quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

9 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)


Dia da Criança Especial
Este termo é muito genérico, abrange as mais diferentes síndromes infantis . Todas as crianças são muito especiais, mas algumas precisam de um apoio, de um olhar, de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo muito carinho.
A criança portadora de necessidades especiais, além do direito, tem a necessidade de cursar uma escola normal, de ser tratada com muito carinho e respeito por todos nós.


Dia do Fonoaudiólogo
Fono significa Som, Audio significa Audição e Logo(ia) significa Conhecimento. Agora fica mais fácil de enteder, um estudo em torno da audição, vejamos a seguir a definição.
A Fonoaudiologia estuda os distúrbios da linguagem e a comunicação humana como um todo. O fonoaudiólogo cuida portanto de pessoas que tem dificuldades na fala, audição, escrita e leitura.
O dia do fonoaudiólogo é comemorado no dia 9 de dezembro, já que foi no dia 9 de dezembro de 1981 que a profissão foi regulamentada.
Os fonoaudiólogos além de tratarem adultos e crianças com distúrbios na fala e escrita, também auxiliam profissionais que utilizam a voz como intrumento de trabalho como é o caso dos professores, políticos, locutores e artistas.
Esse profisssional trabalha para que o mundo e as pessoas se comuniquem de forma mais clara e eficaz.
Comunicação no mundo globalizado em que vivemos hoje é fundamental.


Dia do Alcoólico Recuperado
Hoje é o dia do Alcoólico Recuperado. Você sabe por que os orientais não se dão bem com bebida alcoólica?
Os orientais não podem beber muito porque têm deficiência de desidrogenase, uma das enzimas responsáveis pelo metabolismo do álcool. A falta da enzima provoca o chamado blushing – uma vermelhidão no rosto -, além de náuseas. Isso não quer dizer que não exista bebedeiras entre os orientais, mas é um forte indício do peso da genética na reação ao álcool.
Pesquisas comprovam que filhos de alcoólatras são os mais fortes candidatos ao alcoolismo, mas não só: eles são também os que têm maior tolerância à bebida. Só 5% dos descendentes de não-alcoólatras têm alta resistência ao álcool. Já quando um dos pais é alcoólatra, o número de resistentes sobe para 40%.

1815 - Fundação do condado de White-Illinois Estados Unidos.
1830 - O então povoado de Cocais é elevado a freguesia da vila de Itu com o nome de Indaiatuba por decreto imperial.
1839 - Maceió se torna capital da então Província de Alagoas - Brasil.
1953 - A lei estadual nº 985, cria o município de Malta (Paraíba).
1966 - Barbados e Emiratos Árabes Unidos são admitidos como Estados-Membros da ONU
1987 - Eclode a Intifada: rebelião palestina nos territórios ocupados e no setor árabe de Jerusalém
1992 - Lady Diana e o Príncipe Charles se separam
1994 - Começa a ser delineado o acordo da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) na Cimeira das Américas, na cidade de Miami
2004 - Costa de Caparica, Estarreja, Trancoso, Meda e Tarouca são elevadas à categoria de cidade. Gafanha da Encarnação, Perafita, Santa Maria do Bouro, Santo Estêvão e Taveiro são elevadas à categoria de vila - Todas localizadas em Portugal.
2004 - O Ala-armador do Houston Rockets, Tracy McGrady consegue um feito histórico no basquetebol. Após estar perdendo por 74 a 64 com 47 segundos do fim do jogo, McGrady fez 13 pontos na etapa final e virou o jogo por 81 a 80.
2007 - um terremoto de 4,9 graus na escala Richter atinge todos os 76 imóveis da comunidade rural de Caraíbas, em Itacarambi (MG) – um dos imóveis desmoronou sobre uma criança de 5 anos, que morreu (a primeira morte causada por um terremoto no Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)