sexta-feira, 22 de outubro de 2010

22 DE OUTUBRO (FATOS HISTÓRICOS)

Primeira cópia 'xerox' completa 70 anos
Há exatos 70 anos, o cientista e advogado de patentes Chester Carlson conseguiu realizar seu objetivo de encontrar uma maneira simples de reproduzir documentos. Em um laboratório improvisado atrás de um salão de beleza em Astoria, na cidade de Nova York, ele fez a primeira cópia xerográfica de que se tem notícia.

Carlson queria encontrar alternativas para reproduzir documentos sem precisar recorrer a algum tipo de método fotográfico. Usando cargas eletro estáticas e materiais fotocondutores - propriedades elétricas que se modificam quando expostas à luz - ele chegou ao processo batizado de xerografia. O nome foi baseado nas palavras gregas xeros, que significa "seco", e graphein, que significa "escrita".
Apenas duas décadas depois a Xerox Corporation iria comercializar o processo. Em 1960 foi lançada a primeira fotocopiadora, a Xerox 914.
Somente em 2008, a empresa de consultoria Infotrends já contabilizou cerca de três bilhões de cópias e impressões em todo o mundo.
A impressão xerográfica feita em 22 de outubro de 1938 pode ser vista no Instituto Smithsonian, em Washington, nos Estados Unidos.


1575 - Fundação da cidade de Aguascalientes, no México.
1797 - André-Jacques Garnerin constrói o primeiro pára-quedas bem-sucedido. Ele saltou de um balão a 670 metros de altura.
1938 - A primeira cópia xerográfica é feita, nos Estados Unidos.
1967 - O escritor alemão Heinrich Böll é galardoado em Darmstadt, Alemanha, pela Academia Alemã de Letras e Poesia com o Prémio Georg Büchner.
1844 - O Dia do Grande Desapontamento: religiosos norte-americanos inspirados em profecias bíblicas esperavam o retorno de Jesus Cristo neste dia.
1946 - Fundação da polícia política portuguesa PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado).
1955 - Proclamação da república do Vietname do Sul.
1964 - O escritor e filósofo Jean-Paul Sartre é eleito para receber o Prêmio Nobel de Literatura, mas declina.
1966 - The Supremes se torna a primeira banda formada só por mulheres a atingir o primeiro lugar na lista de discos mais vendidos.
1969 - O Congresso Nacional é reaberto. Havia sido fechado 10 meses depois da publicação do AI-5.
1978 - O Papa João Paulo II é entronizado.
1985 - Tombamento do edifício do Museu Casa das Rosas (São Paulo, Brasil).
2002 - Entra em funcionamento a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) em São Paulo.
2006 - Ao fim de 13 anos, Felipe Massa volta a dar a vitória em um Grande Prêmio do Brasil na Fórmula 1 a um piloto brasileiro.
2009 - Ocorre o lançamento mundial de vendas do Windows 7 pela Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)