sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

31 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)

31 DE DEZEMBRO - DIA DE SÃO SILVESTRE
São Silvestre nasceu em Roma e foi ordenado pelo Papa São Marcelino durante a paz que precedeu as perseguições do imperador Diocleciano. Ele passou através desses anos de terror, e assistiu a abdicação de Diocleciano e de Maximiliano e assistiu ao triunfo de Constantino em 312. Dois anos mais tarde ele sucedeu a São Melquiades como Bispo de Roma. No mesmo ano, ele enviou quatro legatários para representa-lo no grande Concílio da Igreja Ocidental em Aries. Ele confirmou suas decisões naquele Concílio implementou-as na Igreja.
No Concilio de Nicaea, também reunido no seu reinado, no ano de 325, mas não podendo assistir devido a sua idade avançada, enviou seus legatários que encabeçavam a lista dos signatários dos seus decretos, precedendo assim aos Patriarcas da Alexandria e da Antiópia.
O Livro dos Pontífices "Liber Pontificalis" diz que ele era filho de um romano chamado Rufinus. Em 31 de janeiro de 314 ele foi eleito para a cadeira de São Pedro, sendo que poucos dias antes o Imperador Constantino, com o Edito de Milão dava permissão a existência do cristianismo. Ele teria conseguido isto por ser conselheiro e diretor espiritual de Constantino.
Diz a tradição que Constantino havia sido aconselhado pelo seu médico que a melhor maneira de curar a lepra seria se banhar no sangue de uma criança. Uma visão de São Pedro apareceu ao imperador, insistindo que o batismo nas mãos de São Silvestre seria a sua cura o que fez Constantino mudar de idéia e São Silvestre o batizou e o imperador se curou. Em gratidão deu as ilhas de Sicília e Córsega ao papado. Essas terra conhecidas como a ‘Doação de São Silvestre " formaram a base do futuro Vaticano.
Constantino dou grandes terrenos em volta de Roma para a construção de basílicas e outros prédios. Os cristãos oravam em pequenas capelas ou as escondidas mas Silvestre imaginava uma Igreja grande de modo a conter todo o clero, bem como basílicas e cemitérios para os mais ilustres mártires.
Constantino deu ainda o Palácio Lateran para ser a residência do papa.
Na época muitos cristãos romanos olhavam com suspeita a legalização do cristianismo a qual marcava o fim de uma gloriosa tradição.
Deve ser lembrado que os cristão foram impiedosamente perseguidos no reinado de Diocleciano e de Maximiliano.
Na arte litúrgica da Igreja São Silvestre é mostrado com o Imperador Constantino, ou 2) cavalgando um dragão (símbolo do demônio na época), ou 3) com um anjo segurando uma cruz e um ramo de oliva (significando paz na Igreja),ou 4) com Santa Romana e finalmente 5)batizando Constantino.
É especialmente reverenciado em Pisa, Itália
Ele morreu em 335 DC.
Sua festa é celebrada em 31 de dezembro.
Em algumas cidades como Sao Paulo, sua festa é celebrada ainda com uma corrida que se chama a "Corrida de São Silvestre".


406 - Os vândalos cruzam o Reno para invadir a Gália.
1502 - Para se livrar de seus inimigos, César Bórgia convida-os para seu palácio de Senigallia para depois assassiná-los.
1687 - Huguenotes - Perseguição e Dispersão: um grupo veleja desde França em direcção ao Cabo da Boa Esperança.
1836 - Fundação do Condado de Crawford, no estado norte-americano de Illinois.
1889 - Último dia em que a grafia Província se vê no hoje O Estado de S. Paulo.
1925 - Primeira edição da Corrida Internacional de São Silvestre.
1931 - Fundação da escola de samba Unidos da Tijuca.
1937 - O presidente filipino Manuel Quezon oficializa o tagalo como língua nacional.
1941 - Vargas discursa para militares brasileiros analisando a situação do Brasil perante a guerra na Europa e o ataque japonês a Pearl Harbor; o dircurso é considerado pró-Aliados.
1943 - Ratificada pela Câmara dos Vereadores de Nova Iguaçu a emancipação de Duque de Caxias.
1958 - Fuga do antigo ditador cubano Fulgencio Batista (no final do dia).
1964 - Fundação do Banco Central do Brasil e instituído o Conselho Monetário Nacional.
1968 - Voo do primeiro avião comercial supersônico do mundo: o Tupolev Tu-144.
Última transmissão do
Repórter Esso, primeiro notíciário do rádio brasileiro.
1978 - Ernesto Geisel envia emenda ao congresso para acabar com o AI-5.
1991 - A União Soviética é extinta oficialmente e em seu lugar entra a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
1992 - Última transmissão do Xou da Xuxa.
1995 - Publicada a última tira do quadrinho Calvin e Hobbes.
1998 - Primeira transmissão do Show da Virada.
1999 - Tratados Torrijos-Carter: os Estados Unidos transferem para o Panamá o controle do Canal do Panamá e de todas as áreas do que fora até então a "Zona do Canal".
Vladimir Putin assume a presidência interina da Rússia, em virtude da renúncia de Boris Yeltsin ao cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)