quarta-feira, 13 de outubro de 2010

13 DE OUTUBRO (FATOS HISTÓRICOS)

RESGATE DOS MINEIROS NO CHILE
O trabalho de resgate dos 33 mineiros que ficaram presos por cerca de dois meses dentro de uma mina no Chile é acompanhado por todo o mundo, nesta quarta-feira. O primeiro a deixar o local foi Florencio Ávalos. Ele foi retirado com grande sucesso do local que alcançava quase 700 metros de profundidade. Os regates são feitos por uma equipe de oito operários. O tempo médio da retirada de cada mineiro, incluindo a descida e a subida da cápsula, é de cerca de 45 minutos, como previa a equipe. A subida da cápsula demora entre 12 e 16 minutos.


1296 - Ílhavo recebe foral de D. Dinis.
1307, sexta-feira - É preparada uma armadilha à Ordem dos Templários, pelo Papa Clemente V, sob pressão do Rei da França Philip IV. São enviados inúmeras missivas com o selo papal para diferentes pontos da Europa com indicações neles para serem abertos unicamente a uma hora. Nelas figurava informação acusando os Templários de traição à Igreja, e declarando-os hereges, por isso era da maior importância fazê-los desaparecer. A Ordem dos Templários propriamente dita foi extinta, refugiando-se um pequeno grupo nas ilhas britânicas, um outro grupo em França sobre o nome de Priorado de Sião, e em Portugal, sob guarda do Rei D. Dinis, um outro grupo de sobreviventes criou a Ordem de Cristo.
1399 - Coroação de Henrique IV de Inglaterra; fim do reinado de Ricardo II, que é exilado e assassinado no ano seguinte.
1534 - É eleito o Papa Paulo III.
1792 - Colocação da pedra fundamental/angular da Casa Branca em Washington, D.C., Estados Unidos, pelo arquiteto James Hoban.
1797 - Porto Feliz é elevada à categoria de vila.
1867 - Estrada de Ferro Central do Brasil chega a Entre Rios (hoje Três Rios) no entroncamento com a Estrada de Rodagem União e Indústria.
1884 - Determinado o meridiano de Greenwich como ponto de referência para determinação dos fusos horários.
1890 - Criação pelo Barão de Drummond do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro.
1890 - Em sua viagem sem rumo, Anton Tchekhov parte para Vladivostok.
1917 - No mês de Outubro ocorreu o Milagre do Sol, assistido por milhares de pessoas, em Fátima.
1930 - O Bispo de Leiria torna público, oficialmente, as aparições de Nossa Senhora em Fátima.
1943 - Segunda Guerra Mundial: O novo governo italiano se une aos aliados e declara guerra à Alemanha.
1969 - A Fisioterapia é reconhecida como profissão de ensino superior no Brasil.
1970 - As Ilhas Fiji são admitidas como Estado-Membro da ONU.
1972 - Acidente de avião ocorrido nos Andes onde viajavam 45 pessoas, incluindo o time completo de rúgbi do colégio secundário uruguaio Christians Brothers, que sobreviveram 16 pessoas e ficou conhecido como O Milagre dos Andes.
1977 - O Sport Club Corinthians Paulista sagra-se campeão paulista de futebol após 23 anos de jejum; a última conquista tinha sido o campeonato do quarto centenário da cidade de São Paulo em 1954 e estabelece o recorde de público do estádio do Morumbi que dura até hoje.
1982 - Começa a formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
1997 - O presidente norte-americano Bill Clinton discursa no Palácio do Itamaraty se referindo a Santos Dumont como o pai da aviação.
2003 - Comuna de Teulada é transferida, por lei, à província de Cagliari.
2003 - Em visita a São Paulo, o escritor José Saramago, em entrevista, faz declaração controvertida sobre os judeus, em consideração ao conflito Israelo-palestiniano.
2005 - Harold Pinter, dramaturgo inglês, é galardoado com o Prémio Nobel da Literatura pela Academia Sueca das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)