quinta-feira, 11 de agosto de 2011

HOJE, 11 DE AGOSTO, COMEMORA-SE O DIA DA TELEVISÃO, DO ADVOGADO, DO GARÇON, DO ESTUDANTE E O DIA INTERNACIONAL DA LOGOSOFIA

DIA DA TELEVISÃO
A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.
No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.
Mas o dia para se comemorar a invenção desta, que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações, é 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida nesse dia.

Dia do Advogado
O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal. Advogar é uma das opções do bacharel em Direito. A outra é a carreira Jurídica. O advogado pode defender interesses de pessoas ou de instituições, privadas ou públicas. Pode especializar-se em Direito Administrativo, Civil, Comercial, da Criança e do Adolescente, Ambiental, Internacional, Penal ou Criminal, Trabalhista ou Previdenciário e Tributário.
O dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil e é também o Dia do Advogado. Esse dia é também conhecido como o "Dia do Pendura", uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O dia é até hoje temido nos restaurantes, pois dizem que a tradição de comer sem pagar continuou a ser seguida...

Dia do Estudante
No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Dia do Garçom
Dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Garçom. Não se sabe exatamente porque foi escolhida esta data. Há quem diga, que por coincidir com o Dia do Advogado, ou "dia do pendura", estes profissionais têm, nesta data, trabalho dobrado. Para comemorar, muitos restaurantes e estabelecimentos promovem provas, com prêmios para os garçons que conseguirem carregar bandejas cheias de copos dágua sem derramar. Também há provas como a de equilibrar um ovo dentro de uma colher, presa pela boca. É sempre muito divertido, reunindo famílias, colegas, patrões e amigos.
Para ser garçom, o bom humor é tão fundamental como a tolerância. Há clientes muito educados, mas há os que pensam que podem tudo, por estar pagando. A técnica neste trabalho também é muito importante, constituindo-se um verdadeiro malabarismo o ato de carregar tantos pratos e travessas, sem perder a elegância. Qualquer deslize pode chegar a custar o emprego.

Dia Internacional da Logosofia
A Logosofia é a ciência que explora o homem por inteiro, aproveitando ao máximo todo seu potencial psicológico, mental e espiritual. O autor da Logosofia é Carlos Bernardo González Pecotche, também conhecido como "Raumsol". Ele nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 11 de agosto de 1901. González criou e desenvolveu a Logosofia, partindo de sua concepção da vida humana, de Deus, do Universo e suas leis.
Em 1930, González instituiu a Fundação Logosófica com o objetivo de difundir a nova ciência que havia criado. Hoje, essa ciência foi expandida para muitos países através de centros culturais onde se estuda e pratica esta nova linha de conhecimentos transcendentes. O pensamento logosófico é muito complexo, e muitas pessoas desejam saber qual a fonte da sabedoria de González. Mas na verdade, González não tirou seus conhecimentos de nenhuma fonte, ele mesmo concebeu e aperfeiçoou seus pensamentos.
Na cidade de Montividéu, em 17 de julho de 1950, o autor da Logosofia pronunciou as seguintes palavras: "Muitas coisas, totalmente desconhecidas para vós e para o mundo, dei a conhecer em meus ensinamentos, e ninguém poderia dizer que uma só dentre elas não está vinculada a minha vida."
A Logosofia revela conhecimentos da natureza transcendental, conduzindo o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do universo e das leis eternas. Seu objetivo principal é colocar o homem em contato com o metafísico. A Logosofia abre as portas da investigação pessoal para o ser humano. Cada um de nós é um universo particular a ser explorado.
Os grandes objetivos da Logosofia são :
· A evolução consciente do homem, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo;
· O conhecimento de si mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um;
· A integração do espírito, para que o ser possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança;
· O conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios;
· O conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as idéias e pensamentos que fecundam a vida humana;
· A edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns;
· O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, com que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de significado incalculável para o porvir pedagógico na educação da humanidade.

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