domingo, 3 de outubro de 2010

03 DE OUTUBRO (FATOS HISTÓRICOS)

QUEDA DO MURO DE BERLIM
O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
A distinta e muito mais longa
fronteira interna alemã demarcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste.
Antes da construção do Muro, 3,5 milhões de alemães orientais tinham evitado as restrições de
emigração do Leste e fugiram para a Alemanha Ocidental, muitos ao longo da fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental. Durante sua existência, entre 1961 e 1989, o Muro quase parou todos os movimentos de emigração e separou a Alemanha Oriental de Berlim Ocidental por mais de um quarto de século.[1]
Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs, mais tarde, equipamentos industriais foram usado para remover quase todo da estrutura. A queda do Muro de Berlim, abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido


03 DE OUTUBRO - Dia Mundial do Dentista - Dia do Petróleo Brasileiro - Dia das Abelhas - Dia da Natureza


42 a.C. - Primeira batalha de Philippi: Os triunviros Marco António e Octaviano e os republicanos liderados por Brutus e Cassius travam uma batalha indecisiva
1143 - Eleito Papa Celestino II
1739 - O Tratado de Nissa é assinado entre o Império Otomano e a Rússia, pondo fim à guerra Turco-Russa que iniciou em 1736.
1832 - No Brasil é criado por decreto da Regência Imperial, S/N.°, o Município de Barra Mansa
1863 - Abraham Lincoln proclama dia de ação de graças, a última quinta -feira de Novembro
1929 - O Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovacos passa oficialmente a chamar-se Jugoslávia.
1930 - Getúlio Vargas, Góis Monteiro e Osvaldo Aranha preparam insurgentes para rumar à cidade do Rio de Janeiro com o intuito de derrubar o presidente Washington Luís (v. Revolução de 1930)
1931 - Às 11h entra em vigor pela primeira vez no Brasil o Horário de Verão.
1932 - Independência do Iraque.
1938 - Dia em que, a partir de então, sempre às sextas-feiras, a beata Alexandrina Maria da Costa alegava viver os sofrimentos da Paixão de Cristo
1952 - Na Austrália, os britânicos explodem sua primeira bomba atômica
1953 - Criação da Petrobras.
1960 - Ocorre a eleição que nomeará Jânio Quadros presidente do Brasil.
1966 - Ocorre no Congresso Nacional a eleição que nomeará o marechal Artur da Costa e Silva, então Ministro da Guerra, presidente do Brasil.
1968 - O estudante José Guimarães morre no conflito que ficou conhecido como Batalha da Maria Antônia entre estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo da USP e os da Universidade Mackenzie (v. anos de chumbo).
1986 - Inicia-se a construção do estádio SkyDome.
1990 - Queda do Muro de Berlim.
1993 - Batalha de Mogadíscio - Na tentativa de capturar o líder Mohamed Farrah Aidid, 19 soldados americanos e cerca de 2000 somalis são mortos em Mogadíscio, capital da Somália.
1995 - O. J. Simpson recebe o veredicto de inocente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)