de curiosos foram ao local ver a implosão e as ruas em torno ficaram interditadas até as 10h.
A ação seguiu a programação da Secretaria Especial da Copa. A implosão é a terceira das quatro etapas do projeto de reforma do estádio. As obras começaram no dia 13 de dezembro e, pela previsão da Secretaria Especial da Copa, 20% da execução terá sido feita até o fim deste mês.
Para que a cidade possa ser sede da Copa das Confederações, em 2013, as modernizações e a reforma completa devem estar prontas até dezembro de 2012. O secretário estadual da Copa, Ferrúcio Feitosa, afirma que as datas planejadas da reforma estão sendo cumpridas e que as ações estão dentro do planejado.

POLÍCIA CONSIDERA TRANQUILA A IMPLOSÃO
A Polícia Militar considera tranquila implosão de parte da arquibancada do Castelão. Segundo o major George Benício, foi realizada uma inspeção pela empresa responsável pelas obras e em menos de 1 hora tudo voltou à normalidade no local e arredores do estádio.

VESTIBULAR DA UECE É PREJUDICADO
O plano operacional para a implosão acabou provocando atrasos na chegada de fiscais escalados para atuar no concurso vestibular da Uece, também programado para a manhã de ontem. Pelo menos 5% do total de fiscais chegaram ao Campus do Itaperi - principal local de prova - depois do horário previsto, até às 7h15 da manhã. Para o presidente da CEV, Cleiton Batista Vasconcelos, a implosão poderia ter ocorrido em uma outra data, que não no mesmo dia e horário do vestibular da Uece. E ressaltou: "O concurso está marcado para esta data desde fevereiro passado, enquanto a implosão teve a data definida posteriormente".

Confira o momento da implosão:
video


DIA DE SANTO ANTÔNIO, "O SANTO CASAMENTEIRO"

Hoje, 13 de junho, comemora-se o Dia de Santo Antônio.
Santo António (português europeu) ou Antônio (português brasileiro) de Lisboa, internacionalmente conhecido como Santo António de Pádua, de seu nome de batismo Fernando de Bulhões, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.
Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, tendo posteriormente ido para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador. Foi professor de Teologia e grande pregador. Foi convidado por São Francisco para pregar contra os Albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.
Santo António de Lisboa é considerado por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.
Protetor dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento coletivo, no dia 13 de Junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa.

NO BRASIL
No Brasil, onde o santo tem muitos devotos, é também frequentemente reverenciado como Santo Antônio, o Casamenteiro. O arraial de Santo Antônio do Leite, no Estado de Minas Gerais, Brasil, tem em sua igreja uma imagem de Santo António de Lisboa, trazida de Portugal em finais do século XVII.
Estátua de Santo António. Em Barbalha, no interior do Ceará, o mês de junho é dedicado ao santo, que é padroeiro da cidade. Destaca-se o Pau da Bandeira, cerimônia onde os devotos cortam uma árvore de grande porte e a utilizam como mastro com uma bandeira de Santo Antônio. A festividade reúne milhares de pessoas.
No sincretismo religioso, Santo Antônio é conhecido no Candomblé da Bahia como Ogum, o orixá da guerra.
O Santo é também padroeiro da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e de Patos de Minas e Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, onde seu dia é feriado municipal.
Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com uma vasta programação, a festa para o Santo padroeiro é celebrada com missa diária, pastelada, barracas com comidas típicas, quadrilha, noites temáticas, e shows. A festa é tradicional e tem como principal atrativo o bolo de metro com várias alianças, que é repartido e distribuído sempre no dia 13. O pedaço do bolo é bem requisitado pelas mulheres solteiras que sonham com um casamento próximo. Diz à tradição que aquela que achar uma aliança no pedaço de bolo é a grande sortuda a subir ao altar com um noivo.
A cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, também tem como padroeiro o Santo, onde a Paróquia de Santo Antônio realiza todos os anos a trezena e no dia 13 a missa e bênção do pão.
Em Borba, no interior do Amazonas, a Festa de Santo António é comemorada no período de 1 a 13 de junho e, em 2009, comemoraram-se 253 anos de amor e fé. Romeiros de vários estados e até do exterior marcam presença nos festejos todos os anos para pedirem ou agradecerem pelas graças recebidas. O município possui a Basílica de Santo António de Borba, que é a 1ª da América Latina e a 5ª do Mundo a possuir relíquias de Santo António.
No Piauí, a maior festa religiosa da região, reverenciada ao Santo, acontece em Campo Maior.
Na Paraíba, no municipio de Fagundes, há mais de um século a conhecida Pedra de Santo Antônio é visitada por turistas e romeiros de todo o Brasil, no dia 13 de Junho, que é feriado no município.
Em Santa Catarina, no município de Sombrio, são celebradas as Trezenas durante treze dias antes do sábado que antecede a festa, com benção dos pães de Santo Antonio e feriado municipal no dia 13 de Junho. A cidade é uma das poucas no Brasil a possuir uma relíquia do santo, trazida de Pádua (Itália) por uma comitiva que incluiu festeiros de 2011, o prefeito municipal e o pároco.

domingo, 12 de junho de 2011

DIA DOS NAMORADOS / DIA DE SÃO VALENTIM

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

HISTÓRIA
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados (as) da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

NO BRASILBrasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin - que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

sábado, 11 de junho de 2011

RACHA DA AMIZADE (YELLOWS GOLEIAM BLACKS)

A equipe de coletes amarelos, goleou por 4 x 0 o time de coletes pretos, neste sábado (11/06) pelo Racha da Amizade. Como todos os sábados, o racha acontece no campo da Associação Esportiva Tiradentes.
O JOGO
A equipe dos Blacks esteve boa parte do primeiro tempo dominando as ações, principalmente no meio campo, mas não soube transformar em gols, e os Yellows, em um contra-ataque, numa belíssima jogada do meia Dudé fez o primeiro gol da partida. O segundo gol, foi uma falha incrível do zagueiro Tarcisio, que Douglas aproveitou e marcou o segundo tento da partida.
EMPRESÁRIO COGITA DUDÉ JOGAR NA EUROPA
O empresário de Dudé, Joca, um dos fundadores do Racha da Amizade, fez uma proposta para o meia jogar na Europa, mas o RA está fazendo todos os esforços para segurar o craque.
ESTREIA
O jornalista Jota Lacerda estreou hoje, no Racha da Amizade e já com o pé direito, o baiano substituiu Dudé e o time dele saiu vencedor.
ARRAIÁ DO RA
No próximo sábado (18 de junho) acontecerá o Arraiá do Racha da Amizade. A festança acontece, depois do racha, na residência de Carlos Feitosa (Bibi). Por lá os racheiros e convidados poderão degustar de muito bolo de milho, pé-de-moleque e é claro, aquela cerveja gelada, porque "ninguém é de ferro". Anarriê!!!!

FICHA TÉCNICA
YELLOWS 4 X 0 BLACKS
AMARELO: Valtecir, Bibi, Neto, Bruno, Leimar, Rosalvo, Dudé (Lacerda), Fernando, Douglas, Anchieta e Jorge.
Gols: Dudé (1), Douglas (1), Jorge (2)
PRETO: Joel, Igor, Gleidson, Tarcísio (Felipe), Yvanzinho, Prego, Wellington, Irapuan, Jean, Paulinho e Marquinhos



Jota Lacerda conversa com nossa reportagem:
video

Dudé, em alta no Racha da Amizade:
video

Quarto gol da partida, marcado por Jorge:
video

sexta-feira, 10 de junho de 2011

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Hoje, 10 de junho, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa.
O mundo que fala português (chamado lusófono) tem atualmente cerca de 250 milhões de pessoas e no Brasil estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Seu ensino virou obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU).
O fato de a língua portuguesa estar assim espalhada pelos continentes deve-se à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que levou para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificada em vários dialetos. São chamados de crioulos os dialetos das colônias européias de além-mar.
MUDANÇAS NAS REGRAS ORTOGRÁFICAS
Desde do ano de 2008 a ortografia da Língua Portuguesa foi unificada. No Brasil, a ortografia teve que passar por algumas mudanças. O HJ NOTÍCIAS conversou com os revisores da Editora Smile: Luis Carlos, Daniel de Sá Aguiar e Aldo Camurça. Confira:


video

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)