sábado, 12 de março de 2011

DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Comemora-se hoje (12 de março) o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre.
Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.
Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.
Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

O HJ NOTÍCIAS esteve no Curso de Biblioteconomia da Universiade Federal do Ceará, onde gentilmente, cederam entrevistas, os professores Hamilton Tabosa e Virgínia Bentes; e, a aluna Layana. Confira com imagens de Camila Rabêlo:

Professores Hamilton e Virgínia:
video

Professora Virgínia Bentes:
video

Aluna Layana:
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)