quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"ERROS NOSSOS DE CADA DIA"

Confira o que você não viu no ano de 2011. Um resumo dos erros, alguns muitos engraçados, que não foram ao ar:

video

DIA DO SALVA-VIDAS

Hoje, 28 de dezembro, comemora-se o Dia do Salva-Vidas.
Quem nunca ouviu falar daqueles profissionais que ficam na orla marítima para salvar quem se afoga? O salva-vidas tem um trabalho muito útil e também trabalham em clubes e em praias de água doce. Eles previnem situações de risco e executam salvamentos aquáticos, protegendo pessoas e resgatando vidas. Também são eles os responsáveis por salvar pessoas acometidas por choque térmico ou que se machucam surfando.
Ao salvar alguém que se afogou, o salva-vidas dá os primeiros-socorros além de verificar o estado da vítima. Eles também realizam o procedimento adequado para que a pessoa não fique com nenhuma seqüela do afogamento.
Além de atuar diretamente no salvamento, eles realizam campanhas educativas para prevenção de riscos e dão cursos para treinar e formar voluntários de emergência. Os salva-vidas que trabalham na orla marítima recebem treinamento de salva-vidas da Polícia Militar.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

BRASIL É A SEXTA MAIOR ECONOMIA DO MUNDO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse, nesta manhã, que o Brasil vai consolidar a posição de sexta maior economia do mundo porque continuará crescendo mais do que outros países em razão da crise internacional afetar mais as economias avançadas.
O Brasil ultrapassou o Reino Unido. As maiores economias do mundo são: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França e Brasil.

Confira uma entrevista com o prof. Sylvio Montenegro, comentarista do HJ NOTÍCIAS, sobre o assunto:
video

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NATAL NA CASA DA FAMÍLIA PESSOA

A família Pessoa comemorou o Natal, com muita alegria! Os garotos Ian, Pedro, Felipe, Gabriel, Cauã; e as garotas Yasmin, Maria Clara, Ana Clara e Pâmela fizeram a festa junto com o Papai Noel.
Para alegrar ainda mais, os Pessoas, juntamente com os Amaros, Filgueiras e Marianos realizaram um "Amigo-Secreto", onde trocaram presentes. Claro, antes de qualquer coisa, as pessoas rezaram, pois afinal de contas, o aniversariante é Jesus. Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos!

DIA DA LEMBRANÇA

Hoje, 26 de dezembro, comemora-se o Dia da Lembrança.
Muito adequado terem escolhido o dia seguinte ao Natal para uma data assim tão singular. Porque assim, aquecidos pela presença do Menino Deus, podemos fazer uma seleção do que guardar e do que não guardar na lembrança deste ano que se encerra. É uma oportunidade para começarmos o ano com o coração mais leve.
Sim, o coração. Para os antigos romanos, o coração era o centro da memória, por isso é que até hoje se diz que sabemos algo “de cor” (coração em latim é cor), quando o temos perfeitamente guardado na memória. E bem razão eles tinham, porque guardamos na memória aquilo que nos marcou afetivamente, seja de forma agradável ou desagradável, alegre ou triste.
Então, nesta semana de muitos santos, de enternecimento ao redor do presépio, tentemos tirar da lembrança:
- a descrença em relação às instituições;
- as guerras do mundo, a violência das cidades;
- o sofrimento decorrente da ação voluntária das pessoas;
- as injustiças que sofremos, as palavras duras que ouvimos;
- os elogios que recebemos (para não ficarmos convencidos do que não somos);
- as fofocas, as maledicências, as mentiras;
- tudo o que não merece ser arquivado na nossa bagagem afetiva (segundo o critério de Jesus Cristo).
Por outro lado, não tiremos da lembrança:
- todos os bons propósitos que fizemos, mesmo que ainda não cumpridos;
- todo o bem que nos fizeram, todo e qualquer gesto de bondade, ternura e amor que nos deram;
- toda e qualquer injustiça que fizeram pelos mais fracos e mais incapazes, para que não nos esqueçamos, este ano, de fazer algo por eles;
- que somos muito amados do Pai, somos seus herdeiros do Reino e que devemos nos comportar como príncipes e princesas;
- que Deus conta conosco hoje, no próximo ano e até o último dia de nossa vida.
E que, sobretudo, não deixemos escapar a felicidade por entre os dedos, visto que nascemos para ser muito felizes.

domingo, 25 de dezembro de 2011

NATAL

O Natal ou Dia de Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de Dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro), originalmente destinado a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), e adaptado pela Igreja Católica no terceiro século d.C., para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano, passando a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura doze dias.
Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel (conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
ETIMOLOGIA
A palavra natal do português já foi nātālis no latim, derivada do verbo nāscor (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. De nātālis do latim, evoluíram também natale do italiano, noël do francês, nadal do catalão, natal do castelhano, sendo que a palavra natal do castelhano foi progressivamente substituída por navidad, como nome do dia religioso.
Já a palavra Christmas, do inglês, evoluiu de Christes maesse ('Christ's mass') que quer dizer missa de Cristo.
USO
Como adjetivo, significa também o local onde ocorreu o nascimento de alguém ou de alguma coisa. Como festa religiosa, o Natal, comemorado no dia 25 de dezembro desde o Século IV pela Igreja ocidental e desde o século V pela Igreja oriental, celebra o nascimento de Jesus e assim é o seu significado nas línguas neolatinas. Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C.
HISTÓRIA
Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro. A comemoração em 25 de dezembro foi importada para o oriente mais tarde: em Antioquia por João Crisóstomo, no final do século IV, provavelmente, em 388, e em Alexandria somente no século seguinte. Mesmo no ocidente, a celebração da natividade de Jesus em 6 de janeiro parece ter continuado até depois de 380.
Muitos costumes populares associados ao Natal desenvolveram-se de forma independente da comemoração do nascimento de Jesus, com certos elementos de origens em festivais pré-cristãos que eram celebradas em torno do solstício de inverno pelas populações pagãs que foram mais tarde convertidas ao cristianismo. Estes elementos, incluindo o madeiros, do festival Yule, e a troca presentes, da Saturnalia, tornaram-se sincretizados ao Natal ao longo dos séculos. A atmosfera prevalecente do Natal também tem evoluído continuamente desde o início do feriado, o que foi desde um estado carnavalesca na Idade Média, a um feriado orientado para a família e centrado nas crianças, introduzido na Reforma do século XIX. Além disso, a celebração do Natal foi proibida em mais de uma ocasião, dentro da cristandade protestante, devido a preocupações de que a data é muito pagã ou anti-bíblica.

sábado, 24 de dezembro de 2011

DIA DO ÓRFÃO

Hoje, 24 de dezembro, comemora-se o Dia do Órfão. Dia instituído pelo Decreto Lei número 50.912 de 05/07/1961.
De acordo com dados da Unicef 3,7 milhões de crianças brasileiras são órfãs de pai ou de mãe. O Brasil está na nona posição entre os países em desenvolvimento com o maior número de órfãos no mundo. O maior número de órfãos, no entanto, está na Índia – mais de 25 milhões – mas os países onde a Aids tem forte incidência contam com números cada vez mais expressivos de órfãos.
Os dados da Unicef de 2005 revelam ainda que a perda do pai no Brasil é muito mais frequente que a da mãe para muitas crianças. No total, cerca de 3 milhões de crianças no País sofreram a morte do pai. Entre os órfãos de pai e mãe, o número chegaria a 150 mil.
A adoção é uma atitude de amor e carinho com uma criança desamparada, que perdeu os pais por algum motivo ou que foi abandonada. Além de amor e carinho, é necessária bastante responsabilidade.
É importante saber que, ao adotar uma criança, você estará tomando uma decisão para o resto de sua vida, pois a adoção é irrevogável. Além disso, a criança ou adolescente adotado passa a ter os mesmos direitos e deveres, inclusive hereditários, de um filho legítimo, como herança e sobrenome.
A adoção no Brasil foi reformulada pela Nova Lei de Adoção – Lei número 12.010 –  sancionada em 03 de agosto de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 04 de agosto de 2009 e entrou em vigor em 04 de novembro.
Com a nova lei foi criado o Cadastro Nacional de Adoção, o qual reúne os dados das pessoas que querem adotar e das crianças e adolescentes aptos para a adoção, de modo a impedir a “adoção direta” (em que o interessado já comparece no Juizado da Infância e Juventude com a pessoa que quer adotar); também estabelece uma preparação psicológica, de modo a esclarecer sobre o significado de uma adoção e promover a adoção de pessoas que não são normalmente preferidas (mais velhas, com problemas de saúde, indígenas, negras, pardas e amarelas).
Traz o conceito de família extensa (ou ampliada), pelo qual se deve esgotar as tentativas de a criança ou adolescente ser adotado por parentes próximos com os quais o mesmo convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. Assim, por exemplo, tios, primos, e cunhados têm prioridade na adoção (não podem adotar os ascendentes e os irmão do adotando).
A família substituta é aquela que acolhe uma criança ou adolescente desprovido de família natural (de laços de sangue), de modo que faça parte da mesma.
Estabelece a idade mínima de 18 (dezoito) anos para adotar, independente do estado civil (casado, solteiro, viúvo, etc). Contudo, em se tratando de adoção conjunta (por casal) é necessário que ambos sejam casados ou mantenham união estável.
A adoção dependerá de concordância, em audiência, do adotado se este possuir mais de 12 (doze) anos.
Irmãos não mais poderão ser separados, devem ser adotados pela mesma família.
A adoção conjunta por união homoafetiva (entre pessoas do mesmo sexo) é vedada pela lei. Não obstante, o Poder Judiciário já se decidiu em contrário, em caso de união homoafetiva estável.
A gestante que queira entregar seu filho (nascituro) à adoção terá assistência psicológica e jurídica do Estado, devendo ser encaminhada à Justiça da Infância e Juventude.
A lei estabelece também como medida protetiva a figura do acolhimento familiar, a qual a criança ou o adolescente é encaminhado para os cuidados de uma família acolhedora, que cuidará daquele de forma provisória.
A lei ainda determina que crianças e adolescentes que vivam em abrigos (espécies de acolhimento institucional) terão sua situação reavaliada de seis em seis meses, tendo como prazo de permanência máxima no abrigo de dois anos, salvo exceções.
Em se tratando de adoção internacional (aquela na qual a pessoa ou casal adotante é residente ou domiciliado fora do Brasil), esta somente ocorrerá se não houver, em primeiro lugar, alguém da chamada família extensa habilitado para adotar, ou, em segundo, foram esgotadas as possibilidades de colocação em família substituta brasileira (se adequado no caso sob análise a adoção por esta). Por fim, os brasileiros que vivem no exterior ainda têm preferência aos estrangeiros.
Fonte: Bem Paraná / CEDI Câmara dos Deputados / Fórum Jurídic

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Vizinho é uma palavra oriunda do latim (vicinu). Entre seus vários sentidos (iminente, análogo, de igual gênero ou classe, afim, etc.), inclui-se o de habitante ou morador de casa próxima àquela onde moramos, embora, nos tempos de agora, quem resida em um desses edifícios que tomaram conta de nossas cidades esteja vivendo praticamente encostado nos ocupantes do apartamento ao lado do seu, porque separado deles por uma simples parede de tijolos em pé. Não é muito, diga-se de passagem, e por isso mesmo essa proximidade inevitável permite que cheguem aos ouvidos alheios os sons e movimentos que deveriam ser particulares porque dizem respeito somente aos que os produziram, e a mais ninguém, o que volta e meia acaba provocando algum desentendimento ou mal-estar entre os condôminos da direita e esquerda, ou vice-e-versa.
O ser humano sempre viveu em aglomerados, certamente em busca da proteção que uns poderiam dar aos outros. Ao se sentirem seguros, porque cientes de que a ajuda, caso necessária, estaria a uma distância de grito, homens e mulheres passaram a viver mais sossegados e tranqüilos em seus respectivos cantos, sem muitos sobressaltos diurnos ou noturnos, e foi assim que se solidificou o espírito de integração e afinidade entre os que tinham suas casas de morada a distâncias relativamente curtas das dos seus vizinhos. Esse modo de vida ainda pode ser observado nas pequenas cidades, aonde, em muitos casos, a ligação existente entre confrontantes é mais forte do que a mantida entre eles e muitos de seus parentes de sangue. Por isso, nesses lugares, é comum os vizinhos acabarem unidos por forte amizade, tornando-se amigos, compadres e confidentes.
O mesmo não acontece, no entanto, nos centros urbanos mais desenvolvidos, que é onde se concentra atualmente a maioria da população brasileira. Hoje, nessas cidades, predominam edifícios de todos os tipos e tamanhos, cujo espaço interno é dividido em pequenos, médios ou grandes apartamentos, que por sua vez abrigam famílias também de todos os tipos e tamanhos. Infelizmente, nesses prédios o relacionamento entre os que nele residem praticamente deixou de existir porque os condôminos se fecham em suas respectivas moradias, chegando a ponto de grande número deles desconhecer por completo quem são, ou o que acontece com os seus vizinhos de porta. A insegurança dos tempos modernos faz com que seja cada vez maior o número de pessoas receosas de estabelecer novos relacionamentos, e por isso elas se mantêm distantes umas das outras, isoladas em seus pequenos domínios, protegidas por guaritas de segurança, câmaras de vídeo, fechaduras especiais, grades, cercas eletrificadas, cadeados, trancas e outras coisas assemelhadas.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BOLA CHEIA JOÃO GABRIEL FAZ SUCESSO

O garoto bom de bola, João Gabriel, eleito Bola Cheia de 2011 do Fantástico, faz sucesso por onde passa. Depois de eleito, a agenda do garoto, filho de Fernando, está cheia com compromissos importantes relacionados ao futebol e, entrevistas à imprensa.
O HJ NOTÍCIAS se sente orgulhoso em fazer parte da conquista do João Gabriel. O Blog do Henrique Jorge, desde o momento em que filmou o golaço, acreditou que ele seria premiado. Claro, que sem a ajuda do seu pai Fernando, seu tio Castro, seu técnico Marquinhos, toda sua família e amigos, isso não seria possível.

Confira o Globo Esporte, em que estiveram João Gabriel, seu técnico Marquinhos:
video

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DIA DO ATLETA

Hoje, 21 de dezembro, comemora-se o Dia do Atleta.
A palavra atleta vem do grego e significa uma pessoa que pratica esportes, ou que tem capacidade física (como força, resistência ou agilidade) acima da média. Na Antiguidade, atleta era aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e Roma. Atualmente, a palavra se refere principalmente à pessoa que pratica atletismo ou que participa dos Jogos Olímpicos.
As modalidades de atletismo são as corridas, os saltos e as provas de arremesso. Essas modalidades têm origem muito antiga. Dizem que os celtas inventaram o arremesso de peso, por exemplo. Mas hoje em dia, as esferas de metal usadas nesta modalidade pesam 16 libras (7,257 kg). Era exatamente o peso da bala dos canhões ingleses no começo do século 19! Os ingleses inventaram o arremesso de balas de canhão!
Os Jogos Olímpicos, que são realizados a cada quatro anos, reúnem os maiores atletas do mundo para competir.
O Brasil tem grandes atletas. As ginastas brasileiras Daiane dos Santos e Daniele Hipólito, por exemplo, têm as melhores marcas do mundo em sua modalidade, a ginástica olímpica. Outros atletas brasileiros como os tenistas Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni também estão entre os campeões. Sem dúvida, entre os atletas brasileiros mais conhecidos no mundo está o jogador de futebol Pelé. Ele foi eleito em 1980, por um júri formado pelos principais jornais e revistas do mundo, o atleta do século (do século 20, é claro).
Mas não é necessário ser como o rei Pelé para ser um atleta. Atleta amador é aquela pessoa que pratica esportes por prazer e não para competir profissionalmente. Atualmente o conceito de atleta é bem mais abrangente.
Não importa a sua idade, ou se você é do sexo masculino ou feminino ou se você é portador de deficiência física. Para cada pessoa existem modalidades esportivas compatíveis e divertidas.
Você é um atleta! Basta praticar atividade física, ter uma boa alimentação, dormir bem e cuidar com carinho da sua saúde. Dia 21 de dezembro é o seu dia. Parabéns!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DIA DO MECÂNICO

Hoje, 20 de dezembro, comemora-se o Dia do Mecânico. São eles os verdadeiros médicos, moutores de nossos carros, são eles que nos dão: segurança, conforto e economia, para nosso lazer, prazer, trabalho e realizações.

Confira uma entrevista com o jovem mecânico Mateus, que trabalha na Oficina do Lourinho:
video

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

RACHA DA AMIZADE (WHITES VENCEM WINES NO ÚLTIMO RACHA DO ANO)

Douglas, artilheiro de 2011.
A frequência do último racha do ano foi muito boa. O racha foi bem equilibrado nos dois tempos. O time vinho abriu o marcador e ampliou para 2 x 0, ainda no primeiro tempo, deixando o time branco meio apático. Com as substituições feitas no intervalo o time branco reagiu e empatou em 2 x 2, mas o time vinho tornou a marcar, ficando em 3 x 2. Aí brilhou a estrela do goleador Aymoré tornando a empatar o jogo. Em seguida as duas equipes se revezaram em perder várias oportunidades de gols, mas no final o Douglas e o Gleidson definiram o placar final em 5 x 3 para a equipe de branco.
Foi, também, entregue pelo grande treinador Tarcísio a medalha de artilheiro de 2011 para o Douglas, que terminou a temporada com 43 gols, seguido de perto pelo vice artilheiro Marquinhos com 37 gols.

FICHA TÉCNICA
WHITES 5 X 3 WINES
WHITES: Valtecir, Souza, Lucas, Gleidson, Márcio Torres (Abner), Prego (Brasileiro), Douglas, Jean (Igor), Dudé (Bibi), Kadim (Aymoré) E Jorge (Anchieta/Dudé),
Gols: Gleidson (3), Douglas (1), Aymoré (1)
WINES: Márcio (Caíque), Tarcísio (Bruno/Brandão), Beto, Matheus, Alexandre, Rosalvo, Fernando, Felipe Brasileiro (Leimar), Italo, Brandão (Paulinho) e Marquinhos.
Gols: Ítalo (1), Marquinhos (2)

domingo, 18 de dezembro de 2011

JOÃO GABRIEL É ELEITO BOLA CHEIA DO ANO DE 2011

É com muito orgulho que o HJ NOTÍCIAS noticia que o garoto João Gabriel foi escolhido por internautas de todo o Brasil, o Bola Cheia do ano de 2011. Nada menos que Tite, o técnico campeão brasileiro, indicou o golaço de João Gabriel, que é atleta Sub-13 do Fortaleza Esporte Clube.
O gol de João Gabriel aconteceu no campo do Tocantins, no bairro Henrique Jorge, em amistoso entre o Fortaleza, comandado pelo técnico Marquinhos e Ajax, comandado por Poronga. O placar do jogo foi 5 x 1 para o Tricolor de Aço.
Toda a família e amigos estão muito orgulhosos, pelo garoto, que além de ser bom de bola é um excelente filho, neto, sobrinho e amigo.
O HJ NOTÍCIAS acompanhou de perto o empenho do seu pai Fernando, tio Castro, técnico Marquinhos e vários amigos, para que o sonho de João Gabriel fosse realizado. Parabéns a todos!

Confira os bastidores, no momento em que a Glodo/Verdes Mares, foi fazer a matéria:

Momento em que, com muito orgulho noticio a conquista de João Gabriel:
video

O repórter William, da Verdes Mares, entrevista  o Bola Cheia:
video

João Gabriel deseja Feliz Natal!
video

ENCONTRO DOS "FELAS"

Como acontece todos os anos os "Felas da Gaita", ex-alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) promovem um encontro para colocar os assuntos em dia.
Desta vez, o pessoal se reuniu no "Cantinho Acadêmico" na Av. 13 de Maio, neste sábado (17 de dezembro). Muitos "felas" não puderam comparecer devido a outros compromissos, mas o que estiveram lá puderam relembrar fatos que marcaram a passagem na UFC. Por lá estiveram Daniel, Alexandre, Irapuan, Karine, Idalva, Patrícia e seu marido Romildo. Apesar do número de pessoas ser pouco, rolou muitos assuntos que alegraram a mesa. O principal e atual assunto comentado, foi a paternidade do "fela" Marcos Fábio.
Para o próximo ano a organização dos "Felas da Gaita" já está trabalhando para ver data e local.

Confira um pouco do encontro dos "Felas":
video

DIA DO MUSEÓLOGO

Em 31 de maio de 2004 foi publicado o decreto que instituiu oficialmente o dia 18 de dezembro, como Dia do Museólogo.
Muito mais do que uma simples homenagem, esta data tem como objetivo incentivar e promover a importância deste profissional que atua nos museus e tem como missão a preservação da cultura, a administração dos museus, incluindo sua organização, pesquisa, programação, ação educativa e a sua propagação entre a comunidade.
Quem pensa que museu é o lugar de onde estão guardadas velharias e objetos antigos está muito enganado. Um museu é muito mais que um depósito de acervos. Ele armazena a história e a cultura de um povo. E é graças ao trabalho do museólogo, que hoje temos essa realidade nas instituições museais.

BARCELONA É BICAMPEÃO MUNDIAL

Santos não foi páreo para o Barcelona. Respeitou demais o adversário e ainda cometeu falhas, principalmente com o zagueiro Durval. Apesar do Barcelona ser bem superior, o calendário brasileiro não ajuda para levar o melhor time para esta disputa, pois o Santos hoje, talvez seja o quarto ou quinto melhor time brasileiro.
O time espanhol, enfim, consegue derrotar uma equipe brasileira em final de Mundial. Havia perdido em 1992, para o São Paulo, e em 2006, para o Internacional. Agora, acabou com a escrita e em grande estilo: jogando um futebol exuberante. Resta aos alvinegros aplaudirem e até saírem de campo orgulhosos. Por que não? O Barça está vários degraus acima de todos os outros. Mostra isso há anos na Europa. E mostrou no Japão, diante de um campeão da Libertadores que conta com os jogadores brasileiros mais badalados nos últimos tempos - Neymar e Ganso.

Confira o primeiro gol da partida, marcado por Messi:
video

sábado, 17 de dezembro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DO RACHA DA AMIZADE

Hoje, (17 de dezembro), acontece no Bar do Zé Arteiro, no bairro Rodolfo Teófilo, a festa de confraternização dos racheiros, que fazem parte do Racha da Amizade.
O Racha da Amizade, que tem o comando dos baluartes Prego, Dudé e Tarcísio, acontece há 27 anos levando alegria as pessoas que todos os sábados frequentam o campo do Tiradentes.
Hoje acontece o racha normalmente, previsto para começar às 15h30min, onde os atletas mostrarão habilidades e depois todos irão para o Bar do Zé, onde acontece a festa que será regada com muita cerveja gelada, refrigerante e churrasco.

ENCONTRO DOS "FELAS"

Fela Marquinhos, ao lado de Ronaldo Angelin
Acontece hoje, (17 dezembro) o encontro dos Felas da Gaita, no Cantinho Acadêmico, o bom e querido Bar do Pereira, na Av. 13 de Maio, às 17 horas.
Os Felas, são ex-alunos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), que todos os anos se reúnem para colocar o "papo em dia". Por lá estarão os felas: Marquinhos, Daniel, Alexandre, Irapuan, Mazinho, Vinícius, Analice, Geise, George, Inês, Alyne, Isabelle, entre outros.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DIA DO RESERVISTA

Em 1939 o então Presidente da República, Getúlio Vargas, resolveu instituir o “Dia do Reservista”, por considerar:
"Que era conveniente reavivar, nos Reservistas, a lembrança da época em que serviram à Pátria, no Exército ou na Armada;
Que a perfeita estrutura das Forças Armadas se fundamenta no Serviço Militar Obrigatório, ferrenhamente defendido pelo cidadão Olavo Bilac; e
Que se ressalta a cooperação civil necessária ao engrandecimento das Forças Armadas.
Foi também estabelecido que esse dia seria comemorado anualmente em 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Bilac, inspirador da Lei do Serviço Militar.
RESERVA MILITAR
Uma força militar de reserva ou reserva militar é um conjunto de tropas disponível para lutar ou ser convocado em caso de necessidade ou urgência.
No Brasil, os reservistas são formados através do serviço militar obrigatório, que prepara tanto os praças como os oficiais que farão parte dessa força. Os oficiais da reserva são formados em unidades especiais, os Centros e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR e NPOR). Também integram a reserva aqueles militares que se aposentam (em termos militares, "são transferidos para a reserva remunerada") até completarem 65 anos de idade, quando são reformados.
O grande idealizador do serviço militar brasileiro foi o tenente-coronel Luís de Araújo Correia Lima, fundador do primeiro CPOR, no Rio de Janeiro, em 1927, e considerado o Patrono da Reserva Brasileira.
São também reservas militares os efetivos dos Tiros de Guerra, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. E ainda, os integrantes da Marinha Mercante, como reserva da Marinha do Brasil, e os pilotos civis, como reserva da Força Aérea Brasileira.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SANTOS VENCE KASHIWA E ESPERA BARCELONA

O Santos não fez uma grande partida, mas teve uma atuação convincente no primeiro tempo para construir o resultado e vencer o Kashiwa Reysol por 3 a 1 nesta quarta-feira, no estádio de Toyota, pela semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. O caminho da vitória foi aberto por Neymar, que marcou um golaço após deixar o marcador no chão e finalizar de pé esquerdo no ângulo.
Borges também no primeiro tempo e Danilo em cobrança de falta marcaram os outros gols. O gol da equipe japonesa foi marcado pelo lateral-direito Sakai, jogador que recebeu uma proposta oficial do Santos, mas não foi liberado pela diretoria do Kashiwa.
O Santos não apresentou um bom futebol no segundo tempo e chegou a sofrer pressão dos japoneses.
Após vencer o duelo contra o Kashiwa Reysol, o Santos espera o vencedor de Barcelona e Al-Sadd, do Qatar, que jogam às 8h30 da manhã desta quinta-feira (horário de Brasília), em Yokohama. A decisão do Mundial de Clubes acontece no próximo domingo também no palco da final da Copa do Mundo de 2002, conquistada pela Seleção Brasileira.

Confira os gols do jogo:
video

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DIA MUNICIPAL DE FORRÓ

Fortaleza realiza a primeira edição do Dia Municipal de Forró, hoje (13 de dezembro), aniversário de Luiz Gonzaga. A data, que abre as comemorações do centenário do Rei do Baião, foi aprovada em março deste ano pela Prefeitura e passa a integrar o calendário oficial de eventos culturais da cidade. Quem organiza a atividade no Polo Luiz Gonzaga, no Conjunto Ceará, é a Associação Cearense do Forró (ACF), com o patrocínio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

30 ANOS DA CONQUISTA MUNDIAL DO FLAMENGO

Flamengo, campeão mundial.
Naquele época, quem torcia contra o Flamengo, era só para ter raiva. No bairro Henrique Jorge, tínhamos o Flamenguinho que fazia sucesso, com grande influência do Flamengo do Rio de Janeiro.
Ulisses, Marcelino, Júnior, Gilberto, Ricardo, Altair e Irapuan
faziam sucesso com o Flamenguinho.
Considerado o maior time da história do Flamengo, que foi formado em grande parte por jogadores revelados nas divisões de base do Clube, comandado por Zico, este plantel venceu o Campeonato Mundial Interclubes, em 1981, e também a Taça Libertadores da América e o Campeonato Carioca daquele ano. Foi também base para as conquistas do Campeonato Brasileiro, em 1982, 1983, 1987 e de diversos outros troféus.
Comandado primeiramente pelo treinador Cláudio Coutinho, o time de 1981 do Flamengo parecia jogar por mágica. Mesmo com uma maratona de jogos, atuava sempre com muita disposição, e sempre querendo vecer. Conquistou três títulos em apenas 12 dias, e o mais importante deles, o Mundial Interclubes, veio no dia 13 de dezembro daquele ano, em partida disputada contra o campeão europeu, o Liverpool, em Tóquio, no Japão.
Diante de 62 mil pessoas, o Rubro-Negro deu um baile nos favoritos ingleses, e com show de Zico, fez 3x0 ainda no primeiro tempo. Os memoráveis gols foram marcados por Nunes, aos 13', Adílio aos 34', e novamente pelo artilheiro das decisões, Nunes, aos 41'. No segundo tempo, bastou administrar o resultado e comemorar a conquista.
Jogo da final do mundial interclubes de 1981 na integra.
Flamengo 3X0 Liverpol

Confira o reencontro (no SportTV) dos atletas Zico, Leandro, Raul, Andrade, Adílio, Nunes e Júnior, comentando os lances da conquista:

video

DIA DE SANTA LUZIA (PROTETORA DOS OLHOS)

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.
Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda.
Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".
Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV.
Mas a devoção à santa, cujo próprio nome está ligado à visão ("Luzia" deriva de "luz"), já era exaltada desde o século V. Além disso, o papa Gregório Magno, passado mais um século, a incluiu com todo respeito para ser citada no cânone da missa. Os milagres atribuídos à sua intercessão a transformaram numa das santas auxiliadoras da população, que a invocam, principalmente, nas orações para obter cura nas doenças dos olhos ou da cegueira.
Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra "A Divina Comédia", que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.
Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da Corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, então, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.
Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo, para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.
Para proteger as relíquias de santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados da cruzada de 1204 para trazerem sua urna funerária. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.

domingo, 11 de dezembro de 2011

ELEITORES DO PARÁ REJEITAM A DIVISÃO DO ESTADO EM PLEBISCITO

Os eleitores paraenses decidiram, em plebiscito realizado neste domingo (11 de dezembro), manter o estado do Pará com o território original, segundo informou às 20h08min o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Ricardo Nunes. A confirmação do resultado foi dada com 78% de urnas apuradas, duas horas depois do término da votação.
"Diante do cenário atual, matematicamente, os eleitores do estado do Pará decidiram pela não divisão", afirmou o presidente do TRE paraense.
Às 21h20min (horário de Brasília), com 95% das urnas apuradas, o resultado parcial indicava que 66,8% escolheram "não" para a criação do estado de Carajás e 66,3% rejeitaram a criação do estado de Tapajós.

RACHA DA AMIZADE (WINES VENCEM WHITES)

No racha desse sábado (09 de dezembro), pelo Racha da Amizade a equipe dos Wines venceram os Whites por 5 x 3.
O time Whites com um time bem mais jovem, principalmente no meio campo, antes de começar a partida era favoritíssimo, mas quando o árbitro Dodô apitou o início da partida, o que se viu foi o time dos Wines mais organizado taticamente, criando várias oportunidades. Apesar do domínio do time de coletes vinhos, quem marcou primeiro foram os brancos, em contra-ataque rápido puxado por Gleidson. Logo depois os Wines empatam com um lindo gol de Dudé e em seguida fazem mais 2 com Bibi e Irapuan. Mas os Whites empatam com Jean e Gleidson de pênalti.
Na segunda etapa, o time dos Whites se perderam taticamente, e os Wines dominaram plenamente a partida. Yvanzinho e Marquinhos marcaram, fechando o racha em 5 x 3 e, o placar poderia ser bem maior, pois os Wines ainda desperdiçaram duas penalidades.
CRÍTICA À ARBITRAGEM
O excelente árbitro Dodô teve que se ausentar na segunda etapa e, depois de muitos apelos, Irapuan foi apitar. Em jogada duvidosa o novo árbitro apitou penalidade de Gleidson e Dudé, o que gerou muita polêmica, gerando um desentendimento, o que foi logo solucionado com a substituição de Irapuan por Alexandre, que conduziu muito bem o restante da partida.
PRESENÇA ILUSTRE
Pedro Henrique
O preparador físico Pedro Henrique esteve presente no Racha da Amizade, prestigiando os amigos, no campo do Tiradentes. Há rumores de que a presença de Henrique não foi por acaso. O preparador físico que, com o técnico Flávio Araújo, detém um recorde de acessos nas equipes em que trabalham juntos, estava observando alguns atletas do RA.  
CERVEJADA
No próximo sábado (17 de novembro) acontecerá uma "cervejada" no Bar do "Zé Arteiro", recanto dos racheiros do Racha da Amizade. Lá os atletas farão uma confraternização entre si, com direito a lances no Telão, do racha que acontecerá momentos antes.

FICHA TÉCNICA
WINES 5 X 3 WHITES
WINES: Valteci, Luis, Tarcisio, Matheus e Lucas, Prego, Bibi, Yvanzinho e Dudé (Anchieta), Marquinhos e Irapuan (Felipe).
WHITES: Márcio, Rafael (Jorge), Souza, Rosalvo e Alexandre (Paulinho); Fernando, Jean, Glaydson e Igor; Brandão e Ítalo.
Gols: Dudé, Bibi, Irapuan, Yvanzinho e Marquinhos (Wines)
            Gleidson (2) e Jean (Whites)
Cartão Azul: Gleidson e Fernando (Whites)

Marquinhos fez 3 gols no sábado anterior e teve direito a música ao vivo cantada pelo Brega Star Rosalvo:
video

Penalidade perdida por Felipe:
video

Felipe, conversa com  HJ NOTÍCIA depois do racha:
video

Lucas e Brandão (filho e pai) falam depois da partida:
video

sábado, 10 de dezembro de 2011

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS FAZ 63 ANOS

A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 (A/RES/217). Esboçada principalmente por John Peters Humphrey, do Canadá, mas também com a ajuda de várias pessoas de todo o mundo - Estados Unidos, França, China, Líbano entre outros, delineia os direitos humanos básicos.
Abalados pela barbárie recente e com o intuito de construir um mundo sob novos alicerces ideológicos, os dirigentes das nações que emergiram como potências no período pós-guerra, liderados por URSS e Estados Unidos estabeleceram na Conferência de Yalta, na Ucrânia, em 1945, as bases de uma futura "paz" definindo áreas de influência das potências e acertado a criação de uma Organização multilateral que promova negociações sobre conflitos internacionais, objetivando evitar guerras e promover a paz e a democracia e fortaleça os Direitos Humanos.
Embora não seja um documento que representa obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU, de força legal, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais. Continua a ser amplamente citado por acadêmicos, advogados e cortes constitucionais. Especialistas em direito internacional discutem com frequência quais de seus artigos representam o direito internacional usual.
A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universal e efetiva, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
Segundo o Guinness Book of World Records, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento traduzido no maior número de línguas (337 em 2008). Em Maio de 2009, o sítio oficial da Declaração Universal dos Direitos Humanos dava conta da existência de 360 traduções disponíveis.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

DIA MUNDIAL DA IMACULADA CONCEIÇÃO

A Imaculada Conceição é segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV.
A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.

DIA DA JUSTIÇA

Hoje, 8 de dezembro, comemora-e o Dia da Justiça.
Para os gregos, a deusa Têmis representava a justiça, a lei e a ordem e protegia os oprimidos. Sentava-se ao lado de Zeus e era sempre invocada pelas pessoas que juravam dizer a verdade. Têmis era representada sem venda, com olhar severo, tendo nas mãos uma balança e uma cornucópia. Na mitologia romana, era chamada de Justitia (Justiça).
No século XVI, os artistas alemães colocaram uma venda nas representações da deusa da Justiça, para simbolizar a imparcialidade que deveria ocorrer nos julgamentos. Contudo é preciso que a Justiça tenha os olhos austeros de Têmis, para que possa enxergar a injustiças e agir com imparcialidade e firmeza.
No Brasil, os direitos e deveres dos cidadãos estão preceituados na Constituição, promulgada em 5/10/1988, sobretudo no artigo 5º. No Capítulo III, que discorre sobre o Poder Judiciário, são citados os órgãos responsáveis pela justiça no país: Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais e juízes federais, Tribunais e juízes do Trabalho, Tribunais e juízes Eleitorais, Tribunais e juízes Militares e Tribunais e juízes dos Estados e do Distrito Federal, e suas respectivas competências. O artigo 127 dispõe sobre o Ministério Público, “incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”.
Leis específicas, como o Código Civil, o Código de Processo Civil, o Código Penal, o Código de Processo Penal, o Código Tributário Nacional e o Código Comercial estabelecem normas para que se cumpram os quatro objetivos da Constituição, expressos no artigo 3º (construir uma sociedade livre; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação) e os dez princípios elencados no artigo 4º (independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não intervenção; igualdade entre os estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; concessão de asilo político).

DIA DA FAMÍLIA

Todo mundo sabe da importância que nossos pais, irmãos, avós, tios, primos e outros parentes tem em nossas vidas. Juntos eles formam a nossa família, e hoje é o dia em que se comemora essa importante instituição!
A família pode ser definida como um grupo de pessoas ligadas por descendência, ou seja, dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco.
Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, que vem de herança de um parente em comum, geralmente bem antigo.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

RACHA DA AMIZADE (WHITES VENCEM WINES)

Marquinhos, 3 gols
Num racha bastante movimentado, neste sábado, no Toca do Tigre (que está um tapete), o time dos Whites venceu o time dos Wines por 7 x 4
O RACHA
O time de coletes branco, começou pressionando o de coletes vinho, mas quem saiu na frente foram os Wines, em contra-ataque rápido puxado por Gleidson. Mas a pressão continuava por parte dos Whites, que viraram ainda na primeira etapa para 3 x 1, com gols de Douglas (2) e Irapuan.
Na segunda etapa, com as mudanças feitas por Dudé, que assumiu o posto de técnico os Wines empataram nos primeiros minutos do segundo tempo. Mas a tarde era mesmo branca, Rafael, que tinha acabara de entrar fez um gol ao estilo do seu pai Brandão, de cabeça e colocou novamente os Whites a frente. Os Wines empataram logo em seguida, mas o time de coletes vinho fez mais 3 e fechou o placar em 7 x 4.
GOLAÇO DE MARQUINHOS
O destaque do racha foi o atacante Marquinhos, que fez 3 gols e terá direito a música. Um dos gols de Marquinhos é digno de Bola Cheia. O atleta recebeu de Irapuan e encobriu o goleiro com categoria.

FICHA TÉCNICA
WHITES 7 X 4 WINES
WHITES: Joel, Yvanzinho, Beto, Souza, Abner, Prego (Bruno), Tarcísio (Alexandre), Jean (Rafael), Irapuan (Igor), Marquinhos e Douglas
Gols: Marquinhos (3), Douglas (2), Irapuan e Rafael.
WINES: Davi, Márcio Torres (Matheus), Neto, Gleidson, Alexandre (Felipe), Rosalvo, Ítalo, Fernando, Dudé (Jorge), Anchieta e Igor (Paulinho),
Gols: Gleidson (2), Jorge e Anchieta.
Cartão Amarelo: Rosalvo

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)