terça-feira, 5 de outubro de 2010

05 DE OUTUBRO (FATOS HISTÓRICOS)

DIA DAS AVES
O Brasil é o terceiro país do mundo em variedade de aves. Há décadas várias espécies de aves vem sofrendo grandes impactos, ou seja pelo intenso tráfico de animais silvestres ou pelo intenso desmatamento de grandes florestas. A perda do hábitat é um dos grandes fatores pelas inúmeras espécies estarem desaparecendo. Cada vez mais tem aumentado o número de aves nas cidades. Os programas de arborização urbana e pessoas tem plantado mais árvores em suas casas e ruas, isto é um grande atrativo para inúmeras espécies de aves que vem atrás de alimento, como frutas e sementes. As Unidades de Conservação foram criadas para a conservação e preservação de ecossistemas, sendo que muitos deles abrigam inúmeras espécies, principalmente aves, sendo a maioria ameaçadas de extinção, como o papagaio de cara-roxa, o japim, a gralha-azul, o maçarico-rasteiro, o tucano-de-bico-verde, o flamingo, o macuco, a ararinha-azul, a maria-faceiraentre outras. Como conservar e proteger as aves: - recusando-se a comprar e a comercializar animais silvestres- não mantendo animais em cativeiro- não matando e nem sacrificando-os- denunciando aqueles que assim o fazem ou persuadindo a que mudem de comportamento- não jogando detritos nos cursos d'água, rios, igarapés e nem desmatando as suas margens - evitando adquirir produtos poluentes, cujo refugo não seja biodegradável e preservando áreas verdes. - aprendendo e difundindo conhecimento entre os colegas, associando-se a uma associação ou entidade ambientalista- plante árvores e arbustos frutíferos - plante e mantenha em seu quintal ou sítio, plantas, arbustos e fruteiras que as aves possam utilizar para comida e abrigo (quanto maior a variedade de fruteiras, maiores serão as possibilidades de atrair uma variedade de pássaros visitantes)- algumas espécies de árvores frutíferas atraem muitos pássaros, como o mamoeiro, a goiabeira, a ingazeira, a acerola, o jambeiro, a mangueira entre outras. Não colete todas as frutas, deixe algumas para as aves e insetos. Muitos pássaros incluem em sua dieta alimentar estes insetos que são atraídos pelas frutas maduras.


1143 - Realiza-se em Zamora (Leão) a Conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a Independência de Portugal.
1414 - Abertura do Concílio de Constança, que resultou no fim do cisma da Igreja.
1582 - Último dia do calendário juliano (oficialmente, os dias de 6 a 14 de Outubro não existiram).
1768 - O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses anti-semitas que tivessem filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.
1897 - Fim da Guerra de Canudos
1905 - Os irmãos Wright realizam o primeiro vôo circular do mundo (v. também em História da aviação)
1908 - Independência da Bulgária.
1908 - Começou a ser vendido nos Estados Unidos da América o Ford T, primeiro modelo automóvel produzido em grande número para todo o público.
1910 - É proclamada em Lisboa a República Portuguesa, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico em Portugal (vide Proclamação da República Portuguesa).
1910 - O rei D. Manuel II, sua mãe (D. Amélia) e sua avó (D. Maria Pia) embarcam em fuga no iate D. Amélia, na praia de Ericeira, com destino ao Porto. Mas foi demovido disso e foi obrigado a desembarcar no estrangeiro, em Gibraltar.
1914 - O Movimento Internacional de Schoenstatt é fundado pelo Pe. Kentenich, como Movimento de renovação espiritual na Igreja Católica
1934 - Estabelecimento da Comuna das Astúrias
1942 - Substituição do Réis pelo Cruzeiro como padrão monetário do Brasil.
1943 - Aprovada a lei que substitui o peso paraguaio pelo guarani.
1966 - Fundação da Universidade Estadual de Campinas.
1969 - Vai ao ar o primeiro episódio da série britânica de TV Monty Pyhton's Flying Circus.
1988 - Promulgada a nova Constituição do Brasil. Os territórios do Amapá e Roraima são elevados a categoria de estado. O estado do Tocantins é criado com o desmembramento do norte de Goiás.
1991
Linus Torvalds anuncia a primeira versão oficial do Sistema Operacional Linux.
Inauguracão da atual sede do
Jardim Botânico de Curitiba, na capital paranaense.
2001 - Reinauguração do Mercadão de Madureira, após ter sofrido um incêndio.
2003 - Canonização de São Daniel Comboni pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro
2004 - Carlos Carvalhas renuncia ao cargo de secretário geral do Partido Comunista Português. Jerónimo de Sousa assume seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)