terça-feira, 10 de agosto de 2010

11 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)


DIA DA TELEVISÃO

A primeira transmissão televisiva foi feita em 26 de fevereiro de 1926, pelo escocês John Logie Baird, considerado o pai da televisão.
Ele apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.
No entanto, não é nesta data, dia 26 de fevereiro, que se comemora o dia da Televisão, e sim, em 11 de agosto, dia do nascimento de Santa Clara, considerada a padroeira da Televisão.
Segundo a lenda, em 1252, um ano antes de sua morte, Clara teria tido uma visão que foi considerada o "primeiro programa de TV" da história.
Era noite de Natal, e como ela estava muito doente não pôde acompanhar as irmãs nas celebrações pela data.
Ao retornarem, Clara descreveu detalhadamente o que ocorrera na missa, como se estivesse presente. Reza a lenda que ela viu e ouviu tudo como se tivesse um televisor no quarto.
A Carta Apostólica que nomeia Clara como a padroeira da televisão cita a lenda e justifica o título com a frase "para que essa invenção (a TV) seja protegida por uma direção divina, para evitar males e promover seu uso correto".

DIA DO ESTUDANTE

DIA DO GARÇON


3114 a.C. - Começo da atual era na Contagem Longa do Calendário Maia.
480 a.C. - Guerras Persas: os persas de Xerxes derrotam os espartanos de Leônidas na Batalha das Termópilas. No mesmo dia foi travada a batalha de Artemísio, terminada em empate.
1738 - É criada a Capitania de Santa Catarina, através de Provisão Régia da Coroa Portuguesa, a qual desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.
1826 - Fundação do Município de Tatuí.
1827 - Instalação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil pelo imperador Pedro I, ano em que foram abertas as faculdades de Direito de São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo) e de Olinda (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco).
1869 - Nuno José de Moura Barreto substitui Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo no cargo de ministro do reino de Portugal.
1903 - É fundado o Centro Acadêmico XI de Agosto, na Faculdade de Direito de São Paulo, cuja primeira gestão foi presidida por Pedro Dória.
1920 - A União Soviética reconhece a independência da Letónia.
1945 - A Experiência Trinity (primeiro teste nuclear da História) torna-se oficialmente pública através do Relatório Smyth.
1948 - Georgi Dimitrov torna-se secretário-geral do Partido Comunista Búlgaro.
1960 - Independência do Chade.
1980 - A construção do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos é iniciada.
1999 - Eclipse solar total, visível em várias regiões do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)