quinta-feira, 7 de julho de 2011

7 DE JULHO (FATOS HISTÓRICOS)

1456 - Joana d'Arc é absolvida (após ter sido executada).
1497 - Parte de Lisboa a expedição à Índia de Vasco da Gama.
1515 - As Cortes de Castela declaram formalmente a anexação do Reino de Navarra à Coroa de Castela.
1769 - Guilherme Stephens recebe a administração da Fábrica de Vidros da Marinha Grande.
1865 - Mary Suratt foi a primeira mulher a ser executada nos Estados Unidos. Ela foi enforcada.
1925 - Fundação da cidade de Candelária, no Rio Grande do Sul.
1947 - Um disco voador, que teria caído na cidade de Roswell, nos Estados Unidos, provocou um dos maiores mistérios do século.
1957 - Pelé estreou na seleção brasileira de futebol, aos 16 anos, e marcou um dos gols da partida da Copa Rocca contra a Argentina, no Maracanã. Os oponentes levaram o jogo por 2x1, mas o Brasil conquistou o título.
1974 - Comandada por Franz Beckenbauer, a Alemanha Ocidental venceu o "carrossel holandês" de Cruyff por 2 a 1 e conquistou sua segunda Copa do Mundo, jogando em casa.
1978 - Independência das Ilhas Salomão.
1987 - O primeiro comício por eleições diretas desde o início do governo Sarney foi realizado em Brasília. O ato reuniu cerca de 5 mil pessoas.
2005 - Londres, capital da Inglaterra, sofre uma série de atentados terroristas, com explosões em um ônibus (autocarro) e no sistema de metrô (metro).
2007 - O Live Earth é realizado em diversas cidades do mundo simultaneamente.
            São escolhidas em Lisboa, Portugal, as Novas Sete Maravilhas do Mundo.
            É promulgado o motu proprio Summorum Pontificum, que liberaliza a Missa Tridentina.
2009 - Funeral do cantor Michael Jackson, no ginásio Staples Center.

Os atentados de 7 de julho de 2005 em Londres, também conhecidos como atentados ao metrô de Londres, referem-se a uma série de explosões que atingiram o sistema de transporte público da capital britânica, na manhã de quinta-feira, 7 de julho de 2005, em plena hora do rush.
No centro de Londres, houve quatro explosões em menos de uma hora, atingindo três trens do metrô (London Underground) e um ônibus (autocarroPE) de dois andares da London Buses. Os primeiros relatos informaram a ocorrência de 37 mortes. Já em 8 de julho, a estimativa era de pelo menos, 50 mortos. Ao final das operações de emergência, 52 mortes e cerca de 700 pessoas feridas foram confirmadas.
Os incidentes levaram ao completo fechamento da rede do London Underground e à interdição de muitas ruas próximas às estações afetadas. Os serviços de trem para as estações londrinas foram cancelados durante a maior parte do dia e a rede de ônibus da cidade foi paralisada, na zona central.
O Comissário da Polícia Metropolitana de Londres disse que as explosões provavelmente estariam ligadas a um "grande ataque terrorista", mas não especulou sobre qual teria sido o grupo responsável pelos ataques. Os atentados aconteceram enquanto o Reino Unido era o anfitrião do 31º encontro do G8, no Gleneagles Hotel, em Perthshire, e um dia após Londres ter sido escolhida como a sede dos Olimpíadas de 2012.
Foi o pior ato de terrorismo no Reino Unido desde o Atentado de Lockerbie, em 1988, quando 270 pessoas morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)