sábado, 11 de dezembro de 2010

11 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

Dia do Arquiteto e do Engenheiro Civil
Hoje, 11 dezembro, comemora-se o dia do Arquiteto e do Engenheiro Civil. O arquiteto é o profissional que elabora planos e projetos associados à arquitetura, definindo materiais, acabamentos, técnicas e metodologias a serem aplicadas na obra.
Assim como os engenheiros civis, eles fiscalizam e executam obras e serviços. Alguns arquitetos também trabalham prestando serviços de consultoria e assessoramento.
É preocupação do arquiteto levar em conta a disposição dos objetos dentro da construção, assim como a ventilação e a iluminação. Em relação a ambientes externos, ele pode planejar e organizar o crescimento de cidades e bairros. Um grande exemplo disso é Brasília, arquitetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
O arquiteto deve demonstrar sensibilidade estética e atualizar-se cultural e tecnicamente para inovar o seu trabalho.

O Engenheiro Civil é responsável por todas as etapas de uma construção. Antes de iniciar o seu trabalho precisa de um projeto para que possa executá-lo.
O arquiteto é responsável por projetar e planejar o que será construído. Ao projetar uma casa, por exemplo, o arquiteto define a área total, o número de quartos, a disposição dos banheiros, e até a posição do fogão, da geladeira e da pia da cozinha.
Só após o projeto definido o engenheiro inicia o seu trabalho de realização. Nossa quanto trabalho, não é mesmo?! É turma, não é brincadeira não, um bom profissional precisa saber muita matemática, cálculo e física para que a estrutura da obra esteja firma e sólida sem risco de qualquer imperfeição!


1640 - Guerra da Restauração: criado o Conselho de Guerra para promover em todos os assuntos relativos ao exército
1792 - É iniciado, em Paris, o julgamento do rei deposto da França, Luís XVI. Ele é condenado por alta traição e guilhotinado.
1816 - Indiana torna-se o 19º estado norte-americano.
1835 - Colonos norte-americanos rebelados invadem a capital do Texas - Estados Unidos da América.
1905 - Consistório presidido pelo Papa Pio X, criou 4 cardeais, dentre os quais Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, o primeiro cardeal da América Latina.
1917 - Invadida pela Alemanha, a Lituânia sente-se estimulada a proclamar sua independência da Rússia. O país continua sob ocupação alemã até 1919, quando é novamente invadido pelos russos.
1925 - Bernardino Machado substitui Manuel Teixeira Gomes no cargo de presidente da República Portuguesa.
1929 - Anunciado o projeto do Empire State Building em Nova York, que, com 102 andares, chegou a ser edifício mais alto do mundo.
1930 - O Banco dos Estados Unidos em Nova York entra em falência por causa da Grande Depressão, gerada pela quebra da bolsa, em 1929.
1931 - O estatuto britânico de Westminster concede total independência legislativa ao Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Irlanda.
1933 - Guerra do Chaco: duas diviões bolivianas se rendem aos paraguaios
1936 - O Rei Eduardo VIII do Reino Unido abdica da coroa para o irmão Jorge VI, para casar-se com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.
1941 - A Alemanha nazi declara guerra aos Estados Unidos da América
1941 - A China declara guerra ao Japão, Itália e Alemanha.
1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, Cuba, Costa Rica, Nicarágua, República Dominicana e Guatemala declaram guerra à Alemanha e Itália.
1944 - Fundação da JCI (Câmara Júnior Internacional) na Cidade do México.
1946 - John D. Rockefeller, Jr. oferece um terreno seu em Nova York para a construção da sede das Nações Unidas.
1946 - As Nações Unidas fundam em Nova York a Unicef, entidade voltada para o atendimento das necessidades básicas das crianças no mundo.
1958 - O Alto Volta (atual Burkina Faso) alcança o autogoverno, e torna-se numa república membro da Comunidade Franco-Africana
1972 - Pouso da nave da missão Apollo 17 na Lua
1981 - Javier Pérez de Cuéllar é eleito secretário-geral das Nações Unidas.
1981 - Um incêndio destrói 18 dos 22 andares do edifício Barão de Mauá, no Rio de Janeiro.
1983 - O Grêmio de Porto Alegre vence o Mundial Interclubes em Tóquio no Japão e se torna Campeão do Mundo com 2 x 1 sobre o Hamburgo (Alemanha Oc).
1989 - O empresário Abílio dos Santos Diniz, então vice-presidente do grupo Pão de Açúcar, é seqüestrado em São Paulo por cinco homens.
1993 - Eduardo Frei vence as eleições no Chile.
1994 - Boris Iéltsin envia milhares de soldados para a Chechênia, república separatista russa.
1994 - Uma bomba explode no
Voo 434 da Philippine Airlines, matando um homem de negócios japonês. A explosão era um teste realizado por Ramzi Yousef para testar os explosivos que seriam utilizados no Projecto Bojinka, um plano de um atentado terrorista que viria a ser exposto após um incêndio num apartamento.
1997 - Assinatura do Protocolo de Quioto.
1998 - Lançamento da sonda espacial Mars Climate Orbiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)