terça-feira, 31 de agosto de 2010

DIA DO NUTRICIONISTA

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.
O Dia do Nutricionista – 31 de agosto - é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados.
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.
O HJ NOTÍCIAS esteve no Shopping Benfica e acompanhou o trabalho que o Sesc está fazendo, informação e conscientização, com as pessoas para uma boa e saudável alimentação. O HJ NOTÍCIAS também conversou com Lara Mendes, nutricionista do Sesc, que gentilmente cedeu uma entrevista. Ela falou de assuntos importantíssimos relacionados à nutrição. Confira:

31 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)


No dia 31 de agosto de 1997, a princesa Diana e o namorado dela, o milionário egípcio Dodi Al Fayed, morreram depois que o carro em que eles estavam bateu dentro de um túnel em Paris


1763 - Transferência da capital do Vice-Reino do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.
1846 - Descoberta do planeta Netuno.
1888 - - Fundação da Cidade de Uberlândia - Minas Gerais.
- Primeiro assassinato atribuído a "
Jack o Estripador" em Londres.
1915 - Primeira Guerra Mundial: Alemanha e Áustria dividem a Polônia em dois distritos: Varsóvia para a Alemanha e Kielce para os austríacos.
1940 - Casamento de Laurence Olivier e Vivien Leigh.
1944 - Segunda Guerra Mundial: as tropas russas entram em Bucareste.
1946 - Nascimento do Jornalismo literário.
1951 - Surge o primeiro long-play (LP), apresentado pela empresa alemã Deutsche Grammophon.
1957 - Malásia declarou independência.
1962 - Trinidad e Tobago alcança independência do Reino Unido.
1969 - Afastamento da presidente Costa e Silva da presidência do Brasil por motivo de doença.
1976 - Carallyn Bowes é a primeira mulher a completar uma corrida através do Canadá.
1980 - O sindicato polonês Solidariedade é formado.
1990 - O tratado de unificação das duas repúblicas alemãs é assinado em Berlim.
1991 - - Quirguistão alcança independência da União Soviética.
- O
Uzbequistão declara independência da União Soviética e passa a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
1994 - O IRA, Exército Republicano Irlandês, declara um cessar-fogo.
1997 - A princesa Diana e seu namorado Dodi Al Fayed morrem num grave acidente de carro em Paris, França.
1999 - Queda do vôo LAPA 3142 da companhia aérea argentina LAPA, resultando em 65 mortes e ferindo 17 pessoas.
2007 - Mariza torna-se a primeira artista portuguesa nomeada para um Grammy.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CAMPEONATO DE KARATÊ

Aconteceu nesse sábado (27 de agosto) no Colégio Ayrton Senna, o Campeonto de Karatê da Academia Dojo Tigre, que tem o professor Cesão como grande mestre. O campeonato movimentou a comunidade do bairro Henrique Jorge, pois o Karatê, além do esporte, tem uma importante missão social. Foram disputadas várias lutas em várias faixas.
O HJ NOTÍCIAS esteve no Ayrton Senna. Confira:

O professor Cesão conversou com o HJ NOTÍCIAS durante a competição:

Samuel, campeão na faixa branca.

Momentos da competição.

30 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)


A TV Globo Internacional (conhecido também pelo acrônimo TVGI) é um canal à la carte, transmitido 24 horas via satélite e cabo com os parâmetros digitais, totalmente em português brasileiro.


1893 - Ester Cleveland, filha do presidente Grover Cleveland e Francis Cleveland, é o primeiro bebê a nascer na Casa Branca.
1968 - É editado o single dos Beatles, "Hey Jude".
1983 - O Tenente-Coronel Guison Bluford Jr., se torna o primeiro astronauta afro-americano a ser lançado no espaço.
1988 - Álvaro Dias, governador do Paraná, envia tropa de choques para conter a greve dos professores, há 90 dias.
1991 - Independência do Azerbaijão.
1999 - O povo do Timor-Leste decide, em referendo, pela independência.
2001 - O apresentador de televisão e empresário Silvio Santos é mantido como refém por sete horas seguidas pelo seqüestrador Fernando Dutra Pinto na sua casa, na cidade de São Paulo.
2009 - Aniversário de 10 anos da TV Globo Internacional.

domingo, 29 de agosto de 2010

29 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)



CORRIDA CONTRA O FUMO MOVIMENTA A BEIRA-MAR
Uma corrida contra o fumo e prêmios para quem não tem o hábito de fumar. Profissionais e atletas de fim de semana juntos para estimular a prática de exercícios fisicos.
A segunda Corrida Cearense Contra o Fumo foi para mostrar a fumantes e a ex-fumantes que é possível recuperar o fôlego com hábitos mais saudáveis no dia-a-dia e serviu de alerta para os prejuízos causados pelo cigarro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cigarro já matou quase 5 milhões de pessoas e 10 mil fumantes morrem por dia em todo o mundo.
Uma lei anti-fumo que foi aprovada na Assembléia restringe o uso de cigarros em áreas fechadas e cria áreas restritas para fumante nos restaurantes de todo o Estado.

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo - Lei Nº 7.488 de 11/06/1986
O tabagismo é a principal causa de muitas doenças pulmonares, como a bronquite crônica, o enfisema pulmonar, o câncer de pulmão e está associado ainda a tumores em vários outros locais e doenças cardiovasculares.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos desses tipos de doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como "Dia Nacional de Combate ao Fumo", criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo. Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de maio, conhecido como "Dia Mundial sem o Tabaco", que movimenta todos países na luta contra o vício.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo.


1526 - Suleiman o Magnífico vence Luís II da Hungria na Batalha de Mohács.
1825 - Reconhecimento da independência do Brasil por Portugal.
1852 - Início da construção da Primeira Ferrovia Brasileira: Estrada de Ferro Mauá (v. Irineu Evangelista de Souza).
1949 - É realizado o primeiro teste de uma bomba atómica Soviética, em Semipalatinsk (Cazaquistão).
1957 - Strom Thurmond estabeleceu um novo record pela obstrução de trabalhos legislativos por 24 horas, no Senado.
1966 - Os Beatles realizaram o seu último show oficial, em San Francisco.
1982 - Charles Burton e Sir Randolph Fiennes concluem a viagem em volta ao mundo, realizada com um barco a vela.
2001 - Se iniciou à maior lan party realizada em Portugal, a Minho Campus Party.
2005 - Furacão Katrina atinge a cidade de New Orleans, nos Estados Unidos.

sábado, 28 de agosto de 2010

METRALHAS CAMPEÃO

Os Metralhas, campeão da Liga do Henrique Jorge, de 2010



A equipe dos Metralhas foi campeã, neste sábado (27 de agosto), do Campeonato da Liga do Henrique Jorge. A partida terminou em 0 x 0 contra o bom time do Esporte Cristal, mas nas penalidades da Os Metralhas foi o grande campeão, vencendo por 5 x 4, no campo do Tocantins.


A partida foi muito disputada e, logo no início o atleta Daniel dos Metralhas foi expulso e no segundo tempo foi a vez de Mi, do Esporte Cristal também ser expulso de campo. O atleta Cocó perdeu uma penalidade para Os Metralhas, tocando com categoria, mas a bola bateu na trave.


Com dez homens de cada lado, o campo ficou com mais espaço e o jogo ficou melhor para ambos os lados. Os destaques foram, pelo lado do Esporte Cristal, o atleta Ronaldo e pelos Metralhas, o meio-campista Dadá, de apenas 16 anos.


Parabéns aos Metralhas, pela conquista, parabéns a arbitragem, pelo bom trabalho e parabéns ao prof. Dagmar, pela excelente organização.

ARTILHEIRO E MELHOR GOLEIRO

O artilheiro da competição foi Alcione, do Colorado, com 10 gols e o melhor goleiro foi Emanoel, do Esporte Cristal.

28 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)


Manifestação em frente ao prédio do jornal A Gazeta durante a primeira greve dos bancários, em 1934


DIA DOS BANCÁRIOS
A primeira greve nacional da categoria bancária foi deflagrada em julho de 1934, com duração de três dias. Objetivava, basicamente, a conquista de três direitos: aposentadoria aos 30 anos de serviço e 50 de idade, estabilidade no emprego a partir de um ano trabalhado e criação de caixa única de aposentadoria e pensões. Era o governo de Getúlio Vargas, a quem os trabalhadores reiteradas vezes haviam reivindicado a criação do IAPB, o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários.
Sabe como nasceu o Dia dos Bancários, comemorado em 28 de agosto?
Em uma grande assembléia; ou melhor, de uma grande assembléia, realizada nesta data no ano de 1951. Nela os bancários de São Paulo decretaram greve após ouvir contraproposta dos patrões que consideraram inaceitável. À reivindicação de reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço, a resposta foi a exclusão dos dois últimos e reajuste parelho com os índices oficiais do custo de vida. Embora bancários de outros estados tenham aceitado o acordo, os paulistas desprezaram o que consideraram "gorjeta", e enfrentaram 69 dias de greve sob repressão do DOPS e pressão até de outros sindicatos da categoria. Em 5 de novembro, a Justiça concedeu reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.
A participação feminina já se fazia presente, mas foi apenas em 1957 que o Sindicato ganhou suas primeiras diretoras, Consuelo Toledo e Silva e Maria Aparecida Galvão, esta última a primeira mulher a fazer parte da equipe de redação da Folha Bancária. Ainda neste ano, a categoria conquistou a almejada jornada de seis horas para todos os funcionários dos bancos e a aposentadoria por tempo de serviço.


28 DE AGOSTO - DIA AVICULTURA

A avicultura cria aves para produção de alimentos: carne e ovos, tendo a qualidade desses alimentos garantida com planos de gerenciamento, envolvendo biosseguridade e/ou biossegurança, bem-estar, nutrição e genética em toda a cadeia de produção/indústria, chegando como alimento ao mercado. Destaca-se o frango e, em escala menor, aves de postura, patos, gansos, marrecos, codornas e avestruzes. A produção de frangos de corte no Brasil - da granja ao prato - modernizou-se pela necessidade de redução de custos, ganho de produtividade e atendimento de exigentes consumidores, preocupados com segurança alimentar, garantindo a sua competitividade. A avicultura nacional é uma das mais organizadas, o que fica evidente pelos resultados alcançados em indicadores zootécnicos, volume de abate, desempenho social, ambiental, sanitário e econômico e com sua contribuição com a agricultura no uso de insumos como milho, sorgo, soja, milheto, dentre outros, tão necessários à produção dessa carne


475 - O general germânico Orestes expulsa o Imperador Romano Júlio Nepos da capital, Ravena, e coloca seu próprio filho, Rômulo Augusto, em seu lugar.
489 - O rei dos Ostrogodos, Teodorico, derrota Odoacro na Batalha de Isonzo e se instala na Itália.
1521 - Os turcos ocupam Belgrado.
1565 - Espanhóis fundam St. Augustine, o primeiro assentamento permanente no atual território americano.
1893 - criação do Museu Paulista.
1913 - A Rainha Guilhermina inaugura o Palácio da Paz na Haia.
1941 - Entra no ar o primeiro programa noticioso do rádio brasileiro: o Repórter Esso
1963 - acontece em Washington, a marcha para a maior assembléia em defesa dos Direitos Civis
1981 - O CDC norte-americano anuncia uma alta na incidência de pneumociste e do sarcoma de Kaposi em homens homossexuais. Logo, estas doenças serão reconhecidas como sintomas de uma síndrome imunológica, a AIDS.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIA DO PSICÓLOGO

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/64. A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo). Ou seja, a psicologia estuda a alma humana. Durante toda sua história, o homem buscou respostas para questões existenciais. A filosofia sempre se ocupou desta procura por respostas. Mas estas questões, por mais humanas que fossem, diziam respeito ao conjunto da sociedade, à humanidade como um todo. Por outro lado, a psicologia buscava não uma definição do homem enquanto ser coletivo, mas sim do homem indivíduo, de suas angústias, suas inquietações. Apesar de muitos filósofos e pensadores terem se ocupado da mente humana em seus estudos, foi apenas no século XVI que apareceu pela primeira vez o termo psicologia, quando o humanista croata Marco Marulik publica A psicologia do pensamento humano. Ainda assim, um conceito de psicologia, tal como conhecemos hoje, só veio surgir no século XIX, através das formulações de Wilhelm Wundt que, em 1879, criou o primeiro laboratório de psicologia, em Leipzig , na Alemanha. Suas idéias, porém estavam ainda muito atreladas a conceitos fisiológicos e não avançaram muito. Diversas escolas da psicologia foram se desenvolvendo: behaviorismo, psicanálise, Gestalt, desenvolvimentista, humanismo. Cada uma dessas escolas tem uma perspectiva diferente de estudo da psicologia: para os behavioristas é o comportamento, para os psicanalistas é a alma através do inconsciente, para os Gestaltistas, é o homem por meio de sua percepção; e, para os desenvolvimentistas, a relação desenvolvimento / aprendizagem.

O HJ NOTÍCIAS entrevistou Paulo Artuzo, psicólogo, gerente de RH do Colégio 7 de Setembro. Samuel Facundo foi repórter por um dia para o HJ NOTÍCIAS. Confira:

27 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)


DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS

No dia 27 de agosto é comemorado o dia do Corretor de Imóveis.A profissão surgiu no século XX, quando o desenvolvimento das cidades fez com que a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, se tornasse constante, passando a existir como forma de vida, como profissão.O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário.O nascimento da categoria ocorreu na década de 30, durante o governo de Getúlio Vargas, quando foram criadas as primeiras leis trabalhistas.Nos anos 40 os Corretores de Imóveis faziam parte de uma categoria organizada e reconhecida por toda a sociedade.Os anos 80 foram marcados pela solidificação e organização da profissão do Corretor de Imóveis em todo o Brasil.


479 a.C. - Na Batalha de Platéia, os gregos do espartano Pausânias aniquilam os persas de Mardônio, pondo fim às invasões persas na Hélade.
1828 - Reconhecimento do Brasil à independência do Uruguai, que outrora fora a Província da Cisplatina.
1840 - Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil.
1859 - O primeiro poço de Petróleo é perfurado nos EUA.
1883 - Explosão de vulcão extingue a ilha de Krakatoa na Indonésia, com um saldo de 36 mil mortos. Krakatoa era localizada entre as ilhas de Sumatra e Java.
1955 - Lançado o Livro Guinness dos Recordes, inicialmente como brinde aos consumidores da cerveja Guinness.
1965 - Criado no Rio de Janeiro o MIS - Museu da Imagem e do Som.
1965 - Ocorre nos EUA o único encontro de Elvis Presley e Beatles.
1971 - Adotada a bandeira da Nicarágua.
1990 - Na República Dominicana, o general major Sancito Caro Brito assume a chefia do "Estado Mayor do Ejercito Nacional".
2003 - Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 km.
2006 - O piloto brasileiro Felipe Massa ganhou a sua primeira corrida de Formula 1 no GP da Turquia.
A seleção brasileira de
vôlei masculino vence, em Moscou, a seleção francesa, conquistando seu hexacampeonato na Liga Mundial.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ELEIÇÃO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Durante os proximos 10 dias iremos falar um pouco dos candidatos à Presidência da República do nosso Brasil. A principal intenção do HJ NOTÍCIAS é tirar as dúvidas para que o eleitor vote consciente. Com isso todos ganham: Brasil e o nosso povo.
O segundo candidato é Dilma Russeff, do PT. VOTE NA ENQUETE (AO LADO).

Dilma Rousseff (PT) - É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.
Nascida em família de classe média alta e educada de modo tradicional, interessou-se pelos ideais socialistas durante a juventude, logo após o Golpe Militar de 1964. Iniciando na militância, passou para a luta armada contra o regime militar, integrando organizações como o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR Palmares). Passou quase três anos presa entre 1970 e 1972, primeiramente na Opan (onde passou por sessões de tortura) e depois no DOPS.
Reconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde junto com o companheiro por mais de trinta anos, Carlos Araújo, ajudou na fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e participou ativamente de diversas campanhas eleitorais. Exerceu o cargo de secretária municipal da Fazenda de Porto Alegre no governo Alceu Collares e mais tarde foi secretária estadual de Minas e Energia, tanto no governo de Alceu Collares como no de Olívio Dutra, no meio do qual se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2001.
Participou da equipe que formulou o plano de governo na área energética na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República em 2002, onde se destacou e foi indicada para titular do Ministério de Minas e Energia. Novamente reconhecida por seus méritos técnicos e gerenciais, foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil devido ao escândalo do mensalão, crise que levou à renúncia do então ministro José Dirceu. Foi considerada pela Revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

26 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)

Campo Grande é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Ocupa a 14º posição das maiores áreas urbanas do Brasil. Reduto histórico de divisionistas entre o sul e o norte, Campo Grande foi fundada há mais de 110 anos por colonizadores mineiros, que vieram aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.





55 a.C. - Júlio César invade a Grã-Bretanha.
1346 - A artilharia é usada pela primeira vez numa batalha.
1429 - Joana d'Arc entra em Paris.
1498 - A Pietà é encomendada a Michelangelo.
1652 - Os Holandeses vencem os Ingleses na Batalha de Plymouth na Primeira Guerra Anglo-Holandesa.
1769 - Francisco de Castro é autorizado a estabelecer uma fábrica de tecidos de linho em Abrantes.
1789 - Revolução Francesa - é votada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
1889 - Fundação de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.
1914 - Fundado em São Paulo o time do Societá Sportiva Palestra Itália que se tornaria mais tarde Sociedade Esportiva Palmeiras.
1978 - É eleito Papa o Cardeal Albino Luciani que adota o nome de Papa João Paulo I, o 264º papa.
2006 - O Piloto Felipe Massa conquista a sua primeira Pole na Formula 1 no GP da Turquia.
2006 - A Seleção Brasileira de Voleibol Masculino ganha a Liga Mundial de Voleibol e é tetra campeão.
2006 - Zinédine Zidane anuncia sua aposentadoria antes da Copa da Alemanha e se despede do futebol com um vice-campeonato mundial.

CANDIDATOS A ELEIÇÃO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Durante os proximos 10 dias iremos falar um pouco dos candidatos à Presidência da República do nosso Brasil. A principal intenção do HJ NOTÍCIAS é tirar as dúvidas para que o eleitor vote consciente. Com isso todos ganham: Brasil e o nosso povo. Começaremos com o candidato Américo de Souza, do PSL. VOTE NA ENQUETE (AO LADO).





Américo de Souza (PSL) - Bacharel em direito, ciências econômicas,administração, ciências contábeis e pós-graduadoem engenharia administrativo-econômica. Éex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão.Em 2006, foi candidato a vice-presidente.

25 DE AGOSTO (DIA DO SOLDADO)


25 DE AGOSTO (DIA DO SOLDADO)

O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva – Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.


608 - É eleito o Papa Bonifácio IV.
1580 - Na Batalha de Alcântara, a Espanha vence Portugal.
1609 - Em 25 de agosto de 1609, Galileu Galilei apresentava ao mundo o telescópio, sua mais nova invenção. Apesar de a data passar despercebida para muitos, trata-se de um dos mais importantes avanços tecnológicos da história. O astrônomo italiano foi a primeira pessoa a observar a Lua através de um telescópio.
1768 - O HMS Endeavour, capitaneado por James Cook, larga de Plymouth para a viagem que iria concretizar a descoberta da Austrália.
1825 - O Uruguai se proclama independente do Brasil.
1830 - Começa a revolta belga de separação dos Países Baixos.
1833 - Guerra Civil em Portugal: Concentração das forças miguelistas em torno de Lisboa.
1858 - O czar Alexandre II da Rússia libera os servos do domínio imperial ao ceder propriedade das terras que cultivavam.
1861 - Inauguração pelo rei D. Pedro V da Exposição Industrial Portuguesa, organizada no Palácio da Bolsa do Porto pela Associação Industrial. Assinatura do Tratado de Amizade entre Portugal e a China.
1889 - O general Legítimo renuncia à Presidência da República do Haiti.
1897 - O presidente uruguaio Juan Idiarte Borda é assassinado em frente a Catedral de Montevidéu.
1905 - Um conselho de guerra condena à morte 80 marinheiros rebeldes do Encouraçado Potemkin na Rússia.
1911 - Eleição de Manuel Arriaga como presidente da República.
1913 - O presidente norte-americano Woodrow Wilson inicia um boicote econômico contra o México.
1914 - Primeira Guerra Mundial: Em Moçambique dá-se o primeiro incidente de fronteira, com o ataque alemão ao posto fronteiriço de Maziúa, na fronteira do Rovuma, tendo sido morto o chefe do posto, sendo incendiado o posto e as palhotas vizinhas.
1919 - Surge a aviação comercial: um avião civil Havilland transporta dois passageiros de Londres a Paris em duas horas e 15 minutos.
1920 - Adrienne Bolland é a primeira mulher a atravessar de avião o Canal da Mancha.
1936 - Executados os 16 acusados de conspiração para assassinar Stalin e outros altos dirigentes políticos soviéticos.
1939 - Segunda Guerra Mundial: O Pacto Anglo-Polaco de Assistência Mútua é assinado em Londres. Hitler dá ordem para a invasão da Polónia, iniciada na madrugada do dia seguinte, mas depois suspensa.
1939 - Hitler prepara-se para a "Operação Weiss", (um ataque à Polônia).
1940
A União Soviética incorpora a
Estônia, a Letônia e a Lituânia á URSS.
Segunda Guerra Mundial: Aviões britânicos bombardeiam Berlim pela primeira vez durante a Segunda Guerra Mundial.
1941 - Segunda Guerra Mundial: Ocupação da Pérsia (norte do Irão) por forças soviéticas e britânicas.
1943 - Segunda Guerra Mundial: Lord Louis Mountbatten é nomeado Comandante Supremo Aliado na Ásia do Sudoeste.
1944
Os aliados entram em
Paris. Romênia declara guerra à Alemanha.
O navio
U-18 é afundado.
1947 - Golpe de Estado no Equador: O presidente Velasco Ibarra renuncia ao cargo em favor do coronel Mancheño.
1960 - Iniciam-se os Jogos Olímpicos de Verão de 1960, em Roma.
1961 - Presidente brasileiro Jânio Quadros renuncia ao cargo sete meses após assumir. As justificativas para a atitude seriam forças ocultas. João Goulart, seu vice, assume o cargo.
1967 - Argentina publica a lei que priva os comunistas nacionais de trabalhar em postos públicos.
1968 - A França testa sua bomba de hidrogênio no atol de Fugataufa, no Oceano Pacífico, e se torna o quinto país-membro do Clube Nuclear.
1978 - Vaticano expõe pela primeira vez o Santo Sudário, mortalha que teria coberto o corpo de Jesus Cristo.
1980 - O Zimbabwe é admitido na ONU.
1983 - Um golpe de Estado derruba o presidente da Guatemala, Efraín Ríos Montt, que havia conquistado o poder com a força um ano antes.
1988 - Um grande incêndio destrói o centro histórico de Lisboa, em Portugal.
1989 - Depois de uma viagem de 12 anos no espaço, a sonda Voyager 2 chega a Netuno.
1990 - O Conselho de Segurança da ONU autoriza o uso da força para impor o embargo ao Iraque.
1991
Bielorrúsia declara sua independência da URSS.
O
Estádio Manoel Barradas o barradão localizado em Salvador, Bahia, é reinaugurado num empate entre Vitória e Olímpia do Paraguia por 1x1.
1994
O tufão Fred causa mais de 1,2 mil mortes em Zhejiang (China) e danos superiores e 1 bilhão de dólares.
Alexandre Solzhenitsin ganha o Prêmio Leon Tolstói por sua contribuição à literatura russa.
1995 - O exército croata e forças militares sérvias assinam um acordo de cessarfogo na Eslovênia oriental, na autoproclamada República Sérvia de Krajina.
1996 - O nadador russo Alexander Popov é apunhalado no estômago por um vendedor de rua, em Moscou, na Rússia.

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)