sexta-feira, 1 de julho de 2011

DIA DA VACINA BCG

A vacina BCG é a responsável pela defesa contra a tuberculose e no dia 1º de julho comemora-se a sua criação. A vacina contra a tuberculose (BCG - Bacilo de Calmette-Guérin) é elaborada a partir de uma bactéria atenuada de origem bovina (Mycobacterium bovis), que é semelhante ao microorganismo causador da doença (Mycobacterium tuberculosis).A BCG não impede a infecção e nem o desenvolvimento da tuberculose pulmonar, mas pode conferir certo grau de proteção para a meningite tuberculosa e para as formas disseminadas da doença.Após aplicação intradérmica da vacina é esperado o aparecimento de uma pápula ("pequeno caroço") avermelhada no local da aplicação em 2 a 6 semanas. Esta pápula pode atingir até 3 mm ao final da sexta semana e, a partir daí, regredir até desaparecer, deixando uma pequena cicatriz.
A vacina é uma substância usada para criar imunidade, a uma pessoa ou animal, contra infecções.
O processo de imunidade acontece ao se injetar no organismo pequenas poções com o vírus ou bactéria das doenças, para estimular o sistema de defesa do corpo.
Dessa forma, o corpo produz os chamados anticorpos, que destroem esses vírus e bactérias. Quando as doenças aparecem e temos contato com elas, nosso corpo já sabe como se defender.
Foi inventada em 1921, pelo cientista francês Camille Guérin, juntamente com Albert Léon Chaves, também nascido nesse país.
Arlindo de Assis foi o responsável pelas primeiras aplicações da vacina BCG no Brasil, no ano de 1927, num trabalho desenvolvido em parceria com o pediatra Almir Madeira, esses, em 1934, criaram a primeira campanha brasileira contra a tuberculose.
No Brasil, a primeira dose da vacina é aplicada no primeiro mês, logo após o nascimento do bebê, sendo necessário o reforço entre os seis e dez anos de idade.
A tuberculose antigamente era conhecida como “peste bubônica”. Seu contágio se dá através das vias aéreas, respiratórias, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Pessoas bem próximas a doentes devem ficar protegidas com máscaras, evitando contrair a doença.
Os sintomas mais comuns são: febre alta, perda do apetite, emagrecimento, tosse por mais de quinze dias seguidos, dificuldade de respirar e cansaço.
Casos mais graves fazem a pessoa expelir sangue através da tosse.
Para diagnosticar a doença pode-se fazer a baciloscopia, o teste de mantoux e uma radiografia pulmonar.
A vacina é uma substância usada para criar imunidade, a uma pessoa ou animal, contra infecções.
O processo de imunidade acontece ao se injetar no organismo pequenas poções com o vírus ou bactéria das doenças, para estimular o sistema de defesa do corpo.
Dessa forma, o corpo produz os chamados anticorpos, que destroem esses vírus e bactérias. Quando as doenças aparecem e temos contato com elas, nosso corpo já sabe como se defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)