sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

DIA DA ELEVAÇÃO DO BRASIL A VICE-REINADO

Uma carta Régia assinada pelo rei português Dom José I transfere a capital brasileira de Salvador para o Rio de Janeiro. A decisão foi tomada graças à descoberta e à corrida do Ouro na região de Minas Gerais.
Com a mudança da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763 e com a tomada de posse o vice-rei Conde da Cunha, teria fim o período dos governos gerais.
A instalação do vice reino do Brasil no Rio, não necessitou de muitas modificações, pois a cidade já vinha crescendo aos poucos e se adaptando para o novo papel.
Nesta altura o cargo de vice rei seria mais honorifico do que efetivo, tendo em vista que sua autoridade não era total sobre a colônia portuguesa, que tinha como Lisboa o verdadeiro centro do poder.
O príncipe regente e futuro rei D. João VI, durante o período final do reinado de sua mãe, D. Maria I, elevou em 1815 o Brasil da condição de vice-reinado colonial à de reino autônomo, intitulando-se desde então pela Graça de Deus Príncipe-Regente de Portugal, Brasil e Algarves, daquém e dalém-mar em África, senhor da Guiné, e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia.
O título oficial anterior era o mesmo, apenas não incluindo a palavra “Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1º DIA DE AULA DO IAN, NO INFANTIL 5 (C7S)