sábado, 28 de agosto de 2010

28 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)


Manifestação em frente ao prédio do jornal A Gazeta durante a primeira greve dos bancários, em 1934


DIA DOS BANCÁRIOS
A primeira greve nacional da categoria bancária foi deflagrada em julho de 1934, com duração de três dias. Objetivava, basicamente, a conquista de três direitos: aposentadoria aos 30 anos de serviço e 50 de idade, estabilidade no emprego a partir de um ano trabalhado e criação de caixa única de aposentadoria e pensões. Era o governo de Getúlio Vargas, a quem os trabalhadores reiteradas vezes haviam reivindicado a criação do IAPB, o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários.
Sabe como nasceu o Dia dos Bancários, comemorado em 28 de agosto?
Em uma grande assembléia; ou melhor, de uma grande assembléia, realizada nesta data no ano de 1951. Nela os bancários de São Paulo decretaram greve após ouvir contraproposta dos patrões que consideraram inaceitável. À reivindicação de reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço, a resposta foi a exclusão dos dois últimos e reajuste parelho com os índices oficiais do custo de vida. Embora bancários de outros estados tenham aceitado o acordo, os paulistas desprezaram o que consideraram "gorjeta", e enfrentaram 69 dias de greve sob repressão do DOPS e pressão até de outros sindicatos da categoria. Em 5 de novembro, a Justiça concedeu reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
A participação feminina já se fazia presente, mas foi apenas em 1957 que o Sindicato ganhou suas primeiras diretoras, Consuelo Toledo e Silva e Maria Aparecida Galvão, esta última a primeira mulher a fazer parte da equipe de redação da Folha Bancária. Ainda neste ano, a categoria conquistou a almejada jornada de seis horas para todos os funcionários dos bancos e a aposentadoria por tempo de serviço.


28 DE AGOSTO - DIA AVICULTURA

A avicultura cria aves para produção de alimentos: carne e ovos, tendo a qualidade desses alimentos garantida com planos de gerenciamento, envolvendo biosseguridade e/ou biossegurança, bem-estar, nutrição e genética em toda a cadeia de produção/indústria, chegando como alimento ao mercado. Destaca-se o frango e, em escala menor, aves de postura, patos, gansos, marrecos, codornas e avestruzes. A produção de frangos de corte no Brasil - da granja ao prato - modernizou-se pela necessidade de redução de custos, ganho de produtividade e atendimento de exigentes consumidores, preocupados com segurança alimentar, garantindo a sua competitividade. A avicultura nacional é uma das mais organizadas, o que fica evidente pelos resultados alcançados em indicadores zootécnicos, volume de abate, desempenho social, ambiental, sanitário e econômico e com sua contribuição com a agricultura no uso de insumos como milho, sorgo, soja, milheto, dentre outros, tão necessários à produção dessa carne


475 - O general germânico Orestes expulsa o Imperador Romano Júlio Nepos da capital, Ravena, e coloca seu próprio filho, Rômulo Augusto, em seu lugar.
489 - O rei dos Ostrogodos, Teodorico, derrota Odoacro na Batalha de Isonzo e se instala na Itália.
1521 - Os turcos ocupam Belgrado.
1565 - Espanhóis fundam St. Augustine, o primeiro assentamento permanente no atual território americano.
1893 - criação do Museu Paulista.
1913 - A Rainha Guilhermina inaugura o Palácio da Paz na Haia.
1941 - Entra no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro: o Repórter Esso
1963 - acontece em Washington, a marcha para a maior assembléia em defesa dos Direitos Civis
1981 - O CDC norte-americano anuncia uma alta na incidência de pneumociste e do sarcoma de Kaposi em homens homossexuais. Logo, estas doenças serão reconhecidas como sintomas de uma síndrome imunológica, a AIDS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)