segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

13 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

DIA DO MARINHEIRO
Dia do Marinheiro, no Brasil, é celebrado no dia do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, 13 de dezembro.
Neste
dia costumam ocorrer desfiles militares da marinha em cidades litorâneas que sediam batalhões de marinha.

Os marinheiros do Brasil celebram, em dezembro, data que lhes é dedicada. No dia 13, todos os quartéis da Marinha, uma das três Forças Armadas que integram o poder militar do País, comemoram o Dia do Marinheiro. Exército e Aeronáutica, em ordem do dia assinada por seus respectivos comandantes e veiculada em produtos de mídia impressa dos seus centros de Comunicação Social, expressam a satisfação de compartilhar os desafios de defender a Pátria.
O patrono da Marinha Brasileira é o Almirante Tamandaré, pois provou seu heroísmo em batalhas e provou seu sentimento de humanismo. Foi Ministro do Supremo Tribunal Militar, do qual aposentou-se pouco antes de morrer com quase 90 anos. Seus restos mortais estão sob o monumento que foi erguido em sua homenagem na praia do Botafogo, no Rio de Janeiro. Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré, nasceu na Vila do Rio Grande, Rio Grande do Sul, em 13 de dezembro de 1807.
Ainda adolescente, alistou-se na Marinha Brasileira e mais tarde ingressou na Academia da Marinha. Participou de vários movimentos internos. Seu heroísmo foi provado não só em batalhas, mas também em época de paz, como quando salvou a nau portuguesa "Vasco da Gama", que afundava, e também a tripulação e os passageiros de um navio inglês que se incendiava.
A escolha de seu nome para Patrono da Marinha não podia ser melhor. Quando foi proclamada a República, Tamandaré continuou na ativa, pois considerava-se um servidor do Brasil e não de um regime (era monarquista). A data de seu nascimento é comemorada como o Dia do Marinheiro.



872 - É eleito o Papa João VIII.
1545 - Início do Concílio de Trento.
1294 - Papa Celestino V abdica do papado.
1865 - Guerra do Paraguai: o Paraguai declara guerra ao Brasil.
1939 - Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, enfrenta 3 cruzadores britânicos, no litoral do Uruguai.
1962 - Tanzânia: o Tanganhica se torna independente da Inglaterra.
1963 - Espírito Santo: fundada a Associação Atlética São Mateus.
1968 - O governo brasileiro decreta o Ato Institucional nº 5 (AI-5), instrumento de abuso e perseguição aos civis.
1974 - Malta torna-se uma república.
1981 - O Clube de Regatas do Flamengo conquista o mundial de clubes, ao vencer o Liverpool Football Club da Inglaterra por 3x0.
1988
Lei 7687/1988 efetiva a Polícia Militar do Distrito Federal do
Brasil.
Mauritânia ratifica a Convenção Internacional sobre Eliminação de Discriminação Racial.
Promulgada no estado
mexicano de Chiapas a Ley Orgánica del Poder Judicial.
1992 - O clube brasileiro São Paulo Futebol Clube conquista o mundial de clubes, ao vencer o Fútbol Club Barcelona da Espanha de virada, por 2x1.
2001 - Lançamento da cédula do Brasil: 2 reais.
2003 - Depois de vários meses sem paradeiro conhecido Saddam Hussein é localizado escondido das tropas aliadas num abrigo subterrâneo.
2007
O
jornalista e escritor Cícero Sandroni assume a presidência da Academia Brasileira de Letras.
Os líderes Europeus assinam em
Lisboa, o Tratado de Lisboa.
O
Senado Federal do Brasil rejeita a prorrogação da CPMF até 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)