segunda-feira, 15 de agosto de 2011

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO (PADROEIRA DE FORTALEZA)

No feriado municipal de 15 de agosto comemora-se a festa da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção.
A maior glória que Maria recebeu foi ser escolhida para ser a mãe de Jesus, o Filho de Deus. Como recompensa, terminado seu tempo de vida terrestre, Maria foi ´assunta´ isto é, levada ao céu em corpo e alma. O que a tradição cristã diz é que ela nem mesmo morreu, apenas ´dormiu´.
A solenidade da Assunção da Virgem Maria existe desde os primórdios do catolicismo. No início era celebrada a “Dormição de Nossa Senhora”. Esta festa veio a ser oficializada para os católicos orientais no século VII com um decreto do imperador bizantino Maurício.
No mesmo século a festa da “Dormição” foi introduzida também em Roma pelo papa Sérgio I, de origem oriental. Quando em 687, em procissão, foi até a basílica de Santa Maria Maior, celebrar o Santo Ofício. Mas só depois de um século que o nome ´Dormição´ foi trocado para Assunção.
A história de evangelização da padroeira no Ceará está presente desde o primeiro povoado na Barra do Rio Ceará, passando pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e finalmente marcando sua presença como padroeira da cidade de Fortaleza, celebrada na Catedral Metropolitana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)