sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

REVEILLON

O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador
romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.
O HJ NOTÍCIAS deseja a todos um Feliz Ano Novo a todos!

31 DE AGOSTO (FATOS HISTÓRICOS)

31 DE DEZEMBRO - DIA DE SÃO SILVESTRE
São Silvestre nasceu em Roma e foi ordenado pelo Papa São Marcelino durante a paz que precedeu as perseguições do imperador Diocleciano. Ele passou através desses anos de terror, e assistiu a abdicação de Diocleciano e de Maximiliano e assistiu ao triunfo de Constantino em 312. Dois anos mais tarde ele sucedeu a São Melquiades como Bispo de Roma. No mesmo ano, ele enviou quatro legatários para representa-lo no grande Concílio da Igreja Ocidental em Aries. Ele confirmou suas decisões naquele Concílio implementou-as na Igreja.
No Concilio de Nicaea, também reunido no seu reinado, no ano de 325, mas não podendo assistir devido a sua idade avançada, enviou seus legatários que encabeçavam a lista dos signatários dos seus decretos, precedendo assim aos Patriarcas da Alexandria e da Antiópia.
O Livro dos Pontífices "Liber Pontificalis" diz que ele era filho de um romano chamado Rufinus. Em 31 de janeiro de 314 ele foi eleito para a cadeira de São Pedro, sendo que poucos dias antes o Imperador Constantino, com o Edito de Milão dava permissão a existência do cristianismo. Ele teria conseguido isto por ser conselheiro e diretor espiritual de Constantino.
Diz a tradição que Constantino havia sido aconselhado pelo seu médico que a melhor maneira de curar a lepra seria se banhar no sangue de uma criança. Uma visão de São Pedro apareceu ao imperador, insistindo que o batismo nas mãos de São Silvestre seria a sua cura o que fez Constantino mudar de idéia e São Silvestre o batizou e o imperador se curou. Em gratidão deu as ilhas de Sicília e Córsega ao papado. Essas terra conhecidas como a ‘Doação de São Silvestre " formaram a base do futuro Vaticano.
Constantino dou grandes terrenos em volta de Roma para a construção de basílicas e outros prédios. Os cristãos oravam em pequenas capelas ou as escondidas mas Silvestre imaginava uma Igreja grande de modo a conter todo o clero, bem como basílicas e cemitérios para os mais ilustres mártires.
Constantino deu ainda o Palácio Lateran para ser a residência do papa.
Na época muitos cristãos romanos olhavam com suspeita a legalização do cristianismo a qual marcava o fim de uma gloriosa tradição.
Deve ser lembrado que os cristão foram impiedosamente perseguidos no reinado de Diocleciano e de Maximiliano.
Na arte litúrgica da Igreja São Silvestre é mostrado com o Imperador Constantino, ou 2) cavalgando um dragão (símbolo do demônio na época), ou 3) com um anjo segurando uma cruz e um ramo de oliva (significando paz na Igreja),ou 4) com Santa Romana e finalmente 5)batizando Constantino.
É especialmente reverenciado em Pisa, Itália
Ele morreu em 335 DC.
Sua festa é celebrada em 31 de dezembro.
Em algumas cidades como Sao Paulo, sua festa é celebrada ainda com uma corrida que se chama a "Corrida de São Silvestre".


406 - Os vândalos cruzam o Reno para invadir a Gália.
1502 - Para se livrar de seus inimigos, César Bórgia convida-os para seu palácio de Senigallia para depois assassiná-los.
1687 - Huguenotes - Perseguição e Dispersão: um grupo veleja desde França em direcção ao Cabo da Boa Esperança.
1836 - Fundação do Condado de Crawford, no estado norte-americano de Illinois.
1889 - Último dia em que a grafia Província se vê no hoje O Estado de S. Paulo.
1925 - Primeira edição da Corrida Internacional de São Silvestre.
1931 - Fundação da escola de samba Unidos da Tijuca.
1937 - O presidente filipino Manuel Quezon oficializa o tagalo como língua nacional.
1941 - Vargas discursa para militares brasileiros analisando a situação do Brasil perante a guerra na Europa e o ataque japonês a Pearl Harbor; o dircurso é considerado pró-Aliados.
1943 - Ratificada pela Câmara dos Vereadores de Nova Iguaçu a emancipação de Duque de Caxias.
1958 - Fuga do antigo ditador cubano Fulgencio Batista (no final do dia).
1964 - Fundação do Banco Central do Brasil e instituído o Conselho Monetário Nacional.
1968 - Voo do primeiro avião comercial supersônico do mundo: o Tupolev Tu-144.
Última transmissão do
Repórter Esso, primeiro notíciário do rádio brasileiro.
1978 - Ernesto Geisel envia emenda ao congresso para acabar com o AI-5.
1991 - A União Soviética é extinta oficialmente e em seu lugar entra a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
1992 - Última transmissão do Xou da Xuxa.
1995 - Publicada a última tira do quadrinho Calvin e Hobbes.
1998 - Primeira transmissão do Show da Virada.
1999 - Tratados Torrijos-Carter: os Estados Unidos transferem para o Panamá o controle do Canal do Panamá e de todas as áreas do que fora até então a "Zona do Canal".
Vladimir Putin assume a presidência interina da Rússia, em virtude da renúncia de Boris Yeltsin ao cargo.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

29 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

Em 1992 foi denunciada na imprensa a existência de um esquema de corrupção no governo, comandado por Paulo César Farias, ex-tesoureiro da campanha presidencial de Collor. A CPI instalada para investigar as denúncias encerraria seus trabalhos recomendando o afastamento de Collor da presidência. Respaldada por maciço apoio popular, a abertura do processo de impeachment foi proposta, então, pelos presidentes da Associação Brasileira da Imprensa (ABI) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e aprovada pela Câmara dos Deputados em 29 de Setembro de 1992. Afastado do cargo após a votação na Câmara, Collor foi substituído interinamente pelo vice-presidente Itamar Franco. Em 29 de dezembro renunciou à presidência da República, horas antes de ser condenado pelo Senado por crime de responsabilidade, perdendo seus direitos políticos por oito anos. Itamar Franco assumiu, assim, definitivamente a presidência da República.


534 - Publicado o Codex repetitae praelectionis, uma atualização do Digesto.
1482 - A Ilha do Pico é integrada à Capitania do Faial.
1816 - Maceió é elevada à categoria de vila.
1821 - A Gazeta do Rio de Janeiro passa a se chamar Gazeta do Rio.
1844 - Trava-se a Batalha de Quaró, a última da Guerra dos Farrapos, em território uruguaio, na margem direita do Rio Quaraí.
1845 - Texas torna-se o 28º estado norte-americano.
1864 - Forças paraguais combatem os homens comandados por Antônio João Ribeiro no Forte Dourados durante a Guerra do Paraguai.
1889 - O Hino 15 de Novembro é instituído como Hino do estado do Rio de Janeiro
1891 - Thomas Edison patenteia o rádio.
1898 - O coronel John Patterson consegue caçar o segundo dos dois leões assassinos que mataram cerca de 140 pessoas na região de Tsavo, no Quênia. O ocorrido foi relatado no livro The Man-Eaters of Tsavo e no filme A Sombra e a Escuridão, de 1996.
1902 - Criação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Brasil.
1911 - Sun Yat-sen torna-se o primeiro presidente da China.
1913 - Guerra do Contestado: o governo brasileiro monta uma Força Pública Catarinense de 200 homens para se dirigir àquela região.
1917 - Lei estadual de São Paulo proíbe o trabalho noturno infantil e feminino.
1937 - O Estado Livre da Irlanda passa a se chamar apenas Irlanda quando uma nova constituição é adotada.
1943 - Josip Broz Tito torna-se marechal, na clandestinidade.
1949 - A Hungria nacionaliza suas indústrias e o país passa a viver sob regime comunista.
1949 - Começa a operar a primeira estação de televisão UHF, em Bridgeport, nos Estados Unidos.
1959 - Inaugurado o Metropolitano de Lisboa.
1965 - Uma comissão executiva foi formada para cuidar o projeto definitivo de construção de uma ponte ligando as cidades de Rio de Janeiro e Niterói.
1972 - Os 14 sobreviventes do acidente aéreo na Cordilheira dos Andes são resgatados após 71 dias; membros de um time uruguaio de rúgbi, eles comeram a carne das pessoas mortas para sobreviver.
1975 - Uma bomba explode num terminal do Aeroporto de La Guardia em Nova Iorque, matando 11 pessoas.
1975 - Dom Cláudio Hummes sucede Dom Jorge Marcos de Oliveira como Bispo de Santo André.
1978 - Golpe militar de 1964 - sancionada a nova lei de segurança nacional, que prevê penas mais brandas, possibilitando a redução das penas dos condenados.
1980 - Descoberta na província chinesa de Yunnan, um crânio humano de aproximadamente oito milhões de anos.
1981 - Para cobrir o rombo, o presidente João Figueiredo aumenta a alíquota da previdência.
1992 - Fundação do Independente Esportes Clube Macaé.
1992 - Fernando Collor de Mello renuncia à Presidência da República do Brasil e Itamar Franco assume o cargo definitivamente.
1992 - Ocorre o acordo entre Estados Unidos e Rússia sobre o Tratado de Redução de Armas Nucleares Estratégicas.
1994 - O presidente Itamar Franco aprova a lei que garante a homens e mulheres não casados o direito a pensão alimentícia e a herança de companheiros mortos.
1996 - A Coréia do Norte pede desculpas oficiais pela incursão de um submarino nas águas da Coréia do Sul; as tropas sul-coreanas mataram 24 dos 26 ocupantes da embarcação.
1996 - Guerrilheiros e líderes governamentais da Guatemala assinam um acordo, pondo fim a 36 anos de conflito civil no país.
1997 - Rebeldes integralistas muçulmanos matam 42 pessoas em províncias da Argélia; em um dos ataques, um grupo invade uma mesquita e atirou nos fiéis durante as orações.
1998 - Líderes do Khmer Vermelho pedem perdão pelo genocídio que cometeram em Camboja na década de 1970, matando mais de um milhão de pessoas.
1999 - O índice Nasdaq da bolsa de valores norte-americano bate um novo recorde, ultrapassando 4000 pontos.
2004 - Criação da Diocese de Castanhal.

sábado, 25 de dezembro de 2010

25 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro?
Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. A origem da data é essa, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? Os especialistas duvidam. "Entre os estudiosos do Novo Testamento e das origens do cristianismo, é consenso que ele não nasceu em 25 de dezembro", afirma o cientista da religião Carlos Caldas, da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Na Bíblia, o evangelista Lucas afirma que Jesus nasceu na época de um grande recenseamento, que obrigava as pessoas a saírem do campo e irem às cidades se alistar. Só que, em dezembro, os invernos na região de Israel são rigorosos, impedindo um grande deslocamento de pessoas. "Também por causa do frio, não dá para imaginar um menino nascendo numa estrebaria. Mesmo lá dentro, o frio seria insuportável em dezembro", diz Caldas. O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro, quando o clima no Oriente Médio é mais ameno. Mas o espírito do Natal, independente de data é importante que fique nos corações do homem, para fazer o bem, sem se importar a quem.

1 - Data convencionada de nascimento de Jesus Cristo, também conhecida como Natal, data mais celebrada do Cristianismo, considerado momento de paz e compaixão.
800 - Carlos Magno é coroado Imperador pelo Papa Leão III. Tem início o Sacro Império Romano
1046 - É eleito o Papa Clemente II
1066 - Guilherme da Normandia é coroado rei de Inglaterra na Abadia de Westminster
1104 - Constança de França divorcia-se de Hugo I de Champagne.
1599 - Fundação da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil.
1837 - Fundação do Condado de Dade
1881 - Primeiro voô no Brasil, em Belém, de um balão dirigível Le Victoria, e o segundo voô do mundo por Júlio César Ribeiro de Sousa.
1926 - Início do Período Showa no Japão
1938 - Primeiro espécimen vivo do Celacanto, que era considerado extinto foi encontrado na costa leste da África do Sul
1941 - II Guerra Mundial: Hong Kong rende-se aos Japoneses
1948 - Fundação da escola de samba Beija-Flor
1991 - Mikhail Gorbachev renuncia à presidência da União Soviética

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

24 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

24 DE DEZEMBRO - DIA DO ÓRFÃO
Nosso Deus é, antes de tudo, acima de tudo, pai. Coloca-se como pai, porque sabe em sua infinita sabedoria a respeito do humano, em seu coração de carne, o quanto é triste ser órfão.
Na Bíblia, a figura do órfão, juntamente com a da viúva, é a própria encarnação da fragilidade, da solidão e, portanto, assim como o estrangeiro, deve ser defendido sempre: “Fazei justiça ao fraco e ao órfão” (Sl 82,3); “Defendei o direito do órfão” (Is 1,17); “Não oprimais o estrangeiro nem o órfão” (Jr 22,3).
Quando se quer falar de uma situação de desamparo, é ao órfão que se compara: “Somos órfãos, já não temos pai” (Lm 5,3); e o próprio Jesus diz aos discípulos antes de sua morte: “Não vos deixarei órfãos” (Jo 14,18).
Deus é invocado como aquele que “tem sido o defensor dos órfãos” (Sl 10,14), que “ampara o órfão e a viúva” (Sl 146,9), que é o “Pai dos órfãos” (Sl 68,5).
Se considerarmos a história das congregações religiosas, boa parte delas nasceu para se ocupar dos órfãos, tão grande era seu número e tão calamitoso era seu estado de penúria e abandono.
As guerras fizeram muitas viúvas, mas muitos mais órfãos.
A miséria interior e exterior criou os órfãos de pais vivos e que se transformaram depois em pequenas e rentosas prostitutas, em pequenos trabalhadores explorados ao máximo, em pessoas que não tiveram infância e que só conheceram a dor.
Mas hoje a história é diferente: não se fala em orfanato, porque não cai bem; ninguém grita pelas centenas e centenas de meninas chinesas que as famílias abandonam; não sai no jornal e nas estatísticas os números de bebês que estão nas unidades da Febem...
Na véspera de Natal, nos esquecemos de convidar os órfãos para a festa. VAMOS FAZER DIFERENTE!


640 - É eleito o Papa João IV.
1294 - Benedicto Caetani é eleito Papa Bonifácio VIII
1734 - Publicadas as Cartas Filosóficas de Voltaire
1764 - Alvará que autoriza João Baptista Locatelli a estabelecer uma fábrica de grude em Lisboa. 1768 - Funda-se a Imprensa Régia em Lisboa.
1779 - Dona Maria I funda a Academia Real das Ciências de Lisboa
1868 - Guerra do Paraguai: os três novos comandantes da Tríplice Aliança (Caxias, o argentino Gelly y Obes e o uruguaio Enrique Castro) enviam uma intimação a Solano López para que se renda
1878 - Guarapari foi elevada à categoria de município
1905 - Fundação da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
1924 - Albânia torna-se uma república.
1938 - Inaugurada oficialmente a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro
1951 - A Líbia torna-se independente.
1979 - Lançamento bem-sucedido do foguete Ariane 1.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

23 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

23 DE DEZEMBRO - DIA DO VIZINHO
A palavra "vizinho" vem do latim vicinu, que significa "próximo, que mora perto, vicinal, da aldeia".
As pessoas que residem próximas a nós são chamadas de vizinhos. O ser humano sempre viveu em comunidades; por isso, sempre teve vizinhos, que às vezes são os melhores amigos e confidentes.
Nas pequenas cidades, a ligação com os vizinhos é mais forte do que com os próprios parentes. Assim, é normal os vizinhos serem compadres e ou se casarem.
Nas grandes metrópoles como São Paulo, as pessoas são anônimas e no cotidiano têm receio e mesmo medo de estreitarem relações. Ao contrário das que moram no interior, chegam a passar meses ou anos sem estabelecerem contato com os vizinhos.
Alguns nem se conhecem. Nos edifícios, os condôminos se isolam em seus apartamentos. Parece que ninguém quer perturbar o vizinho, violar sua intimidade, evitando uma aproximação social saudável.
Por outro lado, nada é mais irritante que um vizinho barulhento, inconveniente e "invasor". Isso gera muitas discussões entre os moradores da mesma rua e dos condomínios. A melhor atitude é usar a diplomacia.
Uma conversa tranqüila e ponderada com o vizinho muitas vezes gera uma boa amizade, porque a política da boa vizinhança sempre ganha. Um relacionamento amigável com o vizinho é importante e sensato, visto que, numa emergência, é com ele que se pode contar.
É preciso, portanto, que haja respeito mútuo, para que exista harmonia entre os vizinhos, observando-se os direitos e as obrigações.


619 - Bonifácio V torna-se Papa
1493 - Publicação da Nuremberg Chronicle de Hartmann Schedel's, traduzida do alemão por Georg Alt
1768 - Criação da Junta da Providência Literária de apoio à política universitária do Marquês de Pombal
1783 - George Washington renuncia ao cargo de comandante-em-chefe do Exército Continental do estado de Maryland em Annapolis, Maryland
1793 - Tabela cronológica da Revolução Francesa: Batalha de Savenay esmaga a revolta monárquica em La Vendée
1805 - Nascimento de Joseph Smith Jr., profeta e restaurador de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, popularmente conhecida como a igreja mórmon
1823 - Uma visita de São Nicolau, atribuído a Clement Moore, é publicado pela primeira vez
1825 - Fundação dos condados de Lowndes e Thomas
1830 - Fundação do Condado de Stewart
1888 - Vincent Van Gogh corta sua orelha esquerda, a leva para um bordel e a dá a uma prostituta chamada Rachel
1891 - Recomendação do Conselho de Nomenclatura Geográfica dos Estados Unidos sugere trocar o nome da cidade de Pittsburgh para Pittsburg; o nome original só voltou a vigorar a partir de 1911
1905 - Tentativa frustrada de insurreição do Soviete de Moscou
1909 - António Teixeira de Sousa é eleito líder do Partido Regenerador
1916 - Batalha de Magdhaba, península de Sinai
1918 - José de Sousa Barbosa sucede a Sidónio Pais como Presidente da República Portuguesa
1947 - Primeira demonstração do transistor nos laboratórios Bell
1979 - Unidades militares da União Soviética ocupam Cabul, a capital do Afeganistão
1990 - Eslovénia vota a sua separação da Jugoslávia
2003 - Recolhimento da moeda de 1 real de aço inox no Banco Central do Brasil
2004 - Aprovado pela Comissão de Heráldica da Associação de Arqueólogos Portugueses o brasão da freguesia de Benfica, Lisboa.
2009 - Temporal na zona de Torres Vedras, com ventos por vezes de 200 KM/H, causou milhões de euros em prejuízos, afectando cerca de 150 000 pessoas.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

20 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

20 DE DEZEMBRO - DIA DO MECÂNICO
Se o carro quebrou e você não entende nada de mecânica de automóveis não se preocupe. Chame um dos quase 175 mil mecânicos de manutenção de veículos automotores espalhados pelo país - só no mercado formal - de acordo com informações da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2007. Isso para atender uma frota de mais de quase 51 milhões de veículos, com base em estatística do Ministério das Cidades, até março de 2008.
O profissional que vive ao redor de latas de graxa, porcas, parafusos, chaves de fenda e tem uma renda média de R$ 1.020,23, cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular.
Habilidades - Além do conhecimento técnico o bom mecânico precisa ter noções de física, matemática, informática, metodologia, inglês e espanhol para auxiliar na leitura de manuais e apostilas técnicas. É bom que se diga que ambiente de trabalho antes sujo e desorganizado, hoje, prima pela limpeza e organização. Sendo assim os interessados na profissão devem estar atentos para a apresentação pessoal e a organização no ambiente de trabalho.
Mercado de trabalho - Considerando-se o tamanho da frota nacional é de se esperar um mercado em alta. No entanto isso não é motivo para o interessado em se firmar na profissão deixar dese especializar cada vez mais para atender as exigências de qualificação do mercado. O conhecimento, conquistado em cursos especializados, é uma grande arma na hora de conseguir um bom emprego. Além disso, o mecânico precisa também saber o que está ocorrendo em termos de tecnologia automobilística de ponta, isso porque, hoje em dia, os automóveis já contam até com itens eletrônicos e computadorizados. O HJ NOTÍCIAS parabeniza todos os mecânicos!

1516 - Fundação da Vila de São Sebastião.
1766 - São incorporadas na Coroa Portuguesa todas as saboarias do Reino. O conde Castelo Melhor, que perde o monopólio, é compensado com o título de marquês e importantes bens fundiários.
1803 - A Louisiana passa ao comando dos Estados Unidos.
1828 - Fundação do Condado de Randolph.
1838 - Almeida Garrett é nomeado cronista-mor do reino de Portugal.
1851 - Fundação do Condado de Polk.
1853 - Fundação dos condados de Fulton e Worth.
1862 - Publicado primeiro exemplar do Kolonie-Zeitung.
1907 - Instituído o Decreto de Depósito Legal da Biblioteca Nacional do Brasil.
1935 - Fundação de Dourados, em Mato Grosso do Sul.
1940 - Odawara recebe estatuto de cidade.
1946 - Escaramuça em Candedo (Vinhais) entre opositores espanhóis de Francisco Franco e forças da PIDE.
1963 - É criado o município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco.
1973 - O Primeiro-ministro espanhol, Admiral Luis Carrero Blanco, é assassinado por um carro bomba.
1983 - Foi roubada a Taça Jules Rimet da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por ladrões que a derreteram por causa dos 1.800 gramas de ouro que ele continha.
1985 - Probição da caça comercial às baleias por cinco anos pelo presidente José Sarney.
1989 - O Exército americano invade o Panamá para prender o ditador Manuel Noriega.
1991 - Paul Keating torna-se Primeiro-ministro da Austrália.
1995 - O Vôo 965, do Boeing 757 da American Airlines bate em uma montanha 50 km ao norte de Cali, Colômbia, matando 160 pessoas.
1999 - Fim da administração portuguesa em Macau. Macau é devolvida à China, após mais de quatrocentos anos de ocupação portuguesa.
2000 - O Clube de Regatas Vasco da Gama conquista a Copa Mercosul. O time terminou o primeiro tempo perdendo por 3x0 e virou o jogo para 4x3, mesmo com um jogador a menos.
2001 - Senado brasileiro promulga emenda constitucional que retira a imunidade parlamentar em caso de crime comum.
2004 - Fundação do São Bernardo Futebol Clube.
2007 - Roubadas do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP) as pinturas Retrato de Suzanne Bloch, do espanhol Pablo Picasso, e O Lavrador de Café, de Cândido Portinari. As obras, tombadas como patrimônio nacional pelo Iphan, estão avaliadas em aproximadamente US$ 55 milhões

domingo, 19 de dezembro de 2010

FESTA DE NATAL NA SMILE

SMILE, Editora, Distribuidora e Livraria, realizou no último sábado (18 de dezembro) a Festa de Confraternização com seus funcionários. Já consolidada no mercado, SMILE, vem crescendo em todos seus segmentos, pela competência de seus colarodadores e qualidade dos seus produtos.
A festa começou com a palavra do Prof. Clayton, presidente da Empresa, que enfatizou o verdadeiro espírito de Natal: nascimento de Jesus. Depois falou também o Diretor Comercial, Adilson e vários colaboradores.
A troca de presentes entre as pessoas também foi um momento de alegria que merece destaque e também o show de Solange, na flauta.
O HJ NOTÍCIAS esteve na festa, pois vários colaboradores da SMILE, são moradores do bairro Henrique Jorge e adjacências. Parabéns a todos que fazem a SMILE!

Confira alguns momentos da festa:
video

video

video

sábado, 18 de dezembro de 2010

18 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

DIA DO MUSEÓLOGO
A Museologia é uma "ciência" relativamente nova no Brasil. A profissão de museólogo completou 26 anos agora em 2010. Isso significa dizer que ainda há muitos paradigmas para serem construídos e outros tantos para serem desconstruídos.
No Brasil há apenas três cursos de graduação em Museologia, sendo que um deles foi aberto recentemente (2004) pela Fundação Educacional Barriga Verde. Os outros dois, mais tradicionais, são oferecidos pela UFBA e UNIRIO.
A atual política cultural desenvolvida pelo Ministério da Cultura tem contemplado a área museológica com diversos projetos tais como a Politica Nacional de Museus, o Sistema Nacional de Museus, entre outros. Isso tem proporcionado uma divulgação maior da área, além de oferecer subsídios para o desenvolvimento da mesma.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou no dia 31 de maio de 2004, o decreto que instituiu o dia 18 de dezembro como o Dia Nacional do Museólogo.


1787 - Nova Jérsei torna-se o terceiro estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.
1822 - Chegada de João José da Cunha Fidié à Parnaíba com tropas vindas de Oeiras então Capital do Piauí.
1833 - Fundação do Condado de Walker, no estado da Geórgia (Estados Unidos)
1857 - Fundação do Condado de Mitchell, no estado da Geórgia (Estados Unidos)
1870 - Fim do Primeiro Concílio do Vaticano
1892 - Estréia do ballet O Quebra-Nozes
1906 - Elevação a distrito de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil
1941 - Os Aliados invadem o Timor
1945 - O Uruguai é admitido como Estado-Membro da ONU
1954 - Criação do município de Não-Me-Toque
1956 - O Japão é admitido como Estado-Membro da ONU
1960 - Criação das hoje Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
1961 - O distrito português de Damão foi invadido e ocupado pelas tropas da União Indiana
1971 - Dólar é desvalorizado pela segunda vez na história dos Estados Unidos da América
1978 - Dominica é admitida como Estado-Membro da ONU
2007 - ONU cria o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, anualmente.[1]
2008 - Madonna dá show em São Paulo com sua Sticky & Sweet Tour.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

16 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

DIA DO RESERVISTA
No mês de dezembro, entre os dias 9 e 16 é comemorada a Semana do Reservista. Ela visa possibilitar que aqueles que prestaram o Serviço Militar, em qualquer uma das instituições componentes das nossas Forças Armadas, seja na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica, possam relembrar, reviver seus companheiros e atualizar seus dados cadastrais. Essa é uma boa oportunidade de reencontro entre velhos e novos soldados, saber sobre a modernização dos nossos equipamentos, e cumprir o que é previsto por lei. Esse comparecimento é anual e obrigatório durante os cinco primeiros anos do seu licenciamento. Na hipótese de um conflito internacional, no qual, a segurança da nação fique comprometida, sendo abalada a nossa soberania, poderá haver a necessidade de mobilização de tropas. È quando entra em ação a força dos reservistas, justamente esses que passaram para a reserva a menos tempo, em conseqüência estão com os conhecimentos adquiridos mais atualizados e cronologicamente são os mais jovens, serão os primeiros chamados a lutar em defesa da Pátria. De acordo com a nossa Constituição: Art. 142 - As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
Em 26 de dezembro de 1939, por intermédio do Decreto-Lei nº 1.908, o então presidente da República Getúlio Vargas resolveu instituir o Dia do Reservista, por considerar: A conveniência de reavivar nos reservistas a lembrança da época em que serviram à Pátria; e que a perfeita estrutura das Forças Armadas se fundamenta no Serviço Militar obrigatório. Que, exaltando a patriótica colaboração prestada por Olavo Bilac à instituição desse Serviço, eleva-se a cooperação civil necessária ao engrandecimento das Forças Armadas.
O Decreto estabeleceu também que o Dia do Reservista seria comemorado a cada 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Bilac, pioneiro da execução da Lei do Serviço Militar, o qual é considerado o Patrono do Serviço Militar no Brasil.
Reservista, dia 16 de dezembro é o seu dia, entre em contato com os seus velhos amigos dos tempos de caserna, vamos reviver o passado, planejar o futuro e matar as saudades.
Serviço Militar, um direito, mais que um dever.

955 - É eleito o Papa João XII
1431 - Henrique VI de Inglaterra é coroado Rei de França na Catedral de Notre-Dame de Paris, segundo as disposições do Tratado de Troyes que não foram depois reconhecidas pelos franceses
1653 - Oliver Cromwell torna-se Lord Protector de Inglaterra e Escócia, em substituição da figura do rei
1761 - Guerra dos Sete Anos: Depois de quatro meses colocando barreiras, os russos sob o comando de Pyotr Rumyantsev conquistam a fortaleza de Kolobrzeg da Prússia
1773 - Festa do Chá de Boston
1815 - O rei D. João VI eleva o Brasil à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves
1880 - Início da Primeira Guerra dos Bôeres
1905 - Revolução Russa de 1905: prisão dos membros do soviete de São Petersburgo
1935 - É fundado o São Paulo Futebol Clube
1944 - Segunda Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã nas Ardenas
1946 - Tailândia é admitida como Estado-Membro da ONU
1964 - Editada a lei que regula o condomínio no Brasil
1963 - Quênia é admitido como Estado-Membro da ONU
1971 - Dia da Vitória em Bangladesh: marca a rendição das tropas invasoras do Paquistão
1974 - É formada a União Democrática Popular
1991 - Independência do Cazaquistão
1998 - Crise do disarmamento no Iraque: Operação Raposa do Deserto - os E.U.A e o Reino Unido bombardeiam alvos no Iraque
2002 - Publicada primeira proposta de licenças Creative Commons

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

15 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

1970 - O Brasil se torna Tri Campeão na Copa do Mundo disputada no Mexico
O Brasil saiu na frente, com Pelé cabeceando um cruzamento de Rivellino no minuto 18. Roberto Boninsegna empatou para os italianos após falha da defesa brasileira. Gérson bateu um forte chute para o segundo gol, e ajudou na marcação do terceiro, com um lançamento de falta para Pelé que cabeceou para Jairzinho. Pelé finalizou sua grande performance saindo da marcação da defesa italiana e assistindo Carlos Alberto Torres no flanco direito para o gol derradeiro. O gol de Carlos Alberto, após uma série de passes da seleção brasileira da esquerda para o centro, é considerado um dos mais belos gols marcados na história do torneio. A vitória consagrou o Brasil como a primeira equipe a conquistar três títulos na história das Copas.

384 - É eleito o Papa Sirício, 38º papa, que sucedeu o Papa Dâmaso I.
687 - É eleito o Papa Sérgio I, 84º papa, que sucedeu o Papa Cónon.
1640 - João IV é coroado rei de Portugal na restauração do trono contra o domínio espanhol.
1791 - História dos Estados Unidos da América (1783-1815): a Carta dos Direitos entra oficialmente em vigor.
1831 - Fundação do Corpo de Municipais Permanentes, futura Polícia Militar do Estado de São Paulo.
1884 - A Sociedade Torre de Vigia de Biblias e Tratados de Sião, Pensilvânia (EUA), obtêm personalidade jurídica, e Charles Taze Russell é eleito seu Presidente.
1889 - Matsuyama recebe estatuto de cidade.
1891 - James Naismith inventa o Basquetebol.
1896 - Dia em que Machado de Assis é proclamado primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
1938 - Início da construção do Jefferson Memorial, em Washington, D.C.
1939 - Gone with the Wind tem sua premiere em Atlanta, estado da Georgia.
1945 - Ocupação do Japão: O General Douglas MacArthur ordena que o Shinto seja abolido no Japão.
1949 - Fundação do Rotary Club RJ Tijuca
1959 - Criada a SUDENE com o objetivo de promover o desenvolvimento dos estados do nordeste brasileiro, atualmente estendido à região conhecida como polígono das secas.
1960 - Richard Paul Pavlick é preso por tentativa de assassinato do 35º Presidente dos E.U.A.
1961 - O incêndio da tragédia do Gran Circus Norte-Americano deixou um saldo de cerca de 500 mortos e centenas de feridos.
1961 - Um tribunal especial israelense condena Adolf Eichmann à morte.
1963 - O Maracanã registrou o recorde mundial de público entre clubes de futebol, no clássico "FLA-FLU", Flamengo 0x0 Fluminense, quando 194 603 espectadores (177 656 pagantes) compareceram à decisão do Campeonato Carioca daquele ano.
1965 - Decola a missão Gemini VI.
1970 - O Brasil se torna Tri Campeão na Copa do Mundo disputada no Mexico
1970 - Fim das transmissões da TV Excelsior, às 17 h 56 min.
1973 - Cronologia dos direitos homossexuais: primeira tentativa da diretoria da Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association, APA) em retirar a homossexualidade da lista de doenças mentais.
1976 - Samoa é admitida como Estado-Membro da ONU.
1994 - A República de Palau é admitida como Estado-Membro da ONU.
1994 - O navegador web Netscape Navigator 1.0 é lançado.
2006 - Inaugurado o Complexo Cultural da República João Herculino, o maior centro cultural do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, Brasília, desenhado por Oscar Niemeyer.
2006 - A VARIG - Viação Aérea Rio Grande S.A., mais tradicional das empresas aéreas do Brasil, deixa oficialmente de operar

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

14 DE DEZEMBRO (FATOS HISTÓRICOS)

Dia Nacional do Ministério Público
No dia 14 de dezembro, comemora-se em todo o País o Dia Nacional do Ministério Público, definido no artigo 82 da Lei Orgânica Nacional do Parquet - Lei nº. 8.625 /93.
Instituição pública permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, O Ministério Público é autônomo, independente e não faz parte de nenhum dos poderes, nem do Judiciário, nem do Executivo ou Legislativo.
É incumbido pela
Constituição Federal , da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos sociais e individuais indisponíveis, agindo como fiscal da correta aplicação da lei, representando os interesses da sociedade.
Na prática, o Ministério Público atua propondo medidas administrativas e judiciais, exigindo dos poderes públicos e da sociedade o respeito aos direitos que estão na
Constituição Federal e nas demais leis, em áreas diversas.
Com autonomia funcional, administrativa e financeira, o Ministério Público desenvolve suas atividades de maneira livre e independente, sempre lutando pelos direitos dos cidadãos, da criança e do adolescente, do portador de necessidades especiais, do consumidor, protegendo o meio ambiente e o patrimônio público, além de fiscalizar a moralidade no serviço público, tutelando, enfim, os interesses da sociedade.
Na área criminal, o Ministério Público atua como autor e fiscal da lei visando à punição daqueles cuja conduta reclama a repressão do Estado, por meio de aplicação da sanção penal.
Na condição de titular da ação penal pública, não é um mero espectador da investigação a cargo da autoridade policial, podendo, por isso, não só requisitar diligências, como realizá-las diretamente, quando elas se mostrem necessárias.
Na esfera civil, intervém em questões relativas a direito de família, de menores e de incapazes. Contudo, dentre todas as funções atribuídas à Instituição, a que atualmente vem lhe dando maior relevância é a defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, por meio dos Inquéritos Civis e das Ações Civis Públicas, que são os instrumentos utilizados na investigação e repressão de condutas lesivas aos bens e direitos comuns à coletividade.
A instituição é composta por Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça, Servidores e Estagiários. O Procurador-Geral de Justiça exerce a chefia da Instituição, sendo nomeado pelo Governador do Estado dentre integrantes de carreira, indicado em lista tríplice elaborada, através de votação, pelos membros da carreira em efetivo exercício, para mandato de dois anos, permitida uma recondução por igual período, na forma da Lei Complementar.
Historiadores e juristas afirmam que há 4 mil anos, no Egito, pessoas ligadas ao faraó agiam como os Promotores atualmente. Mas a instituição Ministério Público só veio a surgir na França, com o Imperador Napoleão. No Brasil, foi criada após a Proclamação da República. Foi o Ministro da Justiça, Campos Salles, que, durante o governo provisório, deu caráter institucional ao Ministério Público. Por isto, Campos Salles é o patrono do Ministério Público.


867 - É eleito o Papa Adriano II.
1655 - Fundação da cidade de Jundiaí.
1758 - Processo dos Távora: Teresa Leonor de Távora e seu marido são presos acusados de serem os mandantes do atentado ao rei D. José I.
1793 - Fundação do Condado de Screven.
1809 - Fundação do Condado de Twiggs.
1819 - O Alabama torna-se o 22º estado norte-americano.
1827 - Fundação do Condado de Marion.
1911 - O pólo sul da Terra é atingido pela primeira vez pela equipe de Roald Amundsen.
1939 - A URSS é expulsa da Liga das Nações por sua agressão à Finlândia.
1947 - NASCAR é fundada.
1947 - Início da construção do estádio
Santiago Bernabéu do clube Real Madrid.
1950 - Criação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
1951 - Fundação do município de Cascavel - Paraná e Toledo - Paraná, Brasil.
1952 - Fundação do município de Mandaguaçu - Paraná
1952 - Fundação do município de Paranavaí - Paraná
1954 - Fundação do município de Ortigueira - Paraná
1955 - 16 países passam a ser admitidos como Estados-Membros da ONU.
1958 - Fundação da Cidade de Caieiras (São Paulo, Brasil).
1962 - A sonda espacial Mariner 2 aproxima-se a 35 mil quilômetros do planeta Vênus.
1966 - Um navio de carga chocou-se com um shopping center e um hotel em Nova Orleans, ambas localizadas às margens do Rio Mississippi.
1998 - Referendo no qual os habitantes de Porto Rico decidiem manter o status de Estado Livre Associado dos Estados Unidos.
2001 - A UNESCO designa a região vinhateira do Rio Douro na lista dos locais que são Património da Humanidade.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

EDSON FILHO ANIVERSARIA

Edson Filho comemorou seu aniversário junto com amigos nesse domingo (13 de dezembro).
O aniversariante, que é pessoa muito querida no bairro Henrique Jorge, recebeu os convidados juntamente com sua noiva Monyky, em seu apartamento. Por lá rolou muito churrasco, cerveja gelada, wiskhy, refrigerante etc.
Enquanto os adultos se divertiam com músicas, a criançada brincava na piscina do condomínio.
Edson Filho se emocionou ao lembrar que era a primeira vez que reunia amigos da família de sua mãe e de seu pai. O HJ NOTÍCIAS deseja muitas felicidades ao aniversariante!

Confira alguns momentos a festa:

video

video

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)