quinta-feira, 31 de março de 2011

DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

No dia 31 de março, celebra-se o Dia da Saúde e Nutrição. É uma data oportuna para pensarmos na nossa própria saúde, alimentação e hábitos. Muitas doenças são fáceis de tratar se diagnosticadas rapidamente (como a maioria dos tipos de câncer de pele, infecções e viroses) por isso é importante fazer exames de rotina periodicamente.
Sabemos que o estresse diário, combinado ao sedentarismo e a uma alimentação pobre em nutrientes e rica em gorduras pode contribuir para que o organismo adoeça. Assim como que o contrário, ou seja, a prática de esportes, atividades relaxantes e refeições balanceadas e bem-distribuídas podem prevenir enfermidades. É o que comprovam os estudos do Diabetes Prevention Program e da DASH Diet.
Quem é saudável, não só vive mais, como vive melhor, tem mais ânimo e gosto em viver.
O HJ NOTÍCIAS compartilha completamente com toda prática que venha combater possíveis doenças ao ser humano.

GOLPE MILITAR FAZ 47 ANOS

Muita violência aconteceu com a Ditatura Militar
Em 31 de março de 1964, o presidente João Goulart foi deposto por líderes militares e civis contrários às reformas propostas por ele.
Jango, como era mais conhecido, via com simpatia movimentos populares, o que desagradou à elite conservadora.
No contexto da Guerra Fria, em que muitos governos de esquerda adotavam regimes socialistas, a exemplo de China e Cuba, a direita encarregou-se de propagar o temor ao “perigo vermelho”.
O resultado foi a eclosão de uma série de golpes militares na América Latina, com o aval dos Estados Unidos. No Brasil, a classe média também foi convencida de que era preciso reagir à onda comunista.
Com isso, sucederam-se cinco militares na presidência do país: Humberto Castelo Branco (1964 a 67), Artur da Costa e Silva (1967 a 69), Emílio Garrastazu Médici (1969 a 74), Ernesto Geisel (1974 a 79) e João Figueiredo (1979 a 85).
Foram 21 anos marcados por cassação de direitos políticos, censura, perseguição, prisão, tortura e até assassinato de diversos opositores da ditadura, incluindo artistas, jornalistas, estudantes e líderes sindicais.
Somente em 1985 um civil voltou a ser eleito, ainda que indiretamente, para a presidência do país: Tancredo Neves, falecido pouco antes da posse. O vice José Sarney acabou assumindo o cargo e as primeiras eleições diretas pós-ditadura ocorreram quatro anos mais tarde.

DIA DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

Integração nacional é o conjunto de políticas de desenvolvimento nacional, para permitir o desenvolvimento sustentável das economias regionais do país. A finalidade das políticas de integração nacional é minimizar as diferenças econômicas existentes nas várias partes do país, de forma a garantir um desenvolvimento equânime, com oportunidades a todos os cidadãos.
O Brasil é conhecido pelos contrastes regionais que o dividiram em dois pólos econômicos: o Sul, rico e desenvolvido, e o Norte, pobre e atrasado. Além disso, há a divisão em pólos demográficos: a região costeira superpopulosa e o interior com baixa densidade demográfica.
O modo de colonização do Brasil foi o grande causador de todos esses contrastes. Inicialmente, a economia açucareira provocou uma concentração populacional na região litorânea, que se intensificou quando do ciclo da mineração. A precariedade dos transportes e da comunicação contribuiu para dificultar a ocupação do interior, característica que persiste até hoje. A falência da economia açucareira, a rota do ouro e a economia cafeeira foram fatores determinantes para a concentração populacional no Sudeste. Com a industrialização, as regiões com maiores concentrações demográficas foram, conseqüentemente, aquelas beneficiadas com a instalação de indústrias. Como resultado, houve demanda de mão-de-obra e migração de trabalhadores de outras regiões do Brasil para o Sudeste.
Felizmente, os esforços do governo brasileiro têm obtido êxito na minimização desse contraste. As políticas de desenvolvimento sustentado, os incentivos fiscais e os investimentos em infra-estrutura têm atraído empresas e indústrias para os estados brasileiros menos favorecidos. Isso permite que as populações desses locais tenham acesso a empregos, melhores condições de vida e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. Conseqüentemente, essa melhora atrai novos moradores, promovendo melhor distribuição demográfica.
A partir de 1970 houve maior mobilidade em relação ao Centro-Norte. A região Norte começou a organizar sua economia, com incentivos do governo, por meio do Projeto Calha Norte, cujo objetivo era promover a ocupação e o desenvolvimento ordenado da Amazônia setentrional, respeitadas as características regionais, as diferenças culturais e o meio ambiente, em harmonia com os interesses nacionais.
É claro que ainda falta muito para se fazer para combater as diferenças entre os eixos Sul/Sudeste e Norte/Nordeste, mas já houve avanços.

quarta-feira, 30 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Hoje, 30 de março, comemora-se o Dia Mundial da Juventude.
O Dia Mundial da Juventude foi criado pelo Papa João Paulo II em 1985. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para hospedar o grande evento do qual participam jovens do mundo inteiro. Nos anos intermédios, o Dia Mundial da Juventude realiza-se em âmbito diocesano, celebrado sempre no Domingo de Ramos. O Dia Mundial da Juventude foi celebrado pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1985, em Roma.
O HJ NOTÍCIAS conversou com os jovens Felipe Sabóia e Ana Clara. Confira com imagens de Juliana:
video

DIA DO FUTEBOL SOCIETY

No dia 30 de Março comemora-se o DIA DO FUTEBOL SOCIETY. Neste dia, que aliás não foi escolhido por acaso, comemora-se também o aniversário do criador das regras de nossa modalidade, Professor Milton Mattani. Uma justa homenagem à aquele que dedicou e dedica sua vida ao futebol society.

segunda-feira, 28 de março de 2011

DIA DO DIAGRAMADOR E DIA DO REVISOR

Hoje, 28 de março, comemora-se o Dia do Diagramador e Dia do Revisor.
DIAGRAMADOR
Diagramação (ou paginação) é o ato de diagramar (paginar) e diz respeito a distribuir os elementos gráficos no espaço limitado da página impressa ou outros meios. É uma das práticas principais do design gráfico, pois a diagramação é essencialmente design tipográfico. Entre as diretrizes principais da diagramação podemos destacar a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação é aplicada em diversas mídias como jornais, livros, revistas, cartazes, sinalização, websites, inclusive na televisão.
Atualmente, um diagramador também tem sido considerado, no Brasil e no exterior, um designer gráfico. Mesmo assim a diagramação não é uma atividade limitada a uma profissão específica. Em alguns cursos de biblioteconomia ou jornalismo mais tradicionais o designer gráfico é chamado apenas de diagramador.
A diagramação de publicações costuma seguir as determinações de um projeto gráfico, para que, entre outras coisas, se mantenha uma identidade em toda a publicação. Na diagramação, a habilidade ou conhecimento mais importante é o uso da tipografia.

REVISOR
Tal como o goleiro no futebol, o revisor, na editora, é aquele que evita o pior (o gol adversário, o erro de digitação, a escorregada gramatical, a incoerência que ninguém percebeu etc.).
No entanto, é também o revisor quem mais sofre com as derrotas de um texto. Ele é o último homem (ou a última mulher) a ler o livro antes da fase de impressão gráfica, quando não há retorno...
Monteiro Lobato dizia que a tarefa do revisor era das mais ingratas. Que o erro ou a falha se escondiam durante o processo de confecção do livro para, depois de tudo pronto, aparecer na primeira página aberta, como um saci danado, pulando, debochando do revisor.
O revisor é um caçador de distrações. Uma de suas maiores alegrias (em que há uma pitada de vaidade) é encontrar deslizes do autor, perceber as gralhas que ninguém viu antes, corrigir detalhes que iam passar despercebidos.

O HJ NOTÍCIAS conversou com o Diagramador Edwaldo Júnior e o Revisor Luis Carlos, ambos da Editora Smile:
video

RACHA DA AMIZADE (EMPATE COM MUITA EMOÇÃO)

Os Yellows, com um time mais jovem, começaram o 1º tempo com uma superioridade acentuada sobre os blacks, apesar de não ter sido refletida no placar (4 x 2 para os blacks).
No 2º tempo, os blacks não conseguiram registir à pressão imposta pelos yellows e cederam o empate (4 x4), placar injusto para os yellows pelo volume de jogo apresentado. O grande destaque da partida foi o meia Douglas, que fez 3 gols e no próximo sábado já pode pedir uma música.

FICHA TÉCNICA
YELLOWS 4 X 4 BLACKS
AMARELO: Valtecir, Rafael (Mateus), Souza, Leimar, Ivanzinho, Prego, Jean, Wellington, Kadin(Alexandre), Paulinho e Aymoré Felipe).
Gols: Ivanzinho (1), Aymoré (1), Paulinho (1), Felipe (1)
PRETO: Márcio, Joilson (Lucas), Gleison (Neto), Tarcísio, Abner, Rosalvo (Marcelo), Fernando, Dudé (Igor), Douglas, Anchieta e Brandão.
Gols: Douglas (3), Brandão (1)

IRAPUAN (50 ANOS DE CONQUISTAS)

No último sábado (26 de março), foi comemorado o aniversário do Irapuan Moreira, idealizador do HJ NOTÍCIAS. O local escolhido para a festa, foi uma casa do Icaraí, em Caucaia.
Muitas pessoas, do ciclo de amizade de Irapuan, compareceram a festa que foi animada pela excelente dupla de cantores: Dudu e Valney.
Por lá estiveram amigos da Editora Smile Adilson, Diretor Comercial e sua esposa Celma; Ana Marta, Gerente de Divulgação; Valmir, Vicente e Marcelo.
Do Colégio 7 de Setembro: Alex, coordenador da Gráfica do Colégio e sua esposa HelianaChicão e Nelson.
Muitos amigos do bairro Henrique Jorge e, é claro, muitos familiares.
Confira alguns momentos da festa:

video

domingo, 27 de março de 2011

FORTALEZA VENCE CLÁSSICO-REI

Tatu, marcou o gol da vitória tricolor
Em jogo válido pela quinta rodada do segundo turno do Campeonato Cearense, o Fortaleza bateu o Ceará por 1 a 0, neste domingo, no Castelão. Foi o terceiro Clássico-Rei de 2011, o último a ser disputado no estádio até depois da Copa do Mundo de 2014. Com o resultado, o tricolor agora soma 12 pontos e lidera o returo do estadual. Já o Ceará permanece com nove pontos, na quinta colocação.
O gol da vitória tricolor foi marcado por Tatu, que diferentemente do animal associado ao nome do atleta, não veio de baixo e sim por cima, com um belo gol de cabeça.

sexta-feira, 25 de março de 2011

AS FERAS ESTÃO SOLTAS

Fortaleza 4 x 0 Limoeiro
Os Leões, do Pici e do Mercado aplicaram goleadas.  Fortaleza venceu o Limoeiro, enquanto que o Guarani bateu o Icasa, ambos por 4 x 0
O Fortaleza goleou o Limoeiro por 4 a 0, na noite desta quinta-feira, no estádio Alcides Santos, no Pici, em partida válida pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato Cearense. Adriano Pimenta, Tatu, Reginaldo Júnior e Cleiton marcaram os gols da goleada do Tricolor.
Com este resultado, o Leão acumulou nove pontos na tabela e assumiu a vice-liderança do returno, ganhando a posição no saldo de gols – Ceará e Ferroviário também somam nove pontos.
O Guarani de Juazeiro goleou o arquirrival Icasa, pelo placar de 4 a 0, ontem, no estádio Romeirão, pela quarta rodada do 2º turno do Cearense.
Guarani 4 x 0 Icasa
Com a vitória, a equipe do técnico Júlio Araújo assumiu a liderança do returno, com dez pontos, e segue como o único time invicto nessa fase - ao todo, foram três vitórias e um empate. Agora, o Leão do Mercado terá mais de uma semana de descanso, pois só volta a campo no próximo dia 3 de abril, quando recebe o Fortaleza.

LIBERTAÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ

O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão. Em relação as demais províncias era a que menos possuía escravos, pois eram traficados para os centros cacaueiros, cafeeiro e açucareiro por bons preços.
Essa exploração foi, aos poucos, despertando repulsa entre os cearenses que iniciaram, em Fortaleza, em 1879, um movimento emancipador denominado “Perseverança e Porvir”.
Os primeiros abolicionistas foram José Amaral, José Teodorico da Costa, Antônio Cruz Saldanha, Alfredo Salgado, Joaquim José de Oliveira, José da Silva, Manoel Albano Filho, Antônio Martins Francisco Araújo, Antônio Soares Teixeira Júnior.
Em 1880, esses abolicionistas fundaram a Sociedade Libertadora Cearense com 225 sócios, cujo presidente provisório foi João Cordeiro. Para divulgar seus ideais, em 1881, fundaram o Jornal O Libertador.
As datas festejadas pelo município de Redenção, foram marcantes no processo de libertação dos escravos. Em 25 de março de 1881, por exemplo, a Sociedade alforriou 35 escravos. Outra sociedade contribuiu para o movimento abolicionista. Tratou-se do Centro Abolicionista 25 de dezembro, fundado em 19 de dezembro de 1882. Dessa maneira, em 25 de março de 1884, foi abolida a escravidão no Ceará.
Os jangadeiros cearenses também aderiram ao movimento abolicionista e, em janeiro de 1881, fecharam o porto de Fortaleza ao embarque de escravos. Eles eram liderados por Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar.
No dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual Redenção, emancipou seus escravos há menos de um ano antes da província do Ceará. O povo redencionista guarda na memória o gesto heróico de ter libertado seus 116 escravos. Assim, Redenção é conhecida como Rosal da Liberdade.

quinta-feira, 24 de março de 2011

CURIOSIDADE (O QUE É MARESIA?)

Uma névoa fina, úmida e salgada que paira sobre as cidades litorâneas e destrói cadeiras de praia, carros e portões de ferro. A maresia corresponde ao fenômeno de corrosão acelerado pela presença de sais em microgotículas (spray) de água do mar, explica Marcos Raggazzi, professor de Química do Colégio e Pré-vestibular Bernoulli, de Belo Horizonte.
Esse spray é formado por milhares de gotículas de água do mar que contêm, além de água, sais dissolvidos, e sobem ao ar com o movimento das ondas. "A presença desses sais aceleram a formação da ferrugem, pois aumentam a condutividade elétrica do sistema", diz.
Para que algo enferruje, é necessário que átomos de ferro se unam ao oxigênio do ar, em uma reação química conhecida como oxidação. Isso ocorre quando alguma substância cria um caminho para que os elétrons dos átomos de ferro se liguem aos de oxigênio. Na ferrugem convencional, a água pura já cumpreesse papel. Com a maresia, o processo é acelerado pelos sais, que transporta os elétrons com mais facilidade.
A maresia ainda favorece o crescimento de mofo nos imóveis. Para evitar prejuízos, é indicado usar tintas especiais com fungicidas na fórmula, assim como colocar revestimentos antioxidantes em portões e grades. Nos carros, o ideal é nunca deixar áreas danificadas sem pintura e lavar sempre o veículo para remover o sal.

167 ANOS DE NASCIMENTO DE PADRE CÍCERO


Padre Cícero

Cícero Romão Batista nasceu no Crato em 24 de março de 1844 e faleceu em Juazeiro do Norte em 20 de julho de 1934.
É conhecido como Padre Cícero, ou, mais coloquialmente, Padim Ciço.
Iniciou a carreira eclesiástica em 1865, no Seminário da Prainha, em Fortaleza; ordenou-se padre em 1870.
Em 1872, foi nomeada vigário de Juazeiro do Norte, então um pequeno povoado na região do semi-árido cearense; angariou fundos para a construção de uma igreja e passou a desenvolver intenso trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares.
Em 1889, durante uma comunhão, a hóstia consagrada por ele sangrou na boca de uma beata chamada Maria de Araújo. O povo considerou o fato um milagre; as toalhas utilizadas para limpar o sangue tornaram-se objetos de adoração; a notícia espalhou-se, e Juazeiro começou a ser visitada por peregrinos, interessadas nos poderes do Padre.
Cícero foi acusado por membros do Vaticano de mistificação (manipulação da crença popular) e heresia (desrepeito às normas canônicas); em 1894, foi punido com a suspensão da ordem. Por todo o restante da vida, Cícero tentou, em vão, revogar a pena. Em 1898, foi a Roma e encontrou-se com o Papa Leão XIII, que lhe concedeu indulto parcial, mas manteve a proibição de celebrar missas; apesar da proibição, Cícero jamais deixou de celebrar missas em sua igreja em Juazeiro.
Cícero valeu-se do enorme prestígio entre os fiéis para ingressar na carreira política. Em 1911, com a emancipação de Juazeiro, elegeu-se Prefeito e ocupou o cargo por quinze anos; Cícero engajou-se tanto nas disputas políticas entre os oligarcas cearenses que acabou por ver-se na situação de enfrentar tropas federais, enviadas para uma intervenção. Cícero usou sua popularidade para convencer os fiéis a pegar em armas, e obrigou o governo federal a recuar da intervenção.
Posteriormente, foi nomeado vice-governador do Ceará e eleito Deputado Federal, mas, como não queria deixar Juazeiro, jamais exerceu nenhum desses cargos.
Até sua morte, aos 90 anos, foi uma das mais expressivas figuras políticas do Estado.
Após sua morte, sua fama e seus feitos foram divulgados entre as camadas populares, não raramente com certo exagero dos poetas populares. Embora ainda banido pela Igreja, tornou-se, de fato, um santo entre os sertanejos.
No final do século 20, o Papa Bento XVI, quando ainda era Cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma, propôs um estudo sobre o Padre Cícero com a finalidade de, possivelmente, reabilitá-lo perante a Igreja Católica e, eventualmente, beatificá-lo.
Estátua de Padre Cícero em Juazeiro do Norte
No dia 22 de março de 2001, Padre Cícero foi eleito o Cearense do Século, em pesquisa organizada pela Rede Globo e TV Verdes Mares.

quarta-feira, 23 de março de 2011

(CAMPEONATO CEARENSE) GARRAS DO TIGRE MAIS AFIADAS

Cleiton, autor do segundo gol.
As garras do Tigre da Polícia Militar foram mais afiadas que os dentes do Tubarão da Barra.
Nesta quarta-feira, em pleno Elzir Cabral, o Tiradentes venceu o Ferroviário por 2 x 0. Os gols da partida foram marcados por Kaká, aos 37 do primeiro tempo, e Cleiton, já na etapa final. Robinho, o goleiro do Tigre da PM, teve uma atuação de destaque na partida.
Com a vitória, o Tiradentes aparece no G4. Com 7 pontos em 4 jogos, a equipe ocupa a 3ª posição, mas pode descer dependendo dos resultados da rodada. A derrota deixa o Ferroviário estacionado nos 9 pontos.
OUTROS RESULTADOS
O Ceará venceu o Quixadá, no Estádio do Abilhão, por 2 x 1. Já no Estádio Perilo Teixeira, o Itapipoca goleou o Guarany de Sobral, por 5 x 2.
JODOS DE HOJE
Hoje, quinta-feira, o Fortaleza pega o Limoeiro, no Pici. No Mirandão, o Crato enfrenta o time do Horizonte. Já no Romeirão acontecerá o clássico entre Icasa e Guarani.

terça-feira, 22 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura.
A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.
Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.
Por esses motivos, a ONU – Organização das Nações Unidas criou o Dia Mundial da Água, em vinte e dois de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação à mesma.
Em dez de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”
A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental, a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que a mesma é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"
O racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, mas sobretudo negros. No Brasil, onde os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.
Para Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, as novas gerações já têm uma visão mais aberta em relação ao tema. “As pessoas mudaram, o que falta mudar são as tradições e as ações governamentais”, afirma Paulo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – em seu relatório anual, "para conseguir romper o preconceito racial, o movimento negro brasileiro precisa criar alianças e falar para todo o país, inclusive para os brancos. Essa é a única maneira de mudar uma mentalidade forjada durante quase cinco séculos de discriminação”.
Aproveite esta data para refletir: você tem ou já teve atitudes racistas?
O HJ NOTÍCIAS apoia qualquer movimento que combata a discriminação racial.


domingo, 20 de março de 2011

CEARÁ E FORTALEZA PERDEM NA RODADA

Juranilson, fez o gol da vitória coral.
O Ferroviário venceu o Fortaleza por 1 a 0, neste domingo, no Castelão, e assumiu a liderança do segundo turno do Campeonato Cearense. A partida foi válida pela terceira rodada do returno. O gol do Ferrão foi marcado aos 36 minutos do primeiro tempo, através de Juranilson, de cabeça. O Tricolor do Pici, perdeu uma penalidade, cobrada pelo atleta Guto.
Já o Ceará perdeu em Juazeiro para o Guarani, também por 1 x 0. Com um golaço do meio-campista Netinho, no segundo tempo, chutando de fora da área, o Guarani acabou com a sequência sem perder do Ceará em 2011, que durava 17 partidas.
Netinho garantiu a vítória do Guarani

RACHA DA AMIZADE (BLACKS VENCEM OS YELLOWS EM VIRADA SENSACIONAL)

Os Yellows estavam ganhando de 4 a 1 no primeiro tempo. Com as saídas do Douglas, Dudé e Wellington os blacks cresceram no 2º tempo, principalmente com o retorno do Jean e bela atuação do Lucas, e viraram o placar para 7 a 6. Mais uma vez a torcida foi ao delírio, pois o racha, a cada dia que passa, fica mais empolgante.
FICHA TÉCNICA
YELLOWS 6 X 7 BLACKS
AMARELO: Márcio, Bibi, Diego, Alexandr,e Dudé (Igor), Prego, Douglas (Souza), Wellington (Marcelo), Ivanzinho, Paulinho (Márcio Torres) e Brandão (Paulinho).
Gols: Douglas (1), Wellington (2), Brandão (1), Ivanzinho (2)
PRETO: Rafael (Valtecir), Joilson, Neto, Leimar, Mateus, Rosalvo, Fernando (Jean), Marquinhos (Gleidson), Jean (Anchieta), Aymoré e Kadin (Lucas).
Gols: Aymoré (2), Lucas (2), Marquinhos (1), Gleidson (2)
Cartão Amarelo: Bibi e Prego

CLÁSSICO DAS CORES NO CASTELÃO

Um clássico motivado pela necessidade de vitória pelo lado do Fortaleza e do Ferroviário. Um vem de uma eliminação precoce na Copa do Brasil para o Flamengo, no Castelão. O outro busca se afirmar no returno do Estadual 2011, depois de terminar o 1° turno na lanterna da competição.
O tradicional Clássico das Cores não promete casa cheia, hoje, a partir das 16 horas, no estádio Castelão. Porém, as duas equipes prometem uma partida empolgante dentro de campo. O Ferroviário quer acabar com o jejum de vitórias diante do Tricolor do Pici, enquanto o Fortaleza luta pela liderança no returno, o que continua a acalentar o sonho do pentacampeonato estadual. Vamos pessoal, todos ao Castelão!

DIA DO CONTADOR DE HISTÓRIAS

Hoje (20 de março), comemora-se o Dia do Contador de Histórias. Por todo canto desse nosso imenso Brasil as pessoas estão comemorando, cada uma do seu jeito. Confira uma poesia, sobre a a data, de José Reinaldo:

Na década de 90 na Suécia foi criado
O Dia do Contador de Histórias
Para aguçar as mentes e memórias
De um público em ler interessado

Conta histórias quem não tem dinheiro
Diz um contador de histórias otimista
Que de quebra é um grande radialista
E conta fatos do rádio brasileiro

Em 18 de abrl aqui nasceu
Um contador de histórias contumaz
Monteiro Lobato,que em 4 de julho morreu

Em Cuz Alta, Rio Grande do Sul
Nasceu outro contador de histórias de primeira
Érico Lopes Veríssimo, gigante da Literatura brasileira

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dia 19 de março, dia de são José e as chuvas da época

Tradicionalmente no catolicismo celebra-se a festa de são José no dia 19 de março e, especialmente no nordeste do Brasil, há uma crença forte de que se não chover até o dia do santo acima citado, não há inverno. Há novenas em honra ao pai adotivo de Jesus. Mas que relação há entre as chuvas e a festa josefina? No dia 19 de março há, no mundo inteiro o “equinócio de outono”, que é um dado meteorológico quando entre os dias 19 e 21 de março acontece o “equinócio” de março. Equinócio é uma palavra que deriva do latim (aequinoctium), e significa “noite igual”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. Teoricamente o sol está sobre o equador. Astronomicamente isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado exatamente na intersecção do círculo do Equador Celeste com o círculo da Eclíptica; ou seja, instante em que o Sol no seu movimento anual aparente pela Eclíptica, corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º. Assim acontecem em março a primavera no hemisfério norte e outono no hemisfério sul. Os solstícios. A palavra Solstício, deriva do latim, sol + sistere (solstitium), que significa parado, imobilizado e está associada à idéia de que o Sol estaria como que estacionário. Marca a época do ano em o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular do Equador.
Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal da religião cristã. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas pagãs das mitologias persa e indú referenciavam as divindidades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno. A cultura do império romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o fortalecimento da religião cristã, a data em que se comemorava as festas pagãs do "Sol Vencedor" passaram referenciar o Natal através da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, sem vínculos diretos com as antigas festas pagãs.
Assim como o judaísmo impôs o nome de seu Deus Javé aos outros povos a seu redor, como por exemplo, os locais sob as árvores que eram considerados sagrados aos deuses de fertilidade, os israelitas passaram a usar estes santuários como de Javé, os cristãos primitivos assumem os locais e datas consagrados aos deuses e deusas não cristãos. O domingo que era o dia do “divino solis invictus”, o divino sol invicto, o deus da luz desde o antigo Egito, os cristãos dedicaram o domingo como o Dia do Senhor”. Outro costume foi dedicar a cidades, locais, datas celebraticas etc, sob a proteção de um santo, pois quando os israelita chegaram a Babilônia como prisioneiros de Nabucodonosor para o exílio (586 a 538 a. C), já encontraram este costume religioso/cultural e lá o padroeiro da cidade era o Deus Marduk que em uma batalha derrota a Deusa Thiemat e faz o universo  os pedaços desta .
Paulatinamente os cristãos vão atribuindo santos padroeiros (o que protege, dá proteção) às cidades, situações etc. São José é o padroeiro da Igreja católica, das famílias e dos trabalhadores e, no Nordeste brasileiro o povo passa a atribuir a ele o poder de mandar chuvas, pois a região é geograficamente favorável a secas ou pouco inverno. Este, para nós é simplesmente uma quadra invernosa, e depende de dois fatores climáticos: o aquecimento das águas do Oceano Pacífico à altura do Chile e das correntes fluviais do Atlântico que vêm da África conhecidas como Zona de Covergência Intertropical. Isto é ciência e os que aqui chegaram o colonizaram o Nordeste e implantaram o catolicismo, não sabiam disto como hoje sabemos. E também: Bíblia, Igrejas, religião não são ciências. Meteorologia é Ciência e a ela compete explicar as condiçoes climáticas, nem sempre “acertadas”. Daí a expressão popular de que só Deus sabe tudo. Juntemos fé e Ciência, como afirmava Tomás de Aquino, confiando na Ciência, digamos: São José, rogai por nós.
Fernando Gondim, teólogo


Confira um vídeo sobre o equinóvio e solstitium:
video

quarta-feira, 16 de março de 2011

COPA METROPOLITANA DE FUTSAL

Nesta quinta-feira (15 de março), começou a Copa Metropolitana de Futsal.
O HJ NOTÍCIAS fez a cobertura da rodada no Ginásio da Faculdade Católica. No primeiro jogo o time do Afagu-Russas venceu o Espaço Jovem por 2 x 0 com dois gols de Butina. Já na partida principal, o Sumov goleou o Ferroviário por 7 x 3, com direito a golaço de Tiago. Muitos torcedores compareceram a rodada de abertura da Copa Metropolitana, entre outros, atletas e ex-atletas do futsal cearense. O bairro Henrique Henrique estava muito bem representado por atletas e profissionais da área do esporte de quadra.
Confira alguns momentos da rodada.

Entrada em quadra das equipes (Espaço Jovem x Afagu/Russas)
video

Segundo gol de Butina para o time de Russas
video

Momentos do jogo entre Espaço Jovem e Afagu/Russas
video

David, técnico de Afagu/Russas
video

Vinícius Aguiar, técnico do Espaço Jovem
video

Alex, goleiro do Ferroviário
video

Diego, do Sumov
video

Primeiro gol de Tiago para o Sumov
video

Tiago, do Ferroviário
video

André, torcedor do Ferroviário
video

terça-feira, 15 de março de 2011

DIA DA ESCOLA

Hoje, 15 de março, comemora-se o Dia da Escola.
Desde pequeninos, nós precisamos de contato. O primeiro núcleo de contato que conhecemos é a família. A escola é que separa o indivíduo da família e ajuda a preparar a criança para as regras e os limites da vida em sociedade. É o principal espaço que possibilita a convivência e a socialização.
Acompanhar o desenvolvimento de um aluno é missão das mais importantes. Cada fase da nossa vida é marcada por diferentes necessidades e capacidades a serem exploradas; estamos sempre aprendendo e nos adaptando a novas situações. A escola é, então, um referencial do nosso crescimento e precisa oferecer aos alunos as condições necessárias para que cada fase seja atravessada da melhor forma possível.
Além disso, enquanto ainda somos estudantes, passamos grande parte do nosso dia na escola. Se você já passou muitos anos estudando na mesma escola, sabe como as pessoas vão se conhecendo melhor e como são formados laços que às vezes ficam para a vida inteira.
Por outro lado, se você já esteve em diferentes escolas, é capaz de perceber como cada uma tem regras diferentes, espaços físicos diferentes, professores, inspetores, luz, cheiro, festas diferentes. E dá até para ver como cada um destes elementos foi importante para você gostar ou não da escola, e até mesmo sair dela.
Uma boa escola é aquela que permite o desenvolvimento integral do aluno. Isto inclui aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, com a ajuda da família e da comunidade.

Confira uma entrevista com o garotinho Ian Pessoa, do Infantil 4 do Colégio 7 de Setembro:
video

segunda-feira, 14 de março de 2011

DIA DO VENDEDOR DE LIVROS

Hoje, 14 de março, comemora-se o Dia do Vendedor de Livros.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO LIVRO
O livro é um portal mágico que oferece prazer, conhecimento e entretenimento. Não temos dúvida sobre a importância das histórias na formação de uma criança, a literatura infantil é o início da formação do leitor.
O interesse pela leitura deve surgir cedo, quando a criança ainda não sabe decifrar o código, mas lê com sua interpretação de mundo, ouvindo a história que lhe contam, imagina e vivência a mesma. Na Antigüidade e no começo da Idade Média, os livros eram manuscritos em rolos de papiro ou pergaminho. Na Europa, os livros formados por páginas costuradas em uma lombada surgiram no século XIII. Mas ainda eram manuscritos, o que os tornava raros e caros.
Os Chineses foram os pioneiros na arte de imprimir livros, usando blocos de madeira com caracteres entalhados.
Passava-se tinta nesses blocos, que eram em seguida aplicados ao papel. Os primeiros livros tratavam de magia ou de temas escolares. Mas o livro mais antigo que se tem conhecimento é datado de 11 de maio de 868 e foi encontrado nas grutas de Dunhuang, na região chinesa de Xinjiang. São discursos de Buda para seu discípulo Subhuti. Por volta de 1040 o alquimista chinês Pi Cheng usou de argila cozida para produzir os primeiros tipos móveis, os quais podiam ser reutilizados após a impressão, porque as letras eram entalhadas separadamente.
O conhecimento dos tipos móveis chegou à Europa muitos anos depois e foi aperfeiçoado pelo alemão Johannes G. Gutenherg (1400-68) que, em1438 começou a fazer impressões com tipos de metal, que proporcionavam maior nitidez à escrita.

O vendedor de livros tem um papel importante na sociedade, pois está divulgando conhecimento. Confira uma entrevista com Renato Gurgel, professor e divulgador da Longman:
video

domingo, 13 de março de 2011

RACHA DA AMIZADE (BLACKS GOLEIAM YELLOWS)

No último sábado (12 de março), a equipe dos Blacks goleou o time dos Yellows por 6 x 1. Mais uma vez o grande destaque foi o volante Prego, que jogou a primeira etapa pela equipe Preta. No segundo tempo voltou na equipe Amarela, estabilizando os Yellows.
Ainda fora de forma, devido o Carnaval, alguns atletas sentiram muita dificuldade, principalmente no aspecto físico. O placar final mostrou a superioridade do time dos Blacks.
FICHA TÉCNICA:
YELLOWS 1 X 6 BLACKS
AMARELO: Valtecir, Rafael, Net,o Tarcísio (Romário), Mateus, Fernando (Irapuan) / Prego, Jean, Dudé (Leimar), Ivanzinho, Kadin e Jorge.
Gols: Kadin (1)
PRETO: Márcio, Joilson (Igor), Diego (Lucas,) Souza, Abner, Prego (Marcelo), Wellington, Douglas, Marquinhos, Brandão (Paulinho) e Anchieta.
Gols: Douglas (2), Marquinhos (1). Anchieta (2) e Wellington (1)
Cartão Amarelo: Neto e Souza

Lateral Rafael fala depois da partida:
video

Lances da partida:
video

sábado, 12 de março de 2011

HISTÓRIA (PROPAGANDA NAZISTA)

Joseph Goebbels
Propaganda Nazista
Em 13 de março de 1933, o doutor Joseph Goebbels foi nomeado para o recém-criado Ministério da Propaganda do III Reich. A partir daí, todo espaço que circundava os cidadãos deveria ser preenchido pelas mensagens, slogans e símbolos do partido nazista de Adolf Hitler.
Sr. Paul Joseph Goebbels, nascido em Rheydt, de família católica Goebbels, a esperança de seus pais seria nada mais nada menos que um padre, mas se formou em literatura e filosofia.
Entre muitos altos e baixos Joseph Goebbels, foi uma figura-chave do regime, conhecido por seus dotes retóricos.

DIA DO BIBLIOTECÁRIO

Comemora-se hoje (12 de março) o Dia do Bibliotecário em homenagem ao engenheiro e bibliotecário por vocação, Manuel Bastos Tigre.
Ele nasceu no dia 12 de março de 1882 e, ao terminar o curso de Engenharia, em 1906, resolveu fazer aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal.
Este encontro foi decisivo na sua vida, porque, em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia.
Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro e se classificou em primeiro lugar, com o estudo sobre a Classificação Decimal.
Transferido, em 1945, para a Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947, assumiu depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil, na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, ao lado do Reitor da instituição, Professor Pedro Calmon de Sá.

O HJ NOTÍCIAS esteve no Curso de Biblioteconomia da Universiade Federal do Ceará, onde gentilmente, cederam entrevistas, os professores Hamilton Tabosa e Virgínia Bentes; e, a aluna Layana. Confira com imagens de Camila Rabêlo:

Professores Hamilton e Virgínia:
video

Professora Virgínia Bentes:
video

Aluna Layana:
video

quinta-feira, 10 de março de 2011

DIA DO TELEFONE E DIA DO SOGRO

Raimundo Amaro, um grande ser humano
Que coincidência legal no mês de março.
Hoje, 10 de março, comemora-se o Dia do Telefone e o Dia do Sogro. O meu sogro, Raimundo Amaro, excelente ser humano, trabalhou durante mais de 30 anos com telefone. Foi funcionário da extinta Teleceará até se aposentar há mais de 15 anos. Também no mês de março, eu faço aniversário, (25) e o meu sogro aniversário no dia 30. Parabéns ao meu sogro Raimundo Amaro e a todos os sogros do Brasil!
Irapuan Moreira

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DO TELEFONE
O telefone data de mais um século. Foi criado pelo escocês Alexander Graham Bell (1847-1922), que morava nos Estados Unidos. O que ele conseguiu foi um jeito de transmitir voz à distância. Para isso, fez um aparelho que transforma o som em sinais elétricos. Esses sinais corriam por um fio até chegar à outra ponta, e viravam som outra vez. Graham Bell se inspirou no telégrafo, de 1835, que conseguia transmitir mensagens entre pontos distantes por meio de sinais. Mas eles vinham como códigos, e não como voz. Por isso Bell foi tão importante para o mundo da tecnologia. Ele virou o "pai" do telefone.
O primeiro aparelho, de 1876, era muito rudimentar. Não dava para falar e ouvir ao mesmo tempo, como os de hoje. Outros cientistas começaram a melhorá-lo, e naquele mesmo ano, Thomas Alva Edison, após dezenas de tentativas,conseguiu inventar um aparelho que ouvisse – e falasse.
O primeiro telefone chegou ao Brasil em 1877, um ano após a Exposição do Centenário dos Estados Unidos. Segundo o Museu do Telefone da Telesp, há dúvidas sobre onde foi instalado o primeiro aparelho: uma versão afirma que foi na casa comercial “O Grande Mágico”, na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro, ligando a loja ao quartel do Corpo de Bombeiros; outra versão diz que o primeiro aparelho foi um presente que D. Pedro II teria recebido de Graham Bell, com uma linha do Palácio de São Cristóvão até o centro da cidade.
O telefone demorou para ser aceito e compreendido, até se tornar indispensável. No início do século XX, por exemplo, a maioria da população ainda não tinha uma clara noção do que mudaria na sociedade após esta invenção. Hoje é difícil imaginar a vida hoje sem telefone! Que dirá dos telefones celulares! Viva Graham Bell.



1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)