domingo, 31 de julho de 2011

PRIMEIRO CAMPEONATO DE TRAVINHA DO JATOBÁ ESPORTE CLUBE

Aconteceu a final do 1º Campeonato de Travinha, promovido pelo Jatobá Esporte Clube (Projeto liderado pelo professor Vinicius Braga) no bairro Henrique Jorge. O campeonato foi um verdadeiro sucesso. Durante todo o mês das férias escolares, atletas de várias idades suaram, literalmente, a camisa para mostrar toda garra e categoria no espaço do Jatobá Esporte Clube, que tem a Prefeitura de Fortaleza, como parceira.
FINAL DE "TIRAR O FÔLEGO"
A final foi emocionante. A equipes "Garotos do Sítio" e "Apartamentos" fizeram um jogo de tirar o fôlego dos torcedores. Os Garotos do Sítio venciam a partida por 3 x 1, mas nos últimos minutos, o craque Júnior fez mais 2 gols e empatou a partida, levando a decisão para as penalidades. Nos pênaltis, o time Apartamentos teve mais sorte e sagrou-se campeão do 1º Campeonato de Travinha do Bairro Henrique Jorge.
Todos estão de parabéns, as equipes, arbitragem, torcida e organizadores, pois com todas as dificuldades, os atletas e organização fizeram um lindo espetáculo.
MAIS APOIO
O professor Vinicius Braga, idealizador do projeto Jatobá, que tem o objetivo de proporcionar esporte as pessoas da periferia dos bairro Henrique Jorge, Genibaú e adjacências precisa do apoio dos comerciantes locais. Ele convida todos que venha conhecer o Projeto, que fica no final da Rua Arco Verde, bairro Henrique Jorge/Genibaú.

O HJ NOTÍCIAS esteve presente na final. Confira vários momentos:


Os atleta Márcio, Júnior, o professor Vinicius, o árbitro Fernando Feitosa e a torcida, falam antes da grande decisão:

1º gol da partida, Mávio, dos"Garotos do Sítio":

Gol de empate, marcado por Júnior:

2º gol do time dos Garotos do Sítio, marcado por Mávio, com direito a dança do João Sorrisão:

3º gol dos Garotos:

2º gol do Apartamentos, marcado por Júnior:

Empate no final da partida, de novo marcado por Júnior, que teve direito a pedir música, pois fez 3 gols:

Apartamentos, grande campeão:

Bar do Fusca, apoia o projeto:

TOCANTINS VENCE DESPORTIVA

A equipe do Tocantins (Aspirantes) do bairro Henrique Jorge recebeu o bom time do Desportiva, do Vila Velha, líder do Campeonato de seu bairro, nesse domingo, em seu campo e venceu por 3 x 2. Os gols do time comandado pelo técnico Aluisio, foram marcados por Deo, Diógenes e Canu.
O time Azul e Branco, não esteve bem na primeira etapa, mas no segundo tempo, com as substituições feitas pelo técnico, o time pressionou mais o adversário e saiu vitorioso. Parabéns as duas equipes, pois fizeram um jogo bastante movimentado e sem nenhuma jogada desleal.
Já na partida principal, o Tocantins venceu o Desportiva por 4 x 1, com uma grande exibição do meia Paulo Edilson.

O HJ NOTÍCIAS esteve presente, confira alguns momentos:

Deo, autor do primeiro gol da partida:

Goleiro Rafael, do Desportiva:

Técnico Fabinho, do Desportiva:

Gol de Diógenes, para o Tocantins:

Gol do time do Desportivo:

Gol de Canu, para o Tocantins:

Diógenes, do Tocantins, fala depois da partida:

Cleber, do Desportiva, fala com o HJ NOTÍCIAS:

quinta-feira, 28 de julho de 2011

UFA! COMEÇARAM A ASFALTAR AS RUAS DO HENRIQUE JORGE

O bairro Henrique Jorge, possivelmente, pela falta de um vereador nato aqui no bairro, não consegue muitos benefícios para a população.
Apesar do bairro ter números suficientes para eleger um edil, sempre nas eleições vêm pessoas de outras localidades, conseguem os votos e simplesmente esquecem o bairro. Temos vários problemas: falta de segurança, transporte coletivo precário e nossas ruas e avenidas estão sempre esburacadas. Durante muito tempo a rua Porto Alegre, uma das principais do bairro, por onde circulam vários veículos, inclusive com linha de ônibus,  não passam um novo asfalto. Demorou, mas felizmente chegou. Confira a matéria:

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SUB-13 (FORTALEZA VENCE UNICLINIC E AVANÇA NA COPA MESSEJANA)

A equipe do Fortaleza Esporte Clube, venceu nesta noite de quarta-feira (27/07), o Uniclinic por 2 x 0. Os gols do Tricolor de Aço foram marcados, ainda na primeira etapa, por Gabriel e Bruno.
Na segundo tempo da partida, que tem duração de 30 minutos, o Leão do Pici, administrou bem o jogo, marcando forte e saindo com contra-ataques rápidos, principalmente depois da entrada de João Gabriel (que concorre ao Bola Cheia do Fantástico nesse fim de semana).
O treinador Marquinhos cobrou dos jovens atletas disciplina tática e principalmente, muita garra, uma marca dos atletas que jogam Fortaleza. E os garotos não decepcionaram, seguiram muito bem as orientações do técnico e saíram vitoriosos.
Os classificados da chave A foram União, Estação e Fortaleza. Agora o Tricolor aguarda a definição da outra chave para saber quem vai pegar na próxima fase.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2 X 0 UNICLINIC
Local: Murilão
Horário: 18h30min.
FORTALEZA: Thiago (Daniel), Tiago Oliveira (Mateus), Erbson, Everton e Felipe; Ernani Thiago da Silva, Jefferson, João Vitor, Bruno (João Gabriel) e Gabriel. Técnico: Marcos Rola.
UNICLINIC: Lucas, Nícolas, Roberto, Carlos César e Luan; João Vitor, Natanael e Victor; Marcos Antonio, Sérgio e Yuri. Técnico: Jacinto.
Gols: Bruno e Gabriel
Árbitro: Chiquinho.

Gabriel, marcou um dos gols do Tricolor:

Apito final e festa tricolor:

Momento da partida:

Goleiro Thiago Henrique, do Fortaleza:

terça-feira, 26 de julho de 2011

RACHA DA AMIZADE (WHITES VENCEM WINES)

Bibi marcou.
O racha de sábado (23 de julho) foi muito disputado, mas no final, com a saída do Bruno, o time branco, que já tinha perdido várias oportunidades no primeiro tempo, saiu vencedor pelo placar de 4 x 2, demonstrando que a leve superioridade sobre o time vinho prevaleceu e fez justiça no resultado final.
NETO SE MACHUCA NO AQUECIMENTO
Durante o aquecimento do Racha da Amizade, o zagueiro Neto machucou-se e não conseguiu entrar em campo para participar do racha. O zagueiro vai passar a semana em tratamento no Departamento Médico do RA para voltar 100% em condições de jogo no próximo racha.
FICHA TÉCNICA
WHITES 4 X 2 WINES


BRANCO: Igor (Davi), Bibi, Gleidson, Tarcísio, Abner, Prego, Douglas, Marcelo, Dudé (Humberto),
Paulinho e Marquinhos.
Gols: Paulinho (1), Marquinhos (1), Gleidson (1), Bibi (1)
VINHO: Romário, Ferreira (Igor), Souza, Bruno (Ferreira), Alexandre, Yvanzinho, Wellington, Jean, Fernando, Anchieta e Jorge.
Gols: Jorge (1), Yvanzinho
Cartão Amarelo: Igor
Cartão Azul: Wellington

segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIA DO ESCRITOR

Hoje, 25 de julho, comemora-se o Dia do Escritor.
O 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.
Escrever pode ser um ofício, um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística. A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê.
Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar do ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto").
Assim, temos registros de grandes escritores da Antiguidade, da Idade Média, do Renascimento... e, graças a eles, temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos.
O escritor convence graças ao poder de sua paixão pela palavra, e não prioritariamente pela paixão que dedique a uma causa. Ou melhor, a sua causa sempre foi e será a palavra, caminho e céu de todas as causas. E de todas as paixões. O texto literário nasce das mãos do escritor. No dia do escritor comemoramos a solidão diante da palavra, a verdade, o medo, a alegria, o amor indizíveis de só saber escrever.

O HJ NOTÍCIAS realizou um bate-papo com os escritores Natalício Barroso, Raíssa Emir Maia, Sylvio Montenegro e Aderwal Batista. Confira em 4 momentos:

sábado, 23 de julho de 2011

SUB-13 DO FORTALEZA VENCE AMISTOSO CONTRA O AJAX

A equipe do Fortaleza, categoria Sub-13 venceu nesta manhã ensolarada de sábado a equipe do Ajax, do bairro Henrique Jorge. O jogo aconteceu no campo do Tocantins e o Tricolor não teve muitas dificuldades para vencer o adversário. O placar final ficou Fortaleza 5 x 1.
O amistoso foi um preparativo para o jogo contra o Uniclinic na próxima quarta-feira, em Messejana, onde o Tricolor de Aço terá que vencer o adversário para seguir na competição.
HJ NOTÍCIAS MANDA GOL DE JOÃO GABRIEL PARA O FANTÁSTICO
O belo gol de João Gabriel está concorrendo ao gol do Fantástico. O HJ NOTÍCIAS mandou por intermédio do site da Globo o vídeo do quinto gol tricolor na vitória sobre o time do Ajax. Agora vamos ficar na torcida para que o tento seja selecionado pela direção do quatro Bola Cheia.

Lindo gol de João Gabriel, que fala com o HJ NOTÍCIAS logo depois da partida:

Técnico Marquinhos:


Ala Felipe, uma jovem promessa tricolor:

Peixinho, autor do gol de honra do Ajax:

sexta-feira, 22 de julho de 2011

RACHA DA AMIZADE (TODOS AO RACHA NESSE SÁBADO)

A diretoria do Racha da Amizade, conclama a todos os racheiros que compareçam ao racha no sábado às 16h, como sempre, no campo do Tiradentes. Com certeza com a presença de todos, salvo aqueles que tenham motivos de força maior, o racha ficará mais alegre e as belas jogadas acontecerão, fazendo a alegria dos que estão em campo e fora dele.
Vamos lá Brandão e os "Brandõesinhos"; Wellington e os filhos Douglas e Diego e claro, por que não torcendo o "Wellington Novo", promessa de um grande jogador, segundo o pai; Gladson, Leimar, Alexandre, Bibi, Souza, Tarcisio e seu filho Bruno, Jota Lacerda, Márcio Torres, Kadinha, Abner, Ferreira etc.
TODOS AO RACHA! É evidente, que depois aquela cervejinha gelada, para os que "bebem", no grande Zé Arteiro, para a resenha do racha e de outros jogos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

DIA DO AMIGO

O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.

Confira um bate-papo sobre o Dia do Amigo, com Edwaldo Jr., J. Domingues e seus filhos João Neto e Rafael:

terça-feira, 19 de julho de 2011

DIA NACIONAL DO FUTEBOL


Charles Miller trouxe o futebol para o Brasil

Hoje, 19 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Futebol.
Muita gente não sabe, mas o esporte mais popular do país tem um dia só para ele! No ano de 1863, os representantes dos clubes de futebol ingleses, após seis reuniões na Freemason's Tavern, em Londres, fundaram o The Football Association.
A Associação redigiu um código com 13 regras que foram sendo modificadas até chegar ao número de 17.
Só em 1870 é que os times passaram a ter oficialmente 11 jogadores em campo.
A primeira partida entre seleções nacionais foi em 1872: Escócia x Inglaterra.
O jogo foi em Glasgow, na Escócia, e teve um público de 3500 espectadores, que não devem ter ficado muito satisfeitos com o resultado de 0 a 0! O futebol profissional começou em 1885 na Inglaterra.
A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) surgiu mais tarde em Paris, no dia 21 de maio de 1904.
Quatro amigos apaixonados por futebol queriam promover jogos entre os países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo.
Os tais amigos eram o editor francês Jules Rimet, o industrial gráfico francês Henry Delaunay, o banqueiro holandês C. A. W. Hirschman e o advogado francês Robert Guérin. Aliás, Guérin foi o primeiro presidente da FIFA: de 1904 a 1906.
O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês.
Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses.
Aos 9 anos, seguiu para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu - e bem - a jogar futebol.
Quando desembarcou de volta ao Brasil, em 1894, Charles Miller se surpreendeu ao descobrir que ninguém praticava o esporte bretão por aqui. Sorte que trouxera duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes.
Nem é preciso dizer que o futebol tornou-se o esporte mais popular do país.
O futebol está presente mesmo nas cidades mais distantes, entre crianças da mais tenra idade: mal aprendem a andar, é comum que ganhem logo uma bola e daí já arriscam seus primeiros passes.
Crescendo neste meio onde o esporte é tão popular, é natural que surjam craques - e muitos.
Porém, poucos têm a chance de treinar em um grande clube e ficar famosos ou receber enormes salários como os que vemos na televisão.

ORIGENS DO FUTEBOL
Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

Origens do futebol no Japão Antigo
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

Origens do futebol na Grécia e Roma
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.

O futebol na Idade Média
Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.
O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.

O futebol chega à Inglaterra
Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.
No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.
No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice.A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.

História do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
Fonte: www.campeoesdofutebol.com.br

segunda-feira, 18 de julho de 2011

I ENCONTRO DE EX-ALUNOS DO COLÉGIO FELIPE DOS SANTOS

A Associação dos Professores do Colégio Felipe dos Santos realizou no domingo (17 de julho), o 1º Encontro de Ex-Alunos da Escola. A festa foi animada pela banda de Pagode e a banda Mister Pop que agitou a galera.
O Colégio Felipe dos Santos, que há 45 anos é excelência de educação no bairro Henrique Jorge, fez o reencontro de gerações, proporcionando muita emoção entre os professores, alunos, ex-professores e ex-alunos. Estiveram na festa, o professor Zé Maria, baluarte da Escola e sua esposa, professora Graça; os professores Júlio César, Flávio França, Viana e muitos outros. Também presentes os ex-alunos Gliciano, Jucelino, Diógenes, Segundo, Nelsinho, o atleta Amaral e muitos outros.

Confira vários momentos da festa:

Professor Dagmar.

Professores Júlio César e Viana.


Momentos da festa.

Ex-aluno Jucelino.

Professor Flávio França.
Ex-aluno Gliciano.

Professora Graça falou aos presentes.

Mais festa!

Alegria dos ex-alunos.

sábado, 16 de julho de 2011

FUTEBOL (FORTALEZA PERDE, GUARANY E ICASA VENCEM E ARGENTINA É ELIMINADA)

A equipe do Fortaleza, apesar da luta dentro de campo, saiu derrotada em Maceió, pelo CRB, na estreia do Campeonato Brasileiro - Série C - por 1 x 0. Já o Guarany de Sobral venceu o Campinense por 2 x 0, com gols de Rafael e Claiton (ex-Fortaleza e Tiradentes). Pela Segundona o Icasa venceu o Grêmio Barueri, por 2 x 1, com gols de Janilson e Diego Palhinha, mas o Verdão do Cariri ainda continua na zona de rebaixamento. Mas o jogo que mereceu maior atenção pelos torcedores da América do Sul, foi sem dúvida nenhuma o clássico entre Argentina e Uruguai pelas quartas-de-final da Copa América. No tempo normal o placar ficou em 1 x 1. Sem gols na prorrogação a vaga foi definida nas penalidades e, Carlitos Tevez perdeu para a Argentina, eliminando a anfitriã.
Confira as penalidades e a festa uruguaia:

RECORDAR É VIVER (FOLHA 7 HOMENAGEIA PROFESSORES E RECEBE EX-ALUNOS FAMOSOS DO COLÉGIO 7 DE SETEMBRO)

No dia 8 de novembro de 2006, o Folha7, jornal do aluno do Cólégio 7 de Setembro, recebia ex-alunos famosos para entregar uma placa em homenagem aos professores Gilson Aragão, Socorro Costa, Yolanda FaçanhaMaria Liberato.
Os ex-alunos convidados foram o jornalista Jorge Telmo, a jornalista e apresentadora da TV Diário (que é ex-aluna e ex-professora), Márcia Thé, o cantor e compositor Renato Assunção e o sanfoneiro, cantor, piloto... Waldonys. Também foi convidada na época, a prefeita Luizianne Lins, que também é ex-aluna, mas ela não pode comparecer.
O Colégio 7 de Setembro sempre foi uma referência de educação na cidade de Fortaleza. Vários moradores do Henrique Jorge e bairros adjacentes estudaram e estudam lá.
Na época, eu coordenava o Folha 7 e Coordenadora de Artes era a professora Virna. Confira um pouco dessa linda festa. RECORDAR É VIVER!

RACHA DA AMIZADE (WINES SUBESTIMAM ADVERSÁRIO E PERDE DE 4 X 2)

Dudé, teve que viajar.
No Racha da Amizade desse sábado, a equipe dos Wines perderam por 4 x 2 para os Whites.
O time de coletes vinhos começou fazendo 1 x 0 com Paulinho, mas permitiram a virada e o placar terminou de 4 x 2 para os Whites. Os Wines Subestimaram principalmente o garoto Goiás, atleta de base do Tiradentes, que comandou quase todos os ataques do time de coletes brancos.
AUSÊNCIAS
Os baluartes do Racha da Amizade Dudé e Tarcísio, não puderam comparecer a racha por motivos justos. Os dois fizeram muita falta ao racha, pela categoria e liderança que os dois têm no racha, mas Júnior, que também é uma grande liderança, conseguiu controlar bem a partida.
Também faltaram Wellington, Douglas, Bibi, Souza, Glaydson e Brandão. Com eles o racha sempre fica melhor tecnicamente. Mas estão de parabéns os que tiveram presentes, pois literalmente suaram a camisa, oh!, o colete.
FICHA TÉCNICA
WINES 2 X 4 WHITES
WINES: Romário, Igor, Júnior, Neto, Anderson, Renan, Felipe, Irapuan, Marquinhos e Paulinho.
Gols: Paulinho e Felipe
WHITES: Rafael, Rafal (Ronda), Yvanzinho, Valteci, Aníbal, Ítalo, Goiás, Jorge, Fernando e Anchieta.
Gols: Aníbal, Goiás, Jorge e Ítalo.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

BORÚSSIA VENCE AMIGOS DO AMARAL EM AMISTOSO

A equipe do Borússia, formada por atletas do Tocantins, comandada pelo técnico Aluisio, venceu o desafio contra a equipe formada pelos amigos do Amaral, ex-atleta do Fortaleza, Palmeiras e Corinthians.  O time do Amaral, teve o reforço de Erandir, seu primo, que durante muitos anos foi ídolo do Fortaleza Esporte Clube e que recentemente estava no São Caetano; e também o meia Lelê, que atualmente joga pelo Trairiense, que subiu para primeira divisão do Campeonato Cearense.
O placar da partida foi de 2 x 0 para o Borússia, com gols de Dadá e Boneco. O time do Aluisio, bem melhor fisicamente em campo aliou a juventude da maioria dos seus atletas com a experiência do volante Branco e o lateral Rafael.
O jogo aconteceu no campo do Tocantins, nesta noite de sexta-feira, onde os amigos puderam se confraternizar, pois tanto Amaral como Erandir, começaram a jogar futebol no referido campo, revendo portanto muitos colegas do bairro.

O HJ NOTÍCIAS foi conferir esse amistoso. Veja alguns momentos:

Amaral e Diógenes

Erandir fala com o HJ NOTÍCIAS:

Lelê, atualmente joga no Trairiense:

Lance do jogo:

Lelê cobra falta e Alex defende com tranquilidade:

Rafael bate falta e a bola passa "raspando" o travessão:

DIA DO HOMEM

O Dia Internacional do Homem é comemorado oficialmente em vários países, e também no Brasil, em 15 de Julho. A data foi estabelecida há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e outros grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.
A ocasião também tem sido usada para promover a igualdade entre os gêneros, destacando os papéis positivos desempenhados pelos homens, bem como para estimular a população masculina a cuidar da saúde, em especial os mais jovens.
Diferentemente das mulheres, que destinam boa parte do tempo aos cuidados com a saúde e beleza, muitos homens são resistentes à realização de exames de rotina e à ida ao médico. Segundo o urologista Cristiano Gomes, do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-SP), as principais queixas deles estão relacionadas a distúrbios sexuais (impotência e ejaculação precoce), doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cálculos renais e disfunções urinárias.
Ele acredita que essa dificuldade em procurar auxílio médico ainda está muito ligada ao preconceito, embora reconheça que isso tem diminuído gradativamente. “O fato de muitos acharem que o exame da próstata é invasivo contribui para isto. No entanto, trata-se de um método muito simples, rápido e indolor”, afirma.
Na opinião do médico, o papel da mulher para a quebra de tabus desse tipo é muito importante. “Além disso, a imprensa também tem ajudado na mudança de atitude dos homens frente aos exames de prevenção, ao divulgar informações sobre a importância e simplicidade da avaliação”.
Para a coordenadora do Núcleo de Urologia Geriátrica, Miriam Dambros, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tornar a visita ao urologista uma rotina para o homem, assim como a ida ao ginecologista é para a mulher, é fundamental para, aos poucos, desmistificar conceitos equivocados e o receio a determinados procedimentos.

Prevenção de problemas graves
Atualmente, a disfunção erétil atinge mais de 150 milhões de homens em todo o mundo. Doenças ou situações de estresse podem favorecer ou causar esse tipo de problema, que tem como principais causas a diabetes, hipertensão arterial e a obesidade, além das doenças cardíacas, o hábito de fumar e a idade avançada.
Por falta de informação ou por vergonha, boa parte da população masculina nunca procura a ajuda de um urologista, a fim de esclarecer suas dúvidas. O que poucos homens imaginam é que, ao procurar um médico para solucionar uma dificuldade de ereção, eles também podem estar se prevenindo de consequências mais graves, como um infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO

No dia 14 de julho é comemorado em todo o mundo o Dia da Liberdade de Pensamento. A primeira vez em que foram definidos a liberdade e os direitos fundamentais do Homem foi por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembléia Nacional Constituinte da França em 26 de agosto de 1789. Vale lembrar, ainda, que o dia 14 de julho remete a uma data muito importante na história: a Queda da Bastilha, que marcou o início da Revolução Francesa.
Além de ter servido de inspiração para as constituições francesas de 1848 e para a atual, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão também foi base da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem. Nos artigos XVIII e XIX, por exemplo, estão dispostas as seguintes observações, respectivamente:
“Todo homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.
“Todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.

Dia da Liberdade de Pensamento. É um tema muito atual e que merece nossa reflexão, afinal trata-se de um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Um direito por sinal, muitas vezes violado. Um caso famoso é o do escritor indiano Salman Rushdie, refugiado em Londres, por ter tido a ousadia de escrever um livro – Os Versos Perspícuos – que não caiu bem no gosto dos clérigos muçulmanos e por isso foi condenado à morte ainda nos anos de 1990. Vale lembrar o singelo texto do escritor Malba Tahan, em seu livro “Lendas do Céu e da Terra”. Ele escreveu: “Nunca te arrependerás: De teres freado a língua, quando pretendias dizer o que não convinha. De teres pensado antes de falar. De teres perdoado aos que te fizeram mal. De teres suportado com paciência faltas alheias. De teres sido cortês e honesto com tudo e com todos.” Em vários países intelectuais encontram-se presos por terem ousado pensar livremente. Afinal, nunca como agora, pensar é uma questão de direito inalienável para cada ser humano.

terça-feira, 12 de julho de 2011

13 DE JULHO - DIA MUNDIAL DO ROCK

Nesta quarta-feira, dia 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. Você sabe desde quando se comemora esta data? Desde 1985. Foi no Live Aid - festival pelo fim da fome na Etiópia - que o dia 13 de julho ficou conhecido como o dia mundial do rock.
O Live Aid foi um festival que aconteceu simultaneamente na Filadélfia (EUA) e em Londres (Inglaterra) e trouxe nomes como Black Sabbath (com Ozzy), Status Quo, INXS, Loudness, Mick Jagger, David Bowie, Dire Straits, Queen, Judas Priest, Bob Dylan, Duran Duran, Santana, The Who e Phil Collins entre muitos outros. Aliás, Phil Collins tocou tanto em Londres como na Filadélfia, voando num Concorde para chegar a tempo.
Outros festivais com essa mesma consciência social ocorreram na década de 80 como o U.S.A. For Africa, Live Aid, Farm Aid, Hear 'n' Aid, Artists Against Apartheid e o Amnesty International, reunindo sempre grandes nomes do mundo pop e rock. O Live Aid talvez tenha ficado mais famoso, e não é pra menos, arrecadou mais de 60 milhões de dólares que foram doados em prol dos famintos na África. Curiosamente, não foi feito nenhum vídeo, CD, DVD sobre o festival até hoje, muito possivelmente pela grande quantidade de artistas envolvidos no projeto...

Origens do Rock
Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 (década de 1950).. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

A rock na década de 1950 : primeiros passos
É a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo. No ano de 1954, Bill Haley lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll. No ano seguinte, surge no cenário musical o rei do rock Elvis Presley. Unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues. O roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias. Nesta década, outros roqueiros fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

O rock nos anos 60: rebeldia e transgressão
Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.
A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso : The Rolling Stones.
No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época : The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

O rock nos anos 70: disco music, pop rock e punk rock
Nesta época o rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado, surge uma batida dançante que toma conta das pistas de dança do mundo todo. A dance music desponta com os sucessos de Frank Zappa, Creedence Clearwater, Capitain Beefheart, Neil Young, Elton John, Brian Ferry e David Bowie.
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen e Yes.

Anos 80: um pouco de tudo no rock
A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police.
Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora é a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna.

Anos 90 : década de fusões e experimentações
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.

O Rock no Brasil
O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

Para comemorar a data o HJ NOTÍCIAS convidou o músico líder da Banda Modus Vivendi, Carlos Brandão, Sylvio Montenegro, Edwaldo Jr. e Vicente Cunha, todos apaixonados pelo Rock. Confira a matéria em três momentos:

JATOBÁ ESPORTE CLUBE INICIA PRIMEIRO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE TRAVINHA

Começou nesse domingo às 8 horas, e segue até o próximo dia 20 de julho o  I Campeonato de Futebol de Travinha do Jatobá Esporte Clube. Os jogos acontecem no campinho do Jatobá, na rua Cardeal Arco Verde esquina com rua Cuiabá, no bairro Henrique Jorge.
É da brincadeira nos campinhos de bairros que surgem novos talentos. A proposta dos organizadores é desenvolver o espírito de equipe na tentativa de afastar a juventude local do consumo de drogas. O futebol de travinha é praticado por times com seis jogadores cada.
A equipe campeã receberá uma premiação de R$ 150,00, troféu e medalha. O time segundo colocado ficará com uma premiação de R$ 50,00, troféu e medalhas. O artilheiro do campeonato também será agraciado com um troféu.
O HJ NOTÍCIAS registrou a abertura do Campeonato.
Confira uma entrevista com Vinicius Braga, Diretor presidente da Associação Jatobá Esporte Clube:

Lances do futebol de travinha:

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TOCANTINS ANIVERSARIA E FAZ A FESTA

A equipe do Tocantins Atlético Clube completou no dia 7 de julho, 57 anos de glórias. Para comemorar a data a diretoria programou uma linda festa, que começou no sábado, com os veteranos, jogando no Clube da Caixa Econômica em Messejana.
No domingo, pela manhã, aconteceram dois jogos: Tocantins (Aspirante) x Racheiros Tricolores e Tocantins (Titular) x Terraço. Nos dois jogos o aniversariante fez a festa: na preliminar, o Tocantins venceu por 3 x 1 os Racheiros Tricolores, com gols de Edilmo, Demir e Del, descontando Renê para os Racheiros. Já na principal, o placar foi de 2 x 1 para o Tocantins, com gols de Paulo Renê e Rivanildo, Clodoaldo descontou para a equipe convidada.
TOCANTINS 2 X 1 TERRAÇO
Tocantins: Doido, Rafael, Mildo, Glaydson, Antoniel, Dendê, Branco, Paulo Renê, Tácio, Renan e Cocó. (Paulo Edilson, Rivanildo, Peixe, Miranda e Zé)
Terraço: Alex, Irmão, Jean, Naldo, Lula, Niro, Dudu, Garrinchinha, Zé Carlos, Clodoaldo e Pedro. (Jefferson)
Preliminar: Tocantins 3 x 1 Racheiros Tricolores.

Depois dos jogos, que empolgaram a torcida, os atletas e convidados foram ao Colégio Felipe dos Santos, para "bebemorar".
Todos que fazem parte da história do Tocantins estão de parabéns, desde o Walter, Seu Moacir, o grande baluarte da equipe até a nova diretoria composta por Carlos, Bedeu e Damião. Claro não podemos esquecer dos atletas que durante todos esses anos honraram a camisa do Tocantins, como Bobô, Luciano, Didi, Mendonça, Zeca, Rochael, Colega, Claudiomar, Paulo César, Rafael, e muitos, mas muitos outros!

Confira alguns momentos da festa do Tocantins:

Del, marca o terceiro gol do Aspirante:

Clodoaldo, conversa com o HJ NOTÍCIAS, antes da partida:

Clodoaldo perde penalidade:

Paulo Renê faz 1 x 0:

 Renan, neto do seu Moacir:

Bedeu e Colega, falam durante o jogo:

Carlos, presidente do Tocantins:

Damião, diretor do Tocantins:


Confraternização:

RACHA DA AMIZADE (WINES ARRASSADORES)

Yvanzinho, 3 gols.
No último sábado (09 de julho) a equipe de coletes vinhos goleou o time de coletes brancos por 7 x 1 no Racha da Amizade. Os Wines não tomaram conhecimento dos Whites. Logo no início do jogo foram para cima e Brandão fez 1 x 0, ainda na primeira etapa o placar já marcava 3 x 0. No segundo tempo Brandão fez mais um e Irapuan fez um belo gol. Para o desespero dos Whites Yvanzinho, que também fez uma partida impecável , fez 3 gols (pode pedir música) e Paulinho deu números finais ao racha: 7 x 1. O gol de honra dos Whites foi marcado por Jean.
No racha de sábado, muitos companheiros não puderam vir como Wellington, Tarcisio, Douglas, Kadinha, Jorge...., mas com certeza no próximo sábado estaremos todos reunidos para bater aquele "babinha", como dizem os baianos.
FICHA TÉCNICA:
WHITES 1 X 7 WINES
WHITES: Marcio, Igor, Matheus, Souza, Ferreira, Prego, Jean, Fernando, Marquinhos, Anchieta e Humberto.
Gol: Jean (1)
WINES: Rafael, Yvanzinho, Neto, Lucas, Valtecir, Aníbal, Ítalo, Dudé, Irapuan, Paulinho e Brandão.
Gols: Yvanzinho (3), Irapuan (1), Brandão (2), Paulinho (1)
Cartão Amarelo: Ferreira

sábado, 9 de julho de 2011

TOCANTINS ANIVERSARIA


A equipe do Tocantins, o clube mais antigo do bairro Henrique Jorge em atividade, está aniversariando esse final de semana.
A programação da festa começa nesse sábado com os veteranos jogando no campo da Caixa Econômica, em Messejana e nesse domingo, acontece os jogos do 1º e 2º quadros, pela manhã. Logo após a partida, a festa prossegue, no Colégio Felipe dos Santos, com muita cerveja gelada. Parabéns ao Tocantins! O HJ NOTÍCIAS fará a cobertura da festa no domingo. Atualmente o clube tem como presidente Carlos, contando com o trabalho incansável de Bedeu e Damião. O grande baluarte do Tocantins, o saudoso senhor Moacir, com certeza ficaria muito feliz com a festa do clube que presidiu por muitos anos.

DIA DA REVOLUÇÃO E DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA

Em 9 de julho de 1932, rebentou a Revolução Paulista. São Paulo já possuía um governante civil e paulista, de modo que a grande reivindicação era a constitucionalização do país.O Estado do café se levantou contra a Revolução de 30 e os políticos paulistas, sobretudo os dirigentes do PRP (Partido Republicano Paulista), não se conformaram com a vitória da Revolução. A nomeação de um interventor em São Paulo, propiciou-lhes motivos para o desencadeamento de uma grande propaganda contra o governo federal, na qual se destacavam lemas bem elucidativos: "São Paulo conquistado!", "São Paulo dominado por gente estranha!", "Convocação imediata da Constituinte!", "Tudo pela Constituição!"
Embora o interventor, sentindo dificuldades para administrar o Estado, tivesse pedido demissão, a onda de descontentamento e agitação prosseguiu. Na noite de 23 de maio de 1932, um grupo de populares tentou invadir a sede do partido favorável a Getúlio Vargas, na Praça da República. Houve resistência e o resultado foi desastroso, com cinco vítimas fatais: Martins, Miragaia, Drauzio, Camargo e Alvarenga, que veio a falecer meses depois.
Foi assim que, em 9 de julho de 1932, rebentou a Revolução Paulista. São Paulo já possuía um governante civil e paulista, de modo que a grande reivindicação era a constitucionalização do país. Mas o Estado paulista ficou só, não houve adesão das outras oligarquias dos demais Estados.
Em 1932, dos 7 milhões de habitantes de São Paulo, mais da metade era de origem italiana. Para eles, a luta era em defesa da unidade nacional. Com argumento desse tipo, os interventores conseguiram grande número de voluntários para lutar contra os paulistas.
Isso, contudo, não bastou. De todos os lados, as forças paulistas eram assediadas pelas tropas do governo federal. Para completar o cerco, a esquadra bloqueou o litoral. E para não reconhecer a derrota antes do tempo, a ordem do comando revolucionário era "durar", isto é, resistir a qualquer preço. A esperança de adesão dos outros Estados se dissipou, totalmente, com a prisão dos líderes gaúcho e mineiro, ambos partidários do levante paulista.
A capitulação se deu a 1º de outubro 1932. Cerca de 135 mil paulistas lutaram, incansavelmente, por três meses. No dia 2 de outubro daquele ano, sem armas, sem munição e sem o apoio de outros Estados, São Paulo foi obrigado a se render às forças de Vargas.
Os principais chefes da revolução foram detidos e obrigados a se exilar na Europa, assim, não poderiam concorrer as eleições nem votar. Getúlio vence a Revolução, mas, mesmo assim, o governo percebe que era difícil governar sem as oligarquias paulistas. Para não perder o poder, Vargas decide nomear a comissão de constitucionalização. Em 25 de julho, ordenou o alistamento eleitoral e, depois, convocou a assembléia constituinte.
Em 1997, o governador de São Paulo, decretou o dia 9 de julho, feriado estadual para homenagear o "Dia do Soldado Constitucionalista". O obelisco do Ibirapuera é uma homenagem a Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo, mortos no dia 23 de maio. O obelisco simboliza uma espada fincada, ferindo o coração (simbolizado pela praça) do Estado de São Paulo.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

7 DE JULHO (FATOS HISTÓRICOS)

1456 - Joana d'Arc é absolvida (após ter sido executada).
1497 - Parte de Lisboa a expedição à Índia de Vasco da Gama.
1515 - As Cortes de Castela declaram formalmente a anexação do Reino de Navarra à Coroa de Castela.
1769 - Guilherme Stephens recebe a administração da Fábrica de Vidros da Marinha Grande.
1865 - Mary Suratt foi a primeira mulher a ser executada nos Estados Unidos. Ela foi enforcada.
1925 - Fundação da cidade de Candelária, no Rio Grande do Sul.
1947 - Um disco voador, que teria caído na cidade de Roswell, nos Estados Unidos, provocou um dos maiores mistérios do século.
1957 - Pelé estreou na seleção brasileira de futebol, aos 16 anos, e marcou um dos gols da partida da Copa Rocca contra a Argentina, no Maracanã. Os oponentes levaram o jogo por 2x1, mas o Brasil conquistou o título.
1974 - Comandada por Franz Beckenbauer, a Alemanha Ocidental venceu o "carrossel holandês" de Cruyff por 2 a 1 e conquistou sua segunda Copa do Mundo, jogando em casa.
1978 - Independência das Ilhas Salomão.
1987 - O primeiro comício por eleições diretas desde o início do governo Sarney foi realizado em Brasília. O ato reuniu cerca de 5 mil pessoas.
2005 - Londres, capital da Inglaterra, sofre uma série de atentados terroristas, com explosões em um ônibus (autocarro) e no sistema de metrô (metro).
2007 - O Live Earth é realizado em diversas cidades do mundo simultaneamente.
            São escolhidas em Lisboa, Portugal, as Novas Sete Maravilhas do Mundo.
            É promulgado o motu proprio Summorum Pontificum, que liberaliza a Missa Tridentina.
2009 - Funeral do cantor Michael Jackson, no ginásio Staples Center.

Os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres, também conhecidos como atentados ao metrô de Londres, referem-se a uma série de explosões que atingiram o sistema de transporte público da capital britânica, na manhã de quinta-feira, 7 de julho de 2005, em plena hora do rush.
No centro de Londres, houve quatro explosões em menos de uma hora, atingindo três trens do metrô (London Underground) e um ônibus (autocarroPE) de dois andares da London Buses. Os primeiros relatos informaram a ocorrência de 37 mortes. Já em 8 de julho, a estimativa era de pelo menos, 50 mortos. Ao final das operações de emergência, 52 mortes e cerca de 700 pessoas feridas foram confirmadas.
Os incidentes levaram ao completo fechamento da rede do London Underground e à interdição de muitas ruas próximas às estações afetadas. Os serviços de trem para as estações londrinas foram cancelados durante a maior parte do dia e a rede de ônibus da cidade foi paralisada, na zona central.
O Comissário da Polícia Metropolitana de Londres disse que as explosões provavelmente estariam ligadas a um "grande ataque terrorista", mas não especulou sobre qual teria sido o grupo responsável pelos ataques. Os atentados aconteceram enquanto o Reino Unido era o anfitrião do 31º encontro do G8, no Gleneagles Hotel, em Perthshire, e um dia após Londres ter sido escolhida como a sede dos Olimpíadas de 2012.
Foi o pior ato de terrorismo no Reino Unido desde o Atentado de Lockerbie, em 1988, quando 270 pessoas morreram.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CRIAÇÃO DO IBGE

Dia da criação do IBGE (6 de julho de 1934).
O IBGE é o principal provedor de dados e informações do país, atendendo às necessidades não só dos mais diversos segmentos da sociedade civil, como também dos órgãos dos âmbitos federal, estadual e municipal. O IBGE oferece uma visão completa e atual do país, ao desempenhar suas principais funções:
- Produzir e analisar as informações estatísticas;
- Coordenar e consolidar essas informações;
- Produzir e analisar as informações geográficas;
- Coordenar e consolidar essas informações;
- Estruturar e implantar um sistema de informações ambientais;
- Documentar e disseminar todas as informações colhidas;
- Coordenar os sistemas estatístico e cartográfico nacionais.
Durante o período imperial, foi criada, em 1871, a Diretoria Geral de Estatística, único órgão com atividades exclusivamente estatísticas. Com o advento da República, o governo ampliou essas atividades, sobretudo depois da implantação do registro civil de nascimentos, casamentos e óbitos.
De 1871 a 1934, esse órgão mudou de nome várias vezes, até ser extinto o Departamento Nacional de Estatística, cujas atribuições passaram aos ministérios competentes.
Em 1934 foi criado o Instituto Nacional de Estatística (INE), com a missão de articular e coordenar as pesquisas estatísticas. Suas atividades foram iniciadas em 29 de maio de 1936.
No dia 13 de fevereiro de 1937, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE. Este passou a se chamar, então, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao qual compete identificar e analisar o território, fazer o censo demográfico, demonstrar como a economia evolui por meio do trabalho e da produção das pessoas e revelar como elas vivem. Desse modo, o IBGE retrata o Brasil de forma fidedigna, prestando "informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania", de acordo com o artigo 2º de seu Regimento Interno.

terça-feira, 5 de julho de 2011

POUCOS GOLS, MUITOS EMPATES E TRÊS ZEBRAS NA PRIMEIRA RODADA DA COPA AMÉRICA

Primeira rodada da Copa América da Argentina mostra, entre outras coisas, que os sulamericanos não estão bem no ataque ou que o setor defensivo está muito bem.
Fim da primeira rodada da Copa América. Seis jogos, sendo que quatro terminaram em empate, oito gols. Nada satisfatório para quem esperava a melhor Copa América de todos os tempos. Ainda cedo para falar, e espera se uma melhora, mas, de fato, a primeira rodada não foi das melhores. Espera-se que a melhor Copa América ainda comece.
POUCOS GOLSOito gols em seis jogos levam a média de 1,33 por jogo, pouco demais. Tão pouco que é a pior média desde 1993, quando a atual fórmula de disputa foi adotada. Até então, a pior média foi em 1997, com 1,83 por jogo na primeira rodada.
Destaca-se na falta de gols, o grupo B. Nenhum gol nos dois jogos. Nem Brasil, nem Venezuela, tampouco Paraguai ou Equador, conseguiram comemorar um tento na primeira rodada, fazendo com que o grupo tivesse o resultado mais decepcionante.
Destaque positivo, ou quase isso, é o Chile. O time foi o único a marcar dois gols na primeira rodada da Copa América, com dois gols de escanteio.
MUITOS EMPATESDos seis jogos, só dois terminaram com vencedor e perdedor. Os outros quatro jogos terminaram empatados, dois sem gols, e dois pela contagem mínima. Muito, ainda mais quando vê que Brasil, Argentina e Uruguai fizeram parte do grupo. Nada mais do que 10 das 12 seleções participantes não obtiveram uma vitória no primeiro jogo.
Só Colômbia e Chile venceram suas partidas, e ambos pela contagem mínima, o que leva a crer que uma primeira rodada com tudo empatado não seria impossível.
O curioso é que as 10 equipes da Conmebol estão invictas nessa Copa América. As duas únicas perdedoras foram Costa Rica e México, dois países da América Central, convidados da CONMEBOL pela CONCACAF.
TRÊS ZEBRAS
Argentina, Brasil e Uruguai ainda são os grandes favoritos para levar o título. E os três tinham missão teoricamente fácil no primeiro jogo: pegavam as seleções que, tradicionalmente, eram as piores da América do Sul: Bolívia, Venezuela e Peru, respectivamente.
Fim da primeira rodada e três empates marcaram as estréias dos favoritos contra as Seleções mais fracas. Zebra? Claro que sim, resta saber o que isso significará a longo prazo. Por agora, sabe se que os favoritos não são tão favoritos e que os azarões não são tão azarões.
A segunda rodada começa Quarta, na partida da Argentina contra a Colômbia, pelo grupo B.

domingo, 3 de julho de 2011

CANARINHA FRUSTRA TORCIDA E GANSO NÃO LEVANTA VOO

Pato, o melhor em campo, só Mano
não viu.
A torcida ficou frustrada na estreia da Seleção Brasileira da Copa América. O Brasil não passou de um empate sem gols com a Venezuela.
Na primeira etapa, nos primeiros 15 minutos, o Brasil sufocou o adversário, principalmente com Alexandre Pato, um dos melhores jogadores em campo, juntamente com o lateral André Santos. Aos poucos a Venezuela encaixou a marcação, principalmente porque o meia Paulo Henrique Ganso não fazia uma boa partida. Na segunda etapa, foi exatamente igual ao primeiro tempo.
TÉCNICO TEM QUE ESTÁ EM UM PLANO MAIS ALTO
A cada jogo que assisto, no estádio ou na televisão, me convenso de que o técnico tem que está em um plano mais alto. Porque ele não vê o que a maioria dos torcedores observam.
Todos, ou quase todos, viram que Ganso não estava bem e que Alexandre Pato era o melhor em campo, como disse anteriormente. Ora o técnico simplesmente coloca Lucas, que deveria entrar, exatamente no lugar de quem levava perigo ao adversário. Resultado: não houve mais nenhuma jogada que ameaçasse a Venezuela, que nos últimos anos vem melhorando seu futebol. Agora o Brasil joga contra o Paraguai, no próximo sábado. Espero que Mano Menezes reveja seus erros também. Vamos lá Brasil, continuamos torcendo!

FORTALEZA É CAMPEÃO SUB-14

A equipe do Fortaleza Esporte Clube, sagrou-ser campeã cearense na categoria Sub-14.
A final foi disputada com o Ferroviário Atlético Clube, no Estádio Elzir Cabral, na Barra do Ceará.
Sob o sol forte, os pequenos atletas impuseram um ritmo forte em busca da vitória. O Tricolor do Pici, foi o primeiro a tomar a iniciativa em busca do gol. Mas o Tricolor Coral também tinha o contra-ataque, principalmente com o atacante Erison.
Aos 14 minutos de jogo, o meia Leo recebe na metade do gramado e lance para Alan Cesar, que divide com o adversário, progride dentro da área e bate de canhota, fazendo um lindo gol para alegria dos pais tricolores que estavam presente: Fortaleza 1 x 0.
Na segunda etapa o time comandado por Roberto Cearense, volta mais esperto e vai para cima do Fortaleza, mas quem teve as melhores oportunidades foi a equipe comandada por Marquinhos Rola. O placar final coroou a equipe bem melhor distribuída em campo. Mas o Ferroviário também está de parabéns, pois lutou do começo ao fim.
EGÍDIO É ELEITO CRAQUE DO CAMPEONATO
O meia Egídio, do Fortaleza, foi escolhido pelos representantes das equipes e a imprensa o craque do campeonato. Parabéns ao Egídio e todos que fazem as categorias de base do Fortaleza.
ORGANIZAÇÃO
O HJ NOTÍCIAS parabeniza a Federação Cearense de Futebol Amador, pela organização do campeonato, principalmente na partida final. Não houve nenhum incidente, todos se respeitaram: dentro e fora de campo. Com as medidas adotadas, quem sai ganhando é o futebol. Hoje o campeão foi o Fortaleza, parabéns ao Tricolor. Outra vez pode ser o Ferrovíário.

FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIO 0 X 1 FORTALEZA
Ferroviário: Murilo, Mateus, Samuel, Pedro Lucas, Dheigon, Ricardo Cesar, Matheus, Magnun, Lucas (Paulo Vitor), Bruno (Anderson) e Erison. Técnico: Roberto Cearense
Fortaleza: Jonathan, Rennan (Alisson), Iago, Glauberto (Jadson), Sidnei, Pedro Ítalo, Egidio (Armando), Leo, Alan Cesar, Jorginho e Washington (Lucas). Técnico: Marcos Rola.
Campeonato Cearense - Sub 14 - Final
Local: Estádio Elzir Cabral
Horário: 9h
Gol: Alan Cesar
Árbitro: Antonio Carlos:
Assistente 1: Antonio Ricardo
Assistente 2: Assis Pereira
Delegado: Joilene do Carle

Confira vários momentos da final:



Gol da vitória tricolor, marcado por Alan:

Roberto Cearense, técnico do Ferrão, fala antes da partida:

Marquinhos, técnico do Fortaleza:

Irapuan Monteiro, assessor de imprensa do Ferroviário:

Leão, campeão e Alan Cesar conversa com HJ Notícias:

Atacante leonino, Jorginho:

Erison, atacante coral:

Egidio, eleito o craque do campeonato:

Entrega do troféu ao Ferroviário:



Capitão Iago recebe o troféu de campeão das mãos de Irapuan Monteiro e festa tricolor:

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)