terça-feira, 12 de outubro de 2010

12 DE OUTUBRO (FATOS HISTÓRICOS)

12 de outubro - Nossa Senhora da Conceição Aparecida
No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.
Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.
Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.
Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.
A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.
A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.
A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa. Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.
Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas. Se quiser saber mais detalhes sobre a Basílica e sua programação, visite o site www.santuarionacional.com.br, no qual também é possível acender uma vela virtual. E já que a fé, assim como a internet, não conhece fronteiras, eu já acendi a minha, por um mais paz e igualdade no mundo. Acenda a sua e que Nossa Senhora Aparecida nos ouça e ilumine o mundo, que está precisando tanto de cuidados.
Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida


1279 - Inscrição do Dai-Gohonzon por Nitiren Daishonin.
1307 - Filipe IV de França manda prender andre e 140 cavaleiros templários
1492 - Cristóvão Colombo chega à ilha de São Salvador, nas Bahamas, convencido de que atingira a Índia.
1807 - Invasões Francesas: Napoleão Bonaparte dá ordem a Junot para entrar em Espanha.
1809 - Invasões Francesas: Tentativa de assassinato de Napoleão no Palácio de Schönbrunn, em Viena
1810 - Invasões Francesas: O exército francês chega às Linhas de Torres Vedras. O 9.º corpo de exército francês, sob o comando do general Drouet D'Erlon, saiu de Valladolid em direcção a Portugal
1808 - D. João VI funda o Banco do Brasil.
1822 - O Brasil oficialmente declara sua independência à Portugal, Pedro I do Brasil é proclamado Imperador do Brasil.
1825 - Realização da Batalha de Sarandi do Brasil contra a Província da Cisplatina (hoje Uruguai)
1835 - Diogo Feijó assume a regência do Império do Brasil
1847 - Ernst Werner von Siemens funda empresa de eletrônica que leva seu sobrenome
1862 - Casamento em Lisboa de D. Luís I com Dona Maria Pia de Sabóia.
1868 - Domingo Faustino Sarmiento toma posse como presidente da Argentina
1876 - Criação da Escola de Minas de Ouro Preto pelo cientista francês Claude Henri Gorceix a pedido do então imperador Dom Pedro II.
1884 - Convite dos governos francês e alemão para Portugal participar na Conferência de Berlim. 1901 - Santos Dumont, com seu Balão nº 6, dá a volta em torno da Torre Eiffel, percorrendo 11 quilômetros.
1902 - Artigo do The New York Herald descreve sobre as invenções daquela época. Dentre elas, o telefone sem fio de Roberto Landell de Moura.
1908 - Encerrada a segunda expedição pela Amazônia de Marechal Rondon.
1909 - Fundação de um dos maiores clubes de futebol do Brasil: o Coritiba Foot Ball Club.
1915 - Circula o primeiro jornal de Contagem.
1916 - O município de Campos de Irani passa a chamar-se Concórdia (v. Guerra do Contestado)
1920 - Assinado armistício polaco-russo.
1929 - Fundação da cidade de Tupã
1931 - Inauguração do Monumento do Cristo Redentor.
1933 - Ilha de Alcatrás é adquirida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos
1936 - Três protótipos do primeiro Fusca ficam prontos para testes
1940 - Segunda Guerra Mundial: Hitler adia a invasão das Ilhas Britânicas para a primavera de 1941.
1943 - Segunda Guerra Mundial: Portugal divulga assinatura do Acordo Luso-Britânico que concede ao Reino Unido instalações militares nos Açores
1943 - Segunda Guerra Mundial: O marechal-de-campo Erwin Rommel é nomeado comandante das forças armadas alemãs de defesa da costa francesa.
1945 - Segunda Guerra Mundial: As forças aliadas ordenam a extinção do partido nazi Nacional-socialista.
1949 - Criada a República Democrática Alemã.
1951 - O Aeródromo de São João passou a ser designado Aeroporto Internacional Salgado Filho.
1954 - Restituição de Port Arthur à China pela União Soviética.
1958 - O Governo belga institui o ensino livre e gratuito.
1959 - Guerra Colonial (antecedentes): Directiva do Estado-Maior do Exército sobre a definição da política militar do Exército Português, iniciando a preparação da defesa do Ultramar, face à já então prevista eclosão de acções de guerra subversiva.
1960 - Guerra Colonial (antecedentes): são criadas as estações radionavais de Luanda, Santo António do Zaire, Lourenço Marques, Beira e Nacala.
1964 - Leonid Brejnev substituí Nikita Khrushchev como secretário geral do Partido Comunistada União Soviética.
1964 - A URSS lança o foguete Voskhod 1.
1966 - Golpe militar de 1964: 6 deputados do MDB são cassados.
1968 - Anos de Chumbo: polícia invade congresso da UNE em Ibiúna e prende 1.240 estudantes, dentre estes, o líder da União Estadual de Estudantes de Minas Gerais, José Dirceu.
Independência da
Guiné Equatorial.
Início dos
Jogos da XIX Olimpíada da era moderna na cidade do México.
1971 - Uma faustosa celebração em Persépolis, no Irão governado pelo Xá Reza Pahlevi, comemora os 2.500 anos do Império Persa.
Fundação do
Madureira Esporte Clube.
1972 - Agentes da PIDE/DGS matam a tiro o estudante do Instituto Superior Técnico, José Ribeiro dos Santos, militante do MRPP, na sequência de uma reunião de protesto contra a repressão policial.
1973 - Guerra Colonial: O Governo Português revoga os polémicos diplomas sobre as carreiras no Exército (decretos de Sá Viana Rebelo sobre os milicianos) e nomeia uma comissão para estudar o assunto.
1976 - Pedro Casaldáliga protesta contra tortura de mulheres numa delegacia de polícia em São Félix do Araguaia.
1980 - segunda visita ao Brasil do Papa João Paulo II, quando ele quebra o protocolo e beija novamente o chão do país já visitado.
1984 - Corte Internacional de Justiça arbitra sobre a divisão dos lados americano e canadense do Golfo de Maine.
1995 - Descoberto o primeiro planeta de uma estrela que não o Sol: 51 Pegasi b.
Sérgio von Helder, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, chuta uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no programa "O Despertar da Fé", da Rede Record (v. Chute na santa).
1999 - Sony Music lança o CD-coletânia de Soundtrack for a Century
2000 - O navio USS Cole da marinha americana é alvo de um atentado terrorista, a explosão causada por dois homem-bomba mata 17 e fere pelo menos 39 tripulantes do navio, além de causar sérios danos.
2002 - Em Bali, ocorre um atentado terrorista, matando 202 pessoas e ferindo outras 209.
Sandy & Junior são os primeiros artistas nacionais a produzir, sozinhos, um show no Maracanã.
2003 - Michael Schumacher torna-se hexacampeão mundial de Fórmula 1, ao chegar em oitavo lugar no grande prêmio do Japão, superando o recorde de Juan Manuel Fangio.
2004 - Fuefuki recebe o estatuto de cidade.
2006 - Em Portugal, ocorre a maior manifestação de massas desde os anos 80 contra o governo no poder. A manifestação leva 100 mil pessoas a desfilar pelas ruas de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)