terça-feira, 3 de agosto de 2010

03 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)

Escritora Rachel de Queiroz, que já morou no bairro Henrique Jorge, foi a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras, em 1977.



1492 - Zarpa de Palos de la Frontera (Espanha) a frota comandada por Cristóvão Colombo, composta pelas três caravelas Pinta, Nina e Santa Maria. Esta viagem culminou com o descobrimento da América.
1500 - Assassinato de Afonso de Biscegli, marido de Lucrécia Bórgia.
1589 - Enrique de Navarra é coroado rei da França, após o assassinato de Enrique III.
1645
Batalha do Monte das Tabocas,
Brasil (Guerra Holandesa).
Segunda Batalha de Nördlingen, durante a Guerra dos Trinta Anos.
1680 - O duque Leopoldo da Áustria sitia a fortaleza do ducado de Julich, em nome do Santo Império Romano.
1767 - Tropas da Birmânia invadem o Sião (a atual Tailândia).
1881 - Tropas britânicas ocupam a cidade de Suez, no Egipto.
1906 - Um tratado entre os governos britânico e chinês é assinado em Pequim, estabelecendo que ambos os países se comprometem a respeitar a independência do Tibet.
1912 - A Turquia concede uma autonomia limitada à Albânia.
1914 - França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, iniciando a Primeira Guerra Mundial. O estopim foi o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em 28 de junho. Até 3 de agosto, todas as potências entram na guerra, menos a Itália.
1920 - O tenente Guilherme Paraense ganha, nas Olimpíadas da Antuérpia, a primeira medalha de ouro brasileira na história dos Jogos Olímpicos, na prova de tiro com revólver a 30 metros.
1922 - A Rádio WGY de Nova York leva ao ar a peça "O Lobo", de Eugen Walter. Esta foi a primeira transmissão de uma peça radiofônica.
1928 - A primeira transmissão mundial de uma televisão em cores é feita em Londres, na Inglaterra.
1940
Segunda Guerra Mundial: tropas italianas iniciam a conquista da Somália inglesa.
A
URSS anexa os estados bálticos.
1944 - As tropas aliadas libertam Bruxelas.
1947 - Holandeses e indonésios aceitam o cessar-fogo na Indonésia, após pedido da ONU.
1952 - Fim dos Jogos Olímpicos de Helsinki, nos quais a URSS participa, como União, pela primeira vez, após a participação como Rússia há 40 anos.
1957 - Proclamação da independência da Malásia.
1958 - O submarino Nautilus, dos Estados Unidos, propulsionado por combustível atômico, realiza a primeira navegação na história abaixo da camada de gelo do Pólo Norte.
1967 - A Venezuela se incorpora à Associação Latino-Americana de Livre Comércio.
1969 - Sangrentos conflitos em Belfast, que duram 16 dias.
1975 - Um avião comercial fretado cai em Agadir, Marrocos, e 188 pessoas morrem.
1977 - Morrem 150 mineiros na explosão de uma mina em Moçambique.
1977 - A escritora
Rachel de Queiroz é a primeira mulher eleita para a Academia Brasileira de Letras.
1979 - Golpe de Estado militar em Guiné Equatorial contra o presidente Macías, cometido por seu sobrinho e ministro de Defesa, Teodoro Obiang Nguema.
1980 - Fim dos Jogos Olímpicos de Moscou, boicotados pelos Estados Unidos e por um amplo grupo de países ocidentais, em protesto pela invasão soviética ao Afeganistão.
1981 - Um golpe militar derruba o presidente da Bolívia, general Luis García Meza, substituído por uma Junta Militar presidida pelo general Celso Torrelio.
1983 - A música Menina veneno, do cantor Ritchie, impulsiona a venda de 500 mil compactos.
1984 - Primeira greve geral na Argentina contra o governo do presidente Raúl Alfonsín.
1985 - Morrem 130 dos 160 ocupantes de um avião que explodiu no aeroporto de Dallas (EUA).
1987 - Forças navais iranianas iniciam as manobras "Martirio", que eram ataques suicidas contra navios civis ou militares no Golfo Pérsico.
1988 - O fim da censura e da tortura, além da liberdade de expressão intelectual e de imprensa no Brasil, é aprovado pela Assembléia Nacional Constituinte.
1989 - Ali Akbar Hashemi Rafsanjani torna-se presidente do Irã.
1992 - Os presidentes da Rússia e da Ucrânia concordam em colocar a frota do Mar Negro sob comando conjunto.
1994 - O Parlamento israelense aprova o acordo realizado em Washington no dia 26 de julho deste ano, no qual Israel e Jordânia põem fim a 46 anos de estado de guerra.
Terroristas
islâmicos, vestidos como agentes policiais, matam a tiros três guardas militares franceses e dois funcionários consulares quando tentavam colocar uma bomba no complexo diplomático em Argel.
1996
Atentado terrorista no
metrô de Paris.
A seleção masculina de futebol da
Nigéria derrota a Argentina e ganha a medalha de ouro na Olimpíada de Atlanta. Esta foi a maior premiação no futebol alcançada por um país africano.
Depois de 20 anos de carreira,
Oscar Schmidt faz seu último jogo oficial pela seleção brasileira de basquete. A equipe brasileira perde para a Grécia por 91 a 72.
O vôlei feminino brasileiro derrota a
Rússia e conquista uma inédita medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
1997 - O aiatolá Ali Khamenei, máximo líder espiritual do Irã, confirma no comando do Estado o presidente eleito, Mohamed Khatami.
2000 - A União Européia inicia a discussão de um caso contra a empresa norte-americana Microsoft, alegando que a companhia aplicava uma discriminação na concessão de licenças e negava-se a fornecer informações essenciais sobre seu sistema operacional Windows.
2001
O
Fundo Monetário Internacional anuncia que emprestará 1,2 milhões de dólares à Argentina e ampliará a linha de crédito de 1,5 bilhões ao Brasil, para evitar que os problemas econômicos dessas nações se propaguem na América Latina.
O gigante norte-americano
Citigroup compra a maioria do capital da Banamex-Accival e se torna o grupo financeiro mais importante do México.
2006 - O piloto brasileiro Cristiano da Matta sofre um grave acidente quando seu carro chocou com um cervo a 160 km/h durante testes abertos da Champ Car no autódromo de Elkhart Lake, no estado norte-americano de Wisconsin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)