quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ZAGALO COMPLETA 80 ANOS

MARIO JORGE LOBO ZAGALO – nasceu em Maceió no dia 09 de agosto de 1931. Como jogador foi um dos mais importantes da história do futebol brasileiro. Começou nos juvenis do América carioca. Depois passou para o Flamengo. Foi com o treinador Fleitas Solich que Zagalo começou a aperfeiçoar seu futebol. Dizem que Solich transformou um jogador de bola em um jogador de futebol, onde a inteligência era uma de suas principais virtudes. Conquistou títulos de campeão carioca foi convocado para a seleção brasileira que disputaria a Copa do Mundo em 1958, na Suécia. Em princípio desacreditado. A glória dos títulos conquistados não lhe garantiam a fama. A imprensa ainda não tinha descoberto seu talento.
Como a justiça tarde mas não falha, às vésperas do embarque, Zagalo foi escalado para enfrentar o Paraguai no maracanã. Talvez tenha sido o jogo de sua vida. O Brasil venceu por 4x1 com dois gols de Zagalo. Sua exibição garantiu o passaporte para a Copa. Na Suécia, passou a ser uma peça importante no sistema de Vicente Feola. Era o armador pela esquerda, o desafogo da defesa, o idealizador do contra ataque, o ajudante no lateral, o formiguinha do time campeão do mundo. Como jogador foi tri campeão pelo Flamengo, bi campeão pelo Botafogo e bi campeão mundial pela seleção brasileira.
Depois, o velho Lobo se transformou em um dos mais famosos treinadores do futebol mundial. Começou nos juvenis do Botafogo, passando depois pelo Flamengo, Fluminense, Vasco e Portuguesa de Desportos. Na seleção brasileira, foi tri campeão mundial em 1970, no México. Como supervisor foi tetra campeão mundial em 1994, no Estados Unidos. Também treinou a seleção do Kuwait e a seleção da Arábia Saudita. Classificou os árabes para as Olimpíadas de Montreal. Ainda foi treinador nos Emirados Árabes e classificou esta seleção para o mundial de 1990 na Itália.
Zagalo é supersticioso e acredita que o numero treze é o seu numero da sorte.

Momento de Zagalo
Em 1997, o Brasil vencia a Copa América pela 5ª vez na história, por 3x1, num jogo difícil em que a altitude de La Paz foi mais difícil que o time boliviano.

Neste jogo, o então técnico da Seleção Brasileira, Zagalo, "cunhou" a famosa frase 'Vocês vão ter que me engolir!", que acabou virando um bordão que ultrapassou as fronteiras do futebol, e que foi um desabafo contra alguns jornalistas que o criticara no comando da equipe. Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)