terça-feira, 19 de outubro de 2010

19 DE OUTUBRO (FATOS HISTÓRICOS)

19 DE OUTUBRO - DIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA
A tecnologia faz parte da nossa vida há muito tempo e é quase indispensável no nosso dia a dia. Algumas pessoas até se perguntam: “Como vivi sem tecnologia?” Pois é, ela está revolucionando o mundo e, por trás de toda essa tecnologia, monitorando as máquinas eletrônicas , há um ser da idade da pedra, o ser humano; no caso da informática, o profissional da informática.
O profissional da informática é uma profissão criada nos últimos 40 anos. Os primeiros computadores chegaram ao país no início dos anos 1960 e logo foram aplicados nas mais diversas atividades e instituições: no governo, nos bancos, na indústria, no comércio, na academia e, mais recentemente, nas residências. Em todos estes lugares, temos, de um lado, os usuários e, de outro, os profissionais da retaguarda – o “suporte” e a assistência técnica –. Esses profissionais têm se mostrado essenciais em função da relativa complexidade da tecnologia de computação. Ser um bom profissional requer muito estudo e prática, assim como em profissões mais antigas, por exemplo, a de engenheiro ou de médico. Porém, os engenheiros e os médicos estão explicitamente subordinados a uma instituição por meio de seu juramento, à época de sua formatura, e do trabalho fiscal dos CREAs e CRMs, que têm poderes inclusive de cassar o registro desses profissionais.
Isto não acontece com os profissionais da informática por uma série de razões, por exemplo, a existência de muitos caminhos para chegar ao exercício da profissão, já que não é necessário o curso universitário para adquirir competência. Há vários profissionais de muita experiência que estão nessa situação, porque ingressaram na atividade quando ela ainda começava e não havia cursos profissionalizantes. A principal sociedade profissional do ramo, a Sociedade Brasileira de Computação, defende a variedade de formação, opondo-se à regulamentação da profissão nos moldes exclusivistas tradicionais, que pressupõe o controle da profissão por um conselho regional, depois da obtenção de um diploma de curso superior específico. Em vez disso, prefere que esse profissional tenha sua competência reconhecida informalmente e que seja adotado um código de ética e conduta profissional. Infelizmente, ainda não foi resolvida esta questão nem existe uma regra nacional para examinar o comportamento e a eficiência desses profissionais. Fonte:
www.midiavile.com.br


202 a.C. - Batalha de Zama: batalha decisiva da Segunda guerra púnica em que o exército romanos derrota os cartagineses.
1765 - Os vinte e sete delegados de nove colónias americanas redigem uma declaração de direitos e liberdades após participarem no Congresso do Acto do Selo.
1781 - Revolução Americana de 1776: o exército britânico, sob o comando de Lord Cornwallis, rendeu-se em Yorktown para as forças rebeldes americanas lideradas por George Washington.
1822 - A Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil.
1890 - Fundação do município de Ijuí.
1901 - Santos Dumont convoca jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível nº 6 em torno da Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch.
1902 - Na sua primeira partida oficial, o Fluminense Football Club goleou o Rio Football Club por 8-0.
1921 - António Granjo, líder do Partido Liberal Republicano é assassinado no episódio conhecido como Noite Sangrenta.
1945 - Iugoslávia é o primeiro país a ratificar a carta da ONU e permaneceu como Estado-Membro até seu desmembramento em 1990.
1960 - Daisaku Ikeda desembarca em São Paulo e funda o Distrito Brasil o Primeiro fora do Japão. Dava-se início ao que seria a BSGI
1964 - Criação do município de Ivoti.
1967 - Sonda Mariner 5 sobrevoa Vênus.
1974 - É criado o território de Niue, pertencente à Nova Zelândia.
1979 - Brasil, Argentina e Paraguai assinam acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata.
2003 - Beatificação de Madre Teresa de Calcutá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)