sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL

Gente bonita em Paracuru
Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.[1] A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.
CARNAVAL NO ESTADO DO CEARÁ
Festas, praias, shows, trios elétricos, maracatu, jazz, blues e muitas outras opções estão presentes no carnaval do Ceará.
Para quem gosta de praias e quer curtir um carnaval ao som de música baiana e muito forró, as opções sao inúmeras. Saindo de Fortaleza em direção ao litoral leste, a primeira parada pode ser nas praias do Presídio, Iguape e Barro Preto. Lá, as pracinhas ficam lotadas de foliões brincando de mela-mela e dançando muito no ritmo do tradicional forró.
Em Morro Branco e Beberibe a festa é bem dividida. Pela manhã a praia de Morro Branco fica agita com os diversos carros de som e muita gente bonita. Já no finalzinho da tarde muita gente sai da praia direto para a praça de Beberibe, onde a animação não para ao som de várias bandas em palco armado pela prefeitura da cidade. Águas Belas, Caponga, Aracati e Canoa Quebrada recebem também muitos visitantes de várias partes do mundo neste período, posadas e hotéis para todos os gostos e estilo você irá encontrar nessas praias.
No litoral Oeste do Ceará, você pode optar pelo carnaval das praias do Pacheco, Icaraí, Tapuba, Cumbuco e as prais do município de São Gonçalo do Amarante. A prefeitura desses lugares preparam a festa e fazem da cidade um encontro de alegria e diversão com uma receptividade sem igual.
PARACURU
A cidade de Paracuru, pela proximidade da praia com a praça principal, é muito procurada por turistas de toda parte do mundo. Muita gente alegre, música e claro, o famoso mela-mela.
As praias de Jijoca e Jericoacoara, são consideradas pólos turísticos, dispõe de visuais paradisíacos e águas límpidas. Lá é possível também obter um pouco de descanso para quem não procura muita agitação nesta época do ano.
Se o ritmo frenético do carnaval não lhe agrada, o estado também reserva algo diferenciado para você. Na Serra de Baturité, a cidade de Guaramiranga é um ótimo refúgio, na semana que antecede as comemorações, a cidade recebe muitas pessoas que querem aproveitar o friozinho e escutar muita música boa. O Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga acontece na mesma semana do carnaval e reserva para você e toda sua turma muita diversão ao som de belos saxofones, guitarras melódicas, gaitas e baterias afinadas. Leve casacos e agasalhos pois no mês de fevereiro faz muito frio na Serra.
Na Av. Domingos Olímpio, a prefeitura de Fortaleza organiza uma estrutura com arquibancadas, estacionamento, policiamento e até corpo de bombeiros e ambulâncias de prontidão para garantir a segurança e o conforto daqueles que vão prestigiar o maior carnaval de rua da cidade. Lá acontecem desfiles de carros alegóricos, carro abre-alas, baianas, passistas, porta-bandeiras, dançarinas e claro, da grande bateria. Apresentam-se também no corredor da alegria, grupos de maracatu de todo o Estado. Conheça os melhores passeios em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)