quarta-feira, 29 de junho de 2011

CRECHE TIA LILI, UM EXEMPLO DE EDUCAÇÃO EM CAUCAIA

O HJ NOTÍCIAS esteve nesta quarta-feira (29 de junho) na Creche Tia Lili, localizada no Centro da cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Tia Lili, que é anexo do Colégio Nair Guerra, tem como Coordenadora a professora Mariza Vieira e funciona a 29 anos, levando uma boa educação para as crianças da cidade.
Na Creche Tia Lili o HJ pôde constatar a preocupação das professoras não só com a educação regular, mas também em estimular um ensinamento cultural aos discentes.
Conversamos com as professores Mariza (coordenadora), Mairla, Thaís, Ana Maria, Ádila e Rosalice. O HJ NOTÍCIAS mostra o trabalho do Infantil 3 enfocando Tarsila do Amaral, Infantil 4 mostra Portinari e Infantil 5 trabalha Romero de Brito. Confira a matéria:

segunda-feira, 27 de junho de 2011

RACHA DA AMIZADE (VINHO VENCE BRANCO)

Racha da Amizade agora com cores Vinho e Branca
No Racha da Amizade (agora com nova cores) de sábado, a equipe de coletes cor de vinho venceu o time de coletes brancos por 4 x 2. O racha dessa vez foi bastante equilibrado individualmente, fazendo com que o jogo fosse bastante disputado.
O time Vinho, dominou as ações na primeira etapa durante um bom tempo, mas Glaydson que atuava na zaga do time Branco, estava em uma tarde inspirada e marcou dois belos gols, com Paulinho descontando para o time Vinho.
Na segunda etapa, Tarcisio, assumiu mais uma vez o papel de treinador e ele mostrou está no patamar de Luxemburgo, Felipe Scolare, Mano Menezes etc. Posicionou a equipe de maneira correta, orientou em alguns momentos individualmente e o resultado foi a vitória do time de Vinho 4 x 2.

FICHA TÉCNICA
BRANCO 2 X 4 VINHO
BRANCO: Marcio, Yvanzinho, Gleidson, Neto (Matheus), Alexandre, Rosalvo, Wellington, Dudé, (Aníbal), Fernando (Bibi), Brandão (Kadim) e Douglas.
Gols: Gleidson (2),
VINHO: Valtecir, Igor (Abner), Souza, Tarcísio (Bruno), Lucas (Bruno), Prego (Leimar), Jean, Ítalo, Irapuan (Igor), Paulinho e Marquinhos.
Gols: Paulinho (2), Jean (2),
Cartão Amarelo: Bibi

domingo, 26 de junho de 2011

FUTEBOL PELO MUNDO (CEARÁ VENCE, CORINTHIANS GOLEIA E RIVER CAI)

CEARÁ VENCE PALMEIRAS E SAI DA ZONA DE REBAIXAMENTO
O Ceará Sporting Club conseguiu uma bela vitória hoje no Estádio Presidente Vargas diante do Palmeiras, por 2 x 0, com gols de Washington e Thiago Humberto. Agora o Alvinegro tem 7 pontos e subiu na classificação do Brasileirão, ficando na 13ª colocação.

Confira o gol de Washington, o primeiro da vitória do Vozão:


CORINTHIANS GOLEIA SÃO PAULO
O Corinthians goleiou o São Paulo, primeiro colocado do Brasileirão, por 5 x 0. Com muitos desfalques – Rodrigo Souto e Juan estavam suspensos, Casemiro, Rhodolfo e Miranda, machucados, e Lucas defende a Seleção Brasileira – o São Paulo jogou com dez jogadores desde o fim do primeiro tempo após expulsão de Carlinhos Paraíba e assistiu passivo ao passeio corintiano na etapa final. Os gols foram de Danilo, Liedson (3) e Jorge Henrique depois de um frangaço de Rogério Ceni.

Veja os gols da goleada corinthiana:


RIVER PLATE CAI PARA A SEGUNDONA ARGENTINA PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIAO River Plate, um dos times mais populares da Argentina, empatou neste domingo por 1 a 1 contra o Belgrano de Córdoba e foi rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez na sua história centenária.
Ao empatar neste domingo em Buenos Aires, o Belgrano levou a melhor na repescagem por ter vencido por 2 a 0 a partida de ida em Córdoba, voltando a Primeira Divisão Argentina.
O River precisava vencer por dois gols de diferença para se livrar do rebaixamento. Antes mesmo do apito final do juiz, os torcedores começaram a invadir o campo. Os jogadores do River Plate permaneceram abraçados por muitos minutos antes de deixar o campo. Os jogadores do Belgrano tiveram que sair sob escolta policial enquanto eram alvos de objetos arremessados desde as arquibancadas. Fora do estádio, centenas de torcedores do River começaram a jogar pedras contra as autoridades que tentaram contê-los com jatos d´água e intervenções da Polícia montada.
Cerca de 2200 policiais foram mobilizados para a prevenção de incidentes nessa partida que levou mais de 50.000 torcedores ao estádio.
Fundado em 1901, o River Plate tem uma história repleta de glórias, com 33 títulos nacionais, duas Copas Libertadores e um título mundial.

Confira como foi a queda do River:

(SUB 14) FORTALEZA E FERROVIÁRIO FARÃO A FINAL

A equipe do Fortaleza venceu na manhã deste domingo (26 de junho), a equipe do Centro de Desenvolvimento de Atletas (CDA), por 1 x 0 e está na final do Campeonato Cearense (Copa Tony Pereira), categoria Sub-14. O gol foi marcado pelo meia Egídio, logo no início da partida. O jogo foi realizado no Estádio Elzir Cabral e os atletas tricolores mostraram muita garra para vencer o excelente time do CDA. Os comandados do técnico Marquinhos, souberam sustentar o placar, principalmente com bom toque de bola de Leo no meio-campo e a raça do zagueiro-capitão Yago. A equipe do CDA também está de parabéns, pois fez uma bela campanha durante todo o campeonato.

FERROVIÁRIO VENCE ADCAMEL POR 3 X 0
Como uma atuação determinante do atacante Herison, o Ferroviário venceu o Adcamel por 3 x 0 na preliminar do jogo entre Fortaleza e CDA. Herison entrou na segunda etapa e levou o Tubarão da Barra à vitória. O atacante coral sofreu o pênalti, e depois fez dois gols, garantindo o Ferrão na final contra o Fortaleza.
LOCAL E DATA DA FINAL AINDA INDEFINIDOS
Os representantes das equipes e da organização do Campeonato estão negociando o local e data para a final do Campeonato Cearense Sub-14 (Copa Tony Pereira). O mais provável é que seja na preliminar do jogo do Fortaleza na quinta-feira.

Confira alguns momentos da semi-final:

Momento do final da partida:

Egidio, autor do gol tricolor:


Marquinho, técnico tricolor:

Clayton, da Comissão Técnica do CDA:

Yago, capitão do Fortaleza:

Leo, meia do Fortaleza:


Herison, artilheiro coral:

Roberto Cearense, técnico do Ferrovíário:


Gol de Herison, para o Ferroviário:

DIA DO METROLOGISTA

O dia 26 de junho é uma referência ao dia 26 de junho de 1862, quando o então imperador Dom Pedro II introduziu no Brasil, através da Lei número 1.175, o Sistema Métrico Decimal, a partir do Sistema Métrico Francês. Todas as atividades relacionadas à adoção desse sistema, precursor do atual Sistema Internacional de Unidades, levaram à criação, em 1961, do Instituto Nacional de Pesos e Medidas e, em 1973, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro.
O Profissional
O metrologista é um profissional que pode atuar tanto na área da indústria e da pesquisa quanto na do Sistema Metrológico Nacional ou mesmo em empresas.
No âmbito da pesquisa, a metrologia é de extrema importância para se obter informações confiáveis nas investigações científicas. Não podemos esquecer que a maioria das descobertas científicas foram e sempre são fundamentadas em observações de experimentos: parte-se de uma meticulosa medição de grandezas e pequenos efeitos para se chegar a novos princípios, prontamente equacionados.
Na indústria, a metrologia se aplica de maneira mais ampla, uma vez que se mostra essencial para manter sob controle processos produtivos de toda ordem. Ou seja, tem uma forte influência sobre a qualidade final do produto. Também é importante para desenvolver, aperfeiçoar e testar novos produtos. O profissional dessa área pode criar sistemas e processos de medição para serem aplicados no setor e ainda calibrar instrumentos e padrões próprios, visando à excelência na produção.
Já os inúmeros laboratórios que prestam serviços de calibração de instrumentos e fazem testes em produtos e em equipamentos, cada vez mais solicitados - por conta das normas da série ISO - vêm se apresentando como um mercado de trabalho que se expande cada vez mais.
Internacional Organization for Standardization (ISO)
Série ISO trata-se de uma certificação que padroniza os negócios internacionalmente. O ISO 14000, por exemplo, confere normas dentro da área ambiental.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DIA DE SÃO JOÃO

Adicionar legenda
Noite de São João, celebrada em 23 de junho, véspera da data de nascimento de São João que, em vida, foi um pregador austero e de moral rigorosa. No entanto, é honrado em festas alegres e dionisíacas, com muita comida, dança e bebida. A data coincide com o solstício de verão no hemisfério norte. Desde tempos remotos, camponeses de toda Europa comemoravam, acendendo fogueiras. A tradição estendeu-se ao Brasil e outros países latino-americanos, coincidindo, neste caso, com o solstício de inverno.
A fogueira, o banho de cheiro, a poesia simples das cantigas do povo, o gosto bom da canjica, o perfume apetitoso das rosquinhas e dos bolos, as sortes, todo um mundo de esperanças, era assim que se festejava São João, sem dúvida a mais antiga e a mais brasileira das festas.
São João é o mais comemorado entre todos, especialmente, na zona rural, quando em sua honra as festas contam com comidas especiais à base de milho como canjica e pamonha, por exemplo. A música geralmente utilizando a sanfona é própria para a ocasião, são queimadas fogueiras e usadas roupas típicas para a dança da quadrilha. Entre as brincadeiras destacam-se a pescaria, leitura da sorte, rifas e leilões.
" São João, o santinho distraído, que estava dormindo e não sabia que aquele era seu dia, recebia do povo as rosas e os cravos, as graças e as ternuras das mãos inspiradas das sinhazinhas doceiras que criavam em sua homenagem os melhores doces brasileiros."

Filho de Isabel, esposa de Zacarias e prima de Maria, mãe de Jesus. Segundo a tradição, por milagre de Deus, Isabel de Zacarias geraram um filho, quando, pela idade, já nem pensavam mais que isto acontecesse. Para a Igreja Católica, a vinda deste filho teve um significado maior, o de preparar a vinda de Cristo. O João, como foi chamado, não só anunciou e preparou a vinda do Messias, mas o batizou nas águas do rio Jordão.


Acorda meu povo!
Vem ver a “acordação”.
Acorda todo povo!
Que é primeiro de São João.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A VOLTA DO LEÃO

O Tricolor de Aço voltou a jogar diante de sua torcida, depois de um longo período sem jogos oficiais. A partida foi contra o Trairiense e o Fortaleza venceu pelo placar de 3 a 2. O amistoso serviu de preparatório para à Série C do Campeonato Brasileiro de 2011. O jogo foi realizado no estádio Presidente Vargas, e marcou o retorno do Leão do Pici no novo PV, após mais de dois anos sem poder atuar no estádio que estava em reformas.
No primeiro tempo, o Fortaleza começou na frente com gol de Wellington Amorim, aos 37 minutos do primeiro tempo, seis minutos depois, Lelê em cobrança de falta empatou pela primeira vez a partida. Já no segundo tempo, Guto também em cobrança de falta, colocou novamente o Fortaleza em vantagem, aos 21 minutos. O Trairiense voltou a empatar a partida com Kiko, aos 31 minutos, mas no final da partida Esley definiu a vitória leonina aos 43 minutos.
Agora o Fortaleza segue em treinamentos visando a estreia da Série C que acontecerá no dia 17 de julho, às 16h, contra o CRB, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Enquanto isso, o Trairiense se despede das disputas neste ano e se preparará para o Campeonato Cearense de 2012, onde pela primeira vez na história disputará à elite cearense.
A renda do jogo foi de R$ 183.295,00, para um público pagante de 12.729 pessoas. O público não pagante foi de 532 pessoas. Com isso, o total de torcedores presentes ao PV foi de 13.261 pessoas.

MUITA GENTE FICOU DE FORA
A torcida do Fortaleza é realmente imensa. Apesar de ser amistoso, a grande massa tricolor esteve presente e muitas pessoas só entraram no estádio depois de meia hora de jogo, e muita gente não conseguiu entrar voltando para suas residências, pois não tinha mais lugar no estádio.

Confira alguns momentos:
 
Entrada em campo:
 
Segundo gol do Fortaleza:
 
Gol do Trairiense: Lelê, de falta:

Momento, em que, infelizmente, vários torcedores ficaram de fora e a Polícia teve que intervir:

terça-feira, 21 de junho de 2011

NELSON É NELSON

NELSON GONÇALVES FARIA 92 ANOS HOJE
Nélson Gonçalves (nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, Santana do Livramento, 21 de junho de 1919 — Rio de Janeiro, 18 de abril de 1998) foi um cantor brasileiro. Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com mais de 75 milhões de copias vendidas, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com mais de 120 milhões e Tonico & Tinoco com aproximadamente 150 milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio.
BIOGRAFIA
Nasceu no Rio Grande do Sul, mudou-se com os seus pais portugueses para São Paulo, no bairro do Brás. Quando criança, era levado, para praças e feiras pelo seu pai, que fazendo-se de cego, tocava violino, enquanto ele cantava.
Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Foi também lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo aos dezesseis anos o título de campeão paulista.
Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor. Em uma de suas primeiras bandas, teve como baterista Joaquim Silva Torres. Foi reprovado duas vezes no programa de calouros de Aurélio Campos. Finalmente foi admitido na rádio PRA-5, mas dispensado logo depois.
Nesta época, casou-se com Elvira Molla e com ela teve dois filhos. Sem emprego, trabalhou como garçom, no bar do seu irmão, na avenida São João.
Seguiu para o Rio de Janeiro em 1939, onde trilhou mais uma vez o caminho dos programas de calouros. Foi reprovado novamente na maioria deles, inclusive no de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir. Finalmente, em 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana (do Hotel Copacabana Palace) e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50, da escola dos grandes, discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves.
Alguns de seus grandes sucessos dos anos 40 foram Maria Bethânia (Capiba), Normalista (Benedito Lacerda / Davi Nasser), Caminhemos (Herivelto Martins), Renúncia (Roberto Martins / Mário Rossi) e muitos outros. Maiores ainda foram os êxitos na década de 50, que incluem Última Seresta (Adelino Moreira / Sebastião Santana), Meu Vício É Você e a emblemática A Volta do Boêmio (ambas de Adelino Moreira).
Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall.
Em 1952, casou-se com Lourdinha Bittencourt, substituta de Dalva de Oliveira no Trio de Ouro. O casamento durou até 1959.
Em 1965, casa-se de novo, com Maria Luiza da Silva Ramos, com quem teve dois filhos, Ricardo da Silva Ramos Gonçalves e Maria das Graças da Silva Ramos Gonçalves. A caçula tem seu apelido no refrão da música Até 2001. (É no gogo gugu).
No entanto, o seu envolvimento com a cocaína, em 1958, tendo, inclusive, sido preso em flagrante em 1965 e passado um mês na Casa de Detenção, o que lhe trouxe problemas pessoais e profissionais. Superada a crise, lançou o disco A Volta do Boêmio nº1, um grande sucesso.
Após abandonar o vício com o apoio de sua mulher, retomou uma carreira bem sucedida.
Continuou gravando regularmente nos anos 70, 80 e 90, reafirmado a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos. Além dos eternos antigos sucessos, Nélson Gonçalves sempre se manteve atento a novos compositores, e chegou a gravar canções de Ângela Rô Rô (Simples Carinho), Kid Abelha (Nada por Mim), Legião Urbana (Ainda É Cedo) e Lulu Santos (Como uma Onda).
Ganhador de um prêmio Nipper da RCA, dado aos que permanecem muito tempo na gravadora, sendo somente Elvis Presley o outro agraciado. Durante sua carreira, gravou mais de duas mil canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns, vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.
Morreu em consequência de um infarto agudo do miocárdio no apartamento de sua filha Margareth, no Rio de Janeiro.
Confira a música A Volta do Boêmio:



DIA DA MÍDIA

Hoje, 21 de junho, comemora-se o Dia da Mídia.
Mídia, no Brasil, designa quase tudo o que diz respeito à comunicação.

Por isso mesmo, é algo de extrema importância para a sociedade atual, cada vez mais atrelada à mídia para se comunicar.
O mundo passa pela tela da televisão, pelas ondas do rádio, pela rede mundial ou pelo papel-jornal.
O que não existe neles, não existe para a maior parte da sociedade.
A palavra vem do latim "medius", que quer dizer "meio" ou "instrumento mediador".
Em inglês, a palavra foi usada pela primeira vez em 1923 para designar os "mass media", ou "meios de comunicação de massa".
No inglês, media (meios) é o plural de medium (meio).
Mas, no Brasil, a expressão mídia - com pronúncia herdada do inglês e não do latim - é usada indistintamente no singular e no plural.


Confira uma entrevista com Felipe Cunha, aluno de Publicidade e Propaganda da FA7, e Gerente de Marketing, da Editora Smile:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

RACHA DA AMIZADE (ARRAIÁ DO CUMPADE BIBI)

No último sábado aconteceu, depois do racha, o Arraiá na casa de Carlos Feitosa, que carinhosamente é chamado de Bibi, pelos amigos.
Por lá muita alegria, cerveja gelada, tira-gosto, refrigerante e shows musicais inesquecíveis: Ítalo no violão, Yanne, esposa de Alexandre, Fernando e nossa estrela-maior, o brega-star romântico Rosalvo.
Parabéns a todos que direta, ou indiretamente participaram da organização da festa, muito elogiada por todos que compareceram!

O anfitrião Bibi e sua filhinha Júlia:

Um pouco do show de Rosalvo, acompanhado por Ítalo, no violão:


O RACHA


MATERIAL NOVO
No racha de sábado, todos os atletas receberam materiais novos (calção e colete), isso graça ao empenho do atleta Jorge, que conseguiu novos patrocinadores para o Racha da Amizade. Agora as cores das equipes serão branca e cor-de-vinho.

JORGE: UM EXEMPLO
O atleta Jorge estava suspenso, pois tinham três cartões amarelos. Mesmo com a punição Jorge, fez questão de prestigiar o racha com sua presença no último sábado.

RACHA POLÊMICO
O primeiro tempo terminou de 4 x 1 para o time de coletes brancos. Na segunda etapa, com as modificações feitas, o time de coletes vinhos viraram o placar para 8 x 4.
Alguns atletas da equipe de coletes brancos, saíram de campo reclamando muito das substituições feitas. Segundo esses atletas as modificações beneficiaram muito a equipe de coletes cor de vinho. O caso será julgado pelo TJRA (Tribunal de Justiça do Racha da Amizade).
Confira a fala de Paulinho, sobre o assunto:



Dudé faz a "defesa" da Diretoria sobre as substituições:


FICHA TÉCNICA
BRANCOS 4 X 8 VINHOS
BRANCOS: Valtecir, Bibi (Igor), Gleidson, Matheus (Ferreira), Abner, Rosalvo, Irapuan (Marquinhos), Jean, Marquinhos (Ítalo), Paulinho (Matheus) e Anchieta (Brandão).
Gols: Marquinhos (2), Jean (1), Anchieta (1)
VINHOS: Márcio, Yvanzinho, Souza, Tarcísio (Bruno), Alexandre (Kadin), Prego, Wellington, Fernando, Leimar, Brandão (Rafael) e Dudé (Douglas).
Gols: Kadin (1), Brandão (1), Douglas (1), Bruno (1), Rafael (4)
Cartão Amarelo: Bibi.

Gol de Marquinhos:

sexta-feira, 17 de junho de 2011

GIBITECA DE FORTALEZA

A Gibiteca de Fortaleza, localiza-se dentro da Biblioteca Dolor Barreira, Av. da Universidade, 2572 – Benfica. Ela deixa mais perto as histórias em quadrinhos dos leitores cearenses.
A Gibiteca Municipal de Fortaleza terá gestão partilhada entre a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Fórum de Quadrinhos do Ceará. A decisão foi tomada na tarde da quinta-feira passada (9/6) em reunião em que estavam presentes o coordenador de Políticas de Literatura, Livro e Leitura da Secultfor, Urik Paiva, a diretora da Biblioteca Municipal Dolor Barreira, Herbênia Gurgel, e JJ Marreiro, Luís Carlos Souza e Fernando Lima, membros do Fórum.


O HJ NOTÍCIAS conversou com Urik, JJ Marreiro, Luis Carlos e Fernando. O blog do Grande Henrique Jorge foi conferir o lindo espaço da Gibiteca na Biblioteca Dolor Barreira, confira:


quinta-feira, 16 de junho de 2011

ARRAIÁ DO RACHA DA AMIZADE

No próximo sábado (18 de junho) acontecerá o Arraiá do Racha da Amizade. A festança acontecerá na Rua Minervino de Castro, 1651, Parque Araxá.
Claro, antes do arraiá, acontecerá o tradicional racha que acontece há mais de 26 anos.
TROCA DE UNIFORMES
A diretoria do racha avisa que os racheiros irão receber novos uniformes, com novo patrocínio. Os atuais uniformes serão doados a uma comunidade carente. Parabéns a diretoria e ao novo patrocinador pela iniciativa!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

IMPLOSÃO DA "GAIOLA" DO CASTELÃO

A implosão de parte do estádio Castelão na manhã deste domingo, em Fortaleza, durou poucos segundos mas o suficiente para significar mais um passo para que a cidade seja sede da Copa das Confederações, em 2013, e das semifinais da Copa 2014. O Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão, teve 130 metros de suas arquibancadas implodidos com 500kg de dinamite. Centenas de curiosos foram ao local ver a implosão e as ruas em torno ficaram interditadas até as 10h.
A ação seguiu a programação da Secretaria Especial da Copa. A implosão é a terceira das quatro etapas do projeto de reforma do estádio. As obras começaram no dia 13 de dezembro e, pela previsão da Secretaria Especial da Copa, 20% da execução terá sido feita até o fim deste mês.
Para que a cidade possa ser sede da Copa das Confederações, em 2013, as modernizações e a reforma completa devem estar prontas até dezembro de 2012. O secretário estadual da Copa, Ferrúcio Feitosa, afirma que as datas planejadas da reforma estão sendo cumpridas e que as ações estão dentro do planejado.

POLÍCIA CONSIDERA TRANQUILA A IMPLOSÃO
A Polícia Militar considera tranquila implosão de parte da arquibancada do Castelão. Segundo o major George Benício, foi realizada uma inspeção pela empresa responsável pelas obras e em menos de 1 hora tudo voltou à normalidade no local e arredores do estádio.

VESTIBULAR DA UECE É PREJUDICADO
O plano operacional para a implosão acabou provocando atrasos na chegada de fiscais escalados para atuar no concurso vestibular da Uece, também programado para a manhã de ontem. Pelo menos 5% do total de fiscais chegaram ao Campus do Itaperi - principal local de prova - depois do horário previsto, até às 7h15 da manhã. Para o presidente da CEV, Cleiton Batista Vasconcelos, a implosão poderia ter ocorrido em uma outra data, que não no mesmo dia e horário do vestibular da Uece. E ressaltou: "O concurso está marcado para esta data desde fevereiro passado, enquanto a implosão teve a data definida posteriormente".

Confira o momento da implosão:


DIA DE SANTO ANTÔNIO, "O SANTO CASAMENTEIRO"

Hoje, 13 de junho, comemora-se o Dia de Santo Antônio.
Santo António (português europeu) ou Antônio (português brasileiro) de Lisboa, internacionalmente conhecido como Santo António de Pádua, de seu nome de batismo Fernando de Bulhões, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII.
Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, tendo posteriormente ido para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador. Foi professor de Teologia e grande pregador. Foi convidado por São Francisco para pregar contra os Albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e de seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40) anos.
Santo António de Lisboa é considerado por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.
Protetor dos noivos, é tradição em Lisboa realizar-se um casamento coletivo, no dia 13 de Junho, na sua igreja, junto à Sé de Lisboa.

NO BRASIL
No Brasil, onde o santo tem muitos devotos, é também frequentemente reverenciado como Santo Antônio, o Casamenteiro. O arraial de Santo Antônio do Leite, no Estado de Minas Gerais, Brasil, tem em sua igreja uma imagem de Santo António de Lisboa, trazida de Portugal em finais do século XVII.
Estátua de Santo António. Em Barbalha, no interior do Ceará, o mês de junho é dedicado ao santo, que é padroeiro da cidade. Destaca-se o Pau da Bandeira, cerimônia onde os devotos cortam uma árvore de grande porte e a utilizam como mastro com uma bandeira de Santo Antônio. A festividade reúne milhares de pessoas.
No sincretismo religioso, Santo Antônio é conhecido no Candomblé da Bahia como Ogum, o orixá da guerra.
O Santo é também padroeiro da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e de Patos de Minas e Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, onde seu dia é feriado municipal.
Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com uma vasta programação, a festa para o Santo padroeiro é celebrada com missa diária, pastelada, barracas com comidas típicas, quadrilha, noites temáticas, e shows. A festa é tradicional e tem como principal atrativo o bolo de metro com várias alianças, que é repartido e distribuído sempre no dia 13. O pedaço do bolo é bem requisitado pelas mulheres solteiras que sonham com um casamento próximo. Diz à tradição que aquela que achar uma aliança no pedaço de bolo é a grande sortuda a subir ao altar com um noivo.
A cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, também tem como padroeiro o Santo, onde a Paróquia de Santo Antônio realiza todos os anos a trezena e no dia 13 a missa e bênção do pão.
Em Borba, no interior do Amazonas, a Festa de Santo António é comemorada no período de 1 a 13 de junho e, em 2009, comemoraram-se 253 anos de amor e fé. Romeiros de vários estados e até do exterior marcam presença nos festejos todos os anos para pedirem ou agradecerem pelas graças recebidas. O município possui a Basílica de Santo António de Borba, que é a 1ª da América Latina e a 5ª do Mundo a possuir relíquias de Santo António.
No Piauí, a maior festa religiosa da região, reverenciada ao Santo, acontece em Campo Maior.
Na Paraíba, no municipio de Fagundes, há mais de um século a conhecida Pedra de Santo Antônio é visitada por turistas e romeiros de todo o Brasil, no dia 13 de Junho, que é feriado no município.
Em Santa Catarina, no município de Sombrio, são celebradas as Trezenas durante treze dias antes do sábado que antecede a festa, com benção dos pães de Santo Antonio e feriado municipal no dia 13 de Junho. A cidade é uma das poucas no Brasil a possuir uma relíquia do santo, trazida de Pádua (Itália) por uma comitiva que incluiu festeiros de 2011, o prefeito municipal e o pároco.

domingo, 12 de junho de 2011

DIA DOS NAMORADOS / DIA DE SÃO VALENTIM

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.

HISTÓRIA
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados (as) da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

NO BRASILBrasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin - que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

sábado, 11 de junho de 2011

RACHA DA AMIZADE (YELLOWS GOLEIAM BLACKS)

A equipe de coletes amarelos, goleou por 4 x 0 o time de coletes pretos, neste sábado (11/06) pelo Racha da Amizade. Como todos os sábados, o racha acontece no campo da Associação Esportiva Tiradentes.
O JOGO
A equipe dos Blacks esteve boa parte do primeiro tempo dominando as ações, principalmente no meio campo, mas não soube transformar em gols, e os Yellows, em um contra-ataque, numa belíssima jogada do meia Dudé fez o primeiro gol da partida. O segundo gol, foi uma falha incrível do zagueiro Tarcisio, que Douglas aproveitou e marcou o segundo tento da partida.
EMPRESÁRIO COGITA DUDÉ JOGAR NA EUROPA
O empresário de Dudé, Joca, um dos fundadores do Racha da Amizade, fez uma proposta para o meia jogar na Europa, mas o RA está fazendo todos os esforços para segurar o craque.
ESTREIA
O jornalista Jota Lacerda estreou hoje, no Racha da Amizade e já com o pé direito, o baiano substituiu Dudé e o time dele saiu vencedor.
ARRAIÁ DO RA
No próximo sábado (18 de junho) acontecerá o Arraiá do Racha da Amizade. A festança acontece, depois do racha, na residência de Carlos Feitosa (Bibi). Por lá os racheiros e convidados poderão degustar de muito bolo de milho, pé-de-moleque e é claro, aquela cerveja gelada, porque "ninguém é de ferro". Anarriê!!!!

FICHA TÉCNICA
YELLOWS 4 X 0 BLACKS
AMARELO: Valtecir, Bibi, Neto, Bruno, Leimar, Rosalvo, Dudé (Lacerda), Fernando, Douglas, Anchieta e Jorge.
Gols: Dudé (1), Douglas (1), Jorge (2)
PRETO: Joel, Igor, Gleidson, Tarcísio (Felipe), Yvanzinho, Prego, Wellington, Irapuan, Jean, Paulinho e Marquinhos



Jota Lacerda conversa com nossa reportagem:

Dudé, em alta no Racha da Amizade:

Quarto gol da partida, marcado por Jorge:

sexta-feira, 10 de junho de 2011

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Hoje, 10 de junho, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa.
O mundo que fala português (chamado lusófono) tem atualmente cerca de 250 milhões de pessoas e no Brasil estão 80% desses falantes. O português é a língua oficial em Portugal, Ilha da Madeira, Arquipélago dos Açores, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, é a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano. Seu ensino virou obrigatório nos países que compõem o Mercosul.
Não oficialmente, o português também é falado por uma pequena parte da população em Macau (território chinês que foi até 1999 administrado pelos portugueses); no estado de Goa, na Índia (que foi possessão portuguesa até 1961) e no Timor Leste, na Oceania (até 1975 administrado pelos portugueses, quando então foi tomado pela Indonésia, atualmente é administrado pela ONU).
O fato de a língua portuguesa estar assim espalhada pelos continentes deve-se à política expansionista de Portugal, nos séculos XV e XVI, que levou para as colônias essa língua tão rica, que se misturou a crenças e hábitos muito diversos, e acabou simplificada em vários dialetos. São chamados de crioulos os dialetos das colônias européias de além-mar.
MUDANÇAS NAS REGRAS ORTOGRÁFICAS
Desde do ano de 2008 a ortografia da Língua Portuguesa foi unificada. No Brasil, a ortografia teve que passar por algumas mudanças. O HJ NOTÍCIAS conversou com os revisores da Editora Smile: Luis Carlos, Daniel de Sá Aguiar e Aldo Camurça. Confira:


quinta-feira, 9 de junho de 2011

DIA DO TENISTA

Thiago Monteiro e Guga
No dia 09 de junho comemora-se o Dia do Tenista. Originário de um esporte similar da França do século XIII, o tênis ganhou fama entre a aristocracia britânica, aproximadamente 100 anos depois de sua difusão. No entanto, somente no século XIX ganhou regras próprias, sendo patenteado pelo major inglês Walter Wingfield.
Em pouco tempo, o tênis se tornou o esporte inglês mais popular de recinto aberto, sendo disseminado por outros países e levando esportistas a grandes torneios e diversos campeonatos mundiais. Em 1968, o tênis tornou-se um esporte profissional.
Nosso grande nome nacional do tênis, sem dúvida, é Gustavo Kuerten. Mas na terra alencarina, já tem gente fazendo sucesso. Trata-se do garoto que já ganhou vários torneios juvenis, Thiago Monteiro, uma grande promessa do tênis brasileiro.

VASCO CAMPEÃO!

Ontem, em uma quarta-feira fria, aconteceu um jogo quente em Curitiba, mais precisamente no Estádio Couto Pereira. O jogo valia a final da Copa do Brasil entre Coritiba e Vasco da Gama. O time do estado sulista venceu o jogo por 3 x 2, mas quem levou o título foi o Vasco, pois vencera o primeiro jogo no Rio por 1 x 0 e fez 2 gols na casa do adversário.
O JOGO
Muitos analistas sempre ficam em cima do muro quando comentam um jogo, principalmente aqueles que nunca jogaram futebol, mas a meu ver só deu Coritiba, o jogo todo. Alguns lampejos de contra-ataques do Vasco, em um desses aconteceu o primeiro gol, em uma falha incrível do setor defensivo do Coxa, pois tinham 6 jogadores contra apenas 2 do Vasco dentro da área, e um desses fez o gol, no caso o atacante Alexandro. O Coritiba sentiu um pouco o gol, mas em um curto espaço de tempo voltou a pressionar o adversário virando o jogo ainda no primeiro tempo, com gols de Bill e Davi.
Na segunda etapa, quando era pressionado o Vasco fez um gol "achado", em um frangaço do goleiro ex-Fortaleza Edson Bastos, tentou advinhar um onde a bola iria, e deu no que deu. Mas o Coritiba continuou na pressão, fez um golaço com o volante William. Placar final 3 x 2.
Mas o Vasco jogou com o regulamento na ponta da chuteira, mesmo perdendo, sagrou-se pela primeira vez Campeão da Copa do Brasil. Parabéns a Nação Vascaína.

Confira os melhores momentos do jogo e a festa cruzmaltina:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

XI FEIRA DAS PROFISSÕES DO COLÉGIO 7 DE SETEMBRO

Nesta quarta-feira o Colégio 7 de Setembro realizou a Feira das Profissões.
O evento é pioneiro no Ceará. A Feira acontece todos os anos e já está na 11ª edição. Sua importância é muito grande, pois tem um leque de cursos e profissionais que orientam o aluno a escolher da melhor maneira possível seu futuro profissional.
A XI Feira das Profissões, como todas as anteriores, aconteceu na Faculdade 7 de Setembro. O HJ NOTÍCIAS esteve por lá e registrou vários momentos, acompanhe:

Prof. Juarez, supervisor do Pré-Vestibular (NGS-Centro)

Marcele, aluna do curso Sistema de Informação, da FA7:

Felipe, do curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro:

Fernanda e Ana Luisa, do curso Ciências Ambientais, da UFC:

DIA DO CITRICULTOR

Hoje, 8 de junho, é o Dia do Citricultor.
A citricultura é a cultura de frutas cítricas, como a laranja, a tangerina e o limão.
O dia do Citricultor foi criado em 1969. De lá pra cá, a citricultura brasileira se desenvolveu muito: a tecnicidade e a capacitação trouxeram certa estabilidade e respeito para o setor, que hoje é um motivo de orgulho para a economia brasileira.
Um dos desafios da citricultura é o manejo dos pomares, pelos cuidados que exigem as frutas. A laranjeira é uma planta que necessita de tratos intensivos, investimentos e técnica para, somente após quatro anos, começar a produzir.
Assim, essa cultura demanda maquinário e tecnologia para garantir a qualidade dos produtos, coisa que o país está disposto a concretizar com altos investimentos no setor.

terça-feira, 7 de junho de 2011

DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA

A ditadura militar no Brasil durou 21 anos. Neste período, os veículos de comunicação passaram pela vigilância acirrada da censura. A liberdade de imprensa era praticamente inexistente. Jornalistas foram presos, muitos torturados e até mortos pelos militares. Talvez por isso mesmo o Dia da Liberdade de Imprensa, que no Brasil é comemorado em 7 de junho, não pode ser esquecido.A liberdade de imprensa é um bem da sociedade, conquistado com muito esforço e à custa de muitas vidas. Hoje em dia ainda há quem discorde que ela exista de fato, pois infelizmente a censura ainda persiste disfarçada de vários modos: seja defendendo os interesses dos próprios veículos de comunicação, seja por ideologias políticas. Apesar das controvérsias, é inegável que a defesa da liberdade de imprensa contribui muito para o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil. Esse é um trabalho incessante em favor da própria sociedade que, por ter o direito à informação, tem o dever de também lutar pela imprensa livre e ajudar a combater a impunidade de crimes praticados contra os profissionais e veículos de comunicação.

Um pouco de História
Muito antes do regime militar, a imprensa no Brasil sofreu com a repressão e o cerceamento das informações. Nos tempos da monarquia, a impressão de qualquer tipo de material era proibida no Brasil. Os livros também eram proibidos e quem os possuísse era considerado criminoso. Só em 1808, a proibição terminou. Mesmo assim a imprensa ainda não era livre no país. O primeiro jornal do Brasil, “A Gazeta do Rio de Janeiro", já passava por censura prévia.Atualmente, existem associações que lutam pela liberdade de expressão e de imprensa. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) são alguns exemplos. Elas são responsáveis por ações pela liberdade de imprensa e por denúncias de ameaças ao direito de informação.

Momento de refletir
No resto do mundo, o Dia da Liberdade de Imprensa é comemorado em 3 de maio. A data sempre é aproveitada pelos órgãos de comunicação para chamar a atenção sobre as dezenas de jornalistas que são assassinados por ano, no exercício da profissão. Uma demonstração clara de que a repressão à informação existe ainda nos dias de hoje. Portanto, o Dia da Liberdade de Imprensa é muito mais do que outra simples data comemorativa. É um momento de refletir sobre a importância desse direito e também de tentar encontrar formas de combater essa repressão disfarçada, que nega aos jornalistas e ao povo o sagrado direito à informação.
Anselmo Vieira

segunda-feira, 6 de junho de 2011

RACHA DA AMIZADE (EMPATE DRAMÁTICO)

No último sábado (04 de junho), no Racha da Amizade, um empate de 4 x 4, entre os Yellows e os Blacks. Os gols da partida foram marcados por Jean, Marquinhos duas vezes e Igor para o time Amarelo. Para os Blacks marcaram Prego (2), Brandão e Paulinho.
FREQUÊNCIA
A diretoria do RA está convocando todos os racheiros para o próximo sábado, pois a média da frequência está caindo em 2011. É importante a participação de todos, para que o Racha da Amizade, continue fazendo a alegria todos os sábados.

FICHA TÉCNICA
YELLOWS 4 X 4 BLACKS
AMARELO: Márcio, Galego, Neto, Lucas (Marcelo), Abner, Rosalvo, Dudé (Lombrado), Fernando, Jean, Igor e Marquinhos.
Gols: Jean (1), Marquinhos (2), Igor (1)
PRETO: Valtecir, Bibi, Ivanzinho, Souza, Matheus, Prego, Wellington, Marcelo (Lucas), Jorge, Paulinho e Brandão
Gols: Prego (2), Brandão (1), Paulinho (1)
Cartão Amarelo: Jorge, Marcelo, Marcio, Neto

domingo, 5 de junho de 2011

FORTALEZA É CAMPEÃO SUB-17

Em uma paretida bastante disputada, o Fortaleza garantiu o título de campeão cearense Sub-17 ao vencer o Maranguape por 3 a 1, neste domingo (05), no estádio Presidente Vargas.
O Tricolor de Aço, que jogava com a vantagem do empate por ter melhor campanha, mas quem abriu o placar foi o  Maranguape aos 36 minutos do primeiro tempo. O gol foi marcado por Barezi, arriscando um chute na entrada da área
O Fortaleza empatou o jogo no segundo tempo. Aos 18 minutos, o Leão teve um pênalti a favor, que foi cobrado pelo meia Alemão. Na cobrança, o atleta tricolor mandou no canto direito, sem chances para o goleiro do Maranguape.

ALEMÃO, O HOMEM DO JOGOO Tricolor de Aço conseguiu a virada aos 27 minutos. Alemão, de novo, voltou a marcar. O atleta tricolor aproveitou rebote após cobrança de escanteio e mandou uma bomba, marcando o segundo gol e colocando o Fortaleza em vantagem.
No fim da partida, o atacante Edinho driblou a zaga do Maranguape, passou pelo goleiro e fechou a conta no PV. Final de jogo e Fortaleza campeão cearense Sub-17.

UNIÃO É CAMPEÃO CEARENSE SUB-13
Na preliinar  da partida entre Fortaleza e Maranguape, a equipe do União conquistou o título de campeão cearense, categoria Sub-13, ao vencer o Estácio por 3 a 1.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DA ECOLOGIA

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Neste 5 de junho, dia do Meio Ambiente, é importante lembrarmos alguns dados que refletem a difícil situação mundial em relação ao uso dos 2,5% de água doce disponíveis no planeta. Segundo relatório da Unesco, órgão da ONU para a educação e responsável pelo Programa Mundial de Avaliação Hídrica, mais de um sexto da população mundial, ou o equivalente a 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce.
Dos exíguos 2,5% de água doce existentes no mundo, porém, apenas 0,4% estão disponíveis em rios, lagos e aqüíferos subterrâneos – a Terra possui cerca de 1,39 bilhões de km 3 de água, distribuídos em mares, lagos, rios aqüíferos, gelo, neve e vapor. A situação tende a piorar, com o desmatamento, a poluição ambiental e as alterações climáticas dela decorrente: estima-se que será reduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo. Enquanto isso, ações que poderiam reduzir o desperdício desse líquido cada vez mais raro e, portanto, precioso, demoram a ser tomadas pelas diferentes esferas governamentais.
Sabe-se que o maior consumo de água doce é na agricultura, responsável por 69% do uso, e que as grandes metrópoles têm edificações com sistemas hidrossanitários (bacias e válvulas sanitárias, torneiras, chuveiros, entre outros) gastadores.
Ações globais e estruturais, como a irrigação por gotejamento, em vez da usual por aspersão, e o incentivo à implantação de programas de uso racional da água economizariam milhões de metros cúbicos, evitando assim a necessidade de novos reservatórios de água, caros e que prejudicam o meio ambiente, ao derrubar matas ciliares com o alagamento.
As medidas de incentivo à troca de equipamentos gastadores por outros, economizadores – como bacias e válvulas que consomem 6 litros por acionamento, em vez dos 12 ou até mais de 20 litros por acionamento consumidos pelos equipamentos defasados, a instalação de arejadores e restritores de vazão em torneiras e chuveiros, entre outros, são instrumentos bem-sucedidos de diminuição do consumo.
Os equipamentos economizadores estão disponíveis – e obrigatórios, por norma da ABNT - em nosso país desde 2003. Programas racionalizadores já foram adotados em Nova York e Austin, nos EUA, e Cidade do México. Nova York instalou, entre 1994 e 1996, mais de um milhão de bacias sanitárias economizadoras, com incentivo aos moradores e empresários para as trocas, e passou a poupar 216 milhões de litros de água por dia.
Enquanto isso, no Brasil temos campanhas esporádicas para diminuir o consumo de água, rapidamente abandonadas assim que acaba a eventual seca e os reservatórios estão cheios. Isto foi o que aconteceu em São Paulo , em 2004, quando os cidadão foram premiados com desconto de 20% em suas contas de água se atingissem as metas de redução. Alguns prédios públicos também trocaram suas instalações hidrossanitárias gastadoras por outras, economizadoras. Há, porém, a necessidade de implementarmos programas duradouros e permanentes de incentivo à redução do consumo de água.
A concessionária Sabesp, que atende a maior parte dos municípios paulistas, por exemplo, desenvolve atualmente um projeto que custará cerca de R$ 100 milhões para trocar dutos antigos, cuja deterioração provoca vazamentos e perdas de água estimados em 34% do total produzido. Embora louvável, a preocupação da concessionária paulista em diminuir suas perdas e, portanto, aumentar o lucro de seus acionistas, deveria se traduzir também em ações que beneficiassem o consumidor final e o contribuinte diretamente, como os programas de uso racional da água e o incentivo à troca de equipamentos obsoletos por outros, economizadores.
O governo federal, por sua vez, poderia desenvolver programas de educação e incentivo aos agricultores que adotassem o método de gotejamento na irrigação, poupando outros essenciais milhões de metros cúbicos de água. Assim, projetos como o da transposição das águas do rio São Francisco, com investimento estimado em cerca de R$ 4,5 bilhões pelo governo federal, poderiam ser melhor aproveitados. A implementação desses programas, de racionalização do uso da água e da irrigação por gotejamento, resultaria em benefícios econômicos, sociais e ambientais para a sociedade como um todo.
Carlos Lemos da Costa

sábado, 4 de junho de 2011

CAMPO DO TOCANTINS EM FESTA

Azulão e Tocantins abriram a festa.
O campo do Tocantins, no bairro Henrique Jorge, foi reinaugurado neste sábado (04 de junho), em grande estilo. Com os esforços de várias pessoas da comunidade, mas, principalmente de Haroldo, Bedeu e Damião, o Tocantins agora está com um excelente gramado.
Para ficar do jeito que está, o campo também teve os participação decisiva do vereador Walter Cavalcante, que juntamente com Secretária da Regional V, Drª Olinda, não mediram esforços para que a população do Henrique Jorge e bairros vizinhos tivessem um espaço para o lazer, com o esporte mais praticado do mundo: o futebol.
Na reinauguração, dois jogos aconteceram: Azulão 1 x 1 Tocantins e Santos 1  x 1 Internacional. Os jogos fariam parte de um torneio organizado por Haroldo, Bedeu e Damião, mas, infelizmente, uma pane elétrica não foi possível finalizar o torneio. Mas a pane elétrica não tirou o brilho da festa, que depois dos jogos foram todos comemorar no Bar do Haroldo, uma liderança na comunidade.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza a todos pelo empenho em prol do campo do Tocantins. Com certeza, outros locais também serão restaurados, como a Praça da Dom Bosco, no bairro Henrique Jorge.

Confira vários momentos da linda festa:

Entrada das equipes:

Bedeu, Haroldo e Didi, falam antes da partida:

Vereador Walter Cavalcante

Luciano, do Tocantins:

Ronaldo, meia do Azulão:

Lindo lance de Luciano, e defesa sensacional do goleiro do Azulão:

Gol do Azulão:

REINAUGURAÇÃO DO CAMPO DO TOCANTINS

Hoje, 4 de junho, acontecerá uma linda festa no Campo do Tocantins, no bairro Henrique Jorge/Genibaú.
A festa acontece por conta da reinauguração do campo, que há alguns meses está em reforma, principalmente do gramado.
Com o apoio da Regional V, em nome da Drª. Olinda, algumas pessoas da comunidade ajudam na reforma do campo, principalmente Haroldo, Damião e Bedeu, que lutam para manter o campo do Tocantins, que tem como fundador, o saudoso desportista Moacir.
O campo é palco de alguns projetos sociais, importantíssimos para os jovens da comunidade.
Hoje, na programação acontecerão alguns jogos de veteranos e amanhã o Tocantins, volta a jogar em seu campo, que está belíssimo.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza a todos que direta e indiretamente ajudaram na reforma do campo!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DO ADMINISTRADOR DE PESSOAL

Hoje, 3 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Administrador de Pessoal.
Embora para uns poucos possa parecer que Administração de Recursos Humanos, Administração de Pessoal e Relações Industriais sejam a mesma coisa, a realidade é que elas guardam entre si uma certa distância.
Os dois primeiros termos só se confundem na nomenclatura de disciplinas nos cursos médios e superiores de Administração e ciências afins, que sob o título Administração de Pessoal, incluem conteúdo de Administração de Recursos Humanos ou vice-versa.
Outra hipótese de superposição dos termos e funções, é em empresas públicas e até mesmo em empresas privadas que teimam em manter em suas estruturas órgãos denominados de Administração de Recursos Humanos que englobam atividades de Administração de Pessoal, ou órgãos de Administração de Pessoal abrangendo atividades de Recursos Humanos, o que é mais sério, pois pode até indicar que não há Administração de Recursos Humanos nessas organizações.
Mas, o que quer dizer toda a confusão semântica entre estes vocábulos? Inicialmente, que existem significados especiais para cada uma deles, diferentes entre si, mas que na realidade só demonstram a complexidade deste ramo da Ciência da Administração.
Por outro lado, mesmo com significados especiais, há a certeza de que todos contribuem para demonstrar a dificuldade referente ao trato com os recursos humanos das organizações, o terceiro fator de produção.
A Administração de Pessoal trata da parte dita cartorial, que são principalmente os registros dos membros da organização.
Em suma, encarrega-se das rotinas trabalhistas e de pessoal, tendo sob sua responsabilidade a administração dos eventos burocráticos decorrentes do contrato de trabalho.
Sem dúvida, não se pode admitir que não sejam importantes essas funções, já que é imprescindível o controle da vida funcional dos empregados, com vistas à avaliação de desempenho, treinamento, remuneração, controles de freqüência, entre outras tarefas específicas.
Relações Industriais é outra área relacionada a Pessoal, que cuida das relações trabalhistas externas da empresa com os sindicatos, com o Governo e com outros órgãos públicos. Em muitas empresas há um setor específico com esta denominação, além do de Pessoal ou de Recursos Humanos, para os relacionamentos explicitados.
A Administração de Recursos Humanos, por seu lado, cuida da parte referente ao desenvolvimento das pessoas que pertencem à organização. Isto quer dizer que ela não cuida somente da remuneração, da avaliação ou do treinamento das pessoas, mas do seu desenvolvimento como um todo.
Encarrega-se, especificamente de promover a integração do trabalhador à organização, por meio da coordenação de interesses entre a empresa e a mão de obra disponível.
Por isto, preocupações com a qualidade de vida no trabalho, melhoria do clima, formação de uma cultura organizacional salutar, relacionamento interpessoal, são exemplos de atividades da Administração de Recursos Humanos nas organizações.
De igual forma, assuntos como planejamento de recursos humanos, tratamento dos conflitos organizacionais, análise sócio-técnica, sociologia das organizações, psicologia social das organizações e qualidade total entre outros, também são estudados quando se deseja analisar profundamente a administração de Recursos Humanos.
É isto que permite a consecução do objetivo de se promover a integração do homem à organização Observe-se que, entre estas duas últimas denominações, a diferença não é tão grande.
Chegam a ser complementares e têm como objetivo proporcionar à organização uma mão-de-obra motivada, integrada e produtiva.
O importante é que a Administração de Recursos Humanos, quer como significado ou como denominação departamental, tem predominância gradativa, sendo cada vez mais utilizada pelas organizações.
No entanto, há mais um detalhe. Ao se analisar mais detidamente a própria expressão Recursos Humanos, pode-se perceber que há um aspecto que merece atenção.
Por exemplo, muitos autores modernos, mais voltados ao humanismo e ao respeito pelos seres humanos, abominam a idéia de se considerar as pessoas como recursos, incluindo-os juntamente aos recursos físicos, aos recursos materiais e aos recursos financeiros.
A superioridade do ser humano sobre estes recursos, não permite que ele próprio seja considerado um mero recurso, mesmo que seja humano.
Por isto, já há propostas para novas denominações desta área das ciências humanas.
Alguns sugerem que se chame Gestão de Pessoas, já que a expressão gestão é muito mais nobre do que simplesmente administração, alegando que esta última dá uma idéia de trato com coisas materiais e seria muito mais adaptado para, por exemplo, estoques, materiais, finanças e outros tipos de bens físicos.
Outros, observando a situação de uma forma mais abstrata e filosófica, admitem que o que se deve ter na empresa, é um órgão de Desenvolvimento Humano.
Por esta sugestão, as pessoas, antes de sua entrada na empresa até após sua aposentadoria, devem receber um tratamento adequado, que satisfaça suas necessidades e estimulem o seu desenvolvimento como ser humano em todas as áreas de sua vida.
Talvez a questão semântica não tenha sido resolvida neste texto. No entanto, o emaranhado de termos e significados a respeito da relação com os participantes da organização (ou colaboradores, como sugerem consultores da área de Qualidade) deverá servir para que se reflita mais na importância do elemento humano na construção de organizações saudáveis e eficazes para a sociedade.

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)