sábado, 4 de dezembro de 2010

DIA DA PROPAGANDA

Hoje, dia 4 de dezembro, comemora-se o Dia da Propaganda.
Por mais que tenha virado lugar-comum dizer que a propaganda é a alma do negocio, isso é a mais pura verdade.
Não são só os donos de empreendimentos que se preocupam com a propaganda, até Hittler conseguiu perceber sua importância.
Hoje, os políticos e até mesmo os governos em seus vários níveis investem na publicidade.
As técnicas da propaganda são variadas, mas hoje em dia, é comum associar o produto vendido à estilos de vida e à pessoas famosas.
O mundo estritamente comercial em que vivemos permite que a pessoa seja o que ela tem: o carro que ela tem, assim como as roupas e o tênis que usa, indicam que ela é e isso é bastante aproveitado pela indústria do marketing.
Além da técnica, muito da sua estrutura e da forma da propaganda dependem de regras estabelecidas pela experiência acumulada através dos anos, num saber-fazer que conduz e orienta sobre quando e como agir para se obter os efeitos desejados.
Políticos são muito preocupados hoje em dia com o seu marketing pessoal. A imagem do marketeiro político é cada dia mais presente em eleições.
É sua responsabilidade gerenciar a figura pública dos políticos, a imagem de bom pai , de alguém muito envolvido com a família e preocupado com o povo.
E a propaganda dos políticos nem sempre é explícita. Aparecer fazendo política em algum telejornal de grande audiência pode ser um Às escondido na manga.
UM POUCO DE HISTÓRIA
No dia 04 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires, aconteceu um encontro de publicitários e comunicadores em geral. Assim, foi criado o Dia Panamericano da Propaganda. A partir da década de 70, o dia ganhou abrangência internacional e passou a ser conhecido como Dia Mundial da Propaganda.
O termo propaganda, do latim Propagare, quer dizer multiplicar, espalhar idéias. Em outras palavras, propaganda é uma forma específica de apresentar uma informação ou pensamento.
Introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda com o fito de propagar a fé católica pelo mundo, a propaganda, tem como objetivo expressar e espalhar princípios e teorias.
O HJ NOTÍCIAS conversou com Carlos Jr. da ACESSO COMUNICAÇÃO, que falou sobre o assunto. Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)