quarta-feira, 30 de novembro de 2011

2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

2011, que está próximo de terminar, é o Ano Internacional das Florestas.
Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.
A ideia da ONU (Organização das Nações Unidas) é sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta.
A preocupação da ONU e das pessoas conscientes desse mundo é que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles:
– a perda da biodiversidade;
– o agravamento das mudanças climáticas;
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
– o estímulo a assentamentos clandestinos e
– a ameaça à própria vida humana.
O HJ NOTÍCIAS apoia toda iniciativa que venha ajudar o ser humano.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

NÚCLEO INFANTIL DO 7 SETEMBRO DAR SHOW NA FESTA DE FINAL DE ANO

Como todos os anos, o Núcleo Infantil do Colégio 7 de Setembro dar um verdadeiro show na festa de Final de Ano. Com o esforço e competência de seus professores, os alunos fizeram uma linda festa arrancando aplausos dos pais que estiveram presentes na sede NGS, no último sábado (26 de novembro).

Confira um pouco da festa:
video

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

28 de novembro, comemora-se em todo o mundo o Dia Mundial de Ação de Graças.
O Dia de Ação de Graças é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.
Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.
No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é comemorada por muitas famílias de origem americana, igrejas cristãs, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.

TIRADENTES É CAMPEÃO SUB-15

Foto: Ronaldo Deber Lima
A Associação Atlética Tiradentes conquistou na tarde deste sabado 26, o inédito titulo de campeão cearense sub 15. O jogo aconteceu no Estadio Antony Costa em Antonio Bezerra.
O gol da vitória foi marcado pelo capitão da equipe Paulo, de cabeça, depois de uma cobrança de escanteio por volta dos 20 minutos do primeiro tempo.
O Ferroviário, por haver feito melhor campanha no decorrer do certame, necessitava apenas de um empate para conquistar o titulo, porem a equipe comandada por Aníbal Cesar foi a luta, e conseguiu marcar, ainda no primeiro tempo.
Apesar da pressão da equipe coral exercida a partir do momento que tomou o gol, o Tiradentes manteve a calma o ritmo e garantiu o titulo. Parabéns a garotada do “Tigre”.
Parabéns ao técnico Aníbal e todos os garotos do Tiradentes!

RACHA DA AMIZADE (EMPATE NA VOLTA AO CAMPO DO TIRADENTES)

Jean marcou duas vezes.
O Racha deste sábado, 26/11/2011, voltou a ser realizado no Campo do Tiradentes, que, após uma paralização de 4 semanas, ficou muito bom, estando, apenas, precisando de mais um corte na grama.
O racha foi muito disputado nos dois tempos. No primeiro tempo o placar foi de 1 x 1, com o time vinho perdendo várias oportunidades de ampliar o placar. No segundo tempo o time vinho ampliou para 2 x 1, mas o time branco cresceu em campo, empatou e chegou a abrir uma vantagem de 2 gols. Mas, o time vinho empatou com Igor e, numa jogada espetacular do Jorge que deixou seu marcador (Tarcísio) a ver navios cruzou para o Anchieta diminuir e, ao apagar das luzes o Jorge definiu o placar em 4 x 4.

FICHA TÉCNICA
WHITES 4 X 4 WINES

WINES: Valtecir (Marcelo), Bibi, Beto, Cláudio, Alexandre, Rosalvo (Márcio Torres), Gleidson, Dudé (Igor) Ítalo, Marcelo (Jorge) e Anchieta.
Gols: Alexandre, Jorge, Anchieta e Igor.
WHITES: Yvanzinho (Valtecir), Tarcísio (Prego), Souza, Matheus, Abner, Prego (Yvanzinho), Jean, Douglas, Kadim (Tarcísio) e Marquinhos (Paulinho).
Gols: Jean (2), Douglas e Matheus.
Cartão Amarelo: Cláudio e Prego

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RACHA DA AMIZADE (RACHA RETORNA AO CAMPO DO TIRADENTES)

Sábado próximo (26/11/2011) o racha voltará para o campo do Tiradentes. Com a manutenção realizada, o campo ficou um tapete. Vamos conferir e pedimos o comparecimento de todos.
Com certeza, com o excelente gramado e a categoria dos racheiros a bola rolar com mais perfeição e quem ganhará com isso serão os atletas e a grande torcida que comparece todos os sábados ao Racha da Amizade.
A Diretoria  do RA lembra que todos devem chegar cedo, para que o racha melhore ainda mais.

DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Criada em 1964, a data tem como meta valorizar a doação voluntária, um ato simples que salva muitas vidas. É uma data que visa estimular a ida de voluntários aos hemocentros para compartilhar a vida. O ato pode salvar muitas pessoas e o doador é peça fundamental para que várias vidas possam ser salvas. O sangue doado pode ser utilizado em pessoas que sofreram hemorragia e precisam fazer a reposição, como no caso de cirurgias muito longas onde é preciso manter a qualidade do sangue do paciente e para tratamento de outras doenças como a hemofilia.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

DIA DAS SAUDAÇÕES

No dia 21 de Novembro comemora-se o Dia das Saudações.
A saudação se dá ao acordar dando um bom dia a sua esposa, marido, filho,motorista de ônibus, aos seus amigos do trabalho, um aperto de mão ao seu novo cliente, amigo, um abraço aquele que você não vê a algum tempo,dando um beijo no rosto, ao se ajoelhar para rezar e ao fazer o sinal da cruz, em fim o dia da saudação é muito amplo, em algum países asiáticos, a saudação é feita unindo-se as mãos, cada povo com a sua cultura.

DIA DA HOMEOPATIA

A palavra "homeopatia" tem origem grega (homeo = "semelhante" + patia = "sofrimento" ou seja, "sofrimento semelhante"). A homeopatia é um ramo da medicina criado e desenvolvido pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, nascido em Meissen em 1755, e falecido em Paris em 1843.
Desiludido com a medicina alopática, Hahnemann deixou de clinicar e passou a se dedicar somente à tradução de livros. Em 1790, ao traduzir o livro Matéria Medica de William Cullen, observou que a descrição dos quadros de intoxicação por quinino era semelhante ao quadro clínico da malária, doença tratada com aquela substância.
Foi do "princípio da semelhança" que se originou toda a base do tratamento homeopático. Já Hipócrates, o "pai da medicina moderna", descrevia dois princípios básicos da cura: o "princípio da similitude" (os semelhantes se curam pelos semelhantes) e o "princípio dos contrários" (os contrários se curam pelos contrários).
Este último princípio, adotado no século II pelo médico grego Cláudios Galeno, é usado até hoje, pois os tratamentos são feitos à base de anti (prefixo grego que significa "ação contrária", "oposição"): antibiótico, antiinflamatório, antibacteriano, antialérgico, anti-séptico, etc.
Em razão dessa descoberta, Hahnemann voltou a clinicar e passou a experimentar em si mesmo um número cada vez maior de substâncias. Após seis anos de intenso trabalho e observação clínica rigorosa, em 1796, publicou seu primeiro artigo sobre o assunto. Em 1810, publicou a primeira edição de seu mais importante livro: Organon da arte de curar.
Em 1810, o brasileiro José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, grande naturalista e estudioso da mineralogia, conheceu a teoria homeopática ao se corresponder com Hahnemann, considerado o maior químico da época.
Em 1840, chegou ao Rio de Janeiro o médico francês Benoit Jules Mure, para implantar uma colônia com mais cem famílias. Em sua curta estada no Rio, Mure clinicou e difundiu a homeopatia. Nesse período, conheceu Souto Amaral, célebre cirurgião brasileiro, a quem ensinou os preceitos da homeopatia.
Mure recebeu uma licença imperial para colonizar a península de Saí, em Santa Catarina, aonde chegou em 21 de novembro, data escolhida para comemorar o Dia da Homeopatia e o Dia dos Homeopatas, no Brasil. Foi Mure que organizou a Escola Suplementar de Medicina e Instituto Homeopático de Saí.

domingo, 20 de novembro de 2011

RACHA DA AMIZADE (WHITES VENCEM WINES POR 3 X 2)

Jorge, marcou presença.
No primeiro tempo a superioridade dos brancos foi notória e resultou no placar de 2 x 0 com o Leimar se destacando com os dois gols. No segundo tempo o time vinho esboçou uma reação e chegou a empatar em 2 x 2. Após o empate surgiram oportunidades de ambas as equipes sem que se transformassem em gols. Já, quase no final do jogo houve uma falta a favor dos brancos que foi convertida pelo Gleidson, ficando o placar final em 3 x 2.
Registramos a presença dos atletas Jorge Alves (afastado por motivos particulares), que além de racheiro é um grande colaborador do racha (camisas e brindes) e Aluísio (em recuperação de uma operação).

FICHA TÉCNICA
WHITES 3 X 2 WINES
WHITES: Brandão, Souza, Gleidson, Matheus, Alexandre (Paulinho), Rosalvo, Dudé (Felipe Alves), Ítalo Leimar, Anchieta, e Yvanzinho.
Gols: Leimar (2) e Gleidson.
WINES: Valtecir, Bibi, Beto, Lucas, Abner, Prego, Douglas, Tarcísio (Alexandre), Jean, Kadim (Igor) e Marquinhos (Rafael Brandão).

Gols: Douglas e Rafael Brandão.
Cartão Amarelo: Gleidson e Felipe Alves

CEARÁ VENCE GRÊMIO E RESPIRA

A equipe do Ceará Sporting Club venceu o Grêmio, em pleno Estádio Olímpico, e respira no Brasileirão. Com três gols de Felipe Azevedo e uma partida primorosa de Osvaldo o Vovô ainda sonha em permanecerá na Série A.
O JOGO
Apesar da pressão do Grêmio, por jogar em casa, foi o Ceará que em contra-ataque rápido fez o primeiro: Osvaldo escorou para Felipe Azevedo tocar na saída de Vítor, com categoria. Douglas empatou depois uma tabela com André Lima. Mas a tarde era mesmo do Vovô. Tiago Humberto sofreu falta dentro da área e o árbitro marcou pênalti, que Felipe Azevedo, mais uma vez com categoria colocou o Ceará na frente. O terceiro gol veio de uma jogada individual de Felipe, que passou por toda a zaga gremista e depois de uma grande defesa do goleiro adversário tocou por cobertura, fechando o placar em 3 x 1.
Agora o Ceará terá que torcer por um empate entre Cruzeiro e Atlético-PR para depender apenas de si para permanecer na série A do Brasileirão.

Confira os gols da partida:
video

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR

Hoje, 18 de novembro, comemora-se o Dia do Conselheiro Tutelar.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos em lei. O conselho tem a responsabilidade de atender crianças e adolescentes em situação de risco, aplicando medidas de proteção, podendo requisitar serviços públicos na área da Saúde, Educação, Serviço Social, Previdência, Trabalho e Segurança, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O trabalho desenvolvido pelos Conselheiro Tutelares merece respeito e atenção de toda a sociedade, pois é de fundamental importância para as crianças e adolescentes que estão vivendo em condições de risco no município.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

CEARÁ PRÓXIMO À SEGUNDONA

A equipe do Ceará se complicou de vez no Brasileirão. Pressionado por ocupar a zona de rebaixamento, o Vovô abusou dos gols perdidos e foi mais uma vez derrotado em casa na competição, agora por 1 a 0 para o Corinthians, nesta quarta-feira, no Presidente Vargas. Com o resultado, o Alvinegro continua com 35 pontos, três a menos que o Cruzeiro primeiro time fora do Z-4, mas agora está em 18º lugar.

Confira o gol corinthiano:
video

DIA DA CRIATIVIDADE

Hoje, 17 de novembro, é Dia da Criatividade! Dia de brincar e se divertir criando coisas. A criatividade é muito importante, produz coisas geniais, inovadoras e mágicas.
Todo mundo tem um grande potencial criativo, basta acreditar e deixar a criatividade fluir criando coisas diferentes e inovadoras. Músicos, poetas e pintores, usam toda sua criatividade para compor músicas, poesias e quadros que muitas vezes faz muito sucesso.
Você pode usar da sua imaginação para criar muitas coisas ao longo do dia, como um desenho, combinar letras para formar novas palavras, uma borboleta com uma maçã, e até mesmo criar seu próprio brinquedo. O importante é sempre estar exercitando a mente!
Com certeza você já ouviu falar de Albert Einstein, que foi um importante cientista do século XX. Ele também usava sua criatividade para trabalhar e desenvolver suas teorias. Há estudos que indicam que o processo criativo tenha início na infância, quando as crianças têm suas iniciativas incentivadas e elogiadas pelos pais. Mas, claro, nunca é tarde para começar. Quando nossas ações são valorizadas, tendemos a criar mais e mais. . Agora é só deixar a criatividade rolar!

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

IAN COMPLETA 5 ANOS

O garotinho Ian Filgueira Pessoa, filho de Irapuan e Donatila, completou 5 aninhos no último dia 9 de novembro. Os primos menores cantaram parabéns para o Ian no sábado (12/11), que ficou muito feliz. No mesmo dia eles foram para o sítio dos avós Raimundo e Sebastiana onde completaram a festa com muita brincadeira. Por estiveram Fernando, Fernanda, Gisele, Guto, Felipe, Fábio Filho, Demontier e Henrique.

Confira o momento do parabéns:
video

Diversão em Paracuru:
video

SEMANA DA MÚSICA

Dia 16 de novembro – Semana da Música
A palavra música vem do grego “mousikê”, que significa a arte das musas. Por isto, incluía também a poesia e a dança. E o que todas elas têm em comum? O ritmo!
É quase impossível dizer quando a música surgiu ou como os homens passaram a utilizar instrumentos para deles extrair som, ritmo, melodias. Ao contrário de outras manifestações primitivas da arte, como as pinturas que ficavam gravadas nas cavernas, a música não podia ser registrada. Isto dificulta ainda mais a tentativa de delimitar o “nascimento” desta expressão.
Mas pode-se dizer que os homens pré-históricos ainda não dominavam técnicas artesanais suficientes para fabricar instrumentos musicais, embora já usassem as mãos e pés para marcar ritmo em celebrações de guerra e rituais. E é esse ritmo que interessa observar, porque a partir dele o homem vai começar a buscar outras manifestações: assobios, uivos, gritos que, dentro de uma medida de tempo, vão compor a música em seu estilo mais primitivo.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

14 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
Segundo a Constituição Brasileira, no artigo 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
Não há desenvolvimento econômico e social sem educação: pesquisas mostram que a alfabetização constitui motor para a expansão econômica.
Existem diversos métodos para alfabetizar crianças, jovens e adultos. No Brasil, os mais utilizados são o método global e métodos tradicionais, como o alfabético-silábico e o fônico. Por outro lado, muitos alfabetizadores brasileiros, das redes pública ou privada, preferem a teoria do construtivismo como base para a alfabetização. Qual o melhor caminho para ensinar a ler e escrever?
Escolher um ou outro é uma opção cujo grau de dificuldade aumenta principalmente quando se depara com a enorme diversidade socioeconômica e cultural de um país como o Brasil.
Com as constantes mudanças na sociedade, com o fenômeno da globalização, das tecnologias da informação e da comunicação, os currículos escolares necessitam de revisão e atualização para refletirem as necessidades reais dos estudantes, de forma a viabilizar um aprendizado adequado a cada realidade.

RACHA DA AMIZADE (VIRADA ESPETACULAR DOS WHITES SOBRE OS WINES)

O Racha da Amizade do último sábado, que ainda acontece no campo do Novo Ideal, no bairro Rodolfo Teófilo foi emocionante. Depois de está perdendo por 2 x 0, os Whites viraram o placar para 4 x 2.
Os Wines na primeira etapa se aproveitaram das falhas individuais da zaga dos Whites e logo fizeram 2 x 0, com gols de Jean e Matheus, de cabeça. Ainda na primeira etapa, Igor, com um lindo gol diminui o placar. Na segunda etapa os Whites se impuseram dentro de campo e viraram o placar com gols de Douglas, Kadim e Abner.
FICHA TÉCNICA:
WHITES 4 X 2 WINES
Branco: Valtecir, Tarcísio, Beto, Souza, Abner, Prego, Douglas, Bibi, Irapuan (Leimar), Kadim e  Igor.
Gols: Douglas, Kadim, Igor , Abner
Vinho: Brandão, Yvanzinho, Rafael Preguim, Matheus, Gleidson, Rosalvo, Dudé, Fernando, Jean        Anchieta e Marquinhos
Gols: Jean, Matheus

Confira dois lances do racha:

Falta batida por Jean e Abner tira de cabeça para escanteio:
video

Kadim perde gol para os Whites:
video

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PROFESSORES DO ESTADO RETOMAM GREVE

Os professores da rede estadual de ensino do Ceará decidiram pela retomada da greve da categoria. Em assembleia no Ginásio Aécio de Borba, em Fortaleza, os professores recusaram a proposta salarial apresentada pelo Governo do Estado do Ceará no último dia 4. O governador Cid Gomes havia proposto aumento de 15% para todos os professores da rede estadual.
Este aumento seria implantado em duas parcelas: a primeira, de 7,5%, retroativa a 1º de novembro, já seria recebida neste mês; e a segunda, de outros 7%, valeria a partir de 1º de janeiro. Segundo defende o Governo do Estado, o reajuste de 15% para toda a categoria é o maior do País concedido em 2011 a professores estaduais.
A categoria esteve em greve por 63 dias durante os meses de agosto e setembro. No último dia 7 de outubro, a categoria havia decidido suspender a greve por 30 dias.
Os alunos, com certeza, serão os maiores prejudicados.

SANTOS E CARLOS BARBOSA FAZEM A FINAL DA LIGA FUTSAL

Nesta quinta-feira o time de Carlos Barbosa venceu o Corinthians.
Foi dramático, mas o Carlos Barbosa está na final da Liga Futsal. Depois de perder por 4 a 3 para o Corinthians, no tempo normal, o time gaúcho venceu a prorrogação por 1 a 0, carimbando assim o passaporte para a decisão. O duelo, disputado no Centro Municipal de Carlos Barbosa (RS), serviu para definir o adversário do Santos na decisão. Como chega à final com a melhor campanha, o Peixe tem a vantagem de decidir o título em casa, no próximo dia 22. A primeira partida acontece na próxima terça, dia 15, em Carlos Barbosa.
Carlos Barbosa havia vencido o Corinthians em São Paulo por 6 x 1.
O Santos passou pelo Florianópolis, com resultados muitos parecidos: venceu o primeiro em Florianópolis por 6 x 0 e em Santos empatou em 1 x 1.

Everson
CEARENSE NA SEMIFINAL
O cearense Everson Ribeiro jogou as semifinais pelo Florianópolis. O atleta que é filho de Almerinda e o saudoso Virgilio vem fazendo um excelente trabalho no Floripa.

Confira os gols de Carlos Barbosa e Corinthians (imagens e narração Sportv):
video

DIA DO SOLDADO DESCONHECIDO

Dia 11 de novembro é o dia do Soldado Desconhecido. Aquele soldado que deu a vida pelo seu país, mas não teve o corpo encontrado e identificado. Ninguém sabe as circunstâncias da sua morte na guerra. Não pôde receber o devido reconhecimento da própria pátria. Soldados assim recebem homenagens nesse dia. Nesse tempo em que se deseja, precisa-se, exige-se reconhecimento pelos mínimos esforços e pelas mínimas virtudes, temos o testemunho do Soldado desconhecido.
Morreu no cumprimento do dever e somente Deus sabe quem ele é, considerando o fato de que nem todas as ações humanas ou divinas são conhecidas, certo povo, ansiando não esquecer-se de homenagear alguma divindade, resolveu construir um altar ao deus desconhecido.
O apóstolo Paulo, homem com zelo e amor de Deus, utilizou aquele monumento para explicar aos sábios daqueles dias como o Criador do universo, completamente desconhecido pela criatura, revelou-se ao ser humano. Você não tem como reconhecer a identidade do Soldado Desconhecido, mas pode conhecer e relacionar-se não mais com Deus como se fosse um desconhecido; ao contrário: um Deus bem familiar.
É assim que sua vida com Deus se torna real, viva e significativa não só para você, mas para todos à sua volta. Se Deus é ainda desconhecido para você, então volte-se para Cristo Jesus, descrito nas Escrituras e conhecerá a revelação do Criador para você.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

DIA DO HOTELEIRO

O dia do Hoteleiro se comemora dia 09 de novembro. Uma justa homenagem ao proprietário de hotel, que acolhe o turista em seu estabelecimento e é responsável, em grande parte, pelo sucesso da viagem e pelo retorno desse turista em outra oportunidade.
A hospitalidade envolve um conceito de bem servir aos que procuram o hotel, seja para negócios ou lazer, estabelecendo um elo entre os setores ligados ao turismo, além de gerar empregos e desenvolvimento sustentável às regiões onde se estabelece.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza todos os hoteleiros!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

SEGUNDA-FEIRA NO LOCAL DA FEIRA DA PARANGABA

A segunda-feira, na praça que funciona a Feira da Parangaba, aos domingos, fica praticamente impossível as pessoas circularem na calçada. Temos a Lagoa da Parangaba, onde as pessoas poderiam fazer caminhada e usufruir de outro tipo de lazer, mas com a lixarada que fica por causa da feira não há condições para que isso ocorra. O HJ NOTÍCIAS foi conferir de perto.

Confira a matéria:
video

DIA DO RADIOLOGISTA

Hoje, 8 de novembro, comemora-se o Dia do Radiologista.
A Radiologia é o estudo das radiações e do seu emprego nos diagnósticos ou tratamentos.
O profissional desta área, o Radiologista, é o médico responsável pela realização de exames, análise e interpretação das imagens obtidas e, também, pela emissão de laudos ou relatórios.

HISTÓRIA
O físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios-x em 1895 e ganhou, pela descoberta, um prêmio Nobel.
As aplicações médicas desta descoberta revolucionaram a medicina, pois se tornou possível enxergar no interior dos pacientes.
Essa técnica chegou ao Brasil apenas dois anos depois, com o médico mineiro José Carlos Ferreira Pires.
Com o avanço das tecnologias empreendidas junto com o raio-x, novos métodos diagnósticos foram descobertos, como a ultra-sonografia, a mamografia e a densiometria óssea.
A área médica de diagnóstico por imagem passou a ser chamada de “Imagionologia”.

CURIOSIDADES
A primeira radiografia a ser tirada no mundo foi da mão esquerda da esposa de Wilhelm Roentgen.
O primeiro aparelho de raio-x foi enviado ao Brasil em 1897 e foi transportado em lombo de burros e carros de boi, de Itapecerica até Formiga.
O aparelho era bastante rudimentar e encontra-se hoje no International Museum of Surgical Science, em Chicago, Estados Unidos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MÜLLER É O GRANDE CAMPEÃO DA COPA FORTALEZA BELA 2011


Prof. Evaldo entrega troféu ao grande campeão.

As equipes do Müller (masculino) e o Emlurb/Evolutivo (feminino) consagram-se campeões da V Copa Fortaleza Bela neste domingo (06 de novembro, no Estádio Presidente Vargas).
O primeiro jogo foi entre Leões do Sítio, do Conjunto Habitacional Sítio Córrego, no Mondubim, e Emlurb Evolutivo, do Benfica. O placar abriu com Claudene, do Leões do Sítio, ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, Patrícia empatou o jogo. A cobrança de pênaltis revelou como vencedor o Emlurb, por 6 x 5. “Essa vitória significa superação pra gente, porque não treinamos para esta copa e ainda somos jogadoras de quadra”, comenta a volante Samilla Kelly.
Na partida masculina, Santa Maria, do Parque Santa Maria, em Messejana, saiu na frente com o gol de Pedro Henrique, em cobrança de falta. Faltando apenas dois minutos para o final do jogo, Lourinho igualou o placar para o Müller, do bairro Pio XII. Mais uma vez, a disputa foi para os pênaltis, sendo vencida pelo Müller por 5 x 4.
FESTA
A festa de premiação e a entrega de troféus acontecem na próxima sexta-feira, no PV, a partir das 19 horas. A Copa Fortaleza Bela deste ano reuniu 360 equipes, sendo 24 de futebol feminino. Realizada desde 2006, é uma das maiores competições de esporte amador do país. A Copa Fortaleza Bela é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, através da Liga Cearense de Árbitros de Futebol (Licaf), com o patrocínio da operadora de telefonia móvel VIVO.

O HJ NOTÍCIAS parabeniza os campeões e o prof. Evaldo Lima, secretário de Esportes por mais um sucesso da Copa Fortaleza Bela.

HJ NOTÍCIAS VISITA FEIRA DA PARANGABA

O HJ NOTÍCIAS foi conferir de perto a Feira da Parangaba neste domingo (06 de novembro). Muitas pessoas falam que lá tem de tudo, e comprovamos que, se não tem de tudo, tem quase tudo.
Conferimos também o trabalho do pessoal da AMC, que gentilmente conversaram com a gente, mas eles não puderam gravar entrevistas, por ordens superiores. Os agentes falaram que a maior dificuldade é o fluxo de pessoas nas ruas. Claro não podiam faltar as brincadeiras relacionados ao futebol, com torcedores do Fortaleza e Ceará.
Comprovamos também a alegria das pessoas, apesar do sol "escaldante", brincam animando muito o ambiente, que em seu interior é muito, mas muito apertado.
Por lá você encontra CDs, DVDs, ferramentas, animais vivos e abatidos, bicicletas (com e sem rodas), carros, motos, confecções de todos os tipos, som para carro e residência, celulares e uma infinidade de produtos, novos, semi-novos e velhos.
Vale a pena você tirar qualquer domingo desse para visitar a feira da Parangaba. Quanto a lagoa, pensei que estava pior, mas claro, precisa melhorar para que a população tenha acesso a esse lindo espaço.

Confira em três momentos a visita do HJ NOTÍCIAS à Feira:
video
video
video

domingo, 6 de novembro de 2011

CEARÁ RESPIRA NO BRASILEIRÃO

O Ceará Sporting Clube venceu o time do Avaí em plena Ressacada por 2 x 1 e respira no Campeonato Brasileiro. A vitória alvinegra, combinada com a derrota do Cruzeiro para o Flamengo, tirou o Ceará da faixa dos últimos quatro colocados da competição. O Avaí manteve-se em 19º lugar, com 29 pontos, e o Ceará subiu para 16º na tabela de classificação, com 35 pontos.

FICHA TÉCNICA
AVAÍ 1 X 2 CEARÁAvaí - Felipe; Daniel (Caíque), Caçapa, Gian, Fernandinho; Bruno, Pedro Ken (Marcos Paulo), Robinho (Anderson Lessa), Lincoln; Cleverson, William. Técnico: Toninho Cecílio.
Ceará - Fernando Henrique; Boiadeiro, Fabrício, Daniel Marques, Vicente (Edmilson); Juca, João Marcos, Eusébio, Thiago Humberto (Leandro Chaves); Washington, Felipe Azevedo (Osvaldo). Técnico: Dimas Figueiras.
Arbitragem: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ), auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Dibert Pedrosa Moises (RJ).
Gols: Thiago Humberto, aos 15 minutos do primeiro tempo; Felipe Azevedo, aos 11, e William, aos 15 do segundo.
Cartões amarelos: Thiago Humberto, Fernando Henrique, Leandro Chaves (Ceará); Gian (Avaí).
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).

Confira os gols da partida:
video

RACHA DA AMIZADE (WHITES GOLEIAM WINES)

Dodô jogou bem, mas não
evitou a derrota do seu time.
A equipe de coletes brancos venceram o time de coletes cor de vinho, por 5 x 2, no último sábado (05 de novembro) pelo Racha da Amizade.
O RACHA
Os Whites começaram arrasadores, marcando 2 x 0 na primeira etapa. No segundo tempo os Wines chegaram a encostar no placar quando estava em 3 x 2 para os Whites, mas o time de coletes brancos pararam por aí. Os Wines, bem mais entrosado e com velocidade, sempre tocando de primeira envolveram o adversário e marcaram mais dois gols e fecharam o placar em 5 x 2.
PONTO NEGATIVO
Muitos racheiros estão faltando sem avisar a diretoria, o que vem complicando o racha, pois a maioria dos craques já tem próximo ou mais de 50 anos, o que, apesar da categoria, jogar 9 contra 9 é um fator não muito favorável. A diretoria, incansável do Racha da Amizade, solicita o bom senso dos companheiros para que compareçam ao racha, que será ainda no campo do Novo Ideal.

FICHA TÉCNICA
WHITES 5 X 2 WINES
WHITES: Rafael Preguim (Marcelo), Bibi, Leimar, Cláudio, Marcelo (Igor), Prego, Douglas, Dudé, Irapuan e Marquinhos
Gols: Douglas (3), Irapuan (1), Igor (1)
WINES: Igor (Rafael Preguim), Dodô, Tarcísio, Beto, Márcio Torres, Yvanzinho, Italo, Fernando, Kadim e Paulinho
Gols: Paulinho (1), Dodô (1)
Árbitro: Paulão

sábado, 5 de novembro de 2011

DIA DO DESIGNER

"Designers" da Editora Smile
Em 19 de outubro de 1998, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto instituindo o dia 5 de novembro como o Dia Nacional do Design. Data foi instituída em homenagem a um defensor do design no Brasil, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães. Dentre os marcantes trabalhos do brasileiro, estão a identidade visual da Petrobrás (alterada há alguns anos), o desenho das notas do cruzeiro novo e o símbolo do IV Centenário do Rio de Janeiro - defendendo conceitos como a “brasilidade” do design e a recuperação da memória artística e cultural brasileira sendo, sem combra de dúvida, uma das figuras mais importantes da história do design brasileiro.

DIA DO RADIOAMADOR

A necessidade inerente aos seres humanos de se comunicar o mais rápido possível levou, em 1835, Samuel Morse a criar um código, que através da interrupção da corrente elétrica com intervalos curtos (pontos) e longos (traços) tornaria possível a comunicação remota entre indivíduos, nascendo a telegrafia, em inglês CW. Este código em homenagem ao seu criador é denominado Código Morse.
Com a criação em 1906, nos Estados Unidos da América, de uma rede telegráfica costeira para tráfego operacional, seus operadores, em momentos de folga, a usavam para conversação informal. Esta atividade cada vez mais intensa podemos citar como o início da atividade radioamadorística em telegrafia, que só foi regularizada uma década após.
A comunicação através da palavra humana utilizando as ondas eletromagnéticas de rádio foi inventada pelo brasileiro Padre Roberto Landell de Moura. Convém citar que o rádio inventado pelo italiano Guglielmo Marconi só transmitia e recebia sinais de telegrafia, aqueles criados por Morse.

DIA DA CIÊNCIA E CULTURA

Hoje (05 de novembro) inspirando-se no nascimento do abolicionista Ruy Barbosa, o Brasil comemora o Dia da Cultura e da Ciência. A data foi institucionalizada em 15 de maio de 1970 com a Lei nº 5.579 e tem como objetivo estimular a produção de conhecimento científico e expressões culturais em todo o país.
Cultura é o conjunto de costumes, tradições, conhecimentos, instituições e valores partilhados por determinado grupo social que seguem um padrão. São as manifestações intelectuais, sociais e artísticas que caracterizam determinada sociedade.
Ciência (do latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Refere-se ainda à investigação, estudo e descoberta de novos conhecimentos.
Escolas, Faculdades, Instituições e Centros de Cultura em todo o mundo percebem que para se construir uma cultura consolidada e um saber científico valorizado é necessário se investir em educação. A educação deve se pautar em práticas que envolvam ciência e cultura desde os anos inciais.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DIA DO INVENTOR

O que seria da vida das pessoas atualmente sem os inventos de Thomas Edison, Alexander Grahan Bell, Santos Dummont, entre outros inventores que, utilizando muita criatividade, imaginação e dedicando muito de seu tempo, trouxeram benefícios eternos para a sociedade?
Seu mérito é inegável e a necessidade de prestígio também. Assim como eles, milhares de pessoas continuam inventando diversos produtos, alguns com o simples cunho de divertimento e outros bastante sérios e úteis para o nosso dia-dia.
Dia 4 de novembro é o Dia Nacional do Inventor e momento apropriado para conhecer ideias interessantes que podem revolucionar nossas vidas.
O Museu Nacional das Invenções, em SP, reúne diversos projetos que foram colocados em prática e merecem o prestígio da comunidade.
É por meio da Associação Nacional dos Inventores, que acredita em novas ideias e trabalha para torná-las grandes sucessos de mercado, que muitas empresas têm feito parcerias com inventores e comprado seus projetos afim de inseri-los no mercado.
Projeto de reutilização de água, ralo dosador, roupa propaganda ambulante, embalagem para fechamento de bolachas, bike canguru, entre outras curiosas e interessantes invenções estão aqui na Associação dos Inventores.
Prestigiar estes inventores é dar a eles ânimo além de contribuir para que novas idéias venham a surgir na mente das pessoas, inclusive na sua! Albert Einstein disse: "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

FORTALEZA VENCE TAMBÉM NO TRIBUNAL

O Fortaleza Esporte Clube foi absolvido das acusações de combinação de resultado na partida diante do CRB/AL e garantiu sua permanência na Série C do Brasileirão de 2012 em audiência realizada na tarde desta quinta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Por 6 votos a 1, o clube e o atleta Carlinhos Bala foram absolvidos. Além disso, teve a multa reduzida para R$ 21 mil. CRB também teve sua multa reduzida de R$ 20 mil para R$ 10 mil. Com isto, o Campinense é o rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano.

DEFESA
Para defender a equipe cearense viajaram Paulo Rubens, para defender o Fortaleza, e Jorge Mota, como advogado do atleta Carlinhos Bala.
Em sua defesa, o time apresentou um vídeo contendo a partida, na íntegra.
A acusação também levou vídeos para provar a suposta combinação entre os jogadores dos clubes alagoano e cearense.

ESPÍRITO COMPETITIVO
A defesa tricolor enalteceu o espírito competitivo e ético da equipe cearense para reforçar seu ponto de defesa. "Não há armação, nenhuma situação que pudesse ensejar na anulação da partida", disse Paulo Rubens. Além disso, ele lembrou a situação em que o adversário se encontrava em campo, com dois jogadores a menos e um jogador de linha, no gol. "Não há conluio!", bradou.
O outro defensor Tricolor, o ex-presidente do clube Jorge Mota, foi além e apostou sua própria cabeça na inocência do clube. "Eu boto a minha cabeça na guilhotina se alguém provar algo contra o Fortaleza nesse caso", disse.
VOTAÇÃO
O relator Francisco Mussnich foi o primeiro a votar, e votou a favor da absolvição do Fortaleza. "O CRB, coletivamente, não contribuiu para a vitória do Fortaleza. Se o CRB quisesse entregar a partida, seria fácil cometer um pênalti, e não faria sentido dar carrinhos para impedir o gol adversário", disse Mussnich. Ele votou pela absolvição do Fortaleza e pediu a absolvição de Carlinhos Bala. Sobre o atraso do jogo, pediu multa de R$ 10 mil para o CRB e R$ 16 mil para o Fortaleza. Ele recusou também a pena ao Fortaleza pelo arremesso de garrafa de água, assim como manteve a absolvição do árbitro.
Em seguida, o auditor Mauro Couto se manifestou. Ele se pronunciou na mesma linha de raciocínio e Mussnich. "O relator falou em provas insuficientes. Vou além, não houve prova nenhuma de combinação de resultado", ponderou. Ele votou nas mesmas medidas que o relator, discordando apenas na redução da multa para o Fortaleza.
Logo depois, foi o auditor Alberto Barbosa, que acompanhou os votos do relator Mussnich. Com 3 votos a 0 para o Leão, os demais auditores votaram de forma mais suscinta e acompanharam os colegas na não anulação da partida entre Fortaleza x CRB.
O único voto pela realização de uma nova partida foi do presidente Rubens Approbato.
No veredicto final, foram 6 votos a 1 pela absolvição do Fortaleza e do Carlinhos Bala. O Fortaleza segue multado em R$ 21 mil, com redução de R$ 4 mil. O CRB também teve sua multa reduzida, de R$ 20 mil para R$ 10 mil. O árbitro Gutemberg de Paula e o atleta Maisena, do CRB, seguiram absolvidos.
"Esta foi uma acusação muito injusta e o Fortaleza chegou a ter o nome sujo em todo o país, mas o importante é que a verdade prevaleceu.", comemorou o advogado Jorge Mota, ao final da votação.

JULGAMENTO
Leia, na íntegra, o texto final da audiência:
"Resultado do julgamento: Por maioria de votos, negar provimento à anulação da partida entre Fortaleza e CRB/AL; por maioria de votos, negar provimento ao pedido de suspensão ao árbitro Gutemberg de Paula Fonseca; por maioria de votos, dar provimento parcial ao CRB/AL, para diminuir a multa para R$ 10 mil anteriormente tipificada em R$ 20 mil; por maioria de votos, dar provimento parcial ao Fortaleza/CE, para diminuir a multa para R$ 21 mil anteriormente tipificada em R$ 25 mil; por unanimidade de votos, dar provimento ao Fortaleza/CE, pelo pedido de absolvição de Carlinhos Bala, anteriormente suspenso por seis jogos e multado em R$ 10 mil; por unanimidade de votos, manter absolvição do atleta Maisena, do CRB/AL."
Entenda o caso
Na última rodada da Série C de 2011, o Fortaleza venceu o CRB/AL pelo placar de 4x0, exatamente o que precisava ara permanecer na terceira divisão. Com isso, o Campinense/PB foi rebaixado e decidiu entra na Justiça, alegando combinação de resultado entre Fortaleza e CRB. Em primeira instância, o caso foi julgado em sessão que durou 5 horas, com uma série de punições financeiras, suspensão ao atleta Carlinhos Bala (Fortaleza) e absolvição do lateral Maisena (CRB) e do árbitro da partida, Gutemberg de Paula.

DIA DO CABELEIREIRO

Dia 3 de novembro é comemorado o dia do cabeleireiro. Eles quem tem como missão transformar o sonho da mulher em realidade fazendo com que muitas que vão ao salão saiam de lá com a auto–estima elevada.
Foi no Egito, há aproximadamente cinco mil anos, que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao seu ápice. Foi nessa época que surgiram perucas sofisticadas, as quais mostravam a habilidade dos cabeleireiros, que usufruíam de grande prestígio na corte dos faraós. Porém, foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos em praça pública. Os kosmetes ou "embelezadores de cabelo", escravos especiais, eram afamados e muito procurados.
Nos dias de hoje, com a ajuda da tecnologia, os cuidados com os cabelos se tornaram acessíveis e essências para a vida das mulheres. E ninguém melhor do que os profissionais da área para trazer novas técnicas e deixar as mulheres cada vez mais satisfeitas.
O ofício é visto de diferentes formas visando sempre melhorar a vida das pessoas e por isso os profissionais se empenham em estar sempre por dentro das últimas tendências, respeitando a personalidade de cada cliente, para agradar e fazer com que se sintam realizadas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROBLEMAS COM BAGAGENS NOS AEROPORTOS PRECISAM SER RESOLVIDOS

O HJ NOTÍCIAS esteve neste feriado (Dia de Finados) no Aeroporto Internacional Pinto Martins e pôde constatar que existem vários problemas na hora do desembarque dos passageiros, com relação à bagagem: desde troca de malas a extravios de bagagens. Observamos em apenas três vôos de uma mesma companhia seis problemas com relação a seus pertences.
Notamos também que a falha é muito grande na hora da pessoa pegar sua mala na esteira. Qualquer pessoa pode pegar, por engano, ou por má fé, os objetos de outra pessoa, sem que exista nenhuma segurança para inibir esses acontecimentos. A dica do HJ NOTÍCIAS é que o passageiro seja rápido e identifique muito bem sua bagagem, pois os aeroportos e as companhias, por mais boa vontade que tenham, não conseguem melhorar esse serviço.

Confira a matéria:
video

DIA DE FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.
Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos.
Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos".
O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

FORTALEZA É CAMPEÃO CEARENSE SUB-20

O Fortaleza derrotou o Ceará pelo placar de 3 a 1, na noite desta terça-feira, em jogo válido pela grande final do Campeonato Cearense Sub-20 de 2011. Com a vitória, o Leão do Pici sagrou-se campeão da principal categoria de base cearense deste ano. A partida foi realizada no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE.
A primeira etapa foi muito fraca em se tratando de jogadas ofensivas, apenas duas chances com Vinícius e Canga, para o Fortaleza, enquanto que Romário, teve uma para o Ceará.
Já no começo do segundo tempo, aos cinco minutos, o Fortaleza abriu o placar com Eládio, após passe de Vinícius. Cinco minutos depois, foi a vez de Vinícius recebe livre e fuzilar para as redes, ampliando a vantagem leonina. Melhor em campo, o Fortaleza teve a chance do terceiro, com Vinícius aos 14 minutos, mas o atacante tricolor se redimiu cinco minutos depois, driblando o goleiro e fazendo o terceiro gol do Fortaleza.
Depois, o Ceará foi na base do desespero em busca de conseguir diminuir o placar, já que precisava virar a partida, pois o empate daria o título ao Fortaleza, por ter feito melhor campanha que o rival em toda a competição. O Vovô acertou a trave, em chute de Catê, aos 24 minutos, e conseguiu marcar uma vez aos 34 minutos com Éverton, em chute de longe, onde o goleiro tricolor Erivelton, aceitou. Mas, já era tarde e a vitória do Fortaleza por 3 a 1 foi confirmada.
O título do Leão do Pici foi conquistado de forma invicta, sete jogos e sete vitórias, com 100% de aproveitamento, onde balançou as redes 36 vezes e tomou só quatro gols. Além do título, o Fortaleza ainda teve o artilheiro da competição, o atacante Canca com 11 gols.
 
Confira o terceiro gol do Fortaleza e a festa tricolor:
video

DIA DE TODOS OS SANTOS

A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum a 1 de novembro seguido do dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro. A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa. Na Igreja Luterana o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou. Em Portugal, neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs.
Na Igreja Católica, o dia de "Todos os Santos" é celebrado no dia 1 de novembro e o de "Finados" no dia 2 de novembro. Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais.
O desenvolvimento da celebração conjunta de vários mártires, no mesmo dia e lugar, deveu-se ao facto frequente do martírio de grupos inteiros de cristãos e também devido ao intercâmbio e partilha das festividades entre as dioceses/paroquias por onde tinham passado e se tornaram conhecidos. A partir da perseguição de Diocleciano o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo (Século IV) de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.
Com o avançar do tempo, mais homens e mulheres se sucederam como exemplos de santidade e foram com estas honras reconhecidos e divulgados por todo o mundo. Inicialmente apenas mártires (com a inclusão de São João Baptista), depressa se deu grande relevo a cristãos considerados heróicos nas suas virtudes, apesar de não terem sido mortos. O sentido do martírio que os cristãos respeitam alarga-se ao da entrega de toda a vida a Deus e assim a designação "todos os santos" visa celebrar conjuntamente todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, tenham ou não sido canonizados (processo regularizado, iniciado no Século V, para o apuramento da heroicidade de vida cristã de alguém aclamado pelo povo e através do qual pode ser chamado universalmente de beato ou santo, e pelo qual se institui um dia e o tipo e lugar para as celebrações, normalmente com referência especial na missa).

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)