quinta-feira, 14 de outubro de 2010

14 DE OUTUBRO (FATOS HISTÓRICOS)

Socorristas viram heróis no resgate dos 33 mineradores no Chile
Santiago do Chile, 13 out (EFE).- Os seis socorristas que desceram ao interior da mina San José para ajudar os 33 mineradores soterrados desde 5 de agosto retornaram à superfície "sãos e salvos", simbolizando alguns dos heróis da saga.
Antes de começarem a subir, após o último minerador, Luis Urzúa, já haver chegado à superfície, os seis funcionários de resgate seguraram um cartaz no refúgio da mina com os dizeres "Missão cumprida Chile".
A cápsula "Fênix 2", responsável por içar os 33 mineradores durante 24 horas, subiu e desceu no dobro da velocidade quando retirou os socorristas do fundo da jazida.
Manuel González, especialista em salvamento, Roberto Ríos, infante da Marinha, e Patrício Roblero, suboficial da Marinha e especialista em salvamento, foram os primeiros da equipe de resgate a descer à mina na noite de terça para quarta-feira.
Já Jorge Bustamante Ramírez, socorrista da empresa estatal Codelco, desceu por volta das 11h local (mesmo horário de Brasília), após o resgate do 13º minerador, Carlos Barrios.
Por sua vez, o cabo Patrício Sepúlveda, do Grupo de Operações Especiais de Carabineiros, e o bombeiro Pedro Rivero foram ao interior da mina poucas horas mais tarde.
Por volta da meia-noite, os 17 milhões de chilenos retomaram as atenções às imagens da televisão oficial para acompanhar a saída dos seis socorristas.
Primeiro dos socorristas a chegar na mina, Manuel González foi também o último a sair. Ao deixar o refúgio da jazida, acenou para a câmera no interior e entrou na "Fênix 2" para a última viagem de volta à superfície.
Era esperado do lado de fora pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, e pelo ministro de Minas, Laurence Golborne, entre outros funcionários de resgate.


1066 - Batalha de Hastings: Guilherme, Duque da Normandia derrota o exército de Haroldo II de Inglaterra, que morre na batalha
1766 - Alvará português estabelecendo as formas como os donatários deverão requerer cartas de confirmação das doações dos bens da coroa
1813 - Batalha de Palmar, no estado de Puebla, em que os patriotas mexicanos derrotam as forças espanholas.
1905 - Fundado o Sevilla Fútbol Club da Espanha
1906 - Organiza-se a primeira prova de natação em Portugal, na Baía do Alfeite.
1914 - É fundado o time de futebol São Bento de Sorocaba.
1923 - As autoridades soviéticas implantam o calendário gregoriano, em substituição ao juliano, na URSS.
1926 - Fundação do município de Guaiba, de onde previamente originou-se a revolução farroupilha
1941 - Ozaki Hozumi, um jornalista japonês do Asahi Shimbunwas que trabalhava para Richard Sorge foi preso pelas autoridades japonesas por espionagem e alta traição
1942 - Segunda Guerra Mundial: Ataque Doolittle, 4 pilotos da força aérea dos norte-americano, prisioneiros de guerra, são sumariamente executados pelos japoneses
1943 - Revolta de Sobibór. Cerca de 50 prisioneiros escapam ao Holocausto
1944 - Segunda Guerra Mundial: Atenas é libertada pelas forças aliadas
1947 - Charles "Chuck" Yeager quebra a barreira do som no avião experimental Bell X-1.
1952- Fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
1962 - Crise dos mísseis de Cuba: revelação de fotos aéreas indicando que os soviéticos haviam instalado silos para abrigarem mísseis nucleares em Cuba.
1964 - Martin Luther King torna-se a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz
1969 - Golpe Militar de 1964: são editados o AI-16 e AI-17.
1978 - Aberto o canal de desvio do Rio Paraná para permitir o arranque das obras de Itaipu.
1978 - Começa o Conclave que elegeria o Cardeal Karol Wojtyla como Papa João Paulo II.
1981 - Hosni Mubarak torna-se presidente do Egipto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)