sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

24 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

24 DE DEZEMBRO - DIA DO ÓRFÃO
Nosso Deus é, antes de tudo, acima de tudo, pai. Coloca-se como pai, porque sabe em sua infinita sabedoria a respeito do humano, em seu coração de carne, o quanto é triste ser órfão.
Na Bíblia, a figura do órfão, juntamente com a da viúva, é a própria encarnação da fragilidade, da solidão e, portanto, assim como o estrangeiro, deve ser defendido sempre: “Fazei justiça ao fraco e ao órfão” (Sl 82,3); “Defendei o direito do órfão” (Is 1,17); “Não oprimais o estrangeiro nem o órfão” (Jr 22,3).
Quando se quer falar de uma situação de desamparo, é ao órfão que se compara: “Somos órfãos, já não temos pai” (Lm 5,3); e o próprio Jesus diz aos discípulos antes de sua morte: “Não vos deixarei órfãos” (Jo 14,18).
Deus é invocado como aquele que “tem sido o defensor dos órfãos” (Sl 10,14), que “ampara o órfão e a viúva” (Sl 146,9), que é o “Pai dos órfãos” (Sl 68,5).
Se considerarmos a história das congregações religiosas, boa parte delas nasceu para se ocupar dos órfãos, tão grande era seu número e tão calamitoso era seu estado de penúria e abandono.
As guerras fizeram muitas viúvas, mas muitos mais órfãos.
A miséria interior e exterior criou os órfãos de pais vivos e que se transformaram depois em pequenas e rentosas prostitutas, em pequenos trabalhadores explorados ao máximo, em pessoas que não tiveram infância e que só conheceram a dor.
Mas hoje a história é diferente: não se fala em orfanato, porque não cai bem; ninguém grita pelas centenas e centenas de meninas chinesas que as famílias abandonam; não sai no jornal e nas estatísticas os números de bebês que estão nas unidades da Febem...
Na véspera de Natal, nos esquecemos de convidar os órfãos para a festa. VAMOS FAZER DIFERENTE!


640 - É eleito o Papa João IV.
1294 - Benedicto Caetani é eleito Papa Bonifácio VIII
1734 - Publicadas as Cartas Filosóficas de Voltaire
1764 - Alvará que autoriza João Baptista Locatelli a estabelecer uma fábrica de grude em Lisboa. 1768 - Funda-se a Imprensa Régia em Lisboa.
1779 - Dona Maria I funda a Academia Real das Ciências de Lisboa
1868 - Guerra do Paraguai: os três novos comandantes da Tríplice Aliança (Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviam uma intimação a Solano López para que se renda
1878 - Guarapari foi elevada à categoria de município
1905 - Fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
1924 - Albânia torna-se uma república.
1938 - Inaugurada oficialmente a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
1951 - A Líbia torna-se independente.
1979 - Lançamento bem-sucedido do foguete Ariane 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)