domingo, 31 de julho de 2011

PRIMEIRO CAMPEONATO DE TRAVINHA DO JATOBÁ ESPORTE CLUBE

Aconteceu a final do 1º Campeonato de Travinha, promovido pelo Jatobá Esporte Clube (Projeto liderado pelo professor Vinicius Braga) no bairro Henrique Jorge. O campeonato foi um verdadeiro sucesso. Durante todo o mês das férias escolares, atletas de várias idades suaram, literalmente, a camisa para mostrar toda garra e categoria no espaço do Jatobá Esporte Clube, que tem a Prefeitura de Fortaleza, como parceira.
FINAL DE "TIRAR O FÔLEGO"
A final foi emocionante. A equipes "Garotos do Sítio" e "Apartamentos" fizeram um jogo de tirar o fôlego dos torcedores. Os Garotos do Sítio venciam a partida por 3 x 1, mas nos últimos minutos, o craque Júnior fez mais 2 gols e empatou a partida, levando a decisão para as penalidades. Nos pênaltis, o time Apartamentos teve mais sorte e sagrou-se campeão do 1º Campeonato de Travinha do Bairro Henrique Jorge.
Todos estão de parabéns, as equipes, arbitragem, torcida e organizadores, pois com todas as dificuldades, os atletas e organização fizeram um lindo espetáculo.
MAIS APOIO
O professor Vinicius Braga, idealizador do projeto Jatobá, que tem o objetivo de proporcionar esporte as pessoas da periferia dos bairro Henrique Jorge, Genibaú e adjacências precisa do apoio dos comerciantes locais. Ele convida todos que venha conhecer o Projeto, que fica no final da Rua Arco Verde, bairro Henrique Jorge/Genibaú.

O HJ NOTÍCIAS esteve presente na final. Confira vários momentos:


Os atleta Márcio, Júnior, o professor Vinicius, o árbitro Fernando Feitosa e a torcida, falam antes da grande decisão:
video

1º gol da partida, Mávio, dos"Garotos do Sítio":
video

Gol de empate, marcado por Júnior:
video

2º gol do time dos Garotos do Sítio, marcado por Mávio, com direito a dança do João Sorrisão:
video

3º gol dos Garotos:
video

2º gol do Apartamentos, marcado por Júnior:
video

Empate no final da partida, de novo marcado por Júnior, que teve direito a pedir música, pois fez 3 gols:
video

Apartamentos, grande campeão:
video

Bar do Fusca, apoia o projeto:
video

TOCANTINS VENCE DESPORTIVA

A equipe do Tocantins (Aspirantes) do bairro Henrique Jorge recebeu o bom time do Desportiva, do Vila Velha, líder do Campeonato de seu bairro, nesse domingo, em seu campo e venceu por 3 x 2. Os gols do time comandado pelo técnico Aluisio, foram marcados por Deo, Diógenes e Canu.
O time Azul e Branco, não esteve bem na primeira etapa, mas no segundo tempo, com as substituições feitas pelo técnico, o time pressionou mais o adversário e saiu vitorioso. Parabéns as duas equipes, pois fizeram um jogo bastante movimentado e sem nenhuma jogada desleal.
Já na partida principal, o Tocantins venceu o Desportiva por 4 x 1, com uma grande exibição do meia Paulo Edilson.

O HJ NOTÍCIAS esteve presente, confira alguns momentos:

Deo, autor do primeiro gol da partida:
video

Goleiro Rafael, do Desportiva:
video

Técnico Fabinho, do Desportiva:
video

Gol de Diógenes, para o Tocantins:
video

Gol do time do Desportivo:
video

Gol de Canu, para o Tocantins:
video

Diógenes, do Tocantins, fala depois da partida:
video

Cleber, do Desportiva, fala com o HJ NOTÍCIAS:
video

quinta-feira, 28 de julho de 2011

UFA! COMEÇARAM A ASFALTAR AS RUAS DO HENRIQUE JORGE

O bairro Henrique Jorge, possivelmente, pela falta de um vereador nato aqui no bairro, não consegue muitos benefícios para a população.
Apesar do bairro ter números suficientes para eleger um edil, sempre nas eleições vêm pessoas de outras localidades, conseguem os votos e simplesmente esquecem o bairro. Temos vários problemas: falta de segurança, transporte coletivo precário e nossas ruas e avenidas estão sempre esburacadas. Durante muito tempo a rua Porto Alegre, uma das principais do bairro, por onde circulam vários veículos, inclusive com linha de ônibus,  não passam um novo asfalto. Demorou, mas felizmente chegou. Confira a matéria:
video

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SUB-13 (FORTALEZA VENCE UNICLINIC E AVANÇA NA COPA MESSEJANA)

A equipe do Fortaleza Esporte Clube, venceu nesta noite de quarta-feira (27/07), o Uniclinic por 2 x 0. Os gols do Tricolor de Aço foram marcados, ainda na primeira etapa, por Gabriel e Bruno.
Na segundo tempo da partida, que tem duração de 30 minutos, o Leão do Pici, administrou bem o jogo, marcando forte e saindo com contra-ataques rápidos, principalmente depois da entrada de João Gabriel (que concorre ao Bola Cheia do Fantástico nesse fim de semana).
O treinador Marquinhos cobrou dos jovens atletas disciplina tática e principalmente, muita garra, uma marca dos atletas que jogam Fortaleza. E os garotos não decepcionaram, seguiram muito bem as orientações do técnico e saíram vitoriosos.
Os classificados da chave A foram União, Estação e Fortaleza. Agora o Tricolor aguarda a definição da outra chave para saber quem vai pegar na próxima fase.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 2 X 0 UNICLINIC
Local: Murilão
Horário: 18h30min.
FORTALEZA: Thiago (Daniel), Tiago Oliveira (Mateus), Erbson, Everton e Felipe; Ernani Thiago da Silva, Jefferson, João Vitor, Bruno (João Gabriel) e Gabriel. Técnico: Marcos Rola.
UNICLINIC: Lucas, Nícolas, Roberto, Carlos César e Luan; João Vitor, Natanael e Victor; Marcos Antonio, Sérgio e Yuri. Técnico: Jacinto.
Gols: Bruno e Gabriel
Árbitro: Chiquinho.

Gabriel, marcou um dos gols do Tricolor:
video

Apito final e festa tricolor:
video

Momento da partida:
video

Goleiro Thiago Henrique, do Fortaleza:
video

terça-feira, 26 de julho de 2011

RACHA DA AMIZADE (WHITES VENCEM WINES)

Bibi marcou.
O racha de sábado (23 de julho) foi muito disputado, mas no final, com a saída do Bruno, o time branco, que já tinha perdido várias oportunidades no primeiro tempo, saiu vencedor pelo placar de 4 x 2, demonstrando que a leve superioridade sobre o time vinho prevaleceu e fez justiça no resultado final.
NETO SE MACHUCA NO AQUECIMENTO
Durante o aquecimento do Racha da Amizade, o zagueiro Neto machucou-se e não conseguiu entrar em campo para participar do racha. O zagueiro vai passar a semana em tratamento no Departamento Médico do RA para voltar 100% em condições de jogo no próximo racha.
FICHA TÉCNICA
WHITES 4 X 2 WINES


BRANCO: Igor (Davi), Bibi, Gleidson, Tarcísio, Abner, Prego, Douglas, Marcelo, Dudé (Humberto),
Paulinho e Marquinhos.
Gols: Paulinho (1), Marquinhos (1), Gleidson (1), Bibi (1)
VINHO: Romário, Ferreira (Igor), Souza, Bruno (Ferreira), Alexandre, Yvanzinho, Wellington, Jean, Fernando, Anchieta e Jorge.
Gols: Jorge (1), Yvanzinho
Cartão Amarelo: Igor
Cartão Azul: Wellington

segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIA DO ESCRITOR

Hoje, 25 de julho, comemora-se o Dia do Escritor.
O 25 de julho foi definido como dia nacional do escritor por decreto governamental, em 1960, após o sucesso do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado naquele ano pela União Brasileira de Escritores, por iniciativa de seu presidente, João Peregrino Júnior, e de seu vice-presidente, Jorge Amado.
Escrever pode ser um ofício, um passatempo, uma forma de desabafo, uma manifestação artística. A escrita tem várias funções dentro da linguagem e o verdadeiro escritor é aquele que sabe utilizar-se de cada uma destas funções para atingir seu objetivo, seja ele informar ou encantar quem o lê.
Antes do século VI a.C., as grandes narrativas eram passadas oralmente. Desde a invenção da escrita, essas histórias puderam ser repassadas e permanecer na história em sua forma inicial, já que o discurso oral sempre apresentava variações (basta lembrar do ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto").
Assim, temos registros de grandes escritores da Antiguidade, da Idade Média, do Renascimento... e, graças a eles, temos escritos históricos de épocas remotas; ficções de fadas e dragões medievais; mitos e lendas antigos; tratados de medicina e alquimia; compêndios de estudos filosóficos e religiosos.
O escritor convence graças ao poder de sua paixão pela palavra, e não prioritariamente pela paixão que dedique a uma causa. Ou melhor, a sua causa sempre foi e será a palavra, caminho e céu de todas as causas. E de todas as paixões. O texto literário nasce das mãos do escritor. No dia do escritor comemoramos a solidão diante da palavra, a verdade, o medo, a alegria, o amor indizíveis de só saber escrever.

O HJ NOTÍCIAS realizou um bate-papo com os escritores Natalício Barroso, Raíssa Emir Maia, Sylvio Montenegro e Aderwal Batista. Confira em 4 momentos:
video
video
video
video

sábado, 23 de julho de 2011

SUB-13 DO FORTALEZA VENCE AMISTOSO CONTRA O AJAX

A equipe do Fortaleza, categoria Sub-13 venceu nesta manhã ensolarada de sábado a equipe do Ajax, do bairro Henrique Jorge. O jogo aconteceu no campo do Tocantins e o Tricolor não teve muitas dificuldades para vencer o adversário. O placar final ficou Fortaleza 5 x 1.
O amistoso foi um preparativo para o jogo contra o Uniclinic na próxima quarta-feira, em Messejana, onde o Tricolor de Aço terá que vencer o adversário para seguir na competição.
HJ NOTÍCIAS MANDA GOL DE JOÃO GABRIEL PARA O FANTÁSTICO
O belo gol de João Gabriel está concorrendo ao gol do Fantástico. O HJ NOTÍCIAS mandou por intermédio do site da Globo o vídeo do quinto gol tricolor na vitória sobre o time do Ajax. Agora vamos ficar na torcida para que o tento seja selecionado pela direção do quatro Bola Cheia.

Lindo gol de João Gabriel, que fala com o HJ NOTÍCIAS logo depois da partida:
video

Técnico Marquinhos:

video

Ala Felipe, uma jovem promessa tricolor:
video

Peixinho, autor do gol de honra do Ajax:
video

sexta-feira, 22 de julho de 2011

RACHA DA AMIZADE (TODOS AO RACHA NESSE SÁBADO)

A diretoria do Racha da Amizade, conclama a todos os racheiros que compareçam ao racha no sábado às 16h, como sempre, no campo do Tiradentes. Com certeza com a presença de todos, salvo aqueles que tenham motivos de força maior, o racha ficará mais alegre e as belas jogadas acontecerão, fazendo a alegria dos que estão em campo e fora dele.
Vamos lá Brandão e os "Brandõesinhos"; Wellington e os filhos Douglas e Diego e claro, por que não torcendo o "Wellington Novo", promessa de um grande jogador, segundo o pai; Gladson, Leimar, Alexandre, Bibi, Souza, Tarcisio e seu filho Bruno, Jota Lacerda, Márcio Torres, Kadinha, Abner, Ferreira etc.
TODOS AO RACHA! É evidente, que depois aquela cervejinha gelada, para os que "bebem", no grande Zé Arteiro, para a resenha do racha e de outros jogos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

DIA DO AMIGO

O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".
Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras, na teoria.
No Brasil, apesar de não ser regulamentada por lei, o dia do amigo é comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data internacional, 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios.

Confira um bate-papo sobre o Dia do Amigo, com Edwaldo Jr., J. Domingues e seus filhos João Neto e Rafael:

video

terça-feira, 19 de julho de 2011

DIA NACIONAL DO FUTEBOL


Charles Miller trouxe o futebol para o Brasil

Hoje, 19 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Futebol.
Muita gente não sabe, mas o esporte mais popular do país tem um dia só para ele! No ano de 1863, os representantes dos clubes de futebol ingleses, após seis reuniões na Freemason's Tavern, em Londres, fundaram o The Football Association.
A Associação redigiu um código com 13 regras que foram sendo modificadas até chegar ao número de 17.
Só em 1870 é que os times passaram a ter oficialmente 11 jogadores em campo.
A primeira partida entre seleções nacionais foi em 1872: Escócia x Inglaterra.
O jogo foi em Glasgow, na Escócia, e teve um público de 3500 espectadores, que não devem ter ficado muito satisfeitos com o resultado de 0 a 0! O futebol profissional começou em 1885 na Inglaterra.
A FIFA (Fédération Internationale de Football Association) surgiu mais tarde em Paris, no dia 21 de maio de 1904.
Quatro amigos apaixonados por futebol queriam promover jogos entre os países da Europa e, mais tarde, para o resto do mundo.
Os tais amigos eram o editor francês Jules Rimet, o industrial gráfico francês Henry Delaunay, o banqueiro holandês C. A. W. Hirschman e o advogado francês Robert Guérin. Aliás, Guérin foi o primeiro presidente da FIFA: de 1904 a 1906.
O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês.
Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses.
Aos 9 anos, seguiu para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu - e bem - a jogar futebol.
Quando desembarcou de volta ao Brasil, em 1894, Charles Miller se surpreendeu ao descobrir que ninguém praticava o esporte bretão por aqui. Sorte que trouxera duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes.
Nem é preciso dizer que o futebol tornou-se o esporte mais popular do país.
O futebol está presente mesmo nas cidades mais distantes, entre crianças da mais tenra idade: mal aprendem a andar, é comum que ganhem logo uma bola e daí já arriscam seus primeiros passes.
Crescendo neste meio onde o esporte é tão popular, é natural que surjam craques - e muitos.
Porém, poucos têm a chance de treinar em um grande clube e ficar famosos ou receber enormes salários como os que vemos na televisão.

ORIGENS DO FUTEBOL
Origens do futebol na China Antiga
Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

Origens do futebol no Japão Antigo
No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

Origens do futebol na Grécia e Roma
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.

O futebol na Idade Média
Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.
Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.
O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.

O futebol chega à Inglaterra
Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.
O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.
No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.
Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.
No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice.A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.

História do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.
No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.
Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.
Fonte: www.campeoesdofutebol.com.br

segunda-feira, 18 de julho de 2011

I ENCONTRO DE EX-ALUNOS DO COLÉGIO FELIPE DOS SANTOS

A Associação dos Professores do Colégio Felipe dos Santos realizou no domingo (17 de julho), o 1º Encontro de Ex-Alunos da Escola. A festa foi animada pela banda de Pagode e a banda Mister Pop que agitou a galera.
O Colégio Felipe dos Santos, que há 45 anos é excelência de educação no bairro Henrique Jorge, fez o reencontro de gerações, proporcionando muita emoção entre os professores, alunos, ex-professores e ex-alunos. Estiveram na festa, o professor Zé Maria, baluarte da Escola e sua esposa, professora Graça; os professores Júlio César, Flávio França, Viana e muitos outros. Também presentes os ex-alunos Gliciano, Jucelino, Diógenes, Segundo, Nelsinho, o atleta Amaral e muitos outros.

Confira vários momentos da festa:

Professor Dagmar.
video

Professores Júlio César e Viana.

video

Momentos da festa.
video

Ex-aluno Jucelino.
video

Professor Flávio França.
video
Ex-aluno Gliciano.
video

Professora Graça falou aos presentes.
video

Mais festa!
video

Alegria dos ex-alunos.
video

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)