sexta-feira, 30 de setembro de 2011

MURO DA UFC ESTÁ MAIS BONITO EM HOMENAGEM AO MUSEU DE ARTE DA UFC (MAUC)

As cores estão nos 500 metros do muro da Universidade Federal do Ceará (UFC) na avenida Mr. Hull. Grafiteiros de Fortaleza e Região Metropolitana se encontraram para expressão da sua arte e homenagem aos 50 anos do Museu de Arte da UFC (Mauc).
Agora é possível vislumbrar cores fortes no cenário antes cinzento na Av. Mister Hull. Colorações que vieram das mãos, latas e técnicas de mais de 70 artistas de Fortaleza e Região Metropolitana, que se encontraram durante três dias para a realização do Mega Mural de Grafite.
O projeto é uma parceria entre a UFC, através do Mauc e da comunidade de grafites.
MAUC
O Mauc está aberto de segunda à sexta, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. O museu Foi criado em 25 de junho de 1961 pelo reitor Antônio Martins Filho. Localiza-se na Avenida da Universidade, 2.854, Benfica.
Entre tantos muros acinzentados e pichados na cidade, o grafite se coloca como arte que colore os espaços. A parceria entre a Universidade, que entrou com o espaço e as tintas, e os grafiteiros resultou em cor.
O HJ NOTÍCIAS foi conferir de perto o trabalho dos artistas e conversou com o artista Tiago Siqueira (Keller).

Confira alguns momentos Mister Hull:

Keller conversa com nossa reportagem.

video

Um pouco do lindo trabalho dos grafiteiros:
video

 
Os jovens Silvestre e Raquel fala sobre os grafites:
video

DIA NACIOAL DO JORNALEIRO

Ao que tudo indica, os jornaleiros já contam com 150 anos de história na vida do país. Tudo teria começado com negros escravos que saíam pelas ruas gritando as principais manchetes estampadas nas primeiras páginas do jornal A Atualidade (primeiro jornal a ser vendido avulso, no ano de 1858).
Coube aos imigrantes italianos, chegados ao Brasil no século 19, a expansão da atividade, paralela ao desenvolvimento da imprensa no País. Na época, os "gazeteiros", como eram chamados, não tinham ponto fixo, perambulando pela cidade com as pilhas de jornais amarradas por uma fita de couro, que carregavam no ombro.
Dia do Jornaleiro
Foi um dos imigrantes italianos, Carmine Labanca, quem primeiro montou um ponto fixo, na cidade do Rio de Janeiro – razão para muitos associarem o nome dos pontos-de-venda ("banca") ao sobrenome do fundador. A curiosidade fica por conta do modo como essas primeiras bancas eram montadas, sobre caixotes de madeira, com uma tábua em cima, onde eram acomodados os jornais para serem vendidos.
Dia do Jornaleiro
Com o tempo, os caixotes evoluíram para bancas de madeira, que começaram a surgir em torno de 1910 e continuaram a habitar o cenário carioca, até mais ou menos a década de 50, quando foram sendo paulatinamente substituídas pelas bancas de metal – o que perdura até hoje.
Dia do Jornaleiro
A regulamentação das bancas veio com o então prefeito da cidade de São Paulo, Jânio Quadros, em 1954, por conta do paisagismo da cidade: entendeu o prefeito que as bancas de madeira não combinavam com o aspecto progressista da cidade. Por isso, ele passou a conceder licenças para novos modelos, o que veio a gerar um grande avanço na organização do espaço.
Dia do Jornaleiro
Atualmente, as bancas estão modernas: ar refrigerado, piso em mármore e inúmeros outros recursos, para favorecer o bem-estar dos consumidores.
Curiosidades:
Dia do Jornaleiro
A palavra "gazeteiro", que também significa o aluno que costuma "gazetear" as aulas (faltar, sem que os pais soubessem), tem sua origem no jornaleiro, que era chamado de "gazeteiro". É porque a criançada preferia ficar nas bancas, olhando os jornais e revistas, ao invés de ir para o colégio.
"Gazetta" era o nome da moeda em Veneza, no século XVI. Foi essa palavra que deu origem ao Gazetta Veneta, jornal que circulava na cidade de Veneza no século XVII. Com o tempo, "Gazeta" virou sinônimo de periódico de notícias.
O nome "jornal", que veio a nomear, depois, o "jornaleiro", tem sua origem na palavra latina "diurnális", que se refere a "dia", "diário" – o que significaria o relato de um dia de atividades.
Dia do Jornaleiro
Em 1876, o ajudante de impressor francês, Bernard Gregoire, saiu pelas ruas de São Paulo, a cavalo, oferecendo exemplares do jornal A Província de São Paulo. Mais tarde, o mesmo jornal tornar-se-ia O Estado de São Paulo, familiarmente conhecido como "O Estadão".
Dia do Jornaleiro
(Informações e imagens retiradas da Revista do jornaleiro, na sua edição de outubro de 2004)
Fonte: www.estacio.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROFESSORES ENTRAM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Professores da rede estadual de ensino e policiais do Batalhão de Choque entraram em confronto na manhã desta quinta-feira (29 de setembro) na Assembleia Legislativa, em Fortaleza. Os professores tentaram entrar na Casa quando foram impedidos pelos policiais quando houve muito empurra-empurra e alguns professores ficaram feridos.
Os professores, em greve há 54 dias e com alguns fazendo greve de fome na Casa, dizem que a agressão partiu da Polícia, enquanto os policiais dizem que os ferimentos foram provocados por objetos arremessados.
Alunos de escolas públicas chegaram à Assembleia para se juntar à manifestação dos professores, com instrumentos musicais. Professores distribuíram sanduíches e refrigerantes para os manifestantes.

Confira o momento do confronto:
video

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BRASIL VENCE ARGENTINA E CONQUISTA SUPERCLÁSSICO DAS AMÉRICAS

Diferente dos últimos jogos, o Brasil mostrou um futebol mais dinâmico no estádio Mangueirão, em Belém, e venceu a Argentina, por 2 x 0, pelo segundo jogo do Superclássico das Américas.

GOLS NO SEGUNDO TEMPOMostrando muito mais disposição do que na etapa inicial, a Seleção Brasileira retornou para o último tempo do confronto com muito mais dinâmica. Apoiado pelo excelente desempenho do lateral-esquerdo do Botafogo, Cortês, o time de Mano Menezes conseguiu abrir o placar antes dos dez minutos.
Logo aos oito minutos, Lucas tirou o zero do marcador. Após uma linda troca de passes entre Cortês, Borges e Danilo, o lateral santista deu um lindo lançamento para o são-paulino, que correu mais de 50 metros até chegar na frente de Orion e tocar no cantinho do arqueiro argentino.
Com o placar aberto, o Brasil ficou mais à vontade em campo e ampliou aos 30. Em mais uma boa jogada, o Cortês partiu com velocidade e rolou para Diego Souza. O vascaíno achou Neymar já na linha da pequena área, que só teve o trabalho de empurrar para o gol, fazendo a festa em Belém dando números finais a partida.

SHOW DA TORCIDA
Antes da partida quando o Hino Nacional Brasileiro começou a tocar, a torcida de Belém cantou o Hino até o final, com muito entusiasmo, chegando até a emocionar os atletas que estavam em campo. Parabéns ao povo de Belém! 

Confira o lindo gol de Lucas:
video

Gol de Neymar, segundo do Brasil:
video

Show da torcida cantando o Hino Brasileiro:
video

LIVRARIA SMILE - LIVROS TÉCNICOS AGORA TAMBÉM NA UNIFOR

A Livraria Smile - Livros Técnicos inaugurou mais uma loja. Desta vez, a instituição a desfrutar de uma das melhores livrarias do Nordeste foi a Universidade de Fortaleza (UNIFOR). A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (28 de setembro), às 14h. Agora alunos e professores da Unifor poderão adquirir inúmeras publicações das mais diversas disciplinas. E como promoção de inauguração, a Smile está dando 20% de desconto em todos os seus produtos até o dia 28 de novembro.
Smile já faz sucesso no Shopping Benfica, no Colégio 7 de Setembro (Centro e Aldeota), Faculdade 7 de Setembro (FA7) e no Colégio Batista. Com certeza, agora na Unifor, será um começo de grande sucesso. Parabéns ao prof. Clayton e todos que fazem a Smile, que também é Distribuidora e Editora!

Confira alguns momentos da inauguração:
Prof. Clayton, proprietário.
video


Alunas da Unifor.
video

Senhor Gabriel, muita experiência em livraria.
video

Valmir Castro, o artista Neopineo.
video

Senhor Gabriel elogia Smile e o gerente Aderwal fala aos presentes.
video

DIA DA LEI DO VENTRE LIVRE

Hoje, 28 de setembro, comemora-se o Dia da Lei do Ventre Livre.
Em 1871, o Visconde do Rio Branco é convidado a formar um novo gabinete. Ele escreve várias cartas aos políticos do Partido Conservador, conclamando-os a fazerem parte de seu gabinete sob a intenção de aprovarem quatro reformas prioritárias: o sistema eleitoral, a administração da justiça, aguarda nacional e o elemento servil. Estas quatro questões compõem o contexto político social em que se encontrava o Brasil. Dentro do projeto que abordava a questão escravista, foi criada a Lei Rio Branco, mais conhecida como Lei do Ventre Livre; ela estabelecia a liberdade para os filhos de escravas nascidos depois desta data. Os senhores passaram a enfrentar o problema do progressivo envelhecimento da população escrava, que não poderia mais ser renovada. Apesar de persistir, a escravidão perdia forças. Existem três correntes históricas que analisaram o contexto que antecedeu à Lei do Ventre Livre. A primeira é a corrente britânica, a qual vê na lei uma imposição da Inglaterra; a Segunda analisa a lei como um instrumento que permitiu a continuidade da existência dos escravos – adiando-se assim o problema de mão - de obra e finalmente a terceira corrente que atribuiu a lei à uma iniciativa de D. Pedro II.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

FORTALEZA É ABSOLVIDO DA ACUSAÇÃO DE MANIPULAÇÃO DE RESULTADO

Bala, multado em R$ 10 mil
Julgamento absolve Fortaleza x CRB da acusação de manipulação de resultado
Após quase cinco horas, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu, por unanimidade, nesta terça-feira (27), o Fortaleza da acusação de manipulação de resultado na partida contra o CRB, pela Série C. O clube foi multado em R$ 25 mil.
No julgamento, o pedido de anulação do jogo por parte do Campinense foi rejeitado pelos cinco auditores. A decisão desta terça-feira ainda cabe recurso.
Pelo atraso provocado no intervalo da partida, o Fortaleza pagará multa de 20 mil reais. O CRB também pagará multa de 20 mil reais. O árbitro Gutemberg de Paula Fonseca foi absolvido. O goleiro Cristiano, do CRB, foi suspenso por dois jogos pela expulsão contra o Fortaleza. Maisena, também do time alagoano, foi absolvido.
O maior prejudicado no julgamento foi o atacante Carlinhos Bala. O jogador foi multado em R$ 10 mil e suspensão de seis partidas.

RACHA DA AMIZADE (WHITES GOLEIAM WINES)

Rosalvo fez o gol de honra dos Wines
O primeiro tempo, apesar dos brancos perderem várias oportunidades de gol, terminou com o placar de 1 x 0 para os brancos. No segundo tempo os vinhos cresceram no jogo e pressionaram bastante e, depois de estarem perdendo por 3 x 0, fizeram um gol através do Rosalvo, mas os brancos em rápidos contra ataques definiram o placar em 5 x 1. O Brandão depois de um longo jejum voltou a marcar.
Registramos o retorno do Márcio Torres após uma longa ausência, mas plenamente justificada.
FICHA TÉCNICA
WHITES 5 X 1 WINES
WHITES: Márcio, Tarcísio (Márcio Torres), Beto, Leimar, Lucas, Prego (Igor), Dudé (Felipe Alves), Bibi, Jean (Brandão), Brandão (Rafael), Felipe e Brasileiro.
Gols: Jean (1), Brandão (1), Felipe Brasileiro (2), Rafael (1)
WINES: Kaik, Brasileiro, Souza (Diego), Rafael, Preguim (Matheus), Abner, Rosalvo, Fernando, (Yvanzinho), Yvanzinho (Paulão/Rafael Preguim), Wellington, Marquinhos e Gleidson.
Gols: Rosalvo (1)
Cartão Amarelo: Gleidson

PV GANHA LIVRO SOBRE SEUS 70 ANOS DE HISTÓRIA

Em solenidade na noite desta segunda-feira, 26 de setembro, no estádio Presidente Vargas, foi lançado o livro PV: Biografia de uma Paixão - Corpo, Alma e Coração do Estádio Presidente Vargas. O “velho” PV chega aos 70 anos e tem a sua memória retratada em 180 páginas, numa publicação da Fundação Demócrito Rocha e Prefeitura de Fortaleza.
O evento contou com a presença de jornalistas, pesquisadores, memorialistas e ex-jogadores, além da presidente do Grupo de Comunicação O Povo, Luciana Dummar, da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, do senador Inácio Arruda, do deputado federal Artur Bruno, do vereador Leonelzinho, várias outras autoridades e muitos convidados.
A publicação é dividida em três capítulos. No primeiro, denominado de Corpo, são revelados detalhes da estrutura física do estádio, desde a inauguração até a recente modernização. No capítulo Alma são resgatadas as histórias que fazem parte da memória do PV. Por último, a publicação traz o capítulo Coração, com ênfase para o futebol. Nele, são descritas passagens de grandes craques do futebol cearense e brasileiro no PV.
Também foi inaugurada a exposição “Corpo, Alma e Coração do Estádio Presidente Vargas”, que conta com curadoria de André Scarlazzari.


Confira vários momentos da festa.

Prefeita Luzianne Lins conversa com HJ Notícias:
video

Senador Inácio Arruda:
video

Grande volante Edmar:
video

Jornalista Tom Barros:
video

Ex-jogador e árbitro Vila Nova:
video

Jornalista Alan Neto:
video

Vereador Leonelzinho:
video

Um pouco da fala de Luciana Dummar, presidente do grupo O Povo:
video

Ex-atletas que fizeram sucesso no PV, e um panorama da linda festa:
video

Um pouco da fala da prefeita Lucianne Lins:
video

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

3º DIA DO ROCK IN RIO

O 3º dia do Rock in Rio foi marcado pela cor preta nas roupas das pessoas, pois no domingo (25 de setembro) foi o dia dos metaleiros. Confira:

video

DIA NACIONAL DO SURDO

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

domingo, 25 de setembro de 2011

FESTA PARA O BOLA CHEIA JOÃO GABRIEL

Os familiares e amigos do Bola Cheia do Fantástico de Agosto, João Gabriel, se reuniram neste sábado (24 de setembro) para comemorar o grande feito do craque, no Codomínio Vilage das Palmeiras, em Caucaia.
O grande mentor da festa foi o pai de João Gabriel, Fernando. O pai do craque, com o objetivo de agradecer e homenagear a todos que direta ou indiretamente ajudaram ao João Gabriel, com 50% dos votos, a conquistar o título de Bola Cheia. Fernando conseguiu reunir várias pessoas ligadas ao Tricolor de Aço, clube que João Gabriel torce e joga pela categoria Sub-13. Prestigiaram a festa: Jones Cavalcante, Carlos Fred, Aldemir de Melo (Dir. de Marketing do Fortaleza), Ramon Paixão e Luciano (Jornal Escanteio), Olavo (Presidente do MITT), Jilseph, familiares e muitos amigos.
HOMENAGENS
O cerimonial das homenagens foi muito bem conduzido por Ivina, que trabalha nas categorias de base do Fortaleza. Muitas pessoas foram homenageadas e receberam um lindo troféu, idealizado por Fernando. A festa foi regada com churrasco, feijoada, refrigerante, bolo e claro, cervejinha gelada.
O HJ NOTÍCIAS parabeniza ao João Gabriel, pela conquista e ao Fernando pela linda festa proporcionada!

Confira vários momentos da linda festa.

Fernando, pai de João Gabriel, entrega o troféu ao Bola Cheia João Gabriel:

video

Senhora Iramárcia, mãe de João Gabriel:
video

Tio Castro:
video

Homenagem ao saudoso Marcinho de Castro, avô de João Gabriel:
video

Jones Cavalcante, Ramon Paixão, Luciano, Jilseph e Carlos Fred:
video

Avó de João Gabriel, dona Iracir:
video

Vó Amelita e Tia Juelita:
video

Técnico Marquinhos:
video

João Gabriel homenageia seu pai Fernando:
video

Dona Derci:
video

Lateral Felipe, se emociona ao falar do pai, que não pôde comparecer:
video

2º DIA DO ROCK IN RIO 2011

Começou de forma rasgante a apresentação do Stone Sour na noite deste sábado na Cidade do Rock, no segundo dia de apresentações do Rock in Rio 2011. Usando e abusando dos palavrões, o vocalista Corey Taylor provocava constantemente o público e pedia para todos pularem. E a resposta da plateia foi mais que positiva.
O baterista Roy Mayorga não pôde tocar no Rock in Rio devido ao nascimento da sua primeira filha. Em seu lugar, um nome de peso: Mike Portnoy, ex-baterista do Dream Theater. De acordo com Corey, foram apenas dois dias de ensaio.
Mesmo assim a banda não fez feio. A primeira música, "Digital (Did you tell)" e "Orchids", também fizeram o público pular de forma incansável, sempre embalado pelos palavrões de Taylor e o grito de "Rock in Rio".

Red Hot presta homenagem ao filho de Cissa Guimarães

A banda californiana Red Hot Chili Peppers atendeu ao pedido da atriz Cissa Guimarães e usou uma camisa com o rosto de Rafael Mascarenhas ao final da apresentação no Rock in Rio nesta madrugada.
Rafael era músico e fã do grupo. Ele tinha até uma banda cover do Red Hot chamada Os pepperoni. O jovem morreu em um acidente no Túnel Acústico, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no ano passado. Se estivesse vivo, o filho caçula de Cissa completaria 20 anos neste sábado.

Confira a homenagem a Rafael, (créditos do Globo News):
video

sábado, 24 de setembro de 2011

1º DIA DO ROCK IN RIO 2011

O primeiro dia do Rock in Rio 2011 na Zona Oeste da capital fluminense, nesta sexta-feira, foi marcado pelo pop. Muito mais do que pelo rock, que só teve mesmo na abertura com os Paralamas do Sucesso e Titãs. As bandas brasileiras colocaram o público para pular logo nos primeiros minutos de festival, matando a sede de cerca de 100 mil pessoas que aguardavam a volta do evento após dez anos. Em seguida veio Claudia Leitte, que apesar de fazer um show animado, foi muito criticada por muito dos presentes na Cidade do Rock e nas mídias sociais.
Já a americana Katy Perry fez um show para lá de elogiado e com muitos momentos marcantes. Elton John, por sua vez, levou os fãs de volta ao passado com grandes sucessos, e mostrou muita energia, apesar dos seus 64 anos. Rihanna entrou no palco atrasada depois, às 2h30 de sábado, fazendo uma apresentação abaixo da crítica.

Confira um puco do show de Cláudia Leite:
video

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

GREVE DOS PROFESSORES (TODOS PERDEM)

Os professores estaduais, em greve há quase 50 dias, decidiram dar continuidade à paralisação, durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, 23, no ginásio Aécio de Borba.
TODOS PERDEM
A luta é antiga e nunca houve vencedor. O governo pensa que está ganhando, querendo votos fáceis em futuras eleições. O professor acha que ganha pouco (e ganha), negligencia na sua missão: ensinar. Claro que existem exceções. E por último, o aluno adora "gazear" aulas.
Na verdade, todos perdem: o aluno deixa de adquirir o aprendizado básico; o professor vai ter que repor as aulas em piores momentos, e o Estado não produz pensadores, tecnologias..., pois tudo começa no ensino básico, até antes: no infantil.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BANDA MODUS VIVENDI BEM QUE MERECIA ESTÁ NO ROCK IN RIO

Confira a música SELVA MERETRIZ da Banda MODUS VIVENDI,  liderada pelo músico Carlos Brandão e veja que a banda bem que merecia está no Rock in Rio, pela letra e som de suas músicas.
Para conferir outras músicas da Modus Vivendi é só acessar o youtube.


Montagem do clip de divulgação do show com a música Selva Meretriz, feita pelo HJ NOTÍCIAS:

video

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)